' '

2 de maio de 2021

Gibi Disney em inglês volta a circular, pela Culturama

A Culturama está lançando neste mês uma revista em quadrinhos Disney periódica em inglês, a DISNEY ENGLISH COMICS. A editora está comercializando assinaturas* do título, mensal (veja aqui).

O gibi tem formato americano, lombada quadrada, capa cartão e 100 páginas coloridas em papel offset.

Veja abaixo mais detalhes — e um histórico de todos os gibis Disney em inglês já publicados no Brasil.



DISNEY ENGLISH COMICS #1
Publicação mensal, formato 17 x 26 cm, 96+4 páginas, lombada quadrada, capa cartão, miolo offset cor, R$ 29,90.
Desde que surgiram, nos anos 1930, os quadrinhos Disney foram construídos com personagens e situações marcantes que imprimiram lembranças mágicas, divertidas e inesquecíveis em nossa memória. A Culturama continua trazendo para você essa magia, mas agora em inglês. Para começar esta edição, em A Feitiçaria Espaço-Temporal Maga Patalójika cria um buraco negro sobre Patópolis e o Prof. Pardal, Donald e os sobrinhos têm que salvar a cidade. Já em O Relógio Taciturno, Pateta descobre um mapa do tesouro dentro de um relógio cuco do seu tio-avô. A edição conta ainda com histórias estreladas, Mickey, Tio Patinhas, Superpato, Metralhas, Vovó Donalda, Minnie e Peninha!





A editora está comercializando assinaturas* desta nova publicação: veja aqui.

GIBIS DISNEY EM INGLÊS NO BRASIL

   

No início da década de 1970, as capas dos fascículos da Enciclopédia Disney (Abril Cultural) formavam um volume extra, o DICIONÁRIO INGLÊS-PORTUGUÊS, que incluía 112 páginas coloridas com doze HQs em idioma nativo (referentes às capas dos fascículos #99 a 126, de 17/dez/1973 a 24/jun/1974). Foi a primeira publicação brasileira com quadrinhos Disney em inglês. A imagem acima é da reedição da coleção, ocorrida a partir de 1974. A enciclopédia, criada na Itália, também é famosa por ter levado o editor brasileiro Jorge Kato a  pedir que a redação da Abril desenvolvesse o alter ego do Peninha — e dali surgiu o Morcego Vermelho, sob inspiração da ilustração original de Giovan Battista Carpi, com roteiros de Ivan Saidenberg e desenhos de Carlos Edgard Herrero.


    

Quando
MARGARIDA completou um ano de sucesso, a comemoração foi tripla. Pois naquele mês de agosto de 1987, a edição #28 de seu gibi chegou às bancas em três versões diferentes: a edição regular, a edição especial UM ANO DE MARGARIDA (com o número 28-A na capa) e... MARGARIDA ESPECIAL EM INGLÊS, identificada como sendo o  número 28-B, trazendo o conteúdo da 28-A traduzido em 68 páginas de papel offset.


    

  

Em fevereiro de 1989, chegou às bancas PATO DONALD EM INGLÊS! #1. Nos meses seguintes, ganharam seus especiais MICKEY, TIO PATINHASMARGARIDA, além de um segundo número com PATO DONALD. Tais edições avulsas  circularam, respectivamente, em fevereiro, março, junho, julho e agosto de 1989.


    

    

    

    

Em janeiro do ano seguinte, a editora apostaria em um título periódico mensal, a REVISTA EM INGLÊS, que durou 12 edições — um 13º número chegou a ser anunciado, com direito a capa e tudo, mas nunca chegou às bancas (leia aqui). A novíssima série era uma espécie de EDIÇÃO EXTRA em inglês: a cada edição, um personagem diferente. Foram eles, pela ordem: Pato Donald, Mickey, Margarida, Tio Patinhas, Prof. Pardal, DuckTales: Os Caçadores de Aventuras, Pateta, Escoteiros Mirins, Os Metralhas, Donald e Margarida, Mickey e Pateta, e Tio Patinhas novamente.


   

Entre nov/1989 e fev/1990, HQs da série Pateta Faz História ganharam quatro edições em formato álbum e 52 páginas. PATETA É... EM INGLÊS incluía encartes (minigibis montáveis e monocromáticos) com as histórias vertidas para o português. Os volumes foram, pela ordem: Guilherme Tell, Gustave Eiffel, Dr. Jekyll e Benjamin Franklin.




Por fim, em jun/1991, haveria a série de Pateta Faz História "ao contrário": a edição colorida, formato álbum, em português, com o encarte monocromático em inglês. Mas PATETA É... durou apenas uma edição, dedicada a Guilherme Tell.


  

Além desses títulos, todos da Abril, houve duas obras que apresentaram HQs (ou tiras) Disney em inglês: o livro INGLÊS DIVERTIDO (editora FTD, 1997, com ao menos duas capas diferentes) e a coleção MAGIC ENGLISH, lançada no Brasil em mais de uma oportunidade (Planeta, 1996, capa acima; Planeta-Folha, 1999; Barsa Planeta Internacional, 2001; Planeta DeAgostini, 2006; Editora Abril, 2011).


★ Fonte: divulgação, Acervo Planeta Gibi.
★ O Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ O Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. Problemas relacionados a aquisições com terceiros, incluindo assinaturas feitas com editoras, são de inteira responsabilidade desses terceiros, assim como toda e qualquer informação aqui divulgada acerca dessas comercializações.
★ * O Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas de nenhuma editora, e desconhecemos os termos e condições por elas estabelecidos para a venda desses serviços. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 2/mai/2021.
★ Atualizado pela última vez em 7/mai/2021.



11 comentários:

  1. Imagino EU que os gibis em português devem tá vendendo bem para lançar um mensal em inglês... :p

    Outra quando vi não gostei a principio a imaginar que iria tirar(só a capa agora rs) capas e quadrinhos inéditos em português para publicar em inglês... mas acabei descobrindo que são quadrinhos já publicados nas mensais ou melhor um seleção das melhores histórias/republicação(e que vale deixa isso claro para os desavisados)... sendo assim ficando mais aliviado, ufa, rsrs e o que acho até melhor para comparamos e que até faz mais sentido! ;)

    Enfim... vida longa... o que tbm não acho que vai durar muito não! :D

    ResponderExcluir
  2. Espero que lancem o versão em espanhol e italiano.

    ResponderExcluir
  3. As capas dos gibis de 89 são inesquecíveis!! Lindas demais.

    ResponderExcluir
  4. Novidade super legal! Sou professor de inglês e vou adorar recomendar para os alunos.

    ResponderExcluir
  5. O valor é de 30 reais! Por um gibi de 100 páginas! Este é o mundo mágico do Paulo Maffia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não é o gibi que tá caro, é o Real mesmo que não vale mais...um real kkkk

      Excluir
  6. Ficou sem o link onde contaria o que aconteceu com a edição 13.

    ResponderExcluir
  7. São histórias publicadas tanto na Abril quanto na culturama ou apenas publicadas na Culturama? Pois se tiverem sido publicadas na Culturama, eu ja tenho, pois tenho TODAS as revistas em quadrinhos ja publicadas por esta editora. Favor respondam POR FAVOR. Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  8. Legal lembrar da comemoração do primeiro aniversário da revista da Margarida! Que fase das revistas Disney, revistas quinzenais, várias HQs códigos B, um grande momento!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão