' '

10 de fev de 2017

DISNEY BIG de fevereiro: todas as HQs. E o que vem por aí.

Atualização: a capa (com novo logotipo). 

Veja aqui imagens de todas as HQs de DISNEY BIG #43, que está chegando às bancas. 

O grande destaque são as 90 páginas inéditas do crossover Superpato CrimeTemporal DonaldDuplo

Mas e os 3 episódios pulados pela Abril? E onde podemos ler os outros capítulos da série?  E qual será o destaque da próxima edição? Também a seguir.







DISNEY BIG #43
Publicação bimestral, formato 13,4 x 19 cm, 304+4 páginas, lombada quadrada, capa cartão, miolo cor, R$ 15,00, distribuição nacional. Lançamento dia 10/fev.

Destaque desta edição:

SP Crime Temporal DD 
          PK TimeCrime DD, 90 páginas, TOPOLINO #3153-4 (Itália, mai/2016).
          Roteiro: Francesco Artibani. Desenhos: Paolo Mottura.

• Último episódio da série DonaldDuplo — cujo reboot está para ser anunciado. 

• Ao mesmo tempo, trata-se do 4º episódio da série chamada informalmente de PKNE (Pikappa New Era).

◼ O CONTEÚDO:

  

  

  

  

 

 

  

   

  

 

  

◼ SUPERPATO, PK, PK², PK REBOOT, PKNE... ENTENDA:

• Há 3 séries com o personagem: 

    1: O Superpato (Paperinik, no original) mais popular por aqui, cujas tramas se passam no "presente".
    2: O futurista PK (e suas sequências PK² e PKNE).
    3: PK Reboot. 



• Detalhando um pouco as séries futuristas:

• Estreou na Itália em mar/1996 e durou 52 edições, até jan/2001, incluindo três números zeros. No Brasil, a publicação começou pelo #1 italiano e durou 6 edições de SUPERPATO NOVAS AVENTURAS, lançado pela Abril em formato americano em 1998. Em 2013, a editora retomou a série no DISNEY TEMÁTICO #13 AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO, onde mostrou os 3 episódios inéditos dos números zeros italianos (e aproveitou para republicar o #1 em DISNEY BIG #18).

• Na sequência, a Itália lançou 18 números de PK², até jun/2002. Inédito no Brasil.

• Aí houve um reboot: foram produzidas 32 edições de PK PIKAPPA entre ago/2002 e mar/2005, basicamente apresentando em cada edição uma história longa, de 48 páginas, e outra de 12. No Brasil, a Abril chegou a lançar os dois primeiros números dessa saga (em DONALD SUPER, também em formato americano, mai-jun/2003). Em 2012, os dois primeiros episódios de 48 páginas foram reprisados em DISNEY JUMBO #2.

• Após longo hiato, a Disney Italia decidiu retomar a série a partir de PK² — ou seja, ignorando o reboot. E, ao invés de lançar um novo título do Superpato, esses novos episódios passaram a sair na semanal TOPOLINO (e, em seguida, em formato luxo). São eles, chamados de PKNE:

#1: Poder e Potência (Potere e Potenza, 160 páginas, roteiro de Francesco Artibani e desenhos de Lorenzo Pastrovicchio, jul/2014): MEGA DISNEY #7.

#2: Gli Argini del Tempo (123 páginas, roteiro de Alessandro Sisti e desenhos de Claudio Sciarrone, mai/2015): inédito no Brasil.

#3: O Raio Negro (Il Raggio Nero, 177 páginas, dos mesmos artistas do primeiro episódio de PKNE, nov/2015): DISNEY BIG #38.

#4: SP CrimeTemporal DD (PK TimeCrime DD, 90 páginas, roteiro de Francesco Artibani e desenhos de Paolo Mottura, mai/2016): DISNEY BIG #43. Também é o último episódio da série DonaldDuplo.

#5: Cronaca di un Ritorno (160 páginas, dos mesmos artistas do segundo episódio de PKNE, nov-dez/2016): inédito no Brasil.

#6: Il Marchio di Moldrock (dos mesmos artistas do primeiro episódio de PKNE; será publicado em TOPOLINO em mai/2017).

◼ PRÓXIMO DISNEY BIG:


 

Em abril, DISNEY BIG trará a graphic novel inédita Duckenstein di Mary Shelduck, com 72 páginas publicadas originalmente na Itália em novembro último.

A obra tem roteiro de Bruno Enna e desenhos de Fabio Celoni (cores de Luca Merli), a mesma dupla responsável pelas formidáveis Drácula de Bram Ratoker (vide DISNEY DE LUXO #7 CINEMA) e Lo Strano Caso del Dottor Ratkyll e di Mister Hyde (cuja republicação está vetada pela Disney), outras das chamadas Novas Paródias Disney.

Dividida em duas partes, publicadas em edições consecutivas de TOPOLINO, Duckenstein foi lançada na mais recente Lucca Comics com direito a capa variante especial.


 

 

◼ OS 3 EPISÓDIOS INÉDITOS DE DONALDDUPLO:

Dos 27 episódios longos de DonaldDuplo, os três que antecederam este SP CrimeTemporal DD permanecem inéditos (veja aqui o guia completo).

A Abril justificou que eles estavam programados para o ano passado, mas seus espaços em DISNEY BIG tiveram que ser ocupados por outras inéditas que não poderiam esperar: a continuação de Star Tranko, celebrando os 50 anos de Jornada nas Estrelas, e a paródia Dom Patetote, nos 400 anos da morte de Miguel de Cervantes.

A editora garante que as HQs sairão em breve em DISNEY BIG.

E assim como está para acontecer com PATETA FAZ HISTÓRIA (veja aqui), é provável que a saga completa seja relançada em volumes de luxo num futuro não muito distante (incluindo os cartuns de Silvia Ziche e o que mais for devido, por que não?).

 VEJA TAMBÉM:

 Guia Planeta Gibi DonaldDuplo aqui 
• Guia Planeta Gibi DISNEY DE LUXO aqui 
• Guia Planeta Gibi COLEÇÃO CARL BARKS DEFINITIVA aqui 
• Checklist Disney de fevereiro aqui
• Lançamentos anunciados para março em diante aqui

 COMPRE AQUI:

 TOPOLINO: clique aqui
Superpato: clique aqui
DonaldDuplo: clique aqui






► Por Edenilson Rodrigues.
► Fontes: divulgação, Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
► Publicado originalmente em 7/fev/2017.
► Atualizado pela última vez em 10/fev/2017.




13 comentários:

  1. Como seria esse reboot de Donald Duplo? Será que haverá alguma alteração conceitual na origem, na forma através da qual o Donald entrou para a Agência? Esta série é muito boa para ser modificada, espero que não a comprometam.

    ResponderExcluir
  2. Planeta Gibi, o Mega Disney foi cancelado?

    ResponderExcluir
  3. O capa dura do DD já tem espaço reservado na minha estante. (Ao lado das séries completas de PKNA e Mickey X, seja em qualquer formato...)

    ResponderExcluir
  4. Imperdível!!! e a próxima também *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É isso aí Xandro! E por falar nas Graphic Novels, você já deve saber do mais recente episódio a sair na Itália, "Metopolis", paródia do filme "Metrópolis", dos anos 30. Excelente também!

      Excluir
  5. Que bom que Donald Duplo vai voltar para Big! Sou fã da série e tenho tudo, o que já saiu impresso e traduzido no Brasil e arquivos digitais dos inéditos. E tomara que os novos episódios de Superpato também venham para cá e a série PKNA2 também, pois sou fã da Lyla e das filhas do Sr. Ducklair, que são destaque na série!

    ResponderExcluir
  6. Curtir o NOVO logo(assim sobra mais espaços para a arte das capas)...e a chama então? xD

    ResponderExcluir
  7. esse logotipo é definitivo ou só pra essa edição? Lembro que essa mesma capa estava com o logotipo antigo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A capa que você viu (com logo antigo) era apenas uma montagem do Planeta Gibi para ilustrar o post, ok? (A informação de capa provisória estava então indicada no texto.) Abs.

      Edenilson.

      Excluir
  8. Amo Superpato, mas aquele cômico que tem aventuras na Patopolis simples.

    ResponderExcluir
  9. Duckenstein é bobinha. De interessante eu achei o papel dado ao Gansolino... Mas Metopolis é show de bola! Deu ao filme original uma nova roupagem futurista que o próprio filme pretendeu ter em sua época. Descomplicou os temas adultos do filme com maestria. Suavizou (por necessidade, dado o público alvo diferente do do filme original) maravilhosamente a sensualidade da personagem feminina (sem perder a essência da beleza das mulheres) do jeito que só os italianos atualmente sabem fazer nas hqs. Muito boa história.

    A paródia de o Médico e o Monstro é mais sombria, mas a atuação dos personagens, especialmente do Pateta e até mesmo do Peninha são de uma fluidez atraente. A transformação de Donald em monstro teve sim um certo exagero desnecessário, especialmente no trato com Huguinho, Zezinho e Luisinho. Mas a HQ no geral é muito boa. Espero que ainda venha para cá um dia.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.