' '

13 de ago de 2018

Relembrando Mariana, a irmãzinha do Chico Bento

Como abordar delicadamente algo sério como o tema da mortalidade infantil em uma história em quadrinhos direcionada basicamente para crianças? Em 1990, os leitores viram chegar e partir a irmãzinha do Chico Bento na HQ Uma Estrelinha Chamada Mariana. Com sensibilidade extrema, o roteirista Rubens Kiyomura criava ali um dos maiores clássicos da Turma da Mônica, onde a tristeza era atenuada por uma forte dose de esperança — e fé, por que não? 




O clássico e sua continuação, por Rubens Kiyomura e Paulo Back, respectivamente


Publicada pela primeira vez em CHICO BENTO #87 (Editora Globo, mai/1990), a história seria relembrada pelo menino, tomado de saudade e ternura, somente quinze anos depois, em O Presente de uma Estrelinha (CHICO BENTO #449, Editora Globo, jun/2005), escrita por Paulo Back.

Em ambos os casos, coube aos roteiristas uma distinção que a MSP reservava a poucos, e em raras ocasiões: as HQs foram originalmente publicadas com os créditos a seus artistras — algo que, de alguns anos para cá, tornou-se praxe nos gibis da Turma.


 

As edições que apresentaram Mariana e a HQ com a continuação


Quando o Planeta Gibi citou Mariana pela primeira vez, lá nos primórdios deste blog, não imaginava que aquela postagem tão singela fosse alcançar um público tão grande — de longe, até hoje, trata-se do artigo mais lido deste espaço; mais até do que, por exemplo, a informação exclusiva do fim das publicações Disney pela Editora Abril, que foi citada como fonte por veículos como O Globo, Omelete e Universo HQ.

Mariana, como estrelinha ou bebê, foi esporadicamente mostrada em histórias especiais da Turma, como em MÔNICA #232 (Editora Globo, out/2005) e OURO DA CASA (Panini, ago/2012). 

O clássico, apontado por muitos como a mais triste história da Turma da Mônica, ganhou republicação mais recentemente em ALMANAQUE DO CHICO BENTO #58 (Panini, ago/2016).


    


★ Por Edenilson Rodrigues & Rivaldo Ribeiro.
★ Fontes: Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
★ Publicado originalmente em 13/ago/2018. 


4 comentários:

  1. Lembro de ter lido Uma Estrelinha Chamada Mariana e sua continuação no site da Turma da Mônica , na época que tinha HQs para ler online .
    Espero que continuem os artigos sobre personagens que apesar de aparecerem pouco tempo , foi o suficiente para serem lembrados sempre .

    ResponderExcluir
  2. Todo mês de agosto é sofrido..lembro a homenagem na época da matéria me fez chorar...a dor da perda a minha irmã continua até hoje...enfim, de qualquer forma, obrigado PG! <3

    ResponderExcluir
  3. Ao mesmo tempo que Mônica deve ser 98% do tempo sobre coisas bobas, sinto falta de histórias assim, mais sérias. início da revista do Chico nos anos 80 tinha um bocado delas.

    ResponderExcluir
  4. Consegui comprar Chico Bento 87 recentemente! Que história!! Que sensibilidade!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

O comentário NÃO SERÁ publicado quando incluir:

• Quaisquer ofensas, agressões ou termos pejorativos;
• Quaisquer links ou e-mails;
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
Assunto alheio ao tema da postagem em questão.