' '

20 de jun de 2016

Rodolfo Zalla † 85 Anos

Com algumas dezenas de HQs disneyanas de Zorro no currículo, Rodolfo Zalla, morto ontem aos 85 anos, foi um dos responsáveis pela popularidade do personagem nos gibis Disney, ao lado de Alex Toth e de Primaggio Mantovi. 

Nascido na Argentina, Zalla mudou-se para o Brasil em 1963. Depois de trabalhar nas tiras do jornal Última Hora, começou a desenhar quadrinhos de aventura para a Editora Taika, como Targo e Escorpião.

Na Abril, no início dos anos 1970, além de Zorro (confira a seguir uma de suas obras, com roteiro de Ivan Saidenberg), também produziu histórias com os personagens de Hanna-Barbera e, mais tarde, para HE-MAN. (Os direitos da produção disneyana de Zorro pertencem hoje à Image, motivo pelo qual a Abril não tem permissão para reeditar suas HQs nos gibis Disney.)

No início da década de 1980, Zalla voltou com o D-Arte, estúdio que havia fundado em 1967 com Eugenio Colonnese. E dali sairam as HQS de terror que fizeram a fama do artista, publicadas sobretudo em CALAFRIO e MESTRES DO TERROR. O Guia dos Quadrinhos lista títulos e edições com as obras do artista.

  

  

  

  

  

 



• As HQs de Zorro produzidas pela Disney eram baseadas no seriado de TV da Disney estrelado por Guy Williams (depois protagonista de Perdidos no Espaço) que durou 3 temporadas, entre 1957 e 59.

• A primeiríssima HQ foi publicada nos EUA em FOUR COLOR #882 (fev/1958, desenhada por Alex Toth). Presenting Senor Zorro foi aqui chamada de O Nascimento de Zorro e publicada em DIVERSÕES JUVENIS (Editora Abril, 1ª série) #25, em 1962. 

• Depois, as HQs continuaram sendo publicadas em EDIÇÃO ESPECIAL O PATO DONALD (jul/1963), TIO PATINHAS #1 (dez/1963), ZÉ CARIOCA #695 (mar/1965), MICKEY #150 (abr/1965) e em outras edições de TIO, e MICKEY, além, claro, das três raríssimas EDIÇÃO EXTRA de meados dos anos 1970.

• Em ALMANAQUE DISNEY, Zorro começou a sair no #20 (jan/1973). Essa HQ não tem código impresso e pode ser (não dá para afirmar isso categoricamente) a primeira produzida no Brasil.

• É certo, no entanto, que os Estúdios Abril começaram a produzir HQs do Zorro em 1973. E a primeira delas saiu em ALMANAQUE DISNEY #24 (mai/1973).

• Chile, Alemanha e França, entre outros países, produziram quadrinhos Disney com o personagem. A última delas foi publicada em meados de 1986 na França. Provavelmente foi quando a Disney perdeu a licença do personagem.

 A perda da licença, por sinal, deve ter sido fator determinante para a coleção ANOS DE OURO DO TIO PATINHAS, lançada em 1991, não poder reproduzir as primeiras revistas do TIO de capa a capa, como acontecera antes em ANOS DE OURO DO PATO DONALD (1988) e ANOS DE OURO DO ZÉ CARIOCA (1989-90). A Abril, então, fez um apanhado de histórias publicadas nas 16 primeiras edições do velho muquirana, o que desagradou bastante os colecionadores.


Por Edenilson Rodrigues. 
Fontes: Guia dos Quadrinhos (sobre Zalla), Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi.
Publicado originalmente em 20/jun/2016.
Atualizado pela última vez em 22/mai/2017.


5 comentários:

  1. Uma Triste perda...
    Descanse em paz,Mestre...
    E também aproveito para dar outra notícia ruim: de acordo com uma nota publicada no jornal carioca O GLOBO de 18/06/16(sábado),na coluna GENTE BOA do SEGUNDO CADERNO,a Abril NÃO VAI MAIS PUBLICAR O ÁLBUM DE FIGURINHAS E A HQ "PATETA NAS OLIMPÍADAS".
    segundo a nota,a Disney foi notificada pelo Comitê Organizador das Olimpíadas RIO 2016,e ordenou à Abril o imediato cancelamento de tudo o que já estava prontinho pra ser lançado. Motivo: A Disney NÃO É parceira comercial dos Jogos Olímpicos.

    ResponderExcluir
  2. Por coincidência, comprei no mês passado a edição "Calafrio - 20 Anos Depois". Pura nostalgia, adorava ler a revista original nos anos 80. Minha edição está autografada por ele. Muito obrigado Rodolfo Zalla.

    ResponderExcluir
  3. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  4. Primeiro, lamento pela morte do Sr Zalla, sempre achei interessante o personagem Zorro; segundo, agora tá explicado a questão Disney e olimpíadas. Colecionadores é que perderam, já contava com este álbum. Será que os amigos da Abril vão ter alguma ideia sobre o álbum? Sabemos que o Almanaque do Mickey vai abraçar o Pateta Olímpico. Espero que não percamos o álbum de figurinhas.

    ResponderExcluir
  5. Só pra boicotar as olimpíadas, não vou comprar nade referente ao evento.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.