' '

23 de fev de 2018

PATETA FAZ HISTÓRIA #5: o Grand Finale

A história das publicações Disney em formato intermediário (capa cartão e miolo offset) e em formato luxo (capa dura) remonta ao final de 2010, pelo menos. 

A Abril havia apostado no lançamento de 20 volumes de uma coleção semanal em formato intermediário, CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY, para comemorar os 60 anos do gibi PATO DONALD. Havia a possibilidade de extensão da coleção, dependendo da acolhida do mercado — e foi o que aconteceu: CLÁSSICOS se completou em 40 edições, já em abril de 2011.

A editora, ainda em 2010, estudava os possíveis sucessores de CLÁSSICOS — acabou sendo PATETA FAZ HISTÓRIA, que em 20 volumes traria todos seus 38 episódios, muitos ainda inéditos no Brasil, mais a série TEATRO DISNEY compilada no final. Seria a segunda colaboração de textos deste Planeta Gibi para a Abril (a primeira havia sido uma curta série de curiosidades publicada na seção de cartas de ZÉ CARIOCA, no início de 2011, por ocasião dos 50 anos da revista).



O especial italiano de 2006 que, após longo caminho, desembocou em DISNEY DE LUXO e LENDAS DISNEY (imagem: Inducks)


A coleção sucessora de PATETA FAZ HISTÓRIA, ESSENCIAL DISNEY, tem história curiosa e que se estende até hoje: em 2006, a Itália lançou um especial capa dura do Urtigão dentro da coleção SUPER DISNEY: L'ESPLOSIVO DINAMITE BLA. O volume foi enviado para o diretor de redação da Abril Jovem, Sérgio Figueiredo (chamado pelos amigos de Figa), que se encantou com a ideia e a qualidade do livro.

Quando o Planeta Gibi foi convidado para a reunião na editora onde seria discutida a linha dos textos de PATETA FAZ HISTÓRIA, em meados de 2011, Figa nos mostrou o tal especial italiano do Urtigão e disse que pretendia lançar no Brasil, um dia, um produto similar, um "big black book", que trouxesse a essência de um personagem, em qualidade gráfica superior, talvez até em capa dura. A coleção que se seguiu a PFH, ESSENCIAL DISNEY, acabou não cumprindo esse papel. E sua sucessora, desenvolvida com a colaboração do Planeta Gibi, acabou cancelada antes de ser divulgada (os motivos foram vários). Mas outros projetos surgiam no horizonte.

Na virada de 2010 para 2011, o editor Paulo Maffia já se mostrava entusiasmado com a ideia de relançar no Brasil O MISTÉRIO DOS SIGNOS, ante a publicação na Itália do TESORI DISNEY que compilava a obra. Inicialmente, falava-se em um formato talvez similar àquele que apresentou em 2009, no Brasil, a HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO em dois volumes.



Este é um dos exemplares da coleção italiana que estava há tempos na mesa do diretor de redação Sérgio Figueiredo e que levou ao lançamento de OS ANOS DE OURO DE MICKEY


Encurtando uma história que, de fato, teve vários desdobramentos: O MISTÉRIO acabou sendo lançado em capa dura, junto com DRAGONLORDS, com a Abril pedindo ao Planeta Gibi uma lista de sugestões que pudessem sair no formato (para engrossar a própria e longa lista de possibilidades da editora). Além de compilações diversas, como edições comemorativas, foram listadas as obras completas de Carl Barks (que em determinado momento seria decidido que seguiria o padrão da Fantagraphics, e não a simples reedição de O MELHOR DA DISNEY), as obras completas de Don Rosa, a coleção italiana OS ANOS DE OURO DE MICKEY (compilando suas tiras; em entrevista ao Planeta Gibi, em 2010, Maffia já avisava que Figa tinha interesse em lançá-la). Sagas como a própria DINASTIA PATO e séries como PATETA FAZ HISTÓRIA também foram incluídas, mas teriam que aguardar o tempo necessário para que se abrisse uma certa janela em relação à publicação anterior, mesmo que agora fossem ser apresentadas em capa dura.

E o tal "big black book", pretendido pelo Figa lá em 2011? Teve o projeto retomado em 2014 e fechado em 2017, na mesma reunião com o Planeta Gibi em que foram decididos os lançamentos, a partir de janeiro de 2018, de LENDAS DISNEY, DISNEY SAGA e O MELHOR DA DISNEY - BRASIL (inicialmente chamado de OS MELHORES ANOS DISNEY). Estes dois últimos, por sinal, derivados de duas publicações italianas, DEFINITIVE COLLECTION e I MIGLIORI ANNI DISNEY, cujas versões brasileiras a Abril já tivera acesso a exemplares desde seus lançamentos, em 2014.

PATETA FAZ HISTÓRIA, era chegado o momento, seria finalmente compilado em volumes de luxo, em capa dura. Inicialmente, pensou-se em 4 volumes com cerca de 428 páginas cada. Mas isso, além de jogar para cima o preço de cada edição, inviabilizaria a apresentação dos muitos extras que a série merecia. Assim, a editora bateu o martelo: seriam 5 volumes, com 8 episódios (de 44 páginas cada) nos 4 primeiros e os 6 últimos episódios no livro final — que, com cadernos de HQs a menos, poderia comportar as muitas páginas de extras que já começavam a ser desenhadas (antes mesmo do lançamento da obra ser divulgado).

Decerto que todos esses lançamentos Disney buscam atender os mais difusos desejos dos leitores e colecionadores Disney. Não é por acaso que os projetos da editora encontram paralelo nas ideias e sugestões do público, cujas demandas específicas podem acelerar lançamentos ou até ajustá-los. Porque, afinal, cada revista mensal, cada edição especial, cada coleção, busca atender as expectativas dos leitores, cada qual com suas diferentes opiniões, sugestões e gostos — nos quais, percebe-se, a editora está atenta.



PATETA FAZ HISTÓRIA — COLEÇÃO DEFINITIVA #5
Publicação eventual em 5 volumes, formato 16,1 x 23,7 cm, 328+4 páginas, lombada quadrada, capa dura, miolo off-white cor, R$ 69,90, distribuição em bancas e livrarias.
Quando: 16/fev/2018.

• Seis últimas paródias da série: P.T. Barnum | Stradivari | Ali Babá | Daniel Boone | Cleópatra | Goethe.

• Inclui seção de extras Os Bastidores com 56 páginas idealizada e redigida por Planeta Gibi (Edenilson Rodrigues e Rivaldo Ribeiro), que também tratou e forneceu todas as imagens extras.

• Introdução, As Sátiras Precursoras, As Versões Definitivas, Os Personagens, Curiosidades (extras das páginas Os Personagens), A Primeira Coleção Brasileira, Os Artistas, Galeria de Capas.

• Inclui imagens raras e nunca publicadas no Brasil*.

• Textos revisados e atualizados sobre os 38 episódios da série**.

• Fichas e imagens das 8 HQs de 12 páginas que precederam a série definitiva.

* Imagem de La Boule... Versante Aventura de Christophe Dingo: cortesia de Arthur Faria Jr.

** Textos originais sobre Leonardo da VinciCristóvão ColomboIsaac Newton e Johann Strauss II: Marcelo Alencar. Textos originais sobre os demais 34 personagens: Rivaldo Ribeiro.

• Editor de arte: Fábio Figueiredo.

Importante: as imagens abaixo estão em definição obviamente muito menor do que a de fato usada na impressão; o logo da série nas páginas mostradas abaixo, diferentemente de como impresso, não estão vazados.


 
  
 

 


 





 





















◼ COMPRE AQUI:

Clique aqui para comprar Disney em nossa loja.


 Por Edenilson Rodrigues.
 Fonte: divulgação, Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
 Informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados registrados no ISBN ou fornecidos pelas editoras e de sua intrínseca responsabilidade, assim como as sinopses aqui apresentadas em itálico na cor azul.
 Publicado originalmente em 23/fev/2018.
 Atualizado pela última vez em 23/fev/2018.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.