' '

31 de jul de 2015

Almanaques Disney de agosto: capas e prévias

E o prêmio de cena impagável dos almanaques Disney de agosto vai para... Ronrom literalmente lambendo os pés de Peninha! Confira abaixo. ALMANAQUE DO PATO DONALD #28 destaca sobretudo bons embates com Gastão. 

ALMANAQUE DO TIO PATINHAS e ALMANAQUE DO MICKEY abrem o baú e trazem HQs há décadas não vistas por aqui e, em sua maioria, republicadas pela primeira vez —  como a nacional Patetoque, o Detetive (Ivan Saidenberg & Moacir Rodrigues), de 1974. 

ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA inicia com uma HQ da Agência de Detetives Moleza e segue com o habitual desfile de talentos brasileiros. 

30 de jul de 2015

Prévias de SIR LOCK HOLMES 40 ANOS (e os próximos DISNEY TEMÁTICO)

ATUALIZADO: capa do próximo volume. Em meados da década de 1970, a DISNEY MAGAZINE estreou intercalando artigos e HQs. Ali surgiram Pateta Faz História e Sir Lock Holmes, abusando de um humor que seria elevado a um nível anárquico talvez jamais repetido nos quadrinhos Disney. 

O potencial das duas séries seria explorado em seguida em HQs com mais de 40 páginas repletas de enquadramentos inusitados, nonsense, esquisitices e piadinhas de fundo que pareciam inspiradas nos melhores momentos da então tresloucada revista Mad

Pateta Faz História ganhou por aqui sua coleção (quase) definitiva há alguns anos. E agora Sir Lock Holmes, completando 40 anos, ganha uma edição à altura da genialidade de sua criação, incluindo a única HQ que permanecia inédita no Brasil. 

Se essas 44 páginas já não valessem o investimento na compra deste DISNEY TEMÁTICO, a edição ainda compila HQs essenciais da vida do personagem, como sua estreia e uma pérola dos Estúdios Abril — produzida por um dos maiores roteiristas de quadrinhos de humor que pisou neste planeta, sr. Ivan Saidenberg, e ilustrada à perfeição por Roberto Fukue. 

Não bastasse, Marcelo Alencar contextualiza e alinhava tudo para os leitores que acabaram de chegar. 

Primoroso e histórico. Mais do que isso, porém: inteligente e divertidíssimo.

22 de jul de 2015

CHICO BENTO MOÇO de junho tem lançamento anunciado

A Panini acaba de confirmar o lançamento da edição #23 de CHICO BENTO MOÇO, relativa ao mês de junho, para a primeira semana de agosto. Veja a capa, abaixo.

O atraso pode ter sido ocasionado pelo crossover com a TURMA DA MÔNICA JOVEM, mas a editora não confirma. Aparentemente, a aventura em dois capítulos Herdeiros da Terra seria iniciada num título e concluída no outro, mas a ideia teria sido abandonada. Cabe mencionar que TMJ tem mais páginas do que CHM, a propósito.

Editora Abril lança o álbum de figurinhas Kingdom Hearts

Como adiantamos aqui, a Editora Abril está lançando o álbum de figurinhas baseado em KINGDOM HEARTS, maior sucesso de sua linha DISNEY MANGÁ (confira abaixo a lista completa dos volumes já lançados e daqueles por vir). 

O livro ilustrado custa R$ 6,00 e o envelope com 4 cromos, R$ 1,00. Veja a seguir capa e mais informações.

20 de jul de 2015

Checklist JBC • Julho 2015

A JBC traz muitas novidades em julho, como TERRA FORMARS e KILL LA KILL, e continua anunciando seus próximos lançamentos, como ULTRAMAN, descrito como uma atualização do clássico, mas resgatando os personagens conhecidos. A editora completa: "escrito por Eiichi Shimizu e ilustrado por Tomohiro Shimoguchi, esse Ultraman futurista é publicado desde 2012 na revista Monthly Hero's, tem até o momento 6 volumes e segue em andamento no Japão".

Veja aqui outros lançamentos deste mês

18 de jul de 2015

Obras de Mauricio de Sousa em BIDU e ZAZ TRAZ são compiladas

Uma relíquia será lançada na Bienal do Livro do Rio de Janeiro, em setembro. Sidney Gusman recuperou e compilou toda a produção que Mauricio de Sousa originalmente publicou nos raríssimos gibis ZAZ TRAZ e BIDU pela Editora Continental no final dos anos 1950 e início dos 60. 

COLEÇÃO HISTÓRICA MAURICIO sairá em volume único, pela Panini, trazendo também as capas e algumas páginas de curiosidades, incluindo relatos do processo de elaboração do encadernado.

17 de jul de 2015

A Ilha do Tesouro: prévia da graphic novel que sairá em MICKEY

A mesma dupla criadora da formidável série Pateta Repórter, Teresa Radice e Stefano Turconi, adaptaram o clássico A Ilha do Tesouro, de Stevenson, para uma saga de mais de 90 páginas com Mickey, Pateta, Sir Lock Holmes, João Bafo-de-Onça e Horácio. Publicada em março último na Itália, o leitor brasileiro poderá acompanhá-la nas edições de agosto e setembro de MICKEY. Veja a seguir as belíssimas capas e uma prévia da história.

Tiras de jornal raras em PATO DONALD

As próximas edições de PATO DONALD, que acaba de completar 65 anos de circulação ininterrupta, trarão uma raridade: a reprodução de tiras do personagem publicadas nos jornais americanos por ocasião de seu cinquentenário de criação, comemorados em meados dos anos 1980. Confira a seguir texto de divulgação da Editora Abril.

13 de jul de 2015

Turma da Mônica: Coleção L&PM Pocket

Logo que a Turma da Mônica se mudou da Globo, a Panini começou a inundar bancas e livrarias com uma enorme variedade de títulos. 

Dentre eles, pockets com tirinhas de jornais. A encadernação, contudo, era péssima. Talvez por isso, a MSP levou esse formato para a L&PM — que já lançou mais de mil títulos assim, incluindo muitas compilações de tiras de diversos artistas e adaptações de clássicos para o mangá.  

A seguir, a lista completa de pockets da MSP, incluindo o volume que deve chegar às livrarias nas próximas semanas. 

Este post será atualizado a cada novo lançamento.

8 de jul de 2015

STAR WARS MANGÁ será lançado pela Editora Abril

A Editora Abril vai lançar ainda neste semestre STAR WARS MANGÁ. Em resumo, será tudo o que estiver disponível para publicação e que a Disney permitir. 

O Planeta Gibi conhece 18 volumes da série, sendo que 4 deles nunca saíram no Brasil. Confira tudo abaixo.

BETTY BOOP, 85 anos, retorna às HQs pela Dynamite

A americana Dynamite Entertainment anunciou nesta semana que licenciou junto aos Fleischer Studios e King Features Syndicate o retorno da icônica Betty Boop aos quadrinhos, depois de 20 anos. 

O CEO da editora, Nick Barrucci, declarou que espera que a linha de quadrinhos originais e graphic novels a ser lançada sirva de ponto de referência da personagem para a nova geração. Não foram dados mais detalhes, contudo, da produção.


7 de jul de 2015

65 Anos Bem Contados: 2011-2015 — INÉDITO

Avançamos aqui das comemorações dos 50 anos do gibi ZÉ CARIOCA até os 65 anos de PATO DONALD. No meio, as coleções semanais, os especiais, DISNEY TEMÁTICO, MEGA DISNEY, DISNEY JUMBO, os muitos aniversários celebrados, a febre congelante de FROZEN, o triunfo de DISNEY DE LUXO e uma certeza no horizonte, apesar das dificuldades atuais do mercado. 

6 de jul de 2015

Checklist Bonelli • Mythos Editora • Julho 2015

Celebrando as 50 edições de ZAGOR ESPECIAL, a Mythos está lançando uma edição gorducha, com mais de 320 páginas. O recheio é uma aventura passada na Ásia Central

O mês também tem a criminóloga JÚLIA KENDALL, cuja edição já está nas bancas com mais uma de suas instigantes capas. 

Os bonellianos também devem atentar à edição de MICKEY que sai hoje, prestando homenagem a Dylan Dog em sua HQ principal — escrita pelo mesmo Tito Faraci que assina a HQ de TEX deste mês. Tudo em casa. Leia mais sobre isso aqui.

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

3 de jul de 2015

65 Anos Bem Contados: 2001-2010 (Parte 2 de 2)

MESTRES DISNEY, fim de linha para ALMANAQUE DISNEY, o início e o fim da setorização, AVENTURAS DISNEY, HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO, especiais com DuckTales, Mickey e Superpato, DISNEY BIG, edições boas e baratas de férias e extras, CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY, a volta da série ALMANAQUE e de NATAL DE OURO DISNEY, o aniversário de 60 anos de PATO DONALD. Tudo isso e mais um pouco aqui.

2 de jul de 2015

Checklist Mauricio de Sousa • Panini Comics • Julho 2015

Provavelmente passará em branco, mas neste mês sai a 200ª edição do ALMANAQUE DA MÔNICA. O título começou em alto estilo na Editora Abril, no longínquo dez/1976. Lá durou 31 números, incluindo os históricos dois primeiros, com 196 páginas cada um e muito valorizados pelos colecionadores. Ainda na Abril, muitas edições marcaram época, como a #5 (mai/1980), intitulada de fato MÔNICA ESPECIAL — OS NAMORADOS (o primeiro gibi temático da Turma); o primeiro almanaque de Natal (#7, nov/1980), especiais de Carnaval, Festas Juninas, Dia das Crianças e mais. Sua numeração foi reiniciada em ambas as trocas de editora. Na Globo, o gibi acabou ganhando sua até hoje regularidade bimestral e teve 117 números (de jun/1987 a nov/2006).

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist DC • Panini Comics • Julho 2015

Confira a seguir a listagem de lançamentos da DC Comics divulgada pela Panini para este mês de julho. 

Além dos títulos extras ligados à maxissérie FIM DOS TEMPOS, há SUPERMAN: CONDENADO VOL. 2 e TROPA DOS LANTERNAS VERDES #8. 

Também são prometidos mais dois volumes de LENDAS DO CAVALEIRO DAS TREVAS: NEAL ADAMS e a reedição do mangá BATMAN: FILHOS DO SONHO (lançado aqui primeiro pela Mythos). 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

1 de jul de 2015

Checklist Disney • Editora Abril • Julho 2015

O PATO DONALD completa 65 anos de circulação ininterrupta e ganha um remake da capa de sua histórica edição #1, além de uma página comemorando o feito. 

SIR LOCK HOLMES recheia o DISNEY TEMÁTICO deste mês. O volume, que teve colaboração deste Planeta Gibi, faz um apanhado dos 40 anos do personagem e inclui sua única aventura inédita no Brasil. 

MEGA DISNEY apresenta um clássico instantâneo de Casty, a inédita saga O Império Gelado, e reapresenta a origem da Superpata — que só havia saído aqui uma vez, em 1979. 

MICKEY parodia o big hit bonelliano Dylan Dog numa trama acertadamente noir. 

STAR WARS: UMA NOVA ESPERANÇA recebe uma nova e elegante quadrinização, inaugurando a linha de graphic novels da Disney•Lucasfilm pela Abril.

Confira muito mais a seguir.

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist Julho 2015

Julho de 2015. O checklist do Planeta Gibi é organizado por ordem alfabética de licenciadoras e produtoras (de "Bonelli" a "Walt Disney", por exemplo). Os mangás são listados por editoras (JBC, NewPOP e Panini, por exemplo), com algumas exceções. Vai ao ar nos primeiros dias do mês e recebe atualizações constantes, sendo acessível também pelo primeiro banner do lado direito do site.