' '

30 de agosto de 2021

Disney+ e as curiosidades para os leitores de HQs Disney (4)

Família Dinossauros foi originalmente transmitido pela televisão americana entre abr/1991 e out/1994. No Brasil, o seriado estreou na Globo. Seu sucesso levou ao lançamento, entre diversos outros produtos, de gibis e figurinhas. É o que mostramos abaixo.


Disponível no Disney+, Família Dinossauros teve quatro temporadas, totalizando 65 episódios.




Em out/1992, a Editora Abril, que lançava todos os gibis Disney de então, criou seus próprios quadrinhos com os personagens usando fotogramas do seriado...




...Resultando em uma espécie de fotonovela. FAMÍLIA DINOSSAUROS EM FOTOQUADRINHOS! teve apenas uma edição (formato 16,8 x 26,7 cm, 32+4 páginas, miolo lwc, colorido).




Em seguida, com quadrinhos de verdade, foi lançada a revista FAMÍLIA DINOSSAUROS EM QUADRINHOS...




...Entre dez/1992 e dez/1993, durante 21 edições (formato 13,4 x 19 cm, 40+4 páginas, miolo lwc, colorido).




Em jul/1994, a Abril reprisou algumas dessas HQs no ALMANAQUE DA FAMÍLIA DINOSSAUROS EM QUADRINHOS, que só teve uma edição (formato 13,4 x 19 cm, 64+4 páginas, miolo jornal, colorido).




Esta revista-pôster em papel couché (formato dobrado: 21 x 27,2 cm, formato aberto: 55 x 82 cm) foi distribuída com as revistas Cláudia e Superintessante, também da Abril. Não há nenhuma indicação de data nem da numeração das revistas de que foi brinde.



 

O indefectível álbum de figurinhas foi lançado pela Abril Panini em 1992.




Em 9/ago/1992, a Revista da Folha (suplemento da Folha de S.Paulo) festejou o Dia dos Pais com esta capa. O artigo trouxe uma "entrevista" com Dino, muitas curiosidades e informações sobre a série: "(...) a audiência do 'Xou da Xuxa' aumentou em quatro pontos com a chegada dos répteis. (A série é apresentada pela Globo de segunda a sexta, às 12h, e domingo entre 12h30 e 13h30.)"



★ Fonte: Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi. Fotogramas: Disney+.
★ Reprodução de artes e fotogramas: é aqui feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (aqui, em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Colaboração: o Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Assinaturas: o Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas ou serviços, e desconhecemos os termos e condições estabelecidos para essas vendas. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 30/ago/2021.
★ Atualizado pela última vez em 30/ago/2021.



5 comentários:

  1. Boa matéria. Vlw por relembrarem essa série. Inclusive, vi que no GdQ não tinha a edição em fotogramas e incluí lá. Me lembro de quando ela foi publicada, porém, mesmo sendo leitor Disney na época e de gostar do seriado de TV, nunca comprei ou li um gibi da família dinossauros.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Valeu, Jefferson. Acrescentamos a capa lá no Guia.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  2. Eu adorava quando faziam essas fotonovelas de desenhos animados (lembro da de Sailor moon, Dragon Ball) e de seriados (Jaspion). Tem gente que acha que é "roubado" fazer uma hq com frames do produto áudio visual, mas eu adorava, e adoro! Não cheguei a ver essa da família Dinossauro. Se um dia trombar num sebo, é cofre.

    ResponderExcluir
  3. Essa série foi um sucesso tremendo! Agora revendo o álbum e essa revista-pôster lembrei que tenho um adesivo com a Fran na versão "quadrinhos", não sei a origem, não parece ser do álbum.

    ResponderExcluir
  4. Também foi exibido pela Globo, aos domingos às 20:00 hs.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão