' '

4 de fev de 2016

MINNIE em fevereiro e março, e capa de OS BANDIDOS

MINNIE continua dividindo bem sua revista com Pluto, e não apenas na capa. O conteúdo mescla aventuras italianas (uma delas, assinada por Bruno Sarda, criador do Indiana Pateta) com sitcoms dinamarquesas, com traços mais clássicos. Confira nas prévias. 

E o que o Dr. Estigma e o Prof. Gavião têm em comum, além das habituais gatunagens que lhes asseguraram lugar na belíssima capa de DISNEY ESPECIAL OS BANDIDOS? Ambos estão completando 50 anos de criação em 2016. Então, o destaque é mais do que merecido. Veja a capa final do volume, que sai dia 25.


MINNIE #58
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 48+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 4,50, distribuição nacional. Edição #87, 2ª série. Dia 5/fev.
MINNIE: Revista lançada pela Editora Abril em jun/2011. Com periodicidade mensal, produções todas inéditas e estrutura similar à das clássicas PATO DONALD e MICKEY, esta 2ª série de MINNIE privilegia as grandes aventuras, além de apresentar com frequência as divertidas histórias de Pluto. Antes, a ratinha estrelou uma 1ª série que durou 29 edições, de set/2004 a dez/2006. Entre uma série e outra, a Abril experimentou um gibi diferenciado, com mais páginas, formato um pouco menor e lombada quadrada, o MINNIE POCKET LOVE (3 edições, de out/2010 a jan/2011).






EM MARÇO:


MINNIE #59
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 48+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 4,50, distribuição nacional. Edição #88, 2ª série. Dia 4/mar.











DIA 25 DE FEVEREIRO:





Por E. Rodrigues
Publicado originalmente em 4/fev/2016. Atualizado em 4/mar/2016.




13 comentários:

  1. Depois de quase duas décadas afastado dos quadrinhos Disney, tenho adquirido os gibis ordinários e as edições especiais recentes.
    O que posso dizer é que a qualidade da impressão melhorou muito, mesmo nas edições ordinárias. O papel também está melhor. Tenho notado que nas edições ordinárias a encadernação e o corte estão menos caprichados que nos anos oitenta, mas isso talvez seja pontual.
    Quanto ao conteúdo e trabalho editorial, gosto das histórias antigas, mas é preciso novidade, então, o atual mix está formidável. Estou conhecendo e gostando dos novos personagens como Donald Duplo e Fantomius.
    Vejo com bons olhos o esforço do atual editor para dar conta do vasto acervo Disney. Tenho a impressão que não existe mais aquele estúdio brasileiro que produziu aquele extenso e glorioso material nos anos setenta e oitenta. Não sei se a estabilidade do real acabou por desestimular a produção nacional. Então, reproduzir essas ótimas histórias nacionais é oferecer às novas gerações a oportunidade de conhecer o trabalho de grandes artistas brasileiros e também um revival para os leitores veteranos.
    Quanto às edições de capa dura, acredito que o atual editor entrou para história. Não me recordo de haver este tipo de material nas bancas quando era garoto. Fico imaginando aquela coleção Anos de Ouro do Pato Donald no atual padrão de capa dura... Sem ser papel jornal... Enfim, está excelente, mas acredito que precisa existir uma linha de publicações com histórias clássicas que revele as origens dos personagens e de todo o mundo de patopolis, mantendo também os sucessos contemporâneos. Talvez relançar as primeiras edições das principais revistas como tio patinhas, mickey, Donald, Zé carioca em encadernados de luxo seja um sonho de muitos colecionadores. Existe um mercado muito bom a ser desenvolvido pela abril, basta ir a um sebo e ver o que está sendo cobrado por algumas edições que nem são clássicos, então dá para imaginar o quanto seriam bem vindas reedições de gibis históricos com acabamento primoroso?
    Quanto ao Disney Especial Os motoristas, está ótimo! Essa nova edição com a primeira aparição dos metralhas, professor gavião e doutor estigma faz do DE os bandidos um gibi memorável. Acho uma grande sacada do editor! Quem sabe no próximo, os aviadores, teremos a primeira aparição do capitão boing...
    Outra coisa: essa capa está excelente!
    Parabéns ao editor e também ao Planeta Gibi!
    Posso afirmar que ambos me fizeram ter novamente o prazer de ler um bom gibi!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. João, vc vai gostar de ler as HQs do Mickey escritas pelo Casty. Geralmente são bem inteligentes. Por sorte teremos Casty nas revistas dele em fevereiro e março! Se não me engano é em março q as HQs inéditas do Zé carioca voltam também. Faz poucos meses q deram uma pausa! :)

      Excluir
    2. João, obrigado pelas palavras, de verdade. Um monte de coisas que você escreveu aí reflete a opinião de vários leitores Disney, você sabe.

      Jefferson, Maffia nos confirmou o retono de Zé Carioca inédito na edição de março.

      Abs.

      E. Rodrigues

      Excluir
  2. Bela capa essa do Disney Especial. Se eles tivessem tudo essa idéia no passado poderia se chamar Os Vilões.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu até q gostei dessa capa remake de Os Vilões, mas realmente, ta faltando criatividade... Pelo menos a seleção de histórias, parece q está legal.

      Excluir
    2. Remake de capa sempre houve, não só no Brasil. Tínhamos até uma série sobre reaproveitamento de ideias. Um dia a retomaremos. É capa de Pato Donald repetindo ideia de Pica-Pau, Luluzinha repetindo Margarida (ou seria o contrário?), e por aí vai.

      O que não posso deixar de dizer, como fã inveterado (desde criança; há décadas, portanto) do trabalho de Napoleão Figueiredo é que me emociono com cada capa que ele assina. E a beleza da arte-final do Diego Munhoz também tem que ser registrada. Sou um desenhista frustrado, admito.

      Abs.

      E. Rodrigues

      Excluir
  3. Adorei essa postagem. Amo as HQs dinamarquesas. Que bom ver Noel Van Horn de volta!
    Obrigado por mostrar. Eu nem tenho comprado Minnie há certo tempo, mas vou dar um jeito de pegar agora.
    Um abraço!

    ResponderExcluir
  4. Obrigado pela dica, Jefferson.

    ResponderExcluir
  5. Revista
    Ta da minnie é a unica que eu quase nunca compro, mas vou dar uma chancw

    ResponderExcluir
  6. A Capa do Disney Especial Os Bandidos ficou ótima! Lembra sim as capas dos antigos. Eu vi a Edição dos Motoristas que ainda está na banca aqui da minha cidade (interior do Estado do Rio de Janeiro) e devo dizer que a revista é mais bonita pessoalmente, do que vendo na internet! Rsrsrs! Acho que vou comprá-la e depois a dos Bandidos também!

    ResponderExcluir
  7. Lucas Silva, por vários meses, a da Minnie acaba sendo a melhor dentre as mensais... quando falaram q iam publicar, subestimei, mas logo de cara, se tornou uma das minhas mensais favoritas. Dê uma chance sim, embora essas duas edições não sejam nenhuma pérola em vista de várias outras já lançadas!

    ResponderExcluir
  8. Ao pessoal do Planeta Gibi: Além de MMMM, vocês têm alguma ideia do que teremos de Capa Dura este ano? Sei que teremos doze(!), então acho que isso significa que teremos algum Capa Dura em vários volumes? Teremos Barks já esse ano? E Pateta Repórter?
    No aguardo, obrigado desde já.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sergio, o editor Maffia divulgará os títulos em palestra, em abril. Antes disso, o Planeta Gibi só informará aqueles que a editora divulgar primeiro, ok?

      Abs.

      E. Rodrigues

      Excluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.