' '

28 de mar de 2016

DISNEY ESPECIAL OS AVIADORES: o conteúdo

O superclássico de Paul Murry que abriu MICKEY #200 (fev/1969), A "Coisa" da Neve, é uma das atrações de DISNEY ESPECIAL OS AVIADORES, já nas bancas. O volume traz ainda HQs produzidas por Carl Barks, Marco Rota, Ivan Saidenberg e Irineu Soares, entre outros, além de mais Murry, com uma HQ da série Mickey Super Agente Secreto, onde o personagem contracena com humanos e chega a se aliar a Zorro — publicada mais recentemente em MEGA DISNEY #1, 2012.


DISNEY ESPECIAL [#183] OS AVIADORES
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 240+4 páginas cor, lombada quadrada, capa cartão, R$ 15,00, distribuição setorizada. Dia 24.
Capa: remake de DE #56 (mar/1981).


 

 

  

  

 

 

 

  

  

 

  


ÚLTIMAS 6 EDIÇÕES:
#177 HISTÓRIAS DE TERROR (jul/1999)
#178 AS PREVISÕES (ago/1999)
#179 TÔ DE CAMA (set/1999)
#180 OS ESPERTOS (out/1999)
[#181] OS MOTORISTAS (jan/2016; veja prévias aqui)
[#182] OS BANDIDOS (fev/2016; veja prévias aqui)

PRÓXIMAS EDIÇÕES:
[#184] OS ROBÔS (abr/2016)
[#185] OS JORNALISTAS (mai/2016)
[#186] AS ASSOMBRAÇÕES (jun/2016)

Nota:
A Editora Abril não numera oficialmente DISNEY ESPECIAL. A numeração atribuída pelo Planeta Gibi tem finalidade meramente referencial e dá continuidade à numeração do título original.


Por Edenilson Rodrigues
Publicado originalmente em 28/mar/2016.
Fontes: banco de dados Planeta Gibi, acervo Planeta Gibi.

33 comentários:

  1. Gostei da seleção. Principalmente um Porta Aviões no Céu. Li essa história anos atrás e há tempos queria sua republicação. Alguém sabe dizer qual a última vez que ela tinha aparecido?

    ResponderExcluir
  2. Aúnica coisa que compro hj da Disney, já que a Abril me fez o favor de acabr com a Mega e os capa duras anunciados atéagora não me chamaram a atenção. Parabéns,Abril, está sabendo combater a crise direitinho.

    ResponderExcluir
  3. Que saudade dessas aberturas de HQs do Carl Barks, com o primeiro quadro pequeno e o logotipo velho....muito bom!

    ResponderExcluir
  4. Mas a Abril não falou q acabou com a Mega e a Jumbo, apenas que dará uma pausa por esse ano... Vamos ver ano q vem, mas por enquanto não oficializaram cancelamento.

    ResponderExcluir
  5. Acho que os tijolos não voltam pois dificultariam a seleção de material da DE.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu duvido muito que voltem no ano que vem, não apenas por isso que você comentou, mas porque apesar de falarmos tanto dessas revistas aqui, elas vendem muito pouco em bancas.

      Então, é um ótimo custo-benefício para o leitor, mas para a Abril, nem tanto.

      Melhor cobrar 15 reais pelas 240 páginas de DE do que 20 pelas 800 páginas do MEGA.

      Excluir
    2. Fora que se está vendendo mesmo, você não para um título em favor de outro. "Ah, o Mega e o Jumbo estão vendendo muito bem, mas vamos para-los por um ano pra dar foco nos Capas-duras" é um ótimo jeito de se cancelar um título causando a menor reação possível. Talvez na próxima a Abril faça que nem a MSP e simplesmente pare de lançar um título sem nem falar nada- é um descaso com os leitores mas mantém longe aquela promoção negativa do tipo "olha, tão cancelando tudo, ninguém mais tá lendo Disney/Mônica".

      Excluir
  6. Pra dizer a verdade, também não acho q o lançamento de uma dezena de capa-duras seja desculpa para pausar Mega e Jumbo. Também acho q se tivesse vendendo bem, não pausariam. E que o preço cobrado por 800 ou 500 pgs. compense muito para a editora. Acho também que a Abril está muito limitada a arquivos digitais e que quase todos eles já foram usados, e que a partir de agora serão re-re-republicados. Só nessa edição, encontramos várias HQs republicadas na coleção do Carl Barks e várias outras republicadas nos primórdios da Disney Big, sendo duas na edição 6. E mesmo as da coleção CLD já estavam aparecendo massivamente em Jumbo (ou Mega?). Mas tambem acho q ainda é um pouco cedo para dizermos que essas coleções já estão canceladas, que a editora só está nos enrolando... embora eu tb acredito q não darão continuidade.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, somando os 4 almanaques bimestrais (24 edições por ano), Disney BIg (6), MEGA (3) e Jumbo (3), são nada menos que 7620 páginas de republicações por ano.

      Não tem arquivo digital que dê conta disso. Não tem tanta história assim para preencher tanto espaço.

      Se ficarem só com Big, os almanaques e DE, ainda serão 6600 páginas de republicações.

      Por isso acredito que até os almanaques não durarão ainda muito tempo (ou terão uma "pausa" em breve).

      Excluir
    2. Eles deveriam aumentar o arquivo digital então. Afinal, nesse Disney Especial Os Aviadores tem história de Mega Disney 1, que saiu faz apenas 4 anos.

      Excluir
  7. E a Abril aumentar as restaurações pra engordar o arquivo digital provavelmente está fora de questão.

    ResponderExcluir
  8. Ninguém cancela um título que vende muito bem.kkkkk.....
    Mas eu sempre achei meio u. Tiro no pé essa JUMBO e MEGA.
    Sempre soube que não teriam vida longa. São páginas demais, exaustivo pra ler, pouco tempo entre uma edição e outra que, na minha opinião, deviam ser anuais e não trimestrais ou quadrimestrais. O Big se mantém porque são 300 páginas, dá para levar bem. Mas ainda engrosso o fato de que não precisamos dos almanaques com os títulos dos personagens. O Big dá conta do recado, e agora o Disney Especial também.
    O conceito de ler Jumbo e Mega num aeroporto ou praia ( uma vez eu li isso de alguem relacionado a editora) está errado. Que praticidade tem em ficar com aqueles tijolos na bagagem? Você não termina nunca a revista. Em viagens ou férias, precisamos de revistas finas e bem flexíveis.

    ResponderExcluir
  9. Concordo sobre a dificuldade em ler, a periodicidade e o fim dos almanaques. Mas a vantegem dos tijolos era a facilidade de encaixar material graças ao numero de pgs.

    ResponderExcluir
  10. Acho que MEGA e Jumbo sempre tiveram um público específico, pessoas que, como eu, não veem vantagem em comprar as edições de linha, mas não se incomodam em gastar 17, 20 reais em edições com dezenas de histórias que deixou de ler exatamente por não comprar as revistas regulares.

    Definitivamente não são muito confortáveis de se lerem em qualquer lugar, mas têm um custo-benefício imbatível.

    Ou melhor, TINHAM.

    ResponderExcluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Pra mim é até bom parar a Mega, ficou em só dez números e agora estou completando a coleção. :) Mas concordo que não é o formato mais confortável, até como "leitura pra uma cagada" deixa a desejar.

    ResponderExcluir
  13. Reitero que a BIG cumpre o papel de republicações e histórias bem grandes... e podiam aumentar o número de páginas de BIG, pelo menos umas 60 páginas a mais. Só um pensamento aqui....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também reitero que JUMBO e MEGA continuem sendo ao menos anual ou a cada sete ou oito meses. Não precisam ser canceladas. Apenas deem um hiato melhor entre uma e outra.

      Excluir
  14. Alguém já achou para comprar o Mickey Mistery Capa dura?

    ResponderExcluir
  15. Está à venda já na Capital-SP. Pouquíssimas edições (acho que a Abril vai diminuir muito as tiragens depois dos encalhes da última leva de encadernados).

    ResponderExcluir
  16. Comprei ontem. Na banca de bairro perto de casa, em Belo Horizonte. Nem acreditei. A banca não recebeu os Aviadores mas recebeu dois Mickeys. Comecei a ler ontem - me surpreende positivamente.

    ResponderExcluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Eu comprei o MM sexta, já li a metade e estou gostando muito.

    ResponderExcluir
  19. Nada, em lugar nenhum, em Curitiba.

    Nem no planetagibi, a propósito, vocês têm a intenção ou previsão de vender o Mickey, tal como fizeram com os outros capa dura?

    Novamente, a abril decepciona com a distribuição de suas edições, conseguem ser uma das piores, se não a pior distribuição de revistas. Adianta nada anunciar, fazer propaganda, etc. e simplesmente inviabilizar a aquisição. Toda vez é a mesma coisa, anunciam em tal data, e nada, ressalvada uma ou outra cidade. Aí, tem que torcer pra que alguém tenha a boa vontade de vender, em site ou que um belo dia chegue.

    Os Aviadores, só vi uma edição, em uma banca, comprei. Depois, nada.

    O Paulo Maffia bem que podia se manifestar sobre estas questões de distribuição, é extremamente frustrante ter expectativa criada e simplesmente não conseguir adquirir as edições, por mero capricho ou má vontade da editora ou distribuidora.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu precisei encomendar a minha pela internet, se pra vc que mora em Curitiba tá dificil. Região norte é pior ainda.

      Excluir
    2. Não acho nem pela internet...

      Excluir
    3. Comprei o meu em Curitiba mesmo, na sexta, na banca da Rua XV de Novembro, 220. Tinha mais uns 2 exemplares na banca.

      Excluir
    4. Abril informa que em Curitiba há gibis Disney (inclusive MICKEY MYSTERY) nos seguintes pontos:

      BANCA ENDEREÇO TELEFONE
      IONE IADWIGA DE SOUZA RUA BOM JESUS, 1032 (41) 3264-7662
      MERTENS COM.DE JOR.E REV. LTDA RUA NILO PECANHA, 1000 - LJ04 (41) 3016-8004
      LEIA BEM C/ QUAL. COM.REV. LTD AV. CANDIDO DE ABREU, 127 (41) 3324-4865
      REVISTARIA BACACHERI LTDA AV. PREFEITO ERASTO GAERTNER, 220 (41) 3356-2850
      BANCA DA BOCA AV. LUIZ XAVIER, S/N (41) 3233-4867
      TOC NA CUCA REVISTARIA LTDA RUA CAPITAO LEONIDAS MARQUES, 324 (41) 3267-1869
      EDSON KENYU KANESHIRO AV.COMENDADOR FRANCO, 2800 (41) 3336-9817
      CITY BANCA RUA FRANCISCO ROCHA, 1725 (41) 3023-4845
      WILSON A. BECK MOREIRA ME RUA QUINZE DE NOVEMBRO - ESQ. COM MAL.FLORIANO, S/N (41) 9905-0101
      BANCA DO PATRICK RUA IZAAC FERREIRA DA CRUZ, S/N (41) 9752-5970
      ELLEN KATIUSCIA DOS SANTOS ME AV. MANOEL RIBAS, 6535 (41) 3078-5148
      ELIZETE ALESSI FONSECA - ME AV. MARECHAL FLORIANO PEIXOTO, S/N (41) 3232-5384
      REVISTARIA CORREA LTDA AV. JOAO GUALBERTO, 919 (41) 3252-4673
      BAZAR JANSEN LTDA ME RUA DELEGADO LEOPOLDO BELCZAK, 1490 (41) 3022-1628
      JOAO DANIEL VIEIRA RUA FERNANDO DE NORONHA, 1741 (41) 8771-3844
      ALEX DALPRA RUA PROFESSOR PEDRO VIRIATO PARIGOT DE SOUZA, 600 (41) 3367-3245

      Excluir
  20. em curitiba no bacacheri as bancas tem o mickey mystery.gostaria muito de ver nas proximas publicaçoes de disney especial os que foram `pulados` como os inesqueciveis,que por mais que tenham alguns personagens nao muito comerciais daria um destaque para a coleçao...

    ResponderExcluir
  21. as pessoas querem que a revistas criem vida própria e saiba onde o fulano mora para que elas mesmas possam caminhar até ele...

    ResponderExcluir
  22. Aqui onde moro até hoje tem o especial de Natal do Carl Barks, Era uma vez na América e o especial do Zé Carioca.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.