' '

8 de agosto de 2021

O pai de Huguinho, Zezinho e Luisinho

Todo entusiasta Disney sabe que Della "Dumbella" Pato é irmã de Donald e mãe de Huguinho, Zezinho e Luisinho. Mas... e o pai dos meninos?

Veja aqui o que se sabe sobre esse misterioso personagem. (Quanto a Della, oportunamente voltaremos ao assunto, com uma pequena, saborosa e inédita curiosidade de bastidores.)


A primeira citação ao pai de Huguinho, Zezinho e Luisinho ocorre na carta que Donald recebe junto com os (então) pestinhas, na página dominical colorida publicada nos EUA em 17/out/1937. A HQ, criada por Al Taliaferro, trata Della como prima de Donald — e não irmã, como estabelecido em seguida pela Disney



Depois disso, a primeira (e talvez única) menção a ele em uma HQ foi feita na tira de 10/set/1938, em que os patinhos citam “mamãe e papai” numa oração (por Bob Karp e Taliaferro). Seu nome, a propósito, jamais seria mencionado



Sua imagem apareceu apenas em 1981, na representação ilustrada da árvore de Carl Barks (que chama a mãe dos meninos de "Thelma") feita por Mark Worden...



...Que, por sua vez, parece ter se inspirado nas figuras dos surfistas da HQ barksiana Os Dois Impostores, de 1964



Os esboços que Don Rosa fez de sua conhecida Árvore Patológica continham diferenças significativas em relação àquela que se tornou "oficial" (publicada primeiro em 1993). Algumas dessas variações foram representadas pelo artista em versões da Árvore feitas para fãs. Em uma delas, por exemplo, o Prof. Ludovico surge como cunhado de Patinhas (casado com Matilda McPato). Em outra, o galho dedicado ao pai dos meninos, que na versão final está encoberto por um providencial passarinho, exibe a imagem do misterioso personagem — decalcada do desenho de Mark Worden



Por fim, vale registrar que o livro Disney Dossiers, publicado em 2006 nos Estados Unidos pela própria Disney, afirma sem ressalvas que Margarida é irmã do pai dos meninos. Assim, aquele "Tia Margarida" dispensado a ela por Huguinho, Zezinho e Luisinho não seria mera deferência. Aliás, em ao menos uma das Árvores Patológicas que esboçou, Rosa também considerou tal parentesco


★ Fonte: Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Reprodução de artes e fotogramas: é aqui feita apenas para fim de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (aqui, em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Colaboração: o Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Assinaturas: o Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas ou serviços, e desconhecemos os termos e condições estabelecidos para essas vendas. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 8/ago/2021.
★ Atualizado pela última vez em 8/ago/2021.



8 comentários:

  1. Não sabia que a Margarida era, de fato, tia dos trigêmeos. Interessante.

    ResponderExcluir
  2. O problema é a consequência disso na visão de inúmeras famílias que não admitem namoricos entre primos de primeiro grau... Aqui no Brasil, acho muito difícil encontrar uma família que aceito isso. O mesmo vale (possivelmente) para os Estados Unidos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Você se refere a tabu do incesto (não há impedimento legal para casamento entre primos no Brasil). Independentemente de qualquer coisa, porém, a Disney não permitiria hoje insinuações entre LLL e HZL.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  3. O problema é a consequencia disso na visão de inúmeras famílias, não só no Brasil como nos Estados Unidos, que não admitem namoricos entre primos de primeiro grau, já qu HZL *seriam* primeiros primos das LLL (sobrinhas da Margarida...

    ResponderExcluir
  4. Já o Professor Ludovico é oficialmente solteiríssimo, como prova o clássico desenho "Kids is Kids - Walt Disney's Wonderful World of Color" (1961), onde ele próprio afirma isso sem ressalvas.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Walt Disney, o próprio, diz em Wonderful World of Color que Ludovico é irmão do pai de Donald, aliás (de onde, então, viria o sobrenome dele? mistério). E pouca gente parece notar, mas Peninha não é sobrinho de Patinhas na árvore de Don Rosa (o que é um absurdo "histórico"). E por aí vai.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  5. Edenilson, o WD considerou que o sobrenome paterno do Donald fosse Von Drake e o materno Duck, por isso que o pai do Donald foi tratado por ele como irmão do Ludovico, ignorando o que CB estabeleceu nas hqs, onde o sobrenome paterno do Donald é Duck e o materno McDuck, uns dez ou mais anos antes do Ludovico ter sido criado.

    Quanto ao assunto incesto (eu não quis usar essa palavra), embora não haja impedimento legal para romances entre primeiros primos, penso que pouquíssimas famílias admitam isso. É um grau de parentesco muito próximo e por isso mesmo este tipo de romance é tão polêmico. Seria péssimo para a popularidade da Família Pato um romance entre HZL e LLL.

    Um abração e bom final de semana,

    Fábio

    ResponderExcluir
  6. Retificando. Seria péssimo para a popularidade da Família Pato um romance entre HZL e LLL se eles fossem de fato primeiros primos. Já romances entre primos de segundo grau em diante são bem mais facilmente admitidos, acredito eu.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão