' '

10 de abr de 2016

Mais 8 volumes DISNEY DE LUXO, Manual do Escoteiro Mirim e recuperação de HQs históricas

ATUALIZAÇÃO: mais algumas informações (e opiniões). A Editora Abril revelou a sequência de lançamentos das edições de luxo de quadrinhos Disney. Depois de MICKEY MYSTERY (março) e INICIATIVA SUPER-HERÓIS (à venda no final deste mês), virão oito volumes, já em produção. Veja abaixo detalhes de todos eles. Além disso, a editora confirmou a data de lançamento da reedição do clássico Manual do Escoteiro Mirim e anunciou a recuperação de HQs históricas e raras em todo o mundo.




#10 • 30/mar/2016
MICKEY MYSTERY: O DETETIVE DAS TREVAS [#1]
Formato 15,6 x 23 cm (medidas do miolo), 384+4 páginas cor, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché, R$ 59,90Distribuição na Grande São Paulo, Brasília, todas as capitais e livrarias. 

• A Editora Abril não identifica oficialmente os encadernados capa dura sob um título de coleção, tampouco os numera sequencialmente. O título e a numeração atribuídos pelo Planeta Gibi têm finalidade meramente referencial.

Veja aqui detalhes desta edição.





#11 • 28/abr/2016
INICIATIVA SUPER-HERÓIS
Formato 15,6 x 23 cm (medidas do miolo), 480+4 páginas cor, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché

• A partir daqui, preços a divulgar.

• Comemora os 30 anos do Clube dos Heróis, reunião dos heróis Disney promovida pelos Estúdios Abril. A estreia aconteceu em EDIÇÃO EXTRA #166 (fev/1986).

• O especial apresenta HQs com atuações solo de Superpateta, Superpato, Superpata, Morcego Vermelho, Morcego Verde, Vespa Vermelha, pelo menos, e conclui com histórias do time reunido. 

• As HQs da Superpata neste volume são todas inéditas no Brasil.

• A editora chegou a cogitar incluir aqui a supersaga italiana de 240 páginas Ultra-Heróis (AVENTURAS DISNEY #40-43, nov/2008-fev/2009), que, de certa forma, recuperou e atualizou a equipe. A Itália produziu algumas outras HQs, curtas, com a equipe,  totalizando mais de 120 páginas, que permanecem inéditas no Brasil. 


 



#12 • 25/mai/2016
OS ESCOTEIROS MIRINS
Formato 15,6 x 23 cm (medidas do miolo), 384+4 páginas cor, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché

• A ilustração de capa será aquela produzida pelo artista alemão Ulrich Schröder para LES PLUS BELLES HISTORIES DES CASTOR JUNIORS, um especial capa dura com HQs de Carl Barks lançado na França em 2011. 

• Esta edição de ESCOTEIROS MIRINS não terá o fundo espelhado verde de gosto duvidoso da edição francesa. O padrão será aquele utilizado até aqui: reserva de verniz e hot stamping.

• Este volume compila HQs dos Escoteiros Mirins de Carl Barks, inclusive aquelas desenhadas por Dan Jippes, atualmente seu maior seguidor.

• No mesmo dia, a Abril relança uma cópia fiel da primeiríssima edição do Manual do Escoteiro Mirim, com todas suas 260 páginas e capa dura (leia mais sobre os Manuais Disney — e todos os outros — aqui).


 


O PATO DONALD DE CARL BARKS VOLUME 1
Cerca de 240 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo off white

• A partir daqui, as datas de lançamento serão informadas oportunamente, assim como o formato (dimensões) dos volumes.

• Há mais de um ano, o Planeta Gibi sugeriu à Abril que reproduzisse aqui o material que vem sendo lançado pela Fantagraphics nos Estados Unidos (e que já ganhou réplica, por exemplo, na Itália). Desde 2013, a obra de Carl Barks vem sendo restaurada com suas cores originais pela editora americana. A ideia ganhou força após o Diretor de Redação Sergio Figueiredo por as mãos em alguns exemplares emprestados pelo Planeta Gibi e se encantar com sua qualidade. A Editora Abril decidiu, então, que não relançaria a obra de Carl Barks em capa dura simplesmente encadernando as edições já publicadas por ela em capa cartão entre 2004 e 2008 (O MELHOR DA DISNEY — AS OBRAS COMPLETAS DE CARL BARKS, 41 volumes, HQs repintadas), considerando mais atraente e valioso oferecer aos leitores e colecionadores algo diferente. Assim como as edições da Fantagraphics, a nova coleção de Carl Barks no Brasil terá papel branco, poroso, melhor apropriado para a apreciação das HQs impecavelmente restauradas.


 



DUCKTALES: OS CAÇADORES DE AVENTURAS
464+4 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché

• Um dos maiores sucessos da Disney repete tal performance nos quadrinhos. Seja em especiais (cujo sucesso, em 2009, abriu caminho para os mais de 50 volumes da coleção DISNEY TEMÁTICO), seja nas aparições esporádicas no ALMANAQUE DO TIO PATINHAS, HQs dos DuckTales são sempre solicitadas e apreciadas pelos leitores.

• Não por acaso, em 2017, quando completará 30 anos, a série animada ganhará nova leva de episódios (leia mais aqui).



O PATO DONALD DE CARL BARKS VOLUME 2
Cerca de 240 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo off white





PATETA REPÓRTER
480+4 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché

• A série criada pelos italianos Stefano Turconi e Teresa Radice faz uma viagem ao jornalismo dos anos 1920 e 1930.

• Concluída, possui 15 episódios. Estreou no Brasil num volume de DISNEY TEMÁTICO e continuou em edições da revista mensal do PATETA

• Seguramente é uma das melhores produções Disney dos últimos anos. Inventiva, divertida, cheia de referências. Um luxo, enfim. Na Itália, vem sendo compilada na coleção DEFINITIVE COLLECTION (veja mais aqui; veja aqui a lista de todos os episódios).





O PATO DONALD DE CARL BARKS VOLUME 3
Cerca de 240 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo off white




ATUALIZAÇÃO:

TODOS OS MILHÕES DO TIO PATINHAS
Mais de 400 páginas, lombada quadrada, capa dura com reserva de verniz e hot stamping, miolo couché

NA PALESTRA DO FESTIVAL GDQ:

Nesta sábado 9, Paulo Maffia apresentou à plateia do Festival Guia dos Quadrinhos as edições acima e antecipou os planos para os DISNEY DE LUXO para 2017 e além, destacando a parceira da Abril com a Fantagraphics para possível lançamento no Brasil, nos moldes usados no mercado americano, de:

• todos os demais volumes de CARL BARKS LIBRARY
MICKEY MOUSE: FLOYD GOTTFREDSON
DON ROSA LIBRARY
TIRAS DIÁRIAS e PÁGINAS DOMINICAIS DO PATO DONALD (publicadas pela IDW, mas produzidas pela mesma equipe da Fantagraphics)

Maffia também prometeu:

MICKEY MYSTERY #2 (reproduzindo o volume que a Panini Itália deve lançar na Lucca Comics em outubro, que conclui a saga)
• tantos volumes de UM BRASILEIRO CHAMADO ZÉ CARIOCA quanto necessários para compilar a produção de destaque com o personagem, não só da parceria Renato Canini & Ivan Saidenberg, mas também de outros artistas, como Herrero.

Além de ventilar a possibilidade de obras compilando Paul Murry, as HQs de A Patada e outras.

Por fim, solicitou que os leitores continuem a prestigiar os títulos mensais, que trazem a produção Disney inédita e são a porta de entrada de leitores e indicam tendências. Aproveitou para anunciar a paródia de Mickey a Asterix, já traduzida por Marcelo Alencar, que estará em breve no gibi mensal do camundongo.


Em 10/abr/2016:
ACRÉSCIMOS, OPINIÕES ETC.
Por Edenilson Rodrigues

Vou acrescentar aqui algumas coisas que têm a ver com algumas perguntas/comentários feitos neste post ou que me lembrei depois:

INICIATIVA SUPER HERÓIS:
O Cavaleiro das Dívidas, Superpateta no Mundo Subterrâneo e Os 12 Trabalhos do Morcego Vermelho estão no volume. Alguns podem dizer: mas isso saiu há meros x anos. Eu digo: não em um papel couché e formato maior, numa edição para ser guardada para a posteridade. Recomendo a leitura do resumo que fizemos da palestra da Panini, postado aqui hoje. Os editores discorreram longamente sobre o público de títulos seriados e de encadernados, distinguindo-os.

ESCOTEIROS MIRINS (DISNEY DE LUXO):
Além das HQs de Barks, haverá uma única HQ não-Barks, fechando a edição: Q.U.A.N.T.A.S.I.G.L.A., de Don Rosa. Nela, Donald lembra-se de como seus sobrinhos se tornaram escoteiros.

MANUAL DO ESCOTEIRO MIRIM:
Depois da repercussão monstro que teve o anúncio de sua reedição (Maffia disse que houve mais de 4 milhões de visualizações no Facebook; o Planeta Gibi ficou sabendo que a Diretoria da Abril quis saber o motivo de tamanho burburinho; a própria Disney acabou se envolvendo etc.), a redação se debruçou sobre o original de 1971 e começaram os questionamentos: lançamos um fac-símile ou atualizamos a obra, adaptando-a para o politicamente correto blablablá?... E a decisão (FE-LIZ-MEN-TE) foi: vamos lançar um fac-símile, o mais fiel possível ao original, afinal, foi a expectativa de ser um fac-símile que levou à repercussão.

O PATO DONALD DE CARL BARKS:
Começa aqui a reedição da obra completa de Carl Barks da forma como está sendo feita nos EUA pela Fantagraphics: pela primeira vez um Carl Barks Library está sendo lançado respeitando-se os traços e cores originais. Tudo restaurado. A Abril vai imprimir esse material fora, motivo pelo qual, a partir daqui, ela não tem como dar certeza das datas de lançamento. (Aquele esquema China etc., alfândega etc.... que vimos em 2015). Maffia fez questão de dizer, contudo, que todos esses volumes, de INICIATIVA a TODOS OS MILHÕES, estão garantidos para 2016.

DUCKTALES:
Não há material inédito aqui (haveria material inédito de DuckTales digno de figurar aqui, pergunto eu?!). Há uma meia dúzia de sagas longas, PELO MENOS.

PATETA REPÓRTER:
Incluirá, pelo menos, uma versão extended play da entrevista de Marcelo Alencar com os criadores da série. Entendo as restrições que alguns aqui fizeram à reedição desse material, mas se há algo digno de figurar numa edição de luxo para todo o sempre é Pateta Repórter (não consigo ser imparcial para tratar dessa série, desculpem-me). 

Como dito, deve-se ter em mente que os DISNEY DE LUXO são para nós, colecionadores, mas também são para aqueles leitores que NÃO compram gibis mensais ou formatinhos. E fecho repetindo: recomendo ler o resumo que fiz da palestra da Panini a respeito da distinção de públicos.


Por Edenilson Rodrigues & Rivaldo Ribeiro
Fontes: Acervo Planeta Gibi, Banco de Dados Planeta Gibi, divulgação Editora Abril.
Publicado originalmente em 9/abr/2016. Atualizado em 10 e 29/abr/2016.





85 comentários:

  1. Vendi minha coleção do Barks, esperando o anuncio da reediçao das mesmas hoje, arrisquei e parece que me dei bem, ufa !!!! ahuahauhauhinda

    Em relação as outras edições, há algumas muito boas (escoteiro mirins e olimpíadas) e outras que não me interessam (pateta repórter e iniciativa super-heróis). Vamos aguardar agora os preços, principalmente da obra do Barks, que deve ter preço diferenciado, já que possui menos páginas, assim espero pelo menos...

    ResponderExcluir
  2. Pra que edição dos Escoteiros com todas as histórias de Barks, se elas já saíram no OMD?

    O mesmo digo em relação às histórias do PD por Barks.

    A Abril brinca com seus leitores. Depois de lançar Pateta Repórter numa edição de 300 páginas e depois continuar lançando histórias na revista Pateta, agora é que vai lançar um especial com todas as histórias?????

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por que tem muito fã novo que não pode pega OMD e muita gente pede uma republicação das histórias de Barks há anos. Agora a Abril escolheu republicar em formato Capa Dura, em vez de só relançar OMD (o que eu acharia melhor). Já Pateta Repórter, o problema foi que quando saiu o temático de 300 páginas, a série ainda estava em lançamento, seno que depois foi concluída nas mensais do Pateta. Mas, eu mesmo sempre quis toda a coleção em uma única edição, que podia ser estilo temático ou capa dura como essa.

      Excluir
  3. Desses, pegarei com certeza Mickey Mystery, Pateta Repórter e o Manual dos Escoteiros Mirins. Talvez eu pegue o Olimpíadas Disney e o capa dura dos Escoteiros Mirins de Carl Barks. Queria muito o do Pato Donald, mas pela situação financeira terei que deixar passar.

    ResponderExcluir
  4. Gostei dos próximos lançamentos , mais gostaria que a Abril optasse por capa cartonada em certos títulos

    ResponderExcluir
  5. Desses eu pretendo pegar o Mickey Mystery e os três Pato Donald de Carl Barks. Continuo achando que o lançamento do Pateta Repórter está vindo muito cedo, mas enfim.

    ResponderExcluir
  6. Como diz o Patolino: Oba, oba, obaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa !!!. É o que esperávamos. Tio Maffia não nos decepcionou. Excelente notícia de fim de semana. Valeu Edenílson por ter apresentado o material americano com as cores originais para a turma, até o papel da impressão será o que os leitores mais tradicionais esperavam. Abraço !

    ResponderExcluir
  7. Não acompanhei a palestra do Maffia, mas gostaria de tirar algumas dúvidas caso alguém tenha a informação:

    PD de Carl Barks estará completo nestes 3 volumes ?

    Foi mencionado algo sobre a continuação de MM e a segunda parte de Zé Carioca ?

    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fernando pelo o que eu sei a continuação do MM e do Ze ficaria para 2017

      Excluir
    2. Fernando, vide atualização do texto com as novas informações dadas por Paulo Maffia à plateia.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
    3. Planeta , Carl Barks e Don Rosa Library são as obras completas ? E a ideia da Abril e pública edições avulsas ?

      Excluir
    4. Sim, conforme estão sendo publicadas nos EUA pela Fantagraphics, ambas.

      Excluir
  8. Gostei dos próximos lançamentos, principalmente dos que envolvem Carl Barks. Torço pelo sucesso da coleção, e que em 2017 essas possibilidades anunciadas na palestra, possam ser concretizadas.

    ResponderExcluir
  9. Don Rosa library, um sonho!! <3

    ResponderExcluir
  10. Esperando ansioso por MICKEY MOUSE do FLOYD GOTTFREDSON!!!

    ResponderExcluir
  11. Esperando ansioso por MICKEY MOUSE do FLOYD GOTTFREDSON!!!

    ResponderExcluir
  12. PQP! Quase chorei de felicidade aqui. PD do Barks... Don Rosa Library... Esses são os meus alvos principais. Mas tem muita coisa interessante aí... Ok, é oficial: vou a falência. Obrigado! :-D

    ResponderExcluir
  13. Achei que poderiam anunciar uma versão capa dura de Darkwing Duck (aquela de 2010, em 18 edições):
    http://comicvine.gamespot.com/darkwing-duck/4050-33769/

    Essa Duck Tales, será que tem chances de incluírem aqueles 6 capítulos que saíram em 2011?
    http://comicvine.gamespot.com/ducktales/4050-40337/

    ResponderExcluir
  14. PQP! Quase chorei de felicidade aqui. PD do Barks... Don Rosa Library... Esses são os meus alvos principais. Mas tem muita coisa interessante aí... Ok, é oficial: vou a falência. Obrigado! :-D

    ResponderExcluir
  15. GOTTFREDSON! ALELUIA! Aí sim, teremos um Disney de Luxo digno! Também espero ansioso por esse!

    ResponderExcluir
  16. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  17. Opa! Das atualizações, me interesso pela "Todos os Milhões do Tio Patinhas", já que gosto bastante do personagem. Das promessas, talvez eu pegue alguns da Don Rosa Library e do Mickey, sem falar nas do próprio Carl Barks.

    ResponderExcluir
  18. Legal também trazer já a paródia do Mickey ao Asterix que é divertidíssima! Agora só falta corrigir a bola fora de não ter publicado As Margens do Tempo do Superpato antes de Raio Negro e fica tudo certo!

    ResponderExcluir
  19. GOTTFREDSON, ha anos que eu espero algo dele.

    ResponderExcluir
  20. Acho que sem dúvidas, um Disney de Luxo para "A Patada" seria muito bem vindo!!

    ResponderExcluir
  21. Não gostei da forma como vão trabalhar com Carl Barks... Não será uma coleção em ordem cronológica como eu esperava... Nesse caso, nada do q lançarem com o nome Carl Barks irei adquirir. Prefiro continuar com a minha coleção em capa cartonada. Pelo jeito, nesse ano só comprarei Mickey Mystery, a edição definitiva do Pateta Repórter (mesmo já tendo o temático e mensais) e TALVEZ Ducktales (será inédito?)! Para 2017, Mickey do Gottfreson será compra certa, assim como as tiras dominicais do Pato Donald. Espero também q a Abril publique em breve a saga completa da Espada de Gelo!

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Chorei também ao saber da reedição do maravilhoso Manual do Escoteiro Mirim, sensacional !!!! Estarei aguardando !
    Pergunta ao Planeta Gibi : Vocês enviam material via Correios para os EUA ?

    ResponderExcluir
  24. Mickey Mystery, Iniciativa Super-heróis e Olimpíadas Disney são os que comprarei. As outras não valem a pena, considerando que já tenho a coleção completa do Barks, o temático do Pateta Repórter e as mensais do Tio com a saga dos Milhões (que é bem abaixo das outras que ganharam capa dura).

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. só me interessou Escoteiros Mirins, Todos os Milhões e Pateta Repórter. Não curto o tema super heróis, por isso o Iniciativa vou deixar passar. Não pretendo investir no Carl Barks, ainda prefiro a coleção antiga, nem pela ordem, mas pela edição, ainda prefiro em papel couchê e capa cartonada, nunca fiz questão de capa dura que ocupa muito espaço. Ano que vem só Don Rosa. Mickey e Gotfredson nunca me interessou.

    ResponderExcluir
  27. Vou comprar tudo e em dobro Carl Barks, Don Rosa e Floyd Gottfredson é um sonho de consumo (brigado papai do céu pelo aumento de salário).

    ResponderExcluir
  28. Então a Abril publica um especial com metade das histórias de Pateta Repórter pra depois republicar em capa dura?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não fiquei irritado com isso. Na época que o especial de Pateta Repórter foi lançado, a série ainda estava em publicação, por isso a abril só trouxe os 10 primeiros capítulos. Agora que a série se encerrou, nada mais natural que trazer um encadernado com a série completa. Aliás, nem comprei o primeiro quando saiu porque fiquei esperando que lançasse um volume com todas as histórias (que podia nem ser em capa dura). Apesar de que também acho que a Abril podia ter deixado pra lançar logo um volume completo, sem lançar esse especial e o resto na mensal do Pateta.

      Excluir
    2. Considere como uma edição definitiva... Isso é comum em outras editoras. Acredito q na época do temático, ainda não tinham pensado nisso. Apesar de já ter, comprarei a versão capa dura pq a arte é bonita e merece um melhor tratamento (além dos roteiros fabulosos)! :)

      Excluir
    3. "A série estava em publicação"
      Sim, exatamente por isso que prefiro que demore, como ocorreu com Mickey Mystery Magazine, do que lançar e relançar.

      Excluir
    4. Rogell, Mickey Mystery demorou 17 anos para ser publicado aqui, e olha q já vi muita gente pedindo... Há dezessete anos eu nem sabia se estaria vivo hoje assim como não sei se estarei nos próximos... E vc ainda prefere q seja lançado dezessete anos depois ao invés de ser publicado mais de uma vez nesse mesmo tempo? Boas HQs de super-herois como Cavaleiro das Trevas, A Piada Mortal, Batman Ano Um, Watchmen, Sandman e outros são lançados e relançados, não há problema nenhum nisso... Quem já tem, sossega e gasta seu dinheiro com outras aquisições sem se incomodar com os relançamentos. Gibi no mercado nao falta.Eu por exemplo, só consegui adquirir Watchmen e Batman Cavaleiro das trevas esse ano. Carl Barks eu já tenho, não irei readquirir, e nem por isso me incomodo q outros tenham a oportunidade de finalmente terem a sua coleção. Melhor ver duas, três vezes nas bancas do q morrer sem ver... Coisa repetida não é legal mesmo, mas ao mesmo tempo, um alívio para o bolso. É mais gente reclamando por algo q nunca saiu do q por algo q já saiu...

      Excluir
  29. Respostas
    1. Eu também queria "A Espada de Gelo" e estava crente que sairia esse ano. Mas ainda acho que sai, porque muita gente pede. Espero que venha no ano que vem.

      Excluir
  30. Outra sugestão é a do SPNA e as histórias do MK e PTT com humanos (aquelas de espionagem).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As primeiras HQs do SPNA em capa dura seria sensacional. Mas o próprio Maffia já disse que as vendas dessa saga ficam abaixo do esperado...

      Excluir
  31. Tudo do Barks é obrigatório. "Iniciativa..." frustra por não ter todas do Clube dos Heróis (aí sim seria uma coleção diferenciada), mas não ter aquela bobagem italiana de Ultra-Heróis já é um belo ponto a favor. Pateta Repórter vou analisar antes de pegar. Duck Tales, Olímpico e Manual dos Escoteiros, eu passo.

    E a coleção do Don Rosa eu só acredito quando vir na banca, rs.

    ResponderExcluir
  32. Esperava, ainda para este ano, Gottfredson, Murry e Taliaferro. Infelizmente, não será desta vez. Espero que não fique na promessa em 2017.

    ResponderExcluir
  33. A Abril surpreende a cada anúncio. Muito contente com os lançamentos! Desses, os que mais aguardo são os volumes dos Escoteiros Mirins, Donald de Carl Barks, a Don Rosa Library, Gottfredson e Zé Carioca.
    Com relação a Barks, só espero que não resolvam lançar A Obra Completa (apesar de que eu preferia uma versão em capa dura) de novo depois, ou uma versão parecida, em ordem cronológica. Senão vai ser muito material repetido. Se escolheram seguir dessa forma, que venha depois Tio Patinhas de Carl Barks e afins.

    ResponderExcluir
  34. Demais! A Abril parece que pretende agradar todo mundo! Esse ano só não vou levar Iniciativa Super Heróis, Olímpiadas Disney e Todos os Milhões. Mas pretendo adquiri-los no futuro.
    Agora uma pergunta: Não vi Mickey Mistery em lugar algum da minha cidade, poxa. Será que o Planeta Gibi não vai vendê-lo? Eu gostaria muito de adquirir.

    ResponderExcluir
  35. E também gostei muito de saber que Don Rosa Library está entre os planos da Abril... Muito interessante mesmo, acho que entre os que eu mais gostaria de ver publicados no Brasil em capa dura estão as obras de Don Rosa.

    ResponderExcluir
  36. Não entendi... a dos Escoteiros Mirins vai ser manual mesmo ou histórias?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Pelo que entendi serão os dois. Em maio sairá o Manual do Escoteiro Mirin e também um capa dura com todas as histórias deles por Carl Barks e algumas do Dan Jipps

      Excluir
  37. Esperava o anúncio da edição de luxo do Superpato Novas Aventuras, fiquei profundamente frustrado.

    ResponderExcluir
  38. Os lançamentos são bons? São ótimos! A editora merece os parabéns por finalmente estar investindo nesse nicho. Pelo menos dá opção ao leitor que deseja um acabamento melhor. Há uma crítica? Sim.

    1- De novo PERDIDO NOS ANDES??? O que acontece com HQs como "O SHOW ALÉM DOS LIMITES" onde Donald e os sobrinhos participam de um reality show de perguntas e respostas??? Desapareceu? Há tantas HQs memoráveis e a editora sempre atira nas mesmas! Espero revê-las na seleção de HQs do pato por Carl Barks. Bem provável.

    2- Pateta Repórter de novo??? OK. A opção de adquirir o formato luxo. Mas ela é tão recente. O Pateta tem ótimas HQs antigas. Agora, a questão é: toda saga italiana vai virar um capa dura? Então vou deixar de comprar as revistas de banca, porque logo vão botar as sagas dela em capa dura.... daqui a pouco vamos ver Raceworld, Star Tranko e Raio Negro em capa dura também.

    Cadê as HQs brasileiras da Margarida (que não foram poucas) e eram super divertidas???

    Sabe... a editora está de parabéns pelos projetos e atuação no mercado. Só gostaria que não ficassem tanto em mais do mesmo. Há tantas histórias legais que sequer estão sendo lembradas enquanto outras já vão sendo re-re-re-republicadas de um título a outro.

    ResponderExcluir
  39. Maravilhoso! Barks, DuckTales, Don Rosa, Escoteiros Mirins e Gottfredson irão para o COFRE!! Pessoalmente, eu dispenso as sagas novas italianas, mas fico feliz com a diversidade dos lançamentos!

    ResponderExcluir
  40. Comprarei todos do Barks, embora já tenha a OMD cartonada. Esperando 2017 para ter as dominicais do Donald e, finalmente, Gottfredson.

    ResponderExcluir
  41. Para mim,apesar dos lançamentos,isto nada significa.NENHUM destes títulos,com certeza,virá para minha cidade.Nem mesmo o mais recente (Mickey Mistery).Os únicos que vieram foram os dois primeiros(Dragon Lords e O Mistério Dos Signos)...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça com eu, compre online pelo preço de capa... Aqui onde moro nem bancas tem, então, não há como reclamar... :)

      Excluir
  42. Sinceramente, estava desesperançoso que a Abril, minha editora da infância dos gibis Disney, conseguisse entender que os colecionadores estariam dispostos a pagar mais caro por produtos mais caros, com papel melhor e com histórias mais antigas. Até porque boa parte dos que estão comprando estão saudosistas (e eu estou incluso). Isso fica evidente quando a Abril informa o relançamento de um manual de 1971 e alcança uma quantidade de comentários no facebook, tipo, 10 vezes maior que o seu normal!

    Também preferia que o encadernado dos heróis fosse um apanhado completo e fechado do Clube dos Heróis, bem como tenho completa e guardada minha coleção OMD de 41 volumes. Mas estou muito feliz pelo que está sendo lançado e prometido, assim como pretendo continuar comprando todos, pois gosto muito dos quadrinhos Disney. Achei todos os anúncios muitos bons, e as promessas melhores ainda. Gostei muito não só pelo que foi prometido, mas porque parece que a Abril agora está raciocinando, buscando mesclar o novo fácil com o clássico que está disponível, pois é só traduzir e publicar, além de tentar recuperar algumas histórias, como do Zé Carioca. Entendo que agora existe um caminho sendo trilhado.

    Apenas, como sugestão, gostaria que a Abril pensasse nos seguintes pontos, que eu entendo serem muito importantes para que a editora não tenha prejuízo em um mercado difícil, como o Disney no Brasil:

    - Essa quantidade de lançamentos tão próximos faz com que os consumidores acabem escolhendo o que comprar em cima de um orçamento já apertado pela situação econômica do país. Mesmo achando que as unidades acabarão sendo vendidas com o tempo, o retorno acaba ficando distante do momento do investimento. Mas, com certeza, eles já devem ter calculado isto. Na verdade, não acho nem muito caro se compararmos com algumas publicações que vejo do Maurício de Sousa. Mas a situação da economia está complicando a vida de todos.
    - Moro no Rio e os volumes até chegam antes da data prometida e em grande quantidade. Só que as bancas de jornal não estão preparadas para lidar com volumes de capa dura, na boa. Vejo vários já amassados nas primeiras semanas. Talvez devessem repensar e vender apenas em livrarias, mesmo sendo as bancas uma forma muito mais prática para mim.
    - Como não dá para não publicar as histórias de novas sagas nas revistas mensais, pois elas também têm que ter o seu atrativo, poderiam espaçar um pouco mais, como já citaram aqui no caso do Pateta Repórter ou de Todos os Milhões do Tio Patinhas.

    Por fim, agradeço à Abril por devolver a esperança a um colecionador que já estava desesperançoso, e ao Planeta Gibi pela matéria tão completa e tão rapidamente publicada (pois estávamos ansiosos pelas notícias). Obrigado! Abs

    ResponderExcluir
  43. Olá Edenilson & Rivaldo,
    A Abril agora entra pra valer na disputa pela preferência do leitor/colecionador de clássicos com o Pato Donald de Carl Barks! Uma das melhores notícias do ano, junto com a confirmação de AKIRA!
    Abs,
    VAM!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É: Akira foi confirmado ontem pela JBC: "o mangá será em preto e branco, no formato 17 x 24 cm e com leitura no sentido oriental. A primeira edição do título deverá chegar às livrarias e lojas especializadas ainda em 2016."

      A edição da Globo, colorida e ocidentalizada, então, ficará mais rara.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
    2. Olá Edenilson,

      Eu prefiro como sairá agora, mas acredito que uma futura coleção colorida não esteja fora dos planos a longo prazo da JBC.

      Afinal, é muito mais coerente comercialmente a editora lançar primeiro a coleção em P&B pra depois investir na versão colorida, pois o contrário potencialmente venderia muito menos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
  44. Sugiro para o futuro um capa dura com as melhores do Indiana Pateta...

    ResponderExcluir
  45. Em atenção a alguns comentários/dúvidas acima, incluí uma nova seção de texto ao final do post, que os convido a ler.

    Abs.

    Edenilson

    ResponderExcluir
  46. Desejo sucesso à Abril na venda das edições de luxo e tb na venda do manual... Espero q passe pelo menos de 1 milhão de exemplares vendidos hehe. Tb ja comentei em outro post q um especial de luxo realmente especial dos super-herois Disney, seria toda a saga do clube dos heróis compilada numa edição, mas infelizmente, lançaram algo parecido com um simples temático ou um almanaque (essa saga do Pateta no mundo subterrâneo realmente não cai no meu gosto)... Quanto à Ducktales, sendo republicação, deixarei de comprar. Para esse ano, só MM e Pateta Repórter mesmo... E q pena q a versão a ser publicada de Akira não seja a colorida, ela realmente é atrativa... É outro q irei passar (tudo bem, a lista de compras de quadrinhos em geral para esse ano já está bem grandinha e crescendo)! :)

    ResponderExcluir
  47. Infelizmente fiquei desempregado e não poderei comprar mais nada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faça como eu companheiro, comece a vender oque menos gosta em sua coleção, pra viabilizar novas compras. Tenho agido dessa forma nos dos dois últimos anos.

      Abs,
      VAM!

      Excluir
    2. Tb estou desempregado. Era uma empresa de sessenta funcionários, mas fechou as portas graças à crise q assola o Brasil... Vou ter q me mudar pra cidade grande... Aqui no interior, a regiao tá falida, tudo ta falindo ou ja faliu, começou a migração em massa para as grandes cidades...

      Excluir
  48. Acho que fui o único q n gostei totalmente das novidades, pois esperava algo diferente, principalmente nas últimas.

    INICIATIVA SUPER-HEROIS (n é mais novidade, GOSTEI)
    ESCOTEIROS - òtima edição, já que além de ser só barks, compilaria tudo.
    OLIMPIADAS DISNEY - Pateta nas Olimpíadas TEM Q ESTAR NESSE ESPECIAL

    - PD DE CARL BARKS 1 - Gostei mas n gostei. Tenho as edições americanas e são sensacionais, mas acho q a abril deveria juntar 2 em uma, para chegar nas 480 pgs +-. Acredito q duas edições de 240 pgs pesam bem mais no bolso. Agora tem uma coisa: SE COMEÇA VÁ ATÉ O FIM. Foda depender da fantagraphics e depois ela parar na metade, como é de praxe nesses encadernados dela nos EUA.

    - DUCK TALES - Curioso com a seleção. Se vier com odisseia de ouro ou historinhas atuais é ridículo. Tem q vir só com duck tales clássico e ponto, ou com 80% dele.

    - PATETA REPORTER - O leitor é idiota, só sendo. Posso fazer recall do meu temático???

    - TODOS OS MILHÕES DO TP: É, realmente o leitor é babaca. Uma seriezinha de nada em capa dura meses depois da publicação de seus últimos caps na revista de linha, tendo muitas séries bem melhores que podiam ser restauradas. Claro, aproveitem o arquivo digital, cobrem tão caro como cobram pelo material restaurado e finja q tem cuidado com o leitor. TÍPICO DA ABRIL. Cuidado, vai q lançam novas hqs na itália da "série" e ano q vem a editora lança um encadernado maior para contemplá-las, tal qual pateta reporter.

    - Lançamentos de 2017: cara, vamos se organizar, abril. Quero ver conseguir, no atual momento, publicar simultaneamente DR Library, MM de gottfredson, CB library, tiras diarias do PD e UBC ze carioca. Vai uma sugestão de cronograma então:

    Mês 1 e 7 (pode mudar o mes) - PD de Barks
    Mês 3 e 9- MM de gottfredson e PD tiras
    Mês 5 e 11 - TP de Barks
    Mês x - um brasileiro chamado ZC
    Mês x - Don Rosa Library
    Sobram 4 meses para especiais realmente temáticos ou de personagens. Ou 2 meses para tal e 2 para descanso, rsrs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A informação sobre 2017 é bem clara na notícia aqui publicada: "...antecipou os planos para os DISNEY DE LUXO para 2017 e além..."

      Ou seja, a tamanha quantidade de material divulgado não se limita à 2017 e sim os lançamentos à partir de 2017...

      Primeiro seria impossível pelo tamanho do material (CB, DR e Mickey), segundo nem todos tiveram seus lançamentos finalizados nos EUA...

      O plano, pelo visto, é para médio prazo.

      Abraços

      Excluir
    2. Eu entendi perfeitamente. Até por isso a sugestão de "calendário", publicando 2 DD e 2 TP de Barks por ano, além de 1 das tiras do mk e 1 do dd.

      Excluir
    3. Acho que tem que se pensar tb que não é todo mundo que tem 60 reais pra dar nu m encadernado. Admiro muito essa atitude democrática da editora de lançar a história tanto em formatinho quanto em capa dura, pois assim todos podem ler. Os colecionadores mais xiitas muitas vezes pensam só em torno do próprio umbigo e esquecem que o público alvo das publicações realmente são as crianças que muitas vezes dependem dos pais para comprar seus gibis.

      Excluir
    4. Mas estamos reclamando de algo q já existe no formatinho e ai republicam em capa dura, considerando q só o formatinho seria suficiente.

      Excluir
  49. Sobre Todos Os Milhões do Tio Patinhas além de seu lançamento ser tão recente quanto o do Pateta Repórter, a qualidade nem se compara com a série do Pateta. Se fosse para alguma série recente italiana ser compilada num Disney de Luxo, que antes fosse Mancha das Trevas (e sua continuação 2.0). A qualidade é 1000x melhor que todos os Milhões e renderia um Capa Dura de 250 páginas.

    ResponderExcluir
  50. Feliz com a E.Abril tudo isso ai é um sonho vê aqui no Brasil se tornando REAL..a editora vai me levar a falência mais feliz..abçs do pessoal aqui(Planeta Gibi) e lá da redação Abril! xD

    ResponderExcluir
  51. tá estou com duas duvidas, TODO o material feito por carl barks vai ser vendido novamente??
    e o material do Don Rosa, vai ser todo publicado em especiais tambem??

    ResponderExcluir
  52. Eu também tenho uma dúvida: todo o material de Barks sairá nessas coleções inspiradas pela Fantagraphics ou o que já saiu nos Contos de Natal do ano passado e nesse Escoteiros Mirins não sairá mais?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu acho que ficaria redundante relançar as hqs que de Contos de Natal e Escoteiros Mirins de novo em outro capa dura, por eles já são edições dedicadas a Barks. Seria burrice por parte da Abril.

      Excluir
    2. (Vide minha resposta abaixo) Sagitarius: Fale isso bem baixinho... pois essa sua opinião seria justamente um dos entraves para se lançar a coleção Fantagraphics do Don Rosa por aqui. E, te garanto, MUITA GENTE quer, independentemente da Saga ter acabado de sair.

      Minha opinião é sempre imutável a respeito dessas coisas: pense na posteridade. Alguém se lembra se as HQs do Especial Capa Branca de 1975 do Pato Donald tinham "acabado" de ser publicadas? Parece-me que não. Mas sorte de quem tem o belíssimo capa dura ainda hoje.

      Abs.

      Edenilson

      Excluir
    3. Ok, nesse caso eu até entendo. Como é um material pronto e fora, que será apenas traduzido aqui, não tem como ficar selecionando HQs. Mas, o que acho estranho, é que já que este coleção completa de Barks está confirmada, a Abril não devia para de fazer outros especiais de histórias do autor? Tipo, Contos de Natal já foi, então não tem o que fazer, mas já que esse ano mesmo já vai começar o lançamento da coleção de Carl Barks, porque lançar um especial dos Escoteiros Mirins com todas as histórias de Barks se elas já virão nessa outra coleção? Muita gente que gostaria de pegar o capa dura dos Escoteiros Mirins vai acabar deixando-o passar porque sabe que eles podem pegar só a biblioteca de Barks que terão essas histórias. Tudo bem que é em comemoração ao relançamento do Manual, mas é capaz desse capa dura dos Escoteiros Mirins encalhar nas bancas por isso.

      Outra coisa sobre essa coleção da Fantagraphics é que, como eu disse em outro post, acharia muito melhor se a Abril unisse duas edições americanas em uma, por que baratearia o material. Mas, além disso, a coleção da Fantagraphics está prevista pra ter 30 volumes! Se esse ritmo de 3 encadernador por ano continuar, demoraremos um década pra ter a coleção completa. Por isso espero que, se resolverem não juntar duas edições, ao menos lancem mais rápido.

      Quanto a biblioteca de Don Rosa eu não me preocupo tanto, pois por mais que a Saga do Tio Patinhas tenha acabado de sair no Brasil, está esgotada em todo lugar e ainda tem muito gente que a quer. Por isso, na falta de um relançamento da última edição, um novo lançamento como parte da biblioteca de Don Rosa serve pra quem perdeu.

      Excluir
  53. Bruno e Geovane: a Abril informou que vai reproduzir o material da Fantagraphics volume a volume. Assim, as HQs de Barks que já saíram em outras edições serão sim republicadas nessa nova coleção. Mesmo porque, como dito, trata-se de uma outra proposta: tudo restaurado conforme as primeiras publicações nos EUA. As HQs de OMD, por exemplo, são todas repintadas num padrão diferente de cores. O papel também muda a percepção.

    Quanto a Don Rosa, a publicação no Brasil ainda está em estudos. Maffia deu a dica e a plateia "adivinhou".

    Abs.

    Edenilson

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que ótimo saber! Afinal não faria sentido se essa biblioteca de Carl Barks não tivesse nenhuma história sua de natal nem dos escoteiros Mirins.

      Excluir
    2. Obrigada edenilson, então a proposta e que seja republicado o material completo de barks novamente correto?

      Excluir
  54. Por curiosidade, alguém sabe quantas edições a Fantagraphics já publicou da obra do Carl Barks? A coleção do Don Rosa pela mesma editora tem quantas edições. Seria bom a Abril lançar o box para proteção da coleção a cada duas edições como a Fantagraphics.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora a Fantagraphics lanço 9 volumes da biblioteca de Carl Barks nos EUA, sendo que a coleção está programada para ter aproximadamente 30 volumes. Da de Don Rosa, já saíram 5 volumes dos 10 programados.

      Excluir
  55. algum tempo atraz, quando montamos nosso primeiro grupo de colecionadores no zap, todos nos do grupo, visitavamos frequentemente o planeta do gibi, dai entao, diante de muito grande insatisfaçao de todos nos com os quadrinhos disney no brasil, começamos a combinar no grupo que iamos colocar fogo nos comentarios do planeta do gibi, e assim o fizemos, foram criticas, cronicas, parodias, kkk...ate vociferaraçoes teve, fato e que inquietamos tanto os moderadores da pagina, que eles criaram um quadro chamado "paulo maffia responde"....kkkkk...e foi ai que tudo começou, vendo as respostas amenas do paulo as muitas indagaçoes, eu confesso que desanimei, enxerguei aquilo como um jeito que encontraram pra nos calar, porem hoje, com tao lindas boas novas, eu confesso que me enganei, estavamos errados, havia sim uma boa vontade da parte do planeta e da parte do maffia naquele quadro, muito bom mesmo, parabens, que realmente se concretize tudo isso...rsrs.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo, Maffia Responde, Levi Responde, Qualquer-Editor-Que-Queira Responde foram criados para dar fácil conhecimento a outros leitores do Planeta Gibi às respostas que editores eventualmente dão a questionamentos feitos neste espaço e que julgamos serem de interesse de muitos. É comum (bem comum) um leitor perguntar-nos algo, por exemplo, via Facebook ou Twitter. Essas dúvidas sempre enviamos aos editores. Então as seções foram criadas para compartilhar as respostas.

      Isso é uma coisa.

      Outra coisa seria atribuir ao Planeta Gibi a responsabilidade, ainda que em parte, por decisões ou ações de Panini, Abril, MSP, Disney... Divulgamos o que as editoras produzem. Não somos remunerados de forma NENHUMA por nenhuma editora por essas divulgações. Ressaltamos que as fazemos com gosto, no entanto, dado nosso enorme apreço pelos quadrinhos — apreço que nutrimos há décadas.

      Por fim, o contraditório é salutar. Jamais um comentário foi apagado deste espaço sem que desrespeitasse alguma das 3 regras claramente escritas de antemão para todos.

      Abs.

      Edenilson Rodrigues

      Excluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.