' '

9 de agosto de 2021

Coleção reúne todas as páginas de Horácio

Correção: a despedida de Horácio da Folhinha de S.Paulo As históricas páginas dominicais de Horácio foram compiladas parcialmente pela Editora Globo em 1993. Vinte anos depois, a Panini retomou o projeto, e houve a promessa de uma obra completa — que acabou não passando do primeiro volume.

Agora, a Pipoca & Nanquim retoma o projeto e anuncia o lançamento de quatro volumes contemplando todas as HQs do personagem criadas para Folha de S.Paulo e O Estado de S. Paulo, e publicadas originalmente entre 1963 e 1992.



HORÁCIO COMPLETO #1 1963-1969
Pipoca & Nanquim, Mauricio de Sousa, ago/2021
Publicação em 4 volumes, formato ?, 308+4 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz, miolo couché, R$ 129,90.
A editora Pipoca & Nanquim e a Mauricio de Sousa Produções orgulhosamente apresentam a coleção HORÁCIO COMPLETO, que reúne pela primeira vez TODOS os tabloides escritos e desenhados única e exclusivamente por MAURICIO DE SOUSA e publicados em jornais ao longo de mais de três décadas, desde 1963! 

Não é segredo que o Horácio é uma espécie de xodó de Mauricio de Sousa, o pai da Turma da Mônica e o maior e mais famoso quadrinista do Brasil. Criado originalmente como coadjuvante para as tiras do Piteco, tempos depois, o simpático dinossauro que ama alface estreou sua própria série semanal, que foi publicada na Folhinha, o suplemento infantojuvenil da Folha de S.Paulo, e, depois, no Estadinho, do jornal Estado de S. Paulo. 

Esta luxuosa coleção em quatro volumes traz, em ordem cronológica, os mais de mil tabloides do Horácio produzidos por Mauricio e publicados nesses dois jornais, e também alguns inéditos, além de uma rica galeria de extras informativos sobre a carreira do artista e a produção desses quadrinhos. 

Mais do que um dinossaurinho de papel, Horácio é a representação de todos os sentimentos e filosofias de seu criador. Então, prepare-se, pois a Pré-História nunca foi tão divertida e cheia de significados! Este é um valioso RESGATE HISTÓRICO para os brasileiros, e certamente será presença confirmada na estante de todos os leitores que aprenderam a amar os quadrinhos graças ao trabalho de Mauricio de Sousa. 

Os quatro volumes terão capa dura com verniz localizado e mais de 300 páginas coloridas em papel couché de alta gramatura, sendo que o quarto (previsto para junho de 2022) virá acompanhado de uma caixa especial para acomodar toda a coleção! Após quase 30 anos, um dos mais longevos trabalhos do mestre do quadrinho nacional deixa os arquivos para ganhar o mundo em edições dignas dos colecionadores!

 
 
 
 




O volume 2 tem lançamento anunciado para nov/2021




O volume 4, previsto para jun/2022, virá acompanhado de uma caixa



★ HORÁCIO DESPEDE-SE DA FOLHINHA:


1º de março de 1987: "Alguns desses amigos talvez eu não veja nunca mais!... Por isso é que já vou indo, pra dar um tempo aos meus amigos! Pra eles aprenderem um pouco as lições da vida... sozinhos! Talvez também esteja no tempo de eu viver minha vida... e meus problemas!" Horácio começa a se despedir dos leitores da Folha — imagem reprodução: cortesia de Abel Carlos Rodrigues, que também informou que Horácio apareceria na edição de 15 de março daquele ano (abaixo)



★ E POR FALAR EM SAÍDA DA FOLHINHA...


Uma boa curiosidade: na Folhinha de S.Paulo #1.225 (22/fev/1987), a HQ veio com o traço do próprio Mauricio... ou melhor, da "Marina"




29 de março de 1987: Tinha de ser assim: Bidu começa e encerra a história do cartunista Mauricio de Sousa na Folha. Pode ser mera coincidência, mas é ele (e Franjinha) que aparece na última contribuição da MSP para a Folhinha, num simples jogo dos sete erros



★ Fonte: Banco de Dados Planeta Gibi, divulgação.
★ Reprodução de artes e fotogramas: é aqui feita apenas para fim de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (aqui, em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Colaboração: o Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Assinaturas: o Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas ou serviços, e desconhecemos os termos e condições estabelecidos para essas vendas. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 1/ago/2021.
★ Atualizado pela última vez em 9/ago/2021.



6 comentários:

  1. Que demais, enquanto a Panini tá nessa frescura pra não publicar livros bons e interessantes e ficam nessa de publicar livros desnecessários com histórias republicadas da própria Panini, outras editoras ganham com isso.

    ResponderExcluir
  2. Que bom que tem outras editoras pra publicar esses materiais que são mais chamativos para os fãs das antigas, enquanto a Panini tá nessa frescura de não publicar livros assim, e só publica livros desnecessários com materiais da própria Panini só perde, queria muito o Chico 60 anos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A Panini bem que tentou publicar essa coleção, mas ninguém quis saber de comprar e não saiu do volume 1. Eu comprei e gostei.

      Excluir
  3. Indispensável. Que venham outras e outras coleções que contenham material principalmente dos anos 70 e 80.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pois é.
      Turma da Mônica anos 70 eu compraria tudo!!!

      Excluir
  4. Excelente surpresa esse lançamento do Horácio completo pela Pipoca & Nanquim! Vai ser bom poder recordar algumas aventuras seriadas que saíram no fim dos anos 70 e começo dos anos 80.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão