' '

17 de fev de 2017

Disney Italia anuncia seus especiais para o 1º semestre

Atualização: os destaques das 5 edições de março de TOPOLINO. 

A Disney Italia anunciou os lançamentos que fará neste semestre via Panini. De material inédito, basicamente a homenagem a CORTO MALTESE. No mais, encadernados interessantes como a compilação das 5 primeiras HQs clássicas do Superpato, HQs brasileiras de Zé Carioca e Biquinho no MEGA ALMANACCO e caixas como a Saga, de Don Rosa (que inclui uma litografia), e outra contendo as 3 graphic novels de horror. Confira.





As 5 edições de março de TOPOLINO:

#3197, 1/mar: Topo Maltese, Darkenblot 2.1, A História da Arte. Edição com capa variante para lançamento no evento anual de quadrinhos de Milão.

#3198, 8/mar: A História da Arte (leia aqui mais sobre essa série).

#3199, 15/mar: Darkenblot 3.0: Nemesis, de Casty & Pastrovicchio.

#3200, 22/mar: Il Dollaro Fatale, homenagem a Carl Barks no dia de seu 116º aniversário, com um remake do hipersuperultramegablasterclássico O Trenzinho da Alegria (será que entendemos direito?! Corajosos... Queremos isso já aqui, Editora Abril!)

#3201, 29/mar: Todos os Milhões do Tio Patinhas: O 16º Milhão (abaixo, mais sobre essa saga).




A Abril chegou a anunciar um DISNEY DE LUXO com todos os episódio de TODOS OS MILHÕES DO TIO PATINHAS... quando a Itália mostrou que a série não estava encerrada, publicando um 15º capítulo. Acima, o 4º volume da DEFINITIVE COLLECTION dedicada à obra — cujo 16º episódio terá sido publicado pouco antes em TOPOLINO; vide acima.

LEGENDARY COLLECTION se assemelha (em formato e proposta) a DEFINITIVE COLLECTION. Foram 10 volumes compilando MÁGICOS DE MICKEY — que com isso ganhou episódios inéditos em TOPOLINO para impulsionar a coleção; o #10 foi vendido com uma caixa de papelão para guardar todos os volumes. E no momento se republica MICKEY X, que no Brasil teve apenas 2 edições lançadas, em 2003 (em formato americano, paralelamente ao reboot de PK, aqui batizado de DONALD SUPER, igualmente mal sucedido por essas bandas).







A série Q-GALAXY teve uma meia dúzia de episódios produzidos e publicados na Itália em 2009 (TOPOLINO 2785 a 2788, 2809, 2817 e 2821 — verifique aqui a disponibilidade em nossa loja), todos inéditos no Brasil. Boa parte deles tem o belo traço de Lorenzo Pastrovicchio (Mancha das Trevas, PKNE).





Aqui, a homenagem a CORTO MALTESE e aos 50 anos de Giorgio Cavazzano nos quadrinhos Disney. Veja aqui mais um pouco sobre isso. O editor Paulo Maffia disse ao Planeta Gibi que deve sair no Brasil "o mais rápido possível". 

A edição de TOPOLINO com a obra tem lançamento oficial no evento anual de quadrinhos de Milão, no início de março, e ganhará capa variante (no ano passado, DYLAN DOG mereceu essa homenagem, lembra-se?)





O texto sobre TOPO MALTESE e Cavazzano, acima, informa o lançamento de um novo título bimestral, o TESORI MADE IN ITALY, que terá estrutura similar ao da coleção abaixo. O #1 sai em março, justamente dedicado a Cavazzano.





A SAGA DO TIO PATINHAS, dentro da coleção TESORI INTERNATIONAL, ganha um box para os dois volumes e vem acompanhada de uma litografia. Pelo preço, essa versão deve ser em capa cartão. Bonita e acessível.





Até agora, com exceção do #4, dedicado a artistas americanos variados, cada volume de TESORI INTERNATIONAL tem focado num único artista (ou dupla). Depois de Don Rosa nos 2 primeiros, teve Gottfredson no #3, Kinney & Hubbard no #4 (estrelando Peninha), e Paul Murry no #6. 

Veio daí a sugestão do Planeta Gibi à Abril, por sinal, para lançar um DISNEY DE LUXO com histórias de Kinney & Hubbard e suas criações, como Peninha, Urtigão e 00-ZÉro. O especial brasileiro deve sair ainda neste ano.

Já I MIGLIORI ANNI DISNEY foi lançado no Lucca Comics de 2014. Naquela ocasião, assim o descrevemos: "O #1 é 1960. Seleção das melhores histórias lançadas naquele ano (Scarpa, Carpi, Bottaro etc.), ladeadas por textos sobre o que acontecia nas artes, moda, costumes. O ultra especialista Lucca Boschi assina. TOPOSTORIE, há bastante tempo, fez algo similar, mas era vendido com jornal. Este é barato e vende em bancas. Sonho de consumo de qualquer colecionador".





Como era de se esperar, MEGA ALMANACCO ressuscitou e manteve sua alma: HQs produzidas fora da Itália, incluindo aquelas vindas dos Estúdios Abril. O anúncio acima dá destaque para histórias brasileiras com Zé Carioca e Biquinho. Leia mais sobre o relançamento deste título aqui e aqui.





Repare que a Disney removeu o "appgrade" do título, pôs um número 1 na capa (em janeiro), mas para todos os efeitos continua chamando a principal revista (mensal) do herói de PAPERINIK APPGRADE e continuando sua numeração. Algo que já havíamos notado nos registros da Panini Italia.





Por um ano e meio, a partir de 2005, a Disney Italia lançou 17 edições deste título, com HQs de Mickey Detetive por artistas diversos. Tudo indica que se trata de reedição integral: a capa acima (de Davide Cesarello) é a mesma do #1 de 2005 e a quantidade de páginas, também. Paul Murry, Jaime Diaz, Romano Scarpa, Carpi, Marco Rota, Guido Martina, Cimino, Freccero... grandes mestres. Ah, e Jerry Siegel, também (ele mesmo).




SUPER DISNEY é um título interessante: algo como nosso finado DISNEY TEMÁTICO (o nome formal da coleção não aparece na capa) e com quantidade variável de páginas a cada edição. Acima, o primeiro volume que compila, em ordem cronológica, as 5 primeiras HQs do Superpato clássico. (Não consegue compreender muito bem as diferentes séries dele? Confira aqui nosso resumão.)







No evento anual de quadrinhos de Nápoles, em maio, TOPOLINO também terá capa variante — algo que vem se repetindo desde que a Disney Italia transferiu a impressão e distribuição de seus gibis tradicionais para a Panini. Desenhos de Paolo Mottura... é de se esperar que venha aí mais uma bela graphic novel.





Box com 3 volumes em formato gigante e capa dura com as graphic novels de horror. DOTTOR RATKYLL, a despeito de aparentemente permanecer restrita à Itália, ganha reimpressão (com nova capa). DUCKENSTEIN sai no Brasil no próximo DISNEY BIG (leia aqui).


► Por Edenilson Rodrigues.
► Fontes: divulgação, Banco de Dados Planeta Gibi.
► Publicado originalmente em 16/fev/2017.
► Atualizado pela última vez em 17/fev/2017.





5 comentários:

  1. Vejo um monte de ótimos candidatos para o Disney de Luxo :)

    ResponderExcluir
  2. Vcs irão trazer esse material p'rá venda aqui no Brasil?

    ResponderExcluir
  3. Um capa dura de literatura com Ratkill, Duckenstein, Ilha do Tesouro e Topo Maltese seria fantástico. Sem Don Patetote, ainda não entendo como optaram por aquele final tosco. Drácula e Moby Dick ficariam ótimos num volume assim, mas já tiveram sua chance.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns, Planeta Gibi! Fico feliz em ver aqui no blog mais matérias sobre a fantástica produção da Disney Itália atual, que bate um bolão e cujos especiais devem servir de boa inspiração para nosso editores Abril Disney!

    ResponderExcluir
  5. Muita coisa boa que se não fosse a internet a gente nem faria ideia. Pena que não dá pra ter tudo, como as hqs do Superpato que nem a "Metamorfosi" da PK Giant 31 ou a interessantíssima "Paperguardiani galactici". Mas o que vier pra cá, a gente aproveita!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.