' '

15 de abril de 2020

Quadrinhos Disney completam 90 anos

Em janeiro de 2020, os quadrinhos Disney completaram 90 anos. A data, de certa forma, não passou despercebida pela Culturama, editora dos gibis tradicionais Disney no Brasil, que lançou um especial em capa dura com uma saga inédita de 160 páginas produzida para celebrar os 90 anos do Mickey, mais treze páginas ilustradas recapitulando em ordem cronológica a trajetória do camundongo — incluindo a estreia da Disney nos quadrinhos em 13 de janeiro de 1930 e a chegada dessas HQs ao Brasil, dois meses depois.

★ A GÊNESE DOS QUADRINHOS DISNEY E A ESTREIA NO BRASIL





★ O ESPECIAL DA CULTURAMA QUE RECAPITULA OS 90 ANOS DE MICKEY



MICKEY
[EDIÇÃO ESPECIAL DISNEY #5] 
Publicação avulsa, formato 15 x 21 cm, 176+4 páginas, lombada quadrada, capa dura com hotstamp e reserva de verniz, miolo offset cor. Edição distribuída com exclusividade para assinantes* do pacote "premium" a partir de março de 2020.


  

Episódio 1: com Pateta
Episódio 2: com Minnie
Episódio 3: com Pluto


  

Episódio 4: com Donald
Episódio 5: com Tio Patinhas
Episódio 6: com Clarabela e Horácio


  

Episódio 7: com Esquálidus e Pflip
Episódio final: com Mancha Negra e João Bafo-de-Onça

Saga comemorativa dos 90 anos do personagem com 160 páginas. Inédita. Tradução de José Rivaldo Ribeiro e Edenilson Rodrigues Lazaro.


 

Treze páginas de artigo ilustrado com 90 quadros que contam, em ordem cronológica e com indicação de datas, a trajetória de Mickey. Escrito por Edenilson Rodrigues Lazaro e José Rivaldo Ribeiro, com imagens do Acervo Planeta Gibi e reproduções de fotogramas de animações:

• O surgimento do Mickey e seus primeiros esboços;

• A estreia de cada personagem marcante de sua turma, como Minnie, Pluto, Pateta, Horácio, Clarabela, Clara de Ovos, Butch, Esquálidus, Sir Lock Holmes, Berloque Gomes, Amadeu, Vespa Vermelha, Cel. Cintra, professores Zapotec e Marlin, Dr. Sabetudo, Cel. Orelha, Prof. Tiraprosa, Atomino Bip-Bip, Indiana Pateta...

• O surgimento de seus parentes, como Chiquinho e Francisquinho, Amélia, Tia Topolinda, Tio Miquelino...

• As estreias dos antagonistas: João Bafo-de-Onça, Ranulfo, Mancha Negra, Kid Mônius e Ted Tampinha, os professores Ecks, Doublex e Triplex, Latrique, Dr. Toro, Prof. Intrigatão...

• Suas animações marcantes (inclusive todas as séries de TV) e o Clube do Mickey...

• A estreia nas HQs, que marca o próprio surgimento dos quadrinhos Disney no mundo, e a chegada dessas criações ao Brasil nas páginas da pioneira revista O TICO-TICO, além das primeiras HQs do camundongo produzidas fora dos Estados Unidos...

• Os lançamentos de seus gibis no mundo e no Brasil, incluindo especiais e coleções memoráveis publicadas pela Editora Abril e a passagem para a Culturama... 

• As séries célebres de HQs produzidas na Europa e no Brasil, como Pateta Faz História, Mickey Através dos Séculos, Sir Lock Holmes, Patrulha Estelar, Comando Laser, Era uma Vez na América, A Espada de Gelo, Mickey X, Os Mágicos de Mickey... 

• Curiosidades diversas, como sua cidade natal (que difere de país para país); a folha de modelo que instituiu o Mickey "moderno", com pupilas; as interações com o Coelho Osvaldo... E muito mais.

* O Planeta Gibi não comercializa nem participa de nenhum tipo de assinatura de revistas de nenhuma editora, e desconhecemos os termos e condições por elas estabelecidos para a venda desses serviços. A divulgação do item acima cumpre a simples função de informar o lançamento de uma publicação que é de interesse de leitores e, sobretudo, de colecionadores.


★ Fonte: Planeta Gibi.
★ O Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ O Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. Problemas relacionados a aquisições com terceiros, incluindo assinaturas feitas com editoras, são de inteira responsabilidade desses terceiros, assim como toda e qualquer informação aqui divulgada acerca dessas comercializações.
★ Observações entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
★ Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
★ Publicado originalmente em 15/abr/2020.
★ Atualizado pela última vez em 15/abr/2020.






13 comentários:

  1. Ficou excelente! Estão de parabéns!

    ResponderExcluir
  2. A edição parece bem bacana. Parabens pelo ótimo trabalho jornalístico.

    ResponderExcluir
  3. Parabéns pelo artigo!

    Uma pena, a Culturama não vender isoladamente esse especial do Mickey.

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, pessoal. A gente gostou bastante de fazer essa pesquisa. Abs.

    Edenilson

    ResponderExcluir
  5. Respostas
    1. Não. É uma edição exclusiva para assinantes, como prometida pela editora desde que iniciou a comercialização de assinaturas, ok?

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  6. Eu me contentaria com uma dessas, nem que fosse capa cartonada e papel jornal. Não faria questão do luxo!

    ResponderExcluir
  7. Um material excelente e distribuído gratuitamente aos seus assinantes. A Culturama respeitando os leitores.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Vale muito a pena assinar.. Sem estresse de ficar procurando em banca, brindes todos os meses e preço muito em conta.. A renovação para os assinantes no pacote de dois anos saiu a R$3 cada edição incluindo o frete grátis e ainda temos todos os brindes

      Excluir
  8. Acabei de ler essa edição.. Prefiro os patos mas essa história do Mickey é muito boa.. Parabéns à Culturama por nos presentear com uma edição tão caprichada.

    ResponderExcluir
  9. Bem, vou ter que arrumar outro jeito de comprar esse material.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão