' '

23 de maio de 2019

AVENTURAS DISNEY #51 (Culturama #2) — Maio de 2019

Veja abaixo imagens e detalhes de todas as HQs da edição #2 de AVENTURAS DISNEY da Culturama. A revista pode ser comprada em nossa loja com a caixa de colecionador com os demais quatro títulos mensais.

Lembra da última HQ publicada pela Abril em PATO DONALD, em meados do ano passado? Onde se fala sobre a emancipação do Brejo das Urtigas, lar do Urtigão e do Cão? Pois aqui está a história a que eles se referem lá. Uma saborosíssima comédia protagonizada pelo caipira e por Peninha. Imperdível. Madame Min, Superpato e Escoteiros Mirins estrelam as demais HQs, além da Vovó Donalda novamente emulando a Miss Marple de Agatha Christie.






AVENTURAS DISNEY #51 (CULTURAMA #2)
Publicação mensal, formato 13,4 x 19,5 cm, 64+4 páginas, lombada canoa, capa couché, miolo offset cor, R$ 6,00.

Importante: as imagens abaixo estão em definição incomparavelmente inferior à das edições impressas (onde um ou outro ajuste final de texto também pode ter sido feito).


  

• Urtigão, O Prefeito abre com muito bom humor esta edição. A participação de Peninha é também especial. Curiosamente, são os acontecimentos desta trama que levam à HQ de capa da edição derradeira de PATO DONALD da Editora Abril (#2481, formalmente de julho de 2018). Arte de Cavazzano, roteiro de Vitaliano. Tradução de Planeta Gibi.




• Madame Min dá uma Lição Ecológica em um grupo de escoteiros na HQ dinamarquesa de Spencer e Millet. Tradução de Planeta Gibi.




• Outra dinamarquesa, estrelada por Superpato, vem em seguida (Pihl & Petrossi).




• A série de HQs em que Vovó Donalda faz as vezes de Miss Marple, a improvável "detetive" criada por Agatha Christie, continua no episódio Duplo Mistério em Alto-Mar (Korhonen). E você, leitor, consegue desvendar essa? Tradução de Planeta Gibi.




• O Extraterrestre é estrelada pelos Escoteiros Mirins. A produção holandesa que fecha a edição traz a arte exuberante do brasileiro Carlos Mota (roteiro de Jonker & Hoogma).

◼ O GIBI

AVENTURAS DISNEY foi lançado pela Editora Abril entre ago/2005 e jul/2009 em 48 edições. Desde mar/2019, é lançado pela Culturama com numeração dupla (a partir do zero na capa e com numeração continuada no expediente).

Foi criado para substituir, com menos páginas, o clássico ALMANAQUE DISNEY, interrompido um mês antes, de que herdou o estilo. 

Na fase da Abril, mesclava HQs inéditas e republicações. Em suas páginas estrearam grandes sagas (como Mágicos de Mickey, Dragonlords e DonaldDuplo), foram resgatados clássicos absolutos de grandes mestres Disney, e muitos personagens foram homenageados em datas históricas. 

Na fase da Culturama, apresenta somente HQs inéditas e mantém a ideia de abrir espaço para personagens queridos dos leitores mas que não costumam frequentar muito os demais títulos.


★ Fontes: divulgação, Banco de Dados Planeta Gibi.
 Nota: O Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
★ O Planeta Gibi só se responsabiliza por compras efetuadas em sua loja. Problemas relacionados a aquisições com terceiros, incluindo assinaturas feitas com editoras, são de inteira responsabilidade desses terceiros, assim como toda e qualquer informação aqui divulgada acerca dessas comercializações.
 Titulação, serialização, numeração sequencial exibidos entre colchetes: são dados atribuídos pelo Planeta Gibi somente para fins de colecionismo.
 Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
 Publicado originalmente em 23/mai/2019.
★ Atualizado pela última vez em 23/mai/2019.



9 comentários:

  1. Aventuras Disney e a mesmice de histórias com personagens do núcleo Patopólis... Nada fora disso e começa a perder a proposta inicial.

    ResponderExcluir
  2. Onde estão os personagens secundários ?

    ResponderExcluir
  3. Adoro o Urtigão... Mesmo sendo essa nova versão com novas cores... Ele merecia mais edições especiais (tenho a coleção da Abril completa).
    Mas, tirando o Urtigão, como o pessoal acima já disse, faltam personagens secundários... Em edição anterior até saiu o Banzé e Lobão... Não sei se existe algo inédito para ser publicado mas, poderiam tentar a Turma da Pata Lee, Tico e Teco, mais Lobão, Quincas e outros personagens Disney...

    ResponderExcluir
  4. A arte do box deveria variar pelo menos as cores.

    ResponderExcluir
  5. Editora nova e os mesmos de sempre no comandando...Vão surgir as mesmas criticas ...Só Historias Italianas,Capas sem personagens,Só historias de Pato,poucas paginas,lombada canoa...etc...etc...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro Alfredo Guima. Cantei a bola antes dos lançamentos. Lamentável.

      Excluir
  6. O jeito é comprar os Almanaques Disney antigos...

    ResponderExcluir
  7. Culturama tá indo bem. Apenas gostaria que resgatassem histórias antigas, Carl Barks, Don Rosa, Herrero, etc.

    ResponderExcluir
  8. Resta saber se a Culturama vai publicar mais das histórias italianas com continuidade, em especial Superpato Nova Era, DonaldDuplo e Mickey Mystery. Cruzando meus dedos!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão