' '

26 de julho de 2020

Repare só... em MICKEY #15...

...O camundongo recebe uma mensagem do Cel. Orelha na HQ A Surpresa das Nozes Gigantes. Apesar de ter participação importante nessa trama, o coronel não aparece em nenhum momento. Criado em 1933 por Floyd Gottfredson, o personagem recebeu seu nome em português em MICKEY #12 (Ed. Abril, 1953).

Ele continuou sendo chamado de Cel. Orelha em edições de ALMANAQUE DISNEY (#84 e 149, pelo menos), no histórico especial de capa dura branca de 1977 e, mais recentemente, em ANOS DE OURO DE MICKEY #3 e 7.

Tal coleção, por sinal, recebeu grande atenção do seu tradutor, Júlio de Andrade — um Mestre Disney — e de seus editores Paulo Maffia e Sérgio Figueiredo. Lidando com tantas HQs históricas, foi feito um trabalho apurado para não rebatizar, por descuido, os personagens.

Cel. Orelha, em menos casos, foi chamado por aqui de Capitão Doberman, de maneira similar ao seu nome em inglês. Curiosamente, as orelhas parecidas com as de um cão doberman (cortadas) só seriam adotadas posteriormente à sequência de tiras de sua estreia. Nas produções da Itália, onde ele é chamado de Setter, prevalece o visual com orelhas pontudas. No fim, é como se fossem dois personagens distintos com o mesmo nome.



Em 2 e 13 de março de 1933, respectivamente, o mecânico de aviões Tristão e o Cel. Orelha estreiam na sequência de tiras O Piloto Postal. Ainda hoje eles aparecem nas HQs italianas





O mesmo personagem (assim considerado também pela Itália) com orelhas pontudas, na HQ Il Nero di Seppia (TOPOLINO #2797, 7/jul/2009; por Rodolfo Cimino e Luciano Gatto; inédita no Brasil)



Leia a HQ A Surpresa das Nozes Gigantes em:


MICKEY #927 (CULTURAMA #15)
Publicação mensal, formato 13,4 x 19,5 cm, 64+4 páginas, lombada canoa, capa couché, miolo offset cor, R$ 6,90. Jun/2020.

• Mickey: A Surpresa das Nozes Gigantes. ITL 2897-5. Roteiro: Rodolfo Cimino. Desenhos: Casty. 29 págs. Com Minnie, João Bafo-de-Onça, Cel. Orelha (não aparece). Tradução e adaptação: José Rivaldo Ribeiro (Planeta Gibi)Editor: Paulo Maffia. Editora-chefe: Naihobi Steinmetz Rodrigues.


★ Fonte: Acervo Planeta Gibi.
★ O Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ O Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. Problemas relacionados a aquisições com terceiros, incluindo assinaturas feitas com editoras, são de inteira responsabilidade desses terceiros, assim como toda e qualquer informação aqui divulgada acerca dessas comercializações.
★ * O Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas de nenhuma editora, e desconhecemos os termos e condições por elas estabelecidos para a venda desses serviços. Eventuais menções a isso cumprem a simples função de informar o que, julgamos, seja do interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 26/jul/2020.
★ Atualizado pela última vez em 26/jul/2020.



3 comentários:

  1. Não leio Disney há zilhões de anos, mas me divirto à beça com os textos que podemos ver aqui!! Vocês são verdadeiros arqueólogos do período W.D.!! Parabéns!!

    ResponderExcluir
  2. Bancas em São Paulo voltaram a receber as revistas, edições # 17!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão