' '

22 de out de 2018

Com HQ, álbum Mickey 90 Anos é confirmado no Brasil

A última vez que contatamos a Panini, a obra estava pendente de aprovação da Disney (como ocorre, de praxe, com qualquer publicação da licenciadora). Agora é oficial: o álbum de figurinhas que celebra os 90 anos de Mickey e inclui uma HQ inédita de Casty será lançado no Brasil em meados de novembro.

Em capa dura, num kit com 12 envelopes, custará inacreditáveis R$ 62,90. Veja mais detalhes abaixo.






O assunto foi inicialmente abordado pelo Planeta Gibi  aqui e, em seguida, em post à parte (que numa inabilidade minha, acabou sendo fundido com este aqui; desculpem-me os leitores por isso).

O álbum, desde logo histórico, será a primeira publicação brasileira a trazer uma HQ com personagens Disney tradicionais desde o fim dos gibis disneyanos pela Editora Abril.

Não é o primeiro livro ilustrado brasileiros a trazer HQs Disney: em 2007, a Abril lançou DISNEY STARS, que continha 5 gags produzidas na Itália, Dinamarca e Holanda. Naquele álbum, como neste aqui, as HQs se completavam com alguns cromos.

No Brasil, nesses 68 anos de publicação ininterrupta de quadrinhos Disney pela Abril, o camundongo foi sempre chamado simplesmente de "Mickey". Trata-se, muito provavelmente, de determinação da Disney. Na linha de chamar Sininho de Tinker Bell, Caco de Kermmit (ou coisa do tipo) e assim por diante. Muito deselegante, para dizer o mínimo, com os leitores que construíram a história da publicações Disney no Brasil.




MICKEY MOUSE STICKER STORY
Publicação avulsa, formato 23,7 x 29,3, 64+4 páginas, lombada quadrada, capa dura, colorido, R$ 62,90 (inclui 12 envelopes de figurinhas).
Um dos maiores personagens de todos os tempos comemora 90 anos e a Panini lança o álbum histórico e comemorativo dessa data tão importante: o Livro Ilustrado Oficial do Mickey Mouse 90 anos! O livro apresenta toda a história do personagem icônico, hoje um símbolo conhecido mundialmente. Sinônimo da Walt Disney, seu aniversário é comemorado no dia do lançamento da animação Steamboat Silly, originário de 1928. São 90 anos de histórias e dos personagens favoritos do mundo do Mickey Mouse. O álbum também apresenta uma inédita história em quadrinho com cromos! São 36 cards para colecionar, 276 figurinhas sendo 60 especiais.
Quando: nov/2018.

• O texto descritivo da editora divulgado por uma livraria on line traz um erro: a animação que a Disney considera o marco inicial do personagem é Steamboat Willie (e não "Silly"). A editora nos informou, no entanto, que o desenho é citado no álbum como O Vapor Willie, como consagrado pela Abril.

• Aguardando informações da editora sobre possível versão em capa cartão e preço do envelope avulso.

★ NOS EUA E NA ITÁLIA:

  

As figurinhas de Mickey 90 Anos também serão vendidas, pelo menos, nos Estados Unidos — onde terá 64 páginas coloridas e formato 22,5 x 28,7 cm (imagens acima).




A versão italiana (imagens acima e abaixo) também terá as mesmas 64 páginas que a versão brasileira.

A Panini Itália detalhou mais o conteúdo da obra que será lançada por lá: 

• 130 figurinhas regulares
• 86 figurinhas arredondadas
• 36 figurinhas metálicas
• 24 figurinhas brilhantes
• Uma HQ inédita assinada por Casty, completa por figurinhas: Che avventure, Topolino
• 36 cards diferentes (cada envelope de figurinhas traz um) para guardar em envelopes plásticos transparentes presos ao álbum
• Desenhos originais e autografados por 10 artistas Disney — limitados a 100 unidades, poderão ser encontrados nos envelopes de figurinhas por quem tiver muita sorte






★ Por Edenilson Rodrigues.
★ Fontes: divulgação, Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Publicado originalmente em 16/out/2018. Atualizado com capa e sinopse da versão brasileira em 22/out/2018.





41 comentários:

  1. Uma ótima notícia em tempos tão complicados para o universo Disney aqui no Brasil. E ainda vêm com uma história de um dos melhores roteiristas da atualidade. Mal posso esperar!!

    ResponderExcluir
  2. A resposta que temos sobre quem tem o direito de publicar quadrinhos Disney no Brasil já temos agora. Resta saber quando veremos Donald e Mickey n°1 agora.
    Infelizmente vejo que vai predominar o papel jornal nas futuras mensais, pois as publicações da Panini utilizam bastante. Porém, nunca foi problema pra mim. Apenas acho que este começo poderia representar a oportunidade de abolirem esse papel. Estamos em era de quadrinhos digitais, onde tudo é mais branco. Não ia custar tanto assim colocarem outro papel como padrão . Mas por mim está ok. Muitos irão gostar também das lombadas quadradas, pois certamente terão e serão boas para folhear, embora atrapalge demais para fazer matérias em nossos blogues, na hora de escanear um quadrinho da página.
    Mas, enfim, o que importa é que retornarão. Torço para que dê tudo certo.

    ResponderExcluir
  3. Espero o retorno de publicações estilo os já saudosos Disney capa dura principalmente com material não publicado por editoras americanas como Fanta e IDW.

    ResponderExcluir
  4. Uma ótima notícia,tom tomara que seja o pontapé inicial de uma nova era dos quadrinhos Disney no Brasil,Andrei Nunes

    ResponderExcluir
  5. Não sou muito fã de gastar MEU DINHEIRO com "figurinhas" não, rs! xD

    Se realmente este álbum sair no Brasil pego só o álbum mesmo pela HQ inédita e só!(Casty *-*)! ;)

    ResponderExcluir
  6. Poderiam ao menos publicar com papel offset se não publicarem papel couche e formato americano (sensacional). Papel jornal por favor não Oh Senhor!!!
    Mas como é brasil, creio que será no padrão Turma da Mônica: capa lustrosa bonita e papel lixão. Formatinho, é claro....

    ResponderExcluir
  7. Acho que não tem necessidade de publicarem os quadrinhos Disney em outro papel, tá certo que estou fora do mercado há anos então não sei se a qualidade subiu ou desceu, mas esses quadrinhos devem ter um preço camarada para que sejam acessíveis mesmo. Mas vai que eu não sei do que eu tô falando?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo com você Gerson. Tem que ser gibi pra molecada comprar com seus trocados. Tem que vender gibi, popularizar mesmo.

      Excluir
  8. Sem querer desanimar (e sem negar que a Panini possa estar a um passo de publicar HQs Disney aqui) vale deixar muito claro que a Disney tem muitas modalidades de contrato: há contrato só para publicação de gibis de banca, só para publicação de HQs de luxo, só para livros (manuais inclusos), só para HQs com quadrinizações (no momento, com a Ediouro), para atividades, figurinhas, linha 'x', linha 'y'... (exagerando um pouquinho...) E por aí vai.

    Abs.

    Edenilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Depois de tudo o que a Abril aprontou com seus assinantes e suas estratégias furadas ultimamente, de relancarem vários encadernados de luxo imperdíveis de uma vez, por meses, tornando impossível a muitos aderirem às compras de todos os títulos para colecionar, pois haha bolso para adquirir tudo é todo Santo mês, vocês acham mesmo que será uma boa ideia acreditar que a Abril deva reaparecer com os quadrinhos Disney? Uma editora que não respeitou os seus leitores mais veteranos, pois o percentual de criancinhas que liam era irrisório. Que lesou esses leitores e sequer deu uma satisfação com apreço e consideração. Qualquer pessoa com dois miolos vai ficar muito resistente em querer ser cliente da Abril de novo. Acho bom que a Disney não volte pela Abril.

      Excluir
    2. Duvido que existe o menor risco da Disney voltar pra Abril. Isso é totalmente surreal.
      Agora isso que o Ed escreveu é verdade. Existe sim contratos variados, mas deu uma desanimada...Deve estar sabendo de alguma coisa..

      Excluir
    3. Com certeza. Não me pois só Edenilson. Apenas senti que precisava falar, pois acompanhei a agonia dos leitores à procura de uma satisfação e vi a agonia daqueles que fizeram suas assinaturas também. Até trolei com eles na época, mas aquilo foi da boca pra fora. Só pra pentelhar mesmo.kkk. Por dentro, eu estava achando um absurdo. Eu não fui prejudicado em nada pela Abril. Mas eu vi que muitos foram e não gostei. Foi una decepção enorme com a empresa. Tenho mil revistas. Não compro mais nada dela que seja lançamento. Mesmo eu não tendo sido prejudicado. Isso se chama solidariedade. Eu só postei aqui porque senti que era hora de falar.

      Excluir
    4. Mas onde você viu alguém falando que poderia voltar pela Abril? A editora acabou de romper o contrato, demitiu todo mundo, está em situação pré-falimentar... Chance 100% de voltar a publicar quadrinhos Disney. Entendi que você sentiu vontade de falar, mas me parece que falou de algo tão provável como Hitler ressuscitar e se candidatar a Presidente da República nas próximas eleições.

      Excluir
    5. "Com certeza. Não me opus ao Edenilson" foi o que quis dizer no começo do comentário anterior. O corretor do celular mudou. Perdão.

      Excluir
    6. Natanael, sim, há rumores de que a Abril deve retomar a linha Disney. A empresa está retomando alguns contratos em várias áreas. Não vi nada de concreto, mas dizem que onde há fumaça há fogo. Porém, acho pouco provável. Não impossível.

      Excluir
    7. Natanael, pelamordeus não! Já basta a versão cover este ano... :p

      Excluir
    8. Me deixe sonhar Edenilson.

      Excluir
    9. Verdade hem Marco Antonio...kkkk

      Excluir
  9. "Mickey - 90 Anos", em edição de luxo, poderia abrir com chave de ouro os portões para os quadrinhos Disney, editados pela Panini. É sonhar acordado.

