' '

22 de fev de 2019

Vêm aí o GRANDE ALMANAQUE DISNEY — e Francesco Guerrini

No evento de lançamento dos gibis Disney, ontem em São Paulo, a editora Culturama anunciou duas novidades: o lançamento do GRANDE ALMANAQUE DISNEY e a presença do roteirista e desenhista italiano Francesco Guerrini em seu lançamento oficial, nos dias 13 e 14 de abril, no Festival Guia dos Quadrinhos, em São Paulo.

Mais detalhes abaixo.






◼ GRANDE ALMANAQUE DISNEY

A Culturama retoma aqui, em grande estilo, o clássico ALMANAQUE DISNEY. O gibi terá formato diferenciado e muitas páginas — ideal para abrigar longas sagas, por sinal.

O conteúdo, como o dos demais títulos Disney já divulgados pela editora, será todo inédito.

Haverá uma sessão fixa de curiosidades e reminiscências, a cargo deste Planeta Gibi, além de artigos eventuais acerca de HQs específicas na edição.

O lançamento será em abril e isso é tudo, por ora, que a editora divulgou sobre o título, além da...

◼ VISITA DO ARTISTA FRANCESCO GUERRINI

Em GRANDE ALMANAQUE DISNEY #1 haverá uma HQ do roteirista e desenhista italiano Francesco Guerrini. E a Culturama irá trazê-lo para participar do lançamento oficial do gibi, que será no Festival Guia dos Quadrinhos (13 e 14 de abril, São Paulo, Metrô São Joaquim, ingressos à venda aqui).

É a primeira vez que um artista estrangeiro nos visita a convite da editora de quadrinhos Disney no Brasil e isso, denotou o diretor da Culturama Fabio Hoffmann, também serve para marcar a diferença de tratamento e investimento que a editora está fazendo na publicação de seus gibis em comparação ao que fazia a Abril. Foi dito no evento, ainda em relação a isso, que este tipo de interatividade dos leitores brasileiros com artistas será propiciado pela Culturama em outras ocasiões sempre quando possível (o evento de ontem, por sinal, contava com presenças mais que ilustres dos quadrinhos Disney nacionais, como Moacir Rodrigues, Primaggio Mantovi, Júlio de Andrade, José Wilson Magalhães, Cris Alencar, Herrero, Fernando Ventura — pelo menos).

Quanto a Guerrini: o artista cria quadrinhos Disney desde a virada para os anos 1990. Dentre suas obras mais admiradas estão episódios de Superpato Novas Aventuras (PKNA), Zio Paperone e l'Inversore Gravitazionale (1995, inédita no Brasil) e Imperador Autônomo (publicada em TIO PATINHAS #550, Ed. Abril, 2011).

Em 2017, a Abril escolheu uma HQ desenhada por ele (com roteiro de Riccardo Secchi) para abrir a edição de retomada do ALMANAQUE DISNEYA Pataca Fatal, uma releitura do megaclássico O Trenzinho da Alegria, de Carl Barks, rendeu ainda algumas páginas extras no gibi, incluindo míni-entrevistas com seus artistas (veja abaixo).

Sintomaticamente, será de Guerrini a HQ de destaque da edição de estreia da versão turbinada do almanaque, agora a cargo da Culturama.


 
     


 GRUPO NO FACEBOOK:

Clique aqui para entrar no grupo DISNEY NA CULTURAMA.






★ Fontes: divulgação, Banco de Dados Planeta Gibi.
 Nota: O Planeta Gibi colabora com as publicações Disney da Culturama traduzindo, escrevendo artigos e prestando assessoria com base em nosso acervo e banco de dados.
 Dúvidas e sugestões: escreva para o editor do Planeta Gibi Blog.
 Publicado originalmente em 22/fev/2019.
★ Atualizado pela última vez em 22/fev/2019.





19 comentários:

  1. Qual vai ser a periodicidade desse Almanaque? Poderia ter a possibilidade dos assinantes complarem os especiais pelo site e mandarem tudo junto com os cinco títulos mensais.

    ResponderExcluir
  2. Olá Edenilson, td na Paz?

    Mesmo apresentando material inédito, seria o "GAD" uma publicação mais voltada aos colecionadores de longa data, deixando assim as mensais a incumbência de renovação de público?

    A inclusão da sessão de curiosidades e reminiscências me parece apontar para esse caminho.

    Achei bacana, pois me lembra bastante o trabalho realizado em o "Melhor da Disney no Brasil".

    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
  3. Parabéns ao planeta gibi por todo trabalho executado até aqui, e como sempre falo, é só o começo! Pois o desenrolar de tudo, será lindo e histórico! Vcs merecem!

    ResponderExcluir
  4. Espero mesmo que a Culturama use o Grande Almanaque Disney para publicar sagas disney inéditas no Brasil . Esse é um desejo antigo meu .

    ResponderExcluir
  5. Que bom!
    Havia sugerido aqui no PG uma edição do Almanaque em formato americano e 300 pgs!!!
    Tomara que traga muita diversidade de personagens, sobretudo os secundários!
    Parabéns pela iniciativa!
    Tomara que venha também o Melhor da Disney Brasil!!!

    ResponderExcluir
  6. Nenhuma novidade sobre o Zé Carioca? Uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Muito bom e que os personagens secundários,como Lobão,Quincas e a Clara de Ovos , sempre apareçam.

    ResponderExcluir
  8. Que volte logo a coleção Biblioteca Barks e Don Rosa.

    ResponderExcluir
  9. Mais uma excelente notícia! Ansioso pelos primeiros gibis da Culturama...

    ResponderExcluir
  10. vejo que como o planetagibi está fazendo parte deste novo mundo Disney, temo o abandono do site, pois nem mesmo o checklist em separado de vocês está sendo criado, os posts do que estaria se vindo e outros posts de noticias.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Wagner, eu estava doente (cálculo renal; duas cirurgias; o que poderia ser uma recuperação simples não foi etc. etc. etc). Não tem nada a ver uma coisa com outra. O Planeta Gibi Blog é editado exclusivamente por mim. Aos poucos, assim que colocar 2 meses de vida atrasada em ordem, o blog vai voltar a ter exatamente a regularidade de antes, ok?

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  11. Prezado Ed, lhe desejo uma pronta e absoluta recuperação!!! Por acaso ja sabe o dia que as Disney estarão nas bancas no Rio de Janeiro? Muita saúde para você! Abraços a todos.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigado. Eu não sei nada de distribuição em bancas (mas Maffia disse mais de uma vez que ela acontecerá).

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  12. O filhão sei como é. Também tirei um calculo no mês de Outubro. Vamos em frente então...

    ResponderExcluir
  13. Sou leitor eventual deste espaço mas aproveito a oportunidade para desejar rápido e pronto restabelecimento,Edenilson.

    ResponderExcluir
  14. Tomara que tenha um Disney especial grande também.

    ResponderExcluir
  15. E acerca do grande Zé Carioca. Nenhuma novidade ainda? Sei que talvez seja cedo ainda, mas enfim...

    ResponderExcluir
  16. Não existe nada de novo para ser publicado do Zé Carioca, tudo já foi republcado várias vezes e a Culturama quer investir em material inédito. E qual é o apelo do personagem nos dias de hoje, exatamente? Donald, Mickey e Tio Patinhas são atemporais, eu não diria o mesmo do Zé Carioca.

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

Não são permitidos comentários que incluam:

Termos ofensivos, agressivos ou pejorativos
• Qualquer link ou e-mail
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos
Assunto alheio ao tema da postagem em questão