' '

23 de nov de 2018

Guia Planeta Gibi [DISNEY] A HISTÓRIA DO FILME EM QUADRINHOS

Este guia apresenta os encadernados capa dura [DISNEY] A HISTÓRIA DO FILME EM QUADRINHOS lançados pela Pixel desde jan/2016: lista dos títulos, capas, sinopses e imagens do conteúdo dos volumes. São quadrinizações, sobretudo inéditas, de longa-metragens animados da Disney e da Disney•Pixar. Este guia recebe atualizações constantes (vide menu acima).



◼ CONTEÚDO:

• Lista de edições
• Notas
• Capas, sinopses e curiosidades
• Imagens
• Links

A HISTÓRIA DO FILME EM QUADRINHOS
título
jan/2016
1
Divertida Mente
fev/2016
2
O Bom Dinossauro
mar/2016
3
Frozen
abr/2016
4
Zootopia
mai/2016
5
Tinker Bell e o Monstro da Terra do Nunca
jun/2016
6
Procurando Dory
out/2016
7
Enrolados
jan/2017
8
Moana
jun/2017
9
Piratas do Caribe: A Vingança de Salazar
ago/2017
10
Carros 3
jan/2018
11
Viva, A Vida É uma Festa
jul/2018
12
Os Incríveis 2
dez/2018
13
WiFi Ralph
CAPA COUCHÉ
título
set/2017
1
A Bela e a Fera


◼ NOTAS:

• A Pixel não numera sequencialmente essa coleção. A numeração atribuída pelo Planeta Gibi tem finalidade meramente referencial.

• O primeiro volume foi lançado pelo selo Coquetel; os demais, Pixel Media.

• Todos os volumes têm formato 21 x 28 cm, 56+4 páginas, lombada quadrada, capa dura e miolo couché cor, exceto se anotado diferentemente abaixo.

• Em set/2017, a Pixel lançou uma edição com lombada canoa e capa e miolo em papel couché no formato 17 x 24 cm com a mesma versão de A BELA E A FERA já publicada pelas editoras Abril e Online. O diferencial ficou nos extras: pela primeira vez um título de quadrinizações Disney incluiu um artigo ilustrado (cinco páginas com a história da produção do filme, storyboards e folha de modelo) a cargo da Disney Publishing Worldwide. Veja aqui todos os detalhes.

◼ DETALHES, CAPAS, SINOPSES e CURIOSIDADES:


DIVERTIDA MENTE
1• Jan/2016.
Divertida Mente é o sucesso do cinema agora em versão HQ! Conta a história de Riley, uma menina de 11 anos guiada por suas emoções: Alegria, Medo, Nojinho, Raiva e Tristeza. Diretamente da Sala de Comando da menina, Alegria sabe exatamente o que fazer para que tudo corra bem. Nada de errado pode acontecer. Certo?

• Inside Out, Pixar, direção de Pete Docter & Ronnie Del Carmen (EUA, 9/jun/2015; Brasil, 18/jun/2015).



O BOM DINOSSAURO
2• Fev/2016.
Há 65 milhões de anos um asteroide estava prestes a atingir a Terra e extinguir os dinossauros. Mas falhou. Hoje em dia, Arlo é um dinossauro tímido e medroso que mora com sua família em uma fazenda. De repente, ele se vê sozinho, longe de casa e cercado de perigos. Sua única chance de voltar para sua família é uma criatura que ele decide chamar de Spot. Aprendendo a sobreviver, Arlo e Spot vão criar uma amizade que transformará a vida dos dois para sempre.

• The Good Dinosaur, Pixar, direção de Petes Sohn (EUA, 25/nov/2015; Brasil, 5/dez/2015).



FROZEN, UMA AVENTURA CONGELANTE
3• Mar/2016.
Elsa, a futura rainha de Arendelle, possui a capacidade mágica de criar neve e gelo, mas esconde isso de todos, incluindo sua irmã mais nova Anna. Por conta disso, elas cresceram afastadas até o momento da coroação de Elsa. Um acidente acontece e faz com que a rainha fuja e se isole de todos. Contudo, ela condena Arendelle a um eterno inverno. É quando Anna decide se aventurar para salvar sua irmã e acabar com o frio.

• Frozen, Walt Disney Animation Studios, direção de Chris Buck & Jennifer Lee (EUA, 22/nov/2013; Brasil, 3/jan/2014). 53º Clássico Disney.

• Baseada no conto de fadas A Rainha da Neve, de Hans Christian Andersen, essa animação esteve listada entre as produções futuras Disney por pelo menos 20 anos, até finalmente ser realizada e se tornar um dos maiores sucessos comerciais do estúdio de todos os tempos. 

• A Disney decidiu dar-lhe um título que menos o restringisse ao público feminino (em seu entender), assim como já havia feito com Rapunzel, que ganhou o controverso nome de Enrolados.

• Essa mesma quadrinização foi lançada pela Editora Abril em out/2014, porém com capa cartão e lombada canoa.



ZOOTOPIA
4• Abr/2016.
Numa cidade incrível chamada Zootopia, você pode ser o que quiser, mas isso nem sempre é fácil. Judy hopps conquista seu sonho de ser policial, mas acaba trabalhando lado a lado com búfalos, leões, rinocerontes, ursos-polares e elefantes. Quando Judy tem a chance de trabalhar em um caso de verdade, sabe que precisa provar seu valor. O problema é que ela vai precisar da ajuda de Nick Wilde, uma raposa superfalante e trapaceira. Será que um coelho pode mesmo confiar em uma raposa?

• Zootopia, Walt Disney Animation Studios, direção de Jon Favreau (EUA, 4/mar/2016; Brasil, 17/mar/2016). 55º Clássico Disney.



TINKER BELL E O MONSTRO DA TERRA DO NUNCA
5• Mai/2016.
A divertida e talentosa fada dos animais, Fawn, acredita que você não pode julgar um livro pela capa – ou um animal por suas presas! Então, fez amizade com uma criatura enorme e misteriosa conhecida como o Monstro da Terra do Nunca. Tinker Bell e seus amigos não sabem muito bem o que pensar sobre a entrada de um ser assustador no Vale das Fadas, enquanto as protetoras partem para capturar o monstro antes que ele coloque seu lar em perigo. Uma antiga lenda, um cometa de rabo verde, o destino do Vale das Fadas em jogo. Fawn deve reunir as meninas para salvar o Monstro da Terra do Nunca e o Vale das Fadas. Será que ela é corajosa o suficiente para dar um passo na direção do desconhecido?

• Tinker Bell and the of the NeverBeast, DisneyToon, direção de Steve Loter (EUA, 3/mar/2015, vídeo; Brasil, 26/fev/2015, cinemas).

• Sequência de Tinker Bell: Uma Aventura no Mundo das Fadas (2008), Tinker Bell e o Tesouro Perdido (2009), Tinker Bell e o Resgate da Fada (2010), Tinker Bell: O Segredo das Fadas (2012) e Tinker Bell: Fadas e Piratas (2014).

• Personagem surgida na história criada por J. M. Barrie e adaptada para o cinema pela Disney em Peter Pan (1953).

• Na esteira do lançamento dessa animação, a Editora Abril relançou a revista de quadrinhos e atividades TINKER BELL em jun/2015 (e durou 5 números, até mar/2016). O título, uma produção da Disney Global, já havia sido publicado pela própria editora entre 2006 e 2007 (14 números, como FADAS); pela On Line Editora (19 números, entre 2010 e 2011, mais 10 edições em formatinho somente com quadrinhos e 2 edições de um almanaque gigante, cujo #2 também apresentou HQs); e pela Editora Alto Astral (5 números, entre 2012 e 2013).



PROCURANDO DORY
6• Jun/2016.
Um ano após ajudar Marlin a encontrar seu filho, Nemo, Dory passa a lembrar de memórias de sua infância e de seus pais. Ela, então, decide fazer de tudo para reencontrá-los e nesta aventura, acaba esbarrando com velhos amigos e capturada por humanos. Conheça a história do filme de uma forma totalmente nova: em quadrinhos!

• Finding Dory, Pixar, direção de Andrew Stanton & Angus MacLane (EUA, 17/jun/2016; Brasil, 30/jun/2016).

• Sequência de Procurando Nemo, história original da Pixar.



ENROLADOS
7• Out/2016.
Flynn Ryder, o bandido mais procurado e sedutor de todo o reino, decide se esconder em uma misteriosa torre durante uma de suas fugas. O que ele não imaginava é que justamente neste esconderijo ele conheceria Rapunzel, uma jovem que mudaria para sempre o seu destino. Cheia de vida e com os seus 21 metros de cabelo mágico, Rapunzel deseja se libertar e, para isso, faz um acordo com Flynn para que ele a ajude a fugir da torre. Juntos, eles partem rumo a uma fantástica jornada repleta de suspense, humor e ação.

• Tangled, Walt Disney Animation Studios, direção de Nathan Greno & Byron Howard (EUA, 24/nov/2010; Brasil, 7/jan/2011). 50º Clássico Disney.

• Baseado no conto de fadas Rapunzel, dos irmãos Grimm. Vide acima observações em A Rainha da Neve, ou melhor, "Frozen".

• Essa mesma quadrinização foi publicada pela On Line Editora em DISNEY CINEMA EM QUADRINHOS #6 (jan/2011), porém com lombada canoa e capa couché.



MOANA
8• Jan/2017.
Há muito, muito tempo, um semideus chamado Maui roubou o coração de Te Fiti, a ilha-mãe, desequilibrando a natureza e espalhando escuridão em toda a Terra. Se, desde então, ninguém deixou a ilha de Motunui e navegou pelo mar, como Moana poderia se aventurar? Ela não sabe velejar, não faz ideia do que há além dos recifes ou nem mesmo onde encontrar Maui! Mas o coração precisa ser restaurado a qualquer custo, e o oceano escolheu Moana para fazê-lo. Será que ela vai provar que o oceano está certo?

• Moana, Walt Disney Animation Studios, direção de Ron Clements & John Musker (EUA, 14/nov/2016; Brasil, 5/jan/2017). 56º Clássico Disney.

• Na Itália, o longa teve seu título alterado para Oceania. Explica-se: Moana Pozzi é o nome de uma atriz pornô famosa por lá. A personagem título, então, lá foi renomeada Vaiana...

 ...nome, aliás, adotado em praticamente todos os demais países europeus: a Disney alegou que Moana é neles uma marca registrada.



PIRATAS DO CARIBE: A VINGANÇA DE SALAZAR
9• Jun/2017.
Quando o impiedoso Capitão Salazar e sua tripulação de soldados fantasmas escapa da Caverna Sinistra a bordo do amaldiçoado Silenciosa Maria, o Capitão Jack Sparrow entende que a morte virá buscá-lo. Sua única esperança de sobreviver é o lendário Tridente de Poseidon, mas, para encontrá-lo, Jack precisa da ajuda de Henry Turner, filho de seu velho amigo Will Turner, e de Carina Smyth, uma astrônoma brilhante acusada de bruxaria. Juntos, eles vão enfrentar o mais espantoso e aterrorizante adversário de suas vidas.

• Pirates of the Caribbean: Dead Men Tell No Tales, Walt Disney Pictures, direção de Joachim Rønning & Espen Sandberg (EUA, 26/mai/2017; Brasil, 25/mai/2017).

• 5º filme da série estrelada por Johnny Depp (Capitão Jack Sparrow).



CARROS 3
10• Ago/2017.
Durante mais uma disputa eletrizante nas pistas, o campeão Relâmpago McQueen acelerou demais e acabou perdendo o controle. Agora, após ter capotando várias vezes e quase ter partido dessa para melhor, o vermelhinho vai ter sua vida alterada para sempre. O acidente foi tão grave que, com os estragos, McQueen pode ter que se aposentar de vez.

• Cars 3, Pixar, direção de Brian Fee (EUA, 10/jun/2017; Brasil, 13/jul/2017).

• É o primeiro longa da série não dirigido por John Lasseter — que preferiu se dedicar a Toy Story 4, com estreia anunciada para 2019.

• Dublagens de Paul Newman (1925-2008) não utilizadas no primeiro filme da série, de 2006, foram aqui aproveitadas.

• Em determinado momento, Mate cantarola uma música da trilha de um cartoon de 1956 estrelado pelo urso Colimério (In the Bag, dirigido por Jack Hannah).



VIVA, A VIDA É UMA FESTA
11• Jan/2018.
O jovem Miguel sonha em se tornar um músico famoso como seu ídolo, Ernesto de la Cruz. Ansioso para provar seu talento, Miguel vai parar no colorido e impressionante Mundo dos Mortos. Durante sua jornada, conhece um vagabundo encantador, Hector, e juntos partem em uma aventura extraordinária. Viva - A Vida é uma festa - HQ que conta a história do filme.

• Quadrinização do 19º longa-metragem animado (CGI) da Disney•Pixar: Coco, direção de Lee Unkrich & Adrian Molina (EUA, 22/nov/2017; Brasil, 4/jan/2018).

• Viva: A Vida É uma Festa levou seis anos sendo produzido, mais do que qualquer outra animação da Pixar.

• O nome original do filme, Coco, não foi utilizado no Brasil para impedir trocadilhos com a palavra cocô.



OS INCRÍVEIS 2
12• Jul/2018.
Em “Os Incríveis 2”, a família de heróis favorita de todo mundo está de volta. Desta vez, Helena está em destaque enquanto Beto fica em casa com Violeta e Flecha praticando o heroísmo do dia-a-dia. É uma transição difícil para todos, que fica ainda pior porque a família não conhece os superpoderes do bebê Zezé.

• Quadrinização do 20º longa-metragem animado (CGI) da Disney•Pixar: Incredibles 2, direção de Brad Bird (EUA, 15/jun/2018; Brasil, 15/jun/2018).

• Sequência de Os Incríveis (The Incredibles, 2004, de Brad Bird).

• Anunciado inicialmente para 2019, teve sua data de lançamento trocada com Toy Story 4.

• Os 19 longas anteriores da Disney•Pixar são Toy Story (1995), Vida de Inseto (1998), Toy Story 2 (1999), Monstros S.A. (2001), Procurando Nemo (2003), Os Incríveis (2004), Carros (2006), Ratatouille (2007), WALL•E (2008), Up Altas Aventuras (2009), Toy Story 3 (2010), Carros 2 (2011), Valente (2012), Universidade Monstros (2013), Divertida Mente (2015), O Bom Dinossauro (2015), Procurando Dory (2016), Carros 3 (2017) e Viva, A Vida É uma Festa (2017).



WIFI RALPH
13• Dez/2018.
Ralph, o mais famoso vilão dos videogames, e Vanellope, sua companheira atrapalhada, iniciam mais uma arriscada aventura. Após a gloriosa vitória no Fliperama Litwak, a dupla viaja para a world wide web, no universo expansivo e desconhecido da internet. Dessa vez, a missão é achar uma peça reserva para salvar o videogame Corrida Doce, de Vanellope. Para isso, eles contam com a ajuda dos "cidadãos da Internet" e de Yess, a alma por trás do "Buzzztube", um famoso website que dita tendências. Super história em Quadrinhos.

• Ralph Breaks the Internet, Walt Disney Animation Studios, direção de Phil Johnston & Rich Moore (EUA, 21/nov/2018; Brasil, 3/jan/2019). 57º Clássico Disney.

• Primeiro Clássico Disney em CGI a ter uma sequência (de Detona Ralph, 2012). Em animação tradicional, tiveram sequências para o cinema Bernardo e Bianca (1977, 1990), Fantasia (1940, 1999) e O Ursinho Puff (1977, 2011).

◼ IMAGENS:

DIVERTIDA MENTE:


 

 

O BOM DINOSSAURO:


 

 

FROZEN, UMA AVENTURA CONGELANTE:


 

 

ZOOTOPIA:


 

 

TINKER BELL E O MONSTRO DA TERRA DO NUNCA:


 

 

PROCURANDO DORY:

 

 

ENROLADOS:


 

 

MOANA:


 

 


PIRATAS DO CARIBE: A VINGANÇA DE SALAZAR:




CARROS 3:

  

  


VIVA, A VIDA É UMA FESTA

 

 



 VEJA TAMBÉM:

• Veja aqui o Guia Planeta Gibi COLEÇÃO CARL BARKS DEFINITIVA.
• Veja aqui o Guia Planeta Gibi DISNEY DE LUXO.
• Veja aqui o Guia Planeta Gibi DISNEY MANGÁ.
• Veja aqui o Guia Planeta Gibi DonaldDuplo.


 Por Edenilson Rodrigues.
 Fontes: divulgação, Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
 Informações sobre preço de capa, estrutura do título e da edição, extensão prevista de um título ou de uma coleção: são dados registrados no ISBN ou fornecidos pelas editoras e de sua intrínseca responsabilidade, assim como as sinopses aqui apresentadas em itálico na cor azul.
 Publicado originalmente em 13/jun/2016.
 Atualizado pela última vez em 23/nov/2018.





16 comentários:

  1. Esse guia me serviu. Valeu PG.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lançamento de julho: provavelmente ENROLADOS.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  2. Alguém sabe qual será depois de enrolados?

    ResponderExcluir
  3. Só não compro porque é capa dura! 10 reais a mais em média e ainda ocupa mais espaço na prateleira.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas vc encontra facilmente por R$ 20 ou menos em promoções online. Nos meus paguei menos de R$ 10.

      Excluir
  4. Valem muito a pena! É um resumo do filme muito bem escrito. Só não comprei Frozen, Tinker Bell e Enrolados. Histórias mais femininas.

    ResponderExcluir
  5. Essas revista eram sub-licenciadas pela Abril, não? Será que continuam?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A publicação de quadrinizações é um contrato à parte entre Disney e editora (Ediouro, neste caso).

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  6. Durante o segundo semestre de 2018, ironicamente, estes serão os únicos lançamentos Disney em quadrinhos no Brasil...

    ResponderExcluir
  7. Uma sombra, ou nem isso, perto dos verdadeiros quadrinhos disney. Não aceitaria nem de graça.Deprimente ver coleções como a Barks e Rosa serem canceladas abruptamente (aliás, deu bem certo, a Abril entrou em recuperação judicial) e se liminar a ter "Carros", "Enrolados" (?!).

    ResponderExcluir
  8. É só ver Disney na Home que instantaneamente vem a cabeça o tema: Revistas Disney VOLTAM a ser publicadas no Brasil pela editora... putz como quero ver essa noticia.

    ResponderExcluir
  9. Por favor, onde acho a matéria dos 65 anos bem contados da editora Abril? Faz tempo que procuro e não acho.
    Roniere

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Roniere. Tiramos do ar para refazer e atualizar. Daqui a um tempo ela volta, ok?

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
  10. Também fico no aguardo da repostagem, foi uma matéria épica, muito boa mesmo.

    ResponderExcluir
  11. Opa! Ainda bem, também fico aguardando! Valeu, PG!

    ResponderExcluir

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem a opinião do Planeta Gibi.

O comentário NÃO SERÁ publicado quando incluir:

• Quaisquer ofensas, agressões ou termos pejorativos;
• Quaisquer links ou e-mails;
• Qualquer menção a outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
Assunto alheio ao tema da postagem em questão.