    ResponderExcluir
  10. se a panini lançar revistas da disney eu gostaria muito que tivesse uma do zé carioca com inéditas e uma do Urtigão. Podia ser 6 revistas : Mickey, Pato Donald, Zé Carioca, Urtigão, Almanaque Disney e Tio Patinhas.

    ResponderExcluir
  11. Tem chance da Universo dos Livros publicar Quadrinhos Disney no Brasil ? Ele já publica os livros de Descendentes , Gravity Falls e as histórias dos Vilões Disney .

    ResponderExcluir
  12. Vendendo Gravity Falls por R$80,00, por quanto vão vender as mensais de formatinho... uns R$19,00 cada?

    ResponderExcluir
  13. Sempre levando em conta o dito de que "o que é de gosto regala a vida", acho curioso o fascínio que Disney e Turma da Mônica ainda exercem em leitores jovens e adultos! Particularmente já me dou por satisfeito com a coleção do Carl Barks (brochura), Saga da Dinastia Pato, Zé Carioca do Canini, Iniciativa Super-Heróis e os volumes do Mickey (Floyd Gottfredson), o material mais emblemático da Disney, na minha opinião claro! Quanto à futura editora do Mickey e cia., também aposto minhas fichas na Panini, a nova Editora Abril, praticamente concentrando tudo em suas mãos!

    ResponderExcluir
  14. Isso não significa necessariamente que a Panini vá publicar os quadrinhos da Disney. Será apenas um álbum com quadrinhos inserido no meio. MAS taorçamos que a Panini de fato assuma os quadrinhos Disney.

    ResponderExcluir
  15. Capa dura só ocupa espaço o importante e não ter papel jornal, turma da Mônica também deveria em 2019 passarem tudo para o lwc, chega de papel jornal, hoje em dia ninguém limpa nem a bund. com esse papel então porque devemos ficar guardando hqs preciosas e caras com esse material? Que aumente um pouco o valor das hqs, depois todos vão esquecer desse papel horroroso e o valor se tornara normal. Gastamos tanto em passagem/gasolina por que não pagar um pouco mais para algo não descartável?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pela primeira vez na vida, concordo com você, Boi.

      Excluir
    2. Talvez porque a grande massa que compre não seja de colecionadores e sim leitores ocasionais...
      Mas até colecionadores sofrem com os preços mais elevados dos quadrinhos.
      Sempre fui um colecionador de Marvel e DC, mas com a troca de papel nas mensais e aumento no numero de lançamento das mensais, tive que dar uma parada e começar a pegar os títulos em eventuais promoções.

      Excluir
  16. Se a Panini for começar a publicar Disney....Pelo amor de Deus....Comece pela numero 1....

    ResponderExcluir
  17. Como já disseram acima, eu também não sou muito fã de figurinhas... Mas sou colecionador de gibis da Disney há mais de 30 anos. Com certeza comprarei esse álbum e as figurinhas na esperança que a Panini se anime a publicar títulos regulares. O tipo de papel, para mim, no primeiro momento é o que menos importa.

    ResponderExcluir
  18. Eu ia comprar por causa da HQ do Casty mas um álbum de figurinhas por R$ 62,90? Sem chance...

    ResponderExcluir
  19. R$63? Álbuns normalmente são baratos (mesmo capa dura). O ganho é feito em cima das figurinhas... O da Copa do Mundo, versão capa dura, com 80 páginas mais 60 figurinhas foi lançado por R$50 e todo mundo achou caro... Esse então... Uma pena focarem apenas em leitores adultos... Tinham de popularizar um pouco para a criançada comprar também. Ainda vou comprar o meu mas, fiquei decepcionado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu também. Será que não haverá uma versão capa cartão? Seria mais acessível. Não sou a favor de elitizar a Disney no Brasil. Disney deveria ser para todos.

      Excluir
  20. Aguardem que, creio eu, seguindo a escrita, deve sair o album com capa molenga, bem mais barato...

    ResponderExcluir
  21. Caramba, cada lançamento elitista que dói na alma. O pessoal anda consumindo muito orégano, não é possível um preço destes por um álbum de figurinhas. Desse jeito apenas afastam-se possíveis novos leitores, restam o "veteranos". Que estão envelhecendo. Um mercado que não se renova tende ao fim.

    ResponderExcluir
  22. Pelo que entendi, lendo a capa do álbum, para você ter a HQ, você vai ter que comprar as figurinhas, pois a HQ será formada pelos cromos, que juntos, irão dar formato a HQ.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acho que é isso mesmo... Atrapalhou quem ia comprar o álbum apenas pela hq...

      Excluir
    2. O esquema é similar ao de DISNEY STAR. Veja na última imagem do artigo, que reproduz duas páginas da tal HQ: são necessárias duas figurinhas para ter a imagem completa.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  23. Pelo que eu li esse album de 62 pila é o de capa dura e mais algumas figurinhas.
    É tipo aqueles pacotes de outros albuns que sairam tb.
    Deve ter a versão normal.
    Mas eu passo hehe

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

O comentário NÃO SERÁ publicado quando incluir:

• Quaisquer ofensas, agressões ou termos pejorativos;
• Quaisquer links ou e-mails;
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
Assunto alheio ao tema da postagem em questão.