' '

23 de fev de 2016

Relançamento do Manual do Escoteiro Mirim vai parar na capa do UOL e da Ilustrada

Num feito quase inédito para a época da internet, o lançamento de uma publicação Disney foi parar na capa do maior portal brasileiro, o UOL, chamando para nota publicada na Ilustrada, o caderno de cultura da Folha de S.Paulo, o maior jornal do país. 

O anúncio do relançamento do Manual do Escoteiro Mirim, feito hoje pela Editora Abril, surpreendeu não só os leitores e colecionadores dos clássicos Disney como a própria editora: a repercussão da nota em sua página do Facebook atingiu números impressionantes, segundo apuramos.



Capa do UOL em 23/fev/2016 (clique para ampliar)



Nota na Ilustrada (clique para ampliar)


A intenção da Abril é replicar o clássico livro, publicado pela primeira vez no Brasil em 1971, assim como fez a Itália há alguns meses: uma espécie de fac-símile. 

A editora tem ainda planos de editar os demais livros clássicos da coleção, alguns raríssimos de serem encontrados hoje e, por isso mesmo, comercializados por valores substanciais. 

Veja a trajetória detalhada dos Manuais Disney neste artigo (que atualizaremos com mais imagens e informações oportunamente).

A partir dos livros listados a seguir, a Abril lançou reedições (reduzidas ou atualizadas), e editoras do Grupo, como a Nova Cultural e o Círculo do Livro, desenvolveram outras coleções, sendo a Biblioteca do Escoteiro Mirim a mais notável delas. 

1
Manual do Escoteiro Mirim (jul/1971)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 264 páginas.

2
Manual do Tio Patinhas (jul/1972)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 256 páginas.

3
Manual do Prof. Pardal (dez/1972)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 256 páginas.

4
Manual do Mickey (mar/1973)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 256 páginas.

5
Manual da Maga & Min (ago/1973)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

6
Manual do Peninha (nov/1973)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

7
Manual do Zé Carioca (mar/1974)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

8
Manual do Gastão (jan/1975)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.
RARO.

9
Magirama: Manual de Mágicas (ago/1975)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

10
2º Manual do Escoteiro Mirim (set/1976)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

11
Autorama: Manual do Automóvel (nov/1976)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

12
Manual da Vovó Donalda (jul/1977)
Capa dura, formato 13 x 19,5 cm, 192 páginas.

13
Manual dos Jogos Olímpicos (20/jun/1980)
Capa cartão, formato 12,5 x 18,5 cm, 192 páginas.

14
Manual da Televisão (1982)
Capa cartão, formato 12,5 x 18,5 cm, 196 páginas.


Leia e veja aqui muito mais sobre os manuais, inclusive de outras editoras e licenciadoras. 


Por E. Rodrigues

8 comentários:

  1. Então, esses dias vocês postaram sobre o Manual e eu disse já ter visto em alguns sebos, mas sem interesse, mesmo que quando criança, eu ficasse babando na coleção do vizinho! Agora com o relançamento e a possibilidade de ter esses manuais novinho em folha, estou pensando em reconsiderar! Espero q seja em capa-dura como a coleção antiga, já q vai ser uma espécie de fac-símile, por outro lado, se fizerem em cpa cartonada com aquelas lombadas quadradas toscas q só a Abril sabe fazer, q fica fazendo "Clac-clac" e mal deixa a pessoa abrir o gibi, então passarei longe! Aliás, será q todo o conteúdo da coleção antiga era atemporal para ser reimpressa na íntegra? Não vai ter atualizações?

    ResponderExcluir
  2. Fac-símile?! Isso significa que será uma mera reimpressão, e não uma nova edição? Se for achei péssima ideia, até porque esses fac-símiles são em material de segunda, pra dar o ar de coisa antiga.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Kkkkk...também acho! :p

      Excluir
    2. Trata-se de uma edição histórica amigo. O valor da obra está principalmente calcado nisto. Atualizar seria como pintar a Mona Lisa com roupas modernas para "atualizar a peça". Comprei o manual ( já tinha o original de 71 comprado pelo meu pai) e digo, não tem nada de "material de segunda". Capa dura, papel de ótima qualidade e gravuras muito bem impressas. Então, vamos pensar antes de escrever o que não sabe ok? Fica a dica.

      Excluir
  3. Ainda não há elementos para criticar ou elogiar a edição. A única coisa que tenho a dizer é que o editor está fazendo história e tem procurado atender aos anseios de todo público. Vejo um esforço muito grande e a boníssima vontade de promover uma nova e dourada era da Disney no Brasil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Nunca será como os colecionadores idealizam, mas admiro o q vem sendo construído gradativamente desde Clássicos da Literatura Disney, q foi a coleção q me fez voltar a ler Disney após 15 anos. Pateta Faz História, Temáticos, Natal de Ouro, Jumbo, Mega, Especial, capa-dura p coroar. A década tem sido memorável p os quadrinhos Disney por aqui. Apenas parte disso é p mim, mas reconheço o valor do todo.

      Excluir
  4. O relançamento do Manual merece toda essa repercussão, pois é algo fantástico para toda uma geração de saudosistas. E fico mais feliz ainda por saber que será um fac-símile, e não uma reedição moderninha e pasteurizada, como querem os modinhas. Valeu, Abril!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo! Crianças já não leem Disney. Acredito q esse relançamento seja para agradar adultos nostálgicos q nunca comprariam um remake pasteurizado com personagens mangatizados em forma adolescente.
      Sou totalmente à favor da reedição da série original.

      Excluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.