' '

14 de mai de 2016

Da Redação...

A Mulher Gatinha • Marvel encerra DARTH VADER no #25 • Mais COLEÇÃO NOVA MARVEL a caminho • MICKEY X • relançamento de MARVELSCLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY é reeditado na Itália • conclusão de TRANSMETROPOLITAN • TEX GIGANTE EM CORES em venda exclusiva pela Mythos • etc.








 

DARTH VADER #25, concluindo o arco End of Games, será a última edição do título produzido e publicado nos EUA pela Marvel (formalmente, a edição que circula neste mês por lá é a #20). 

No Brasil, o título publicado pela Panini traz duas HQs por edição, está (formalmente) no #7 e, até o momento, replicou as primeiras edições americanas e a minissérie Princesa Leia



I CLASSICI DELLA LETTERATURA ganha nova versão na Itália, em capa dura (desenhadas por Andrea Freccero) e cerca de 200 páginas por volume. 

A empreitada é da editora Giunti, que relançou no final do ano passado os fac-símiles do Manual do Escoteiro Mirim e do Manual da Vovó Donalda, além de algumas coletâneas de quadrinhos Disney, todos em capa dura. 

Com algumas adaptações, a coleção foi publicada no Brasil pela Editora Abril entre 2010 e 2011 como CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY em 40 volumes semanais comemorando os 60 anos do gibi PATO DONALD. Compre aqui.



TRANSMETROPOLITAN ganha seu sexto e derradeiro volume entre junho e agosto, informou a Panini (foto da editora). O anterior havia saído no já longínquo set/2014. Suas 60 edições originais saíram nos EUA entre 1997 e 2002, assinadas por Warren Ellis e Darick Robertson.

A Panini começou a publicar o material em 2010, sempre em encadernados de capa dura, reeditando inclusive o que já havia sido publicado esparsamente por outras, como a Brainstore. 


 

A Papercutz, que lançou há algum tempo nos EUA diversas edições em capa dura de quadrinhos de TINKER BELL, começou por lá a publicação de MICKEY-X.

A produção original italiana teve 30 edições (2002-2004) com cerca de 80 páginas cada. 

A edição americana, no entanto, é curiosa, já que se dá dentro do título DISNEY GRAPHIC NOVELS, cujo número seguinte é... MINNIE & MARGARIDA BFF (que chegou a ter 5 edições publicadas pela Editora Abril de sua revista com quadrinhos, textos e afins). 

Uma carta do editor no final do volume, contudo, dá a entender que a série terá continuidade (o que é imprescindível para o entendimento de sua trama), além de anunciar também por lá uma versão de CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY (vide acima). Mas também essa dentro do mesmo título DISNEY GRAPHIC NOVELS

No Brasil, as histórias de terror e mistério de MICKEY-X naufragaram de imediato. A Editora Abril lançou apenas dois números da revista — em formato americano e 84 páginas cada — em meados de 2003. A continuidade da publicação é solicitada com certa frequência aqui pelos apreciadores desses universos paralelos Disney produzidos pela Itália. Não temos notícia de que a Abril tenha interesse em fazê-lo. 



Quem coleciona Tex não pode ficar sem saber que a Mythos anunciou que TEX GIGANTE ESPECIAL EM CORES #11 será vendido somente pela loja da editora, ressaltando que o volume não irá para bancas nem para livrarias. A tiragem é limitada, informa-se também.


Já está impresso e pronto para a distribuição o encadernado que compila em 124 páginas a minissérie DARTH VADER: O CLAMOR DAS SOMBRAS. Vide detalhes em nosso checklist deste mês



Outro lançamento Panini é ARANHAVERSO #3, cuja data de capa é abril. Todos os detalhes em nosso checklist Marvel. Compre aqui.


  

A Panini dá sequência aos encadernados em capa dura da Marvel. Nas próximas semanas saem, pelo menos, VINGADORES: A IRA DE ULTRON, VINGADORES: O ÚLTIMO EVENTO BRANCO e NOVÍSSIMOS X-MEN: CRIANDO RAÍZES. Em breve atualizaremos nosso Guia Planeta Gibi COLEÇÃO NOVA MARVEL com todos os detalhes. 



 

A Panini relançará MARVELS com a mesma ilustração de capa que utilizou em 2005 para a edição de 10º aniversário da notável obra de Kurt Busiek e Alex Ross (acima, à esquerda; a capa da direita é da reedição de 2010; ambas as imagens são do Guia dos Quadrinhos). 

A escolha foi feita pelos leitores, solicitada pela editora em sua página no Facebook há alguns dias.

A capa da edição original da Panini, na verdade, era preta com letras em hotstamping prateado. A imagem acima é da sobrecapa, em papel couché. Além da minissérie original, o volume apresentava o capítulo zero e trazia um pôster gigante. 

MARVELS (1994) foi primeiro lançada no Brasil pela Editora Abril, em 1995. Com qualidade gráfica impecável, cada uma de suas quatro edições vinha com uma sobrecapa de acetato. Em 2001, a Pandora Books lançou o número zero.



Os lançamentos do DISNEY DE LUXO ESCOTEIROS MIRINS e do fac-símile de Manual do Escoteiro Mirim, agora no final de maio, ganharam peças publicitárias e serão inclusive indicados na seção Boas Compras da revista Veja em São Paulo. Todos os detalhes dessas obras você confere aqui

Veja também todo o conteúdo do mais recente volume da coleção, INICIATIVA SUPER-HERÓIS, aqui

E saiba mais sobre os (diversos) próximos encadernados DISNEY DE LUXO aqui




Por falar em INICIATIVA SUPER-HERÓIS (que republica a cult O Cavaleiro das Dívidas; acima, uma de suas magníficas páginas), vem aí a primeira republicação de mais uma paródia de Marcelo Cassaro e Paulo Borges, A Mulher Gatinha

A HQ foi publicada uma única vez, em ZÉ CARIOCA #2024 (mai/1995) e estará de volta em breve no gibi do papagaio. 


Por Edenilson Rodrigues.
Publicado originalmente em 14/mai/2016.
Fontes: sites das editoras, releases, Banco de Dados Planeta Gibi, Acervo Planeta Gibi.



8 comentários:

  1. O Levi merece os méritos pela propaganda que fez para com "Marvels" e até mesmo para com "Terra X".

    Mas infelizmente os presentes materiais não são do meu agrado.

    ResponderExcluir
  2. Curti demais mickey X quando lançaram em 2003, seria um sonho caso relançassem compraria com certeza todas as edições.

    ResponderExcluir
  3. Realmente Mickey X merece uma nova chance. Talvez um capa dura com a série como fizeram com Mickey Mystery.

    ResponderExcluir
  4. Poxa, esse é o Tex a cores q mais esperei, mas a hora para lançarem, justo quando to desempregado, e ainda em tiragem limitada. :/
    .

    ResponderExcluir
  5. O mais triste do aparente fim da Mega é que osclássicos da literatura estavamsendo republicados nela, pois pra quem não tem fica meio inviável comprar essa coleção nos sebos, pois o preço é meio salgado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas para quem já tem, CLD em Mega é o Horror! Inclusive pq não faz muito tempo q saiu essa coleção...

      Excluir
    2. Mas pra quem não tem ? Nem todos compraram, e a Mega é basicamente repetecos,quem compra sabe do risco...

      Excluir
    3. Tem muita coisa boa publicada a muito mais tempo que poderia ser republicada em Mega, Big, etc... Não precisaria apelar para Clássicos da Literatura Disney lançada a apenas 5,6 anos atrás...

      Excluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.