' '

30 de mai de 2015

Morcego Verde e Os Z-Men estão chegando...

Descoberto o primeiro indivíduo que desconhece a "identidade secreta" do Morcego Verde! Veja quem é em mais uma excelente HQ inédita de Zé Carioca, que abre a edição de junho (roteiro de Arthur Faria Jr., desenhos e arte-final espetaculares de Luiz Podavin, cores do Fernando Ventura). 

E os Z-Men? Conhece? Não? E os Y-Men? Também não? Então você terá que esperar um pouquinho para encontrá-los na HQ inédita da edição de julho — dos mesmos artistas, mas com desenhos de Eli Leon.

Duas edições memoráveis de MICKEY

MICKEY de junho fecha em alto estilo a saga Star Tranko, com direito a página de retrospectiva da HQ e artigo de 4 páginas sobre Star Trek. Leia mais sobre essa paródia aqui.

Em julho, Mickey ataca de Dylan Dog, um dos maiores hits da editora italiana Bonelli, que também produz Tex, Júlia Kendall e Zagor, entre outros sucessos. O roteirista, Tito Faraci, também escreve histórias de Tex, vale dizer. Já os desenhos, ficaram a cargo do fenomenal Paolo Mottura, que transformou a homenagem em mais uma graphic novel Disney (veja mais aqui). A edição não se exaure por aí, não: a HQ cômica em que Pateta leva uma bolada na cabeça, volta a um estado de bebê e Mickey tem que pajeá-lo é um achado.

Capas e prévias de PATETA de junho e julho

Como mostramos em detalhes aqui, Pateta Repórter está de volta na edição #50 numa deliciosa HQ. Compre em nossa loja o DISNEY TEMÁTICO que reúne todas as primeiras aventuras dessa primorosa série. 

Já a edição #51 destaca Superpateta às voltas com uma agência interplanetária, primeiro se confrontando em Patópolis e depois se aventurando pelo espaço sideral.

TINKER BELL #1: capa e prévia da nova revista bimestral Disney

A Editora Abril lança no início de junho TINKER BELL #1, aproveitando a estreia da nova animação da fadinha da Terra do Nunca, antes conhecida como Sininho. A edição, em formato magazine, contém uma HQ e várias páginas de passatempos, além de apresentar os novos personagens do filme. 

É a segunda vez que a Abril publica o título — uma produção da Disney Global. Inicialmente intitulada FADAS, a revista teve 14 edições lançadas entre 2006 e 2007. 

29 de mai de 2015

65 Anos Bem Contados: 1971-1980 (Parte 2 de 3)

Aqui avançamos de 1974 até ago/1977. Temos as comemorações dos 25 anos do gibi O PATO DONALD e da própria Abril, as estreias de LULUZINHA, BOLINHA, A TURMA DO PERERÊ, HERÓIS DA TV (o gibi cult de Hanna-Barbera), JORNADA NAS ESTRELAS, PERNALONGA, CACÁ E SUA TURMA, SPEED RACER e PELEZINHO, além de mostrar GABOLA e SCUBIDU. Ou seja: quem tiver e se dispuser a vender hoje todas essas coleções consegue comprar terras no Japão. 

A grande lacuna é a ausência de anúncio do álbum de figurinhas Galeria Walt Disney, uma febre que acometeu de crianças a adultos, em escala talvez somente similar, nos dias de hoje, ao sucesso dos álbuns de futebol da Panini.

TIO PATINHAS #600 e 601: capas, prévias, Guia...

Sobre a impressionante marca de 600 edições que TIO PATINHAS atinge em junho tratamos à parte num humilde post que, ainda bem, parece ter agradado nossos generosos leitores. Veja (ou reveja) aqui.

Então vamos falar de outra coisa: o Guia de Patópolis, esses artigos formidáveis com 8 páginas cada oriundos da Disney Itália que sairão por 9 edições, até TP #604. Não seria o caso de, um dia, se A História de Patópolis ganhasse sua edição em capa dura, essas 72 páginas serem todas publicadas juntas, para a posteridade? Bem, não recomendamos arriscar a espera. Então, quem não está comprando e guardando cuidadosamente essas edições de TIO PATINHAS com os capítulos do Guia, pode logo se arrepender. Veja abaixo pequenas amostras do rico e criativo material.

PATO DONALD #2444 e 2445: capas e prévias

PATO DONALD chega aos 65 anos de circulação ininterrupta. A edição tem até uma gag com argumento de Carl Barks. Antes, em junho, Donald e Peninha protagonizam uma divertida produção publicada há pouco na Itália e, na sequência, mais uma produção dinamarquesa com o traço maravilhoso de Arild Midthun. 

Mais a seguir. E veja uma retrospectiva dos últimos 65 anos através dos anúncios publicados nas páginas de PATO e ZÉ CARIOCA nessa nossa série.

28 de mai de 2015

Prévias de MINNIE #50 e 51 e capas dos Almanaques

MINNIE chega à edição #50 com grandes atrações: uma HQ desenhada pelo Mestre Massimo De Vita (de A Espada de Gelo) e outra com roteiro de Nino Russo (de O Grande Pato, paródia de 1984, de Orwell), já valem a revista. 

A edição do mês seguinte tampouco baixa a bola, com as tramas de aventura que melhor caracterizam este título.

Veja mais a seguir, incluindo as capas dos Almanaques Disney de junho.

Expo Disney 2015: feira de licenciamentos Marvel, SW e Disney

Aconteceu ontem e hoje em São Paulo o Expo Disney 2015, feira anual de negócios dos produtos Disney (Marvel e Star Wars incluídos, obviamente). Num espaço razoável no centro de exposições do Transamérica, em Santo Amaro, empresas como Editora Abril, Panini, Ímãs do Brasil, Iron Studios, Brinquedos Bandeirante, Melhoramentos e muitas outras, das mais diversas atividades, puderam apresentar a convidados seus produtos e encurtar caminhos para novos negócios. Daí os convidados serem apenas pessoas jurídicas. A própria Disney Brasil, claro, marcou forte presença com suas marcas, além de uma loja logo na entrada do pavilhão (único stand onde os produtos expostos eram comercializados).  

26 de mai de 2015

Dylan Mouse estará em MICKEY de julho

Como havíamos abordado aqui e aqui, MICKEY #875, de julho, vai homenagear um clássico dos quadrinhos italianos de terror, Dylan Dog, da Bonelli Comics. Veja capa e texto de apresentação a seguir.

A HQ Dylan Mouse: O Despertar dos Roedores Invasivos tem roteiro de Tito Faraci (O Resgate do Vapor Willie, A Lenda do Pianista do Mar, além de HQs do ranger Tex Willer) e arte do excepcional Paolo Mottura (Moby Dick). Foi publicada originalmente em TOPOLINO #3094, com direito a capa variante homenageando a de estreia do personagem bonelliano — e escolhida pela Abril. 

65 Anos Bem Contados: 1971-1980 (Parte 1 de 3)

Continuando nossa série... começamos falando de O PATO DONALD #1000 e de suas possibilidades numéricas. 

Depois, temos os Manuais Disney, as estreias de DISNEY ESPECIAL e da (depois intitulada) EDIÇÃO EXTRA

As propagandas em ZÉ CARIOCA O PATO DONALD começam a repercutir o volume crescente de títulos de quadrinhos da Abril, como CEBOLINHA, a ultracult DIVERSÕES JUVENIS, CRÁSO PICA-PAUA PANTERA COR-DE-ROSA, PERNALONGA... 

Apresentaremos esta década em 3 partes. Aqui, vamos até abril de 1974

SIR LOCK HOLMES vem aí

Em dez/2011, o Planeta Gibi anunciou que a Abril lançaria no ano seguinte um novo título bimestral, o WALT DISNEY APRESENTA. A primeira edição compilaria A História de Patópolis. Na sequência, viriam Pateta Repórter, A Patada, Sir Lock Holmes, DonaldDuplo e Crônicas do Planeta T

Às vésperas do lançamento do primeiro volume, no entanto, a editora decidiu não abarcar os especiais sob um título formal, que passaram a sair mensalmente e numa proposta um pouco diferente. 

22 de mai de 2015

65 Anos Bem Contados: 1961-1970

Das páginas de O PATO DONALD e ZÉ CARIOCA pinçamos propagandas históricas da década de 1960. 

Neste capítulo, acompanhamos o lançamento dos gibis do papagaio e do velho muquirana, a primeira versão de DIVERSÕES JUVENIS, a coleção de quadrinizações de CLÁSSICOS DE WALT DISNEY, as estreias de Recreio, MÔNICA, ALMANAQUE DISNEY... E alguns outros anúncios curiosos. 

Formidável, Pateta Repórter está de volta: prévia e mais

Bem vindo ao norte da Itália, aos pés dos Alpes, à charmosa villa às margens do Lago Como! Pateta Repórter, um dos campeões de vendas em nossa loja, está de volta. Em junho, PATETA #50 apresenta o 13º e mais recente thriller da série deliciosamente ambientada nos anos 1930, criada e produzida por Teresa Radice e Stefano Turconi. 

O Farol sobre o Monte do Lago esbanja bom humor, jamais subestimando seu público e, de quebra, brindando-o com cenários deslumbrantes. E ainda incentiva o leitor a buscar por aí mais informações sobre os locais, pessoas e eventos ali citados. Enfim, a obra mantém o nível de uma das melhores séries de quadrinhos produzidas pela Disney Itália nos últimos tempos.

21 de mai de 2015

ARTISTAS E MODELOS sai na próxima semana: confira o índice

DISNEY TEMÁTICO #45 ARTISTAS E MODELOS sai no próximo dia 25 com 11 HQs inéditas e uma capa hilária (de Freccero, novamente), homenageando o designer de moda alemão superstar Karl Lagerfeld. 

Confira a seguir seu índice completo.

Curiosidades ligeiras: templo dos gibis

Vapt-vupt: aproveitamos para ilustrar um pouquinho o artigo publicado hoje na Folha de S.Paulo sobre o templo londrino dos gibis e afins, a Forbidden Planet

A loja não só exibe uma quantidade impressionante de quadrinhos num espaço gigantesco, como toda uma gama de vídeos, livros, memorabilia, penduricalhos e colecionáveis de cultura pop. 

Mas, nada é perfeito: estamos no Reino Unido, e a cotação da libra esterlina arrefece qualquer impulso consumista de um pobre turista que não nade em dinