' '

30 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 2001-2010 (Parte 1 de 2)

Recomeçando... essa é a forte impressão que temos ao acompanhar os anúncios em PATO DONALD e ZÉ CARIOCA nos primeiros anos da década de 2000. Tentativas (algumas frustradas, como MICKEY X, DONALD SUPER, gibis de 1 real...) e tiros certeiros (O MELHOR DA DISNEY — possivelmente a publicação que, ao longo de sua vida, melhor provou que o jogo não estava perdido). Vamos aqui até o final de 2004, quando quadrinhos na Abril eram só Disney, SPAWN e OS SIMPSONS.

29 de jun de 2015

Curiosidades ligeiras: Estação Ferroviária de...

Vapt-vupt: os leitores atentos dos quadrinhos Disney há muito já perceberam que as ruas e prédios de Patópolis por vezes reproduzem pontos e características das cidades onde seus desenhistas moram (ou moravam, estudavam ou trabalhavam). 

Então não estranham quando veem uma avenida patopolense com uma tomada aérea idêntica à da Avenida Paulista. Ou um "Viaduto do Café" bem no caminho de uma HQ brasileira da Margarida

GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS #5: prévias

A Editora Abril está lançando a 5ª edição de GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS, a revista gigantona que permite uma deliciosa apreciação da arte dos quadrinhos Disney — aqui, especificamente, centrados no cotidiano do Pato Donald. Veja a seguir prévias de todas suas HQs. 

E, a propósito, o editor Paulo Maffia já confirmou que GRANDES HISTÓRIAS DE HALLOWEEN, título lançado no ano passado que segue essa mesma linha editorial, terá uma 2ª edição em outubro.

26 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 1991-2000 (Parte 3 de 3)

ALMANAQUE DISNEY comemoraria 45 anos agora em dezembro. Leia o final deste capítulo e ajude-nos: escreva vários e-mails para o editor Paulo Maffia e para o diretor de redação Ségio Figueiredo... 

Se os anos 1990 vão acabando de forma melancólica para os gibis, é inevitável constatar: todos sobrevivemos. E a publicação de quadrinhos no Brasil não vive, mesmo, de recorrentes altos e baixos?

SIR LOCK HOLMES: 40 anos e um especial de 300 páginas

Sir Lock Holmes completa 40 anos e ganha um especial com mais de 300 páginas, como havíamos adiantado aqui. A capa é do fantástico Napoleão Figueiredo, baseada em ilustração da revista americana onde Sir Lock surgiu.

Além de mostrar a estreia do personagem (desenhada por Al Hubbard, que também nos apresentou Peninha, Urtigão e 00-ZÉro pela primeira vez), o volume, que teve a colaboração deste Planeta Gibi, inclui a única aventura inédita no Brasil do atrapalhado e elegante detetive. 

MANDRAKE #3 é lançado

A sétima aventura produzida com Mandrake, de 1936, é o destaque do encadernado que a Pixel acaba de lançar, MANDRAKE ENTRE AS MÚMIAS

Como tem sido de praxe nessas publicações, este 3º volume do mágico apresenta um ótimo artigo ilustrado contextualizando a obra. Coisa que muito agrada o colecionador. 

Confira abaixo, além da prévia da edição, a lista de todos os encadernados do tipo já lançados pela editora.

Checklist DC • Panini Comics • Junho 2015

ATUALIZADO: checklist Vertigo. Dentre os muitos lançamentos da DC Comics pela Panini neste mês, duas edições de A SOMBRA DE BATMAN, a continuidade da maxissérie FIM DOS TEMPOS e a estreia de MULTIVERSO DC

AQUAMAN e FLASH ganham encadernados em capa dura e MONSTRO DO PÂNTANO e STORMWATCH, suas habituais versões mais modestas. Confira tudo a seguir.  

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

DISNEY MANGÁ: todos os lançamentos

Para facilitar a vida dos leitores e colecionadores que estão chegando agora, listamos abaixo todas as edições de mangás Disney já lançadas pela Editora Abril, além daquelas que sairão nos próximos meses.

Publicado originalmente em 20/mar/2015, este artigo é atualizado periodicamente, conforme novos lançamentos são divulgados pela editora ou apurados pelo Planeta Gibi. Retorne aqui usando o índice da barra lateral: Disney >> Disney Mangá.

24 de jun de 2015

STAR WARS IV ganha nova adaptação em quadrinhos

Como adiantamos aqui, a Editora Abril lança em julho uma graphic novel em formato americano de STAR WARS [EPISÓDIO IV] UMA NOVA ESPERANÇA. Na prévia, a seguir, podemos constatar que se trata de uma obra mais voltada ao público infantojuvenil. E de arte bastante caprichada, como costumam ser as produções da Disney Global. 

A editora lançou há alguns dias uma revista de atividades no mesmo tema e promete novas publicações da linha ao longo do segundo semestre, precedendo a estreia da aguardada continuação da cinessérie, programada para 17/dez no Brasil. 

23 de jun de 2015

Carlos Avalone traz CARRAPICHO de volta

Carlos Avalone está anunciando o relançamento das HQs de seu CARRAPICHO em eBook. O artista trabalha com quadrinhos desde 1969, inclusive com passagens pelos Estúdios MSP e Abril, onde desenhou de Disney a HQs de Bolinha, além de ter produzido trabalhos autorais para CRÁS!, PANCADA e Projeto Tiras. Dos 3 títulos que lançou, é curioso registrar que ESPOLETA contava com roteiros do Mestre Disney Ivan Saidenberg.   

65 Anos Bem Contados: 1991-2000 (Parte 2 de 3)

Nesta fase, predomina a publicação de almanaques diversos... URTIGÃO é cancelado (e AVENTURAS EM PATÓPOLIS ocupa seu lugar)... GARFIELD ganha uma coleção em 4 edições... SENNINHA estreia e dura quase uma centena de números... FAMÍLIA DINOSSAUROS vai para os quadrinhos... As comemorações dos 60 anos do Pato Donald apresenta ao Brasil, pela primeiríssima vez, a árvore de Don Rosa... E mais.

22 de jun de 2015

DISNEY COWBOY traz episódios de Era Uma Vez no Oeste e Mickey Kid

Está chegando o 46º DISNEY TEMÁTICO, COWBOY. Confira a seguir prévias de suas HQs, inéditas no Brasil. Dentre elas, Donald e a Diva do Saloon, de Guido Martina e Guido Scala, o segundo dos treze episódios da série italiana Era Uma Vez no Oeste, quase toda inédita por aqui — situação similar à de Os Feitos Lendários de Mickey Kid, cujo episódio 10 também figura neste volume. Veja abaixo uma lista completa dos episódios de ambas as séries. 

19 de jun de 2015

Panini anuncia mangá de Batman

A Panini informa que lançará no final de julho mais um mangá de Batman, FILHOS DO SONHO. Publicado originalmente no Japão a partir do ano 2000, a edição seguirá o mesmo padrão de A MÁSCARA DA MORTE (jul/2014), encadernada em 348 páginas, formato 13,7 x 20 cm e capa cartão. Veja mais a seguir. 

65 Anos Bem Contados: 1991-2000 (Parte 1 de 3)

Os anos 1990 chegam apavorando. No péssimo sentido, infelizmente. A combinação do Plano Collor com a inflação descontrolada e a insegurança econômica resultou num dos mais trágicos momentos para os gibis no Brasil. Esta primeira parte, no entanto, não é especialmente depressiva, com títulos como GRAPHIC NOVEL, a inventiva QUAC!, a retomada de infantis variadas e ZÉ CARIOCA semanal. Já as próximas duas... 

17 de jun de 2015

Animação da Pixar ganha Revista Oficial, com quadrinhos

A nova animação da Disney•Pixar chega aos cinemas brasileiros e a Editora Abril aproveita para lançar um álbum de figurinhas e a REVISTA OFICIAL DO FILME DIVERTIDA MENTE, com muitas páginas de quadrinhos. 

O longa (Inside Out, no original) foi dirigido por Pete Docter, responsável também pelos sensacionais Up e Monstros S/A. A Pixar espera superar aqui a má fase de seus últimos títulos, apontados pela crítica como evidências do declínio criativo dos estúdios. 

16 de jun de 2015

O Império Gelado e a origem da Superpata em MEGA DISNEY de julho

Novamente MEGA DISNEY apresentará uma saga inédita de Casty, um dos maiores quadrinistas italianos da atualidade. Com mais de 100 páginas, O Império Gelado abre a edição #9 do maior gibi Disney do mundo, que chega às bancas no meio de julho. 

Grande destaque merece também a HQ de estreia da Superpata, que só havia sido publicada no Brasil uma única vez, em 1979 (e remontada em muito menos páginas). O Colar de Ariadne foi produzida pelos mestres Guido Martina e Giorgio Cavazzano. Veja prévia abaixo. 

Confira todo o índice da edição a seguir

Checklist Marvel • Panini Comics • Junho 2015

Finalmente, o checklist Marvel deste mês. Além do relançamento de DEADPOOL em título mensal, estão listados alguns especiais, como VINGADORES VS. X-MEN VS. QUARTETO FANTÁSTICO e MARVEL DELUXE — DEMOLIDOR: REVELADO. Também começa a minissérie PECADO ORIGINAL. Veja muito mais a seguir.

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

65 Anos Bem Contados: 1981-1990 (Parte 4 de 4)

A primeira capa de Don Rosa no Brasil,  a batmania provocada pelo filme do homem-morcego, a estreia do MENINO MALUQUINHO em quadrinhos, a impossível coleção ATIVIDADES DISNEYMISTÉRIO DOS SIGNOS, a onda dos gibis Disney em inglês, a reimpressão integral das 52 primeiras edições de ZÉ CARIOCA, o sucesso da EDIÇÃO DE LUXO, os 40 anos da revista PATO DONALD e muito mais. Fechamos aqui os anos 1980.

15 de jun de 2015

Álbum de figurinhas Kingdom Hearts vem aí

A Editora Abril vai lançar um álbum de figurinhas baseado no mangá KINGDOM HEARTS. Pelo menos é o que indica o teaser que a editora fez em sua página no Facebook (que se resume a uma pergunta e a uma ilustração, reproduzidos abaixo). 

Veja a seguir todos os volumes da série já lançados no Brasil, além de todos os outros títulos DISNEY MANGÁ.

12 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 1981-1990 (Parte 3 de 4)

URTIGÃO chega para ocupar a vaga de CHICO BENTO, assim como lançamentos de diversos títulos e almanaques buscam engrossar a lista de gibis esvaziada com a saída da Turma da Mônica... O Casamento do Pato Donald tem grande repercussão na imprensa... A Abril Video põe nas locadoras as primeiras fitas VHS seladas da Disney (Dumbo e Tron incluídos)... E ainda: OS TRAPALHÕESDUCKTALESROGER RABBIT, os 50 anos de Branca de Neve... 

11 de jun de 2015

Checklist Mauricio de Sousa • Panini Comics • Junho 2015

ATUALIZADO: capas. Listamos a seguir os títulos da MSP que a Panini deve lançar neste mês. 

Além das revistas mensais, há ALMANAQUE DO CHICO BENTO, ALMANAQUE DA MAGALI e o semestral GRANDE ALMANAQUE DE FÉRIAS TURMA DA MÔNICA — título que possivelmente foi mantido; a produtora não divulgou nada ainda dos lançamentos deste mês, que começam a chegar às bancas nos próximos dias. 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist JBC • Junho 2015

Confira a seguir o checklist da JBC para este mês

Estreiam ZETMAN (em 20 volumes) e WISH (4 volumes). HELLSING ganha reedição em 10 volumes e papel offset. 

São concluídos SAILOR MOON — SHORT STORIES STEINS;GATE. Veja mais a seguir.

Veja aqui outros lançamentos deste mês

10 de jun de 2015

Checklist Bonelli • Mythos Editora • Junho 2015

Confira a seguir os lançamentos programados pela Mythos da linha Bonelli para este mês de junho. 

TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA #5 e ZAGOR ESPECIAL #49 são os destaques. Quanto aos títulos periódicos, vale ressaltar a aventura em que o Espírito da Machadinha chega ao extremo sul do continente americano, na Terra do Fogo. Veja detalhes a seguir. 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

9 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 1981-1990 (Parte 2 de 4)

Continuando com os anos 1980... ZÉ CARIOCA ganha independência definitiva de PATO DONALD: as edições #1751 marcam o início de fases distintas para ambas as revistas, pela primeira vez desde sempre. 

E ainda: depois de quase um ano fora de circulação, EDIÇÃO EXTRA volta, em novo estilo...  Reestreiam os almanaques Disney... Quadrinhos Star geram várias revistas, como THUNDERCATS... MARGARIDA estreia seu próprio gibi (e vende mais do que o DONALD)... A Abril rompe com Mauricio e os gibis da Turma circulam pela última vez com a árvore na capa em dez/1986, mas... 

8 de jun de 2015

Almanaques Disney de junho: prévias

ALMANAQUE DO PATO DONALD irá superar neste mês a quantidade de edições de sua 1ª série, que circulou entre 1986 e 1997 por 25 números (a maior dentre todos os almanaques de personagens Disney). Torçamos para que a crise atual abrande e permita-lhe, também, ser tão longevo quanto. 

Confira a seguir prévias de todas HQs deste bimestre, e também de ALMANAQUE DO MICKEY, ALMANAQUE DO TIO PATINHAS e ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA.

5 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 1981-1990 (Parte 1 de 4)

Nossa série chega aos anos 1980... A revista do papagaio completa 20 anos em jan/1981, mas só ganha comemoração em junho, com seu primeiro gibi com lombada quadrada (e que não teve nenhum anúncio nas páginas de PATO ou )... E ainda: surgem os almanaques Disney, a Abril faz campanha para divulgar as HQs Disney produzidas no Brasil, a estreia da DC, o avanço da Marvel, o gibi dos SMURFS, as figurinhas do Snoopy, CEBOLINHA #100, SCUBIDU, o nascimento do Biquinho, A TURMA DO LAMBE-LAMBE e muito mais. Veja. 

3 de jun de 2015

Pixel lança tiras clássicas coloridas de GARFIELD

GARFIELD acaba de ganhar uma coletânea com suas tiras clássicas, coloridas. O lançamento é da Pixel e segue o mesmo padrão dos encadernados da editora com personagens da King Features Syndicate e de Lulu & Bolinha (vide lista completa no final): formato 17 x 24 cm, 132 páginas, capa cartão, miolo couché, por R$ 19,90

Cabe registrar que a criação de Jim Davis, além de estrelar pockets eventuais (em p&b) pela L&PM, também teve volumes de inéditas publicados pela Nemo recentemente.

2 de jun de 2015

65 Anos Bem Contados: 1971-1980 (Parte 3 de 3)

Uma das maiores decepções para os colecionadores é a historinha que fecha este capítulo. 

Mas, antes... Como nasceu o Tio Patinhas? Tá no GRANDE ALMANAQUE DISNEY!... Esta era a parte mais memorável do jingle de televisão do lançamento dos tais fascículos, numa das poucas vezes em que se viu quadrinhos Disney sendo anunciados na TV. 

Outra vez foi no final da década de 1970, na finada TV Tupi: "Clube do Mickey: um oferecimento de Brinquedos Estrela e Editora Abril", anunciava o locutor a cada entrada comercial do programa. E seguiam-se comerciais simplesinhos dos gibis da Abril (nunca vistos em outras emissoras). 

Fechamos aqui os vigorosos anos 1970, desde set/1977, passando pela entrada da Marvel na Abril e a adoção do formatinho, pela primeira vez que se tenha registro, nos gibis de linha — e, claro, a estreia não poderia deixar de ser em outro, senão no pioneiro gibi do PATO DONALD!

1 de jun de 2015

Checklist Disney • Editora Abril • Junho 2015

Mês de muitos títulos: Almanaques Disney, DISNEY BIG, TIO PATINHAS #600, GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS, DISNEY TEMÁTICO COWBOY...

E também de KINGDOM HEARTS II #9, a conclusão de OPERAÇÃO BIG HERO, a graphic novel juvenil STAR WARS IV, CLUB PENGUIN ESPECIAL DE QUADRINHOS #2, a volta de TINKER BELL... 

Veja tudo a seguir.

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist Junho 2015

Junho de 2015. O checklist do Planeta Gibi é organizado por ordem alfabética de licenciadoras e produtoras (de "Bonelli" a "Walt Disney", por exemplo). Os mangás são listados por editoras (JBC, NewPOP e Panini, por exemplo), com algumas exceções. Vai ao ar nos primeiros dias do mês e recebe atualizações constantes, sendo acessível também pelo primeiro banner do lado direito do site.