' '

31 de julho de 2021

Disney+ e as curiosidades para os leitores de HQs Disney (1)

Pluto e seus filhotes, Fifi, um Irmão Metralha... Veja abaixo algumas curiosidades da série de animação Tico e Teco: Vida no Parque, uma produção francesa para o Disney+ que estreou simultaneamente no Brasil no dia 28 de julho.


Episódio 1: três segmentos distintos. Não há diálogos, apenas vocalizações




Os personagens são mostrados em traços diferenciados, como a Disney vem fazendo desde o seriado Mickey Mouse e adotado até no reboot de DuckTales: Os Caçadores de Aventuras




Pluto não poderia faltar em uma animação de Tico e Teco. Aqui, ele faz par com Fifi, criada para o cartoon Puppy Love (1933, dirigido por Wilfred Jackson), mas que acabou estreando antes nos quadrinhos, na página dominical do Mickey de 29 de maio de 1932, por Floyd Gottfredson (arte-final de Al Taliaferro)




Os cinco filhotinhos de Pluto e Fifi fazem sua primeira aparição desde a estreia, no cartoon Pluto, a Ama-Seca (1937, dirigido por Ben Sharpsteen). Essa animação clássica, aliás, teve uma página ilustrada promocional, criada por Tom Wood, publicada em abril de 1937 na revista Good Housekeeping




Um dos Irmãos Metralha também dá as caras. Os vilões, criados em 1951 por Carl Barks para aterrorizar o Tio Patinhas em suas HQs, estrearam em tramas animadas no curta-metragem Louco por Futebol (1987, dirigido por Matthew O'Callaghan e Darrell Van Citters), alguns meses antes de começarem a frequentar o seriado DuckTales: Os Caçadores de Aventuras. Vale registrar, no entanto, que Os Metralhas e muitos outros personagens criados para as HQs Disney apareceram pela primeira vez de forma animada em 1982, em uma longa vinheta criada por Romano Scarpa para um programa disneyano da televisão italiana — veja mais detalhes sobre isso em PATETA #18, Culturama, set/2020, Arquivos Disney: Grandes Mestres Disney: Romano Scarpa, por José Rivaldo Ribeiro e Edenilson Rodrigues Lazaro




O seriado foi produzido na França pelos estúdios Xilam e teve estreia simultânea no Disney+ do Brasil no dia 28/jul/2021. É esperado que sua primeira temporada tenha 13 episódios, com lançamentos semanais


★ Fonte: Banco de Dados Planeta Gibi. Fotogramas: Disney+.
★ Reprodução de artes e fotogramas: é aqui feita apenas para fins de divulgação. Artes e personagens são de propriedade de seus criadores/licenciadores. A qualidade aqui exibida é inferior à original.
 Sinopses (aqui, em azul e itálico) e informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados divulgados pelas editoras.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Colaboração: o Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ Comercialização: o Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. 
★ Assinaturas: o Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas ou serviços, e desconhecemos os termos e condições estabelecidos para essas vendas. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 31/jul/2021.
★ Atualizado pela última vez em 31/jul/2021.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão