' '

31 de out de 2016

CASCÃO e CHICO BENTO atingem 700 edições cada

CASCÃO e CHICO BENTO terão em novembro edições comemorativas #700, com direito a capas variantes. 

Com matemática idêntica à aplicada às edições comemorativas #500 de MÔNICA, CEBOLINHA e MAGALI, para chegar a esse número a Panini computou inclusive as edições lançadas pelas editoras anteriores. 






CASCÃO estreou em 19/ago/1982 na Editora Abril. CHICO BENTO viria uma semana depois, e ambas assim se revezariam nas bancas por muito tempo, inclusive quando a Globo assumiu a publicação dos gibis da Turma da Mônica. 

Reza a lenda que Mauricio de Sousa foi bastante resistente à ideia da Abril de lançar esses títulos, em esquema similar àquele usado para PATO DONALD e ZÉ CARIOCA desde o início dos anos 1960, por temer que houvesse uma canibalização nas vendas. 

A editora estava certa, e a periodicidade quinzenal só foi abandonada quase 20 anos depois, em mar/2003, quando essas revistas passaram a circular mensalmente e com o dobro de páginas — como, de resto, ocorre até hoje.





 

CASCÃO #19
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 64+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 4,30, distribuição nacional. Edição #700, 4ª série. Lançamento dia 4/nov.
Na revista Cascão nº 19, a história ‘Cascão 700’ faz uma retrospectiva da vida do personagem que é o melhor amigo do Cebolinha, sempre participa de seus planos infalíveis para derrotar a Mônica e conquistar a rua, levando muitas coelhadas, mas é capaz de fugir de água numa fração de segundo! Nesta aventura, Capitão Feio reúne a SUJOCA para derrotar o Cascão viajando pelas edições passadas da revista. Será que eles vão finalmente conseguir? A trajetória do garoto sujinho com suas confusões, bagunças, vilões e aliados está retratada nas páginas desta edição especial.



 

CHICO BENTO #19
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 64+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 4,30, distribuição nacional. Edição #700, 4ª série. Lançamento dia 4/nov. 
A revista do Chico Bento tem contado muitas histórias da vida na roça, dos causos e crendices do interior, das goiabas saboreadas no alto das árvores do vizinho Nhô Lau, das trapalhadas do primo Zé Lelé, das aventuras no mato e do tímido namoro com a Rosinha. Agora, na edição 19, a história ‘Como será o futuro?’ coloca o menino da roça numa situação inusitada: Chico anda muito preguiçoso até que um jacaré mágico revela o futuro para ele aprender uma importante lição.


PRESS RELEASE:

O integrante da Turma da Mônica que tem medo de água e o caipira mais divertido da Vila Abobrinha, personagens consagrados de Mauricio de Sousa, têm algo de impressionante em comum — em novembro de 2016, com o lançamento do número 19* de sua revista em quadrinhos mensal publicada pela PANINI, ambos completam 700 edições de seus próprios títulos, que começaram a ser publicados em 1982. 

São pouquíssimos os personagens dos quadrinhos em todo o mundo que conseguiram atingir esse número incrível e, para celebrar, cada revista terá edição comemorativa com capas variantes: duas nas bancas e outra especial, em estilo vintage, para a Comic Con Experience CCXP. Um presente para os fãs e colecionadores que celebra este marco na história de personagens tão queridos do público. 

Em quase 35 anos de existência, foram publicadas 114 edições das revistas do Cascão e do Chico Bento pela editora Abril, 467 números pela editora Globo, e, até hoje, 119 edições pela Panini (100 + 19). 

*Da numeração reiniciada em 2015, após a número 100.


Por Edenilson Rodrigues.
Fontes: Banco de Dados Planeta Gibi, divulgação.
Publicado originalmente em 31/out/2016. Atualizado pela última vez em 2/nov/2016.







8 comentários:

  1. Muito... Bacana! Supimpa!! Legal!!! ;) :) :D

    ResponderExcluir
  2. Não entendi as capas variantes. Vão ser contracapas como foram as edições de maio ou vão vender as 2 versões e a gente escolhe qual comprar?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas variantes serão vendidas na CCXP, em dezembro.

      Excluir
  3. Até que enfim essas capas estão ficando menos poluídas.

    ResponderExcluir
  4. O design dos "Cascões antigos" ficaram bem esquisitos... Será que farão também uma tiragem em papel especial e capa laminada, como as edições 100 e 500?

    Turma da Mônica Jovem também chega numa marca comemorativa esse mês (número 100). Curioso pra saber o que a Panini fará de especial, até porque faz um bom tempo que TMJ não ganha brindes, capas diferenciadas, edições especiais e coisas do tipo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As capas variantes CCXP (uma pra CC, outra pra CH) ainda não foram divulgadas. Vamos ver...

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
    2. Tá mais que na cara que na TMJ 100 a mônica "volta" pro cebolinha...

      Excluir
  5. Fórmula batida a da revista do Cascao. Em Monica 500 já teve isso. Cebolinha também. Que revista especial é essa onde a HQ de abertura é reciclada das outras?

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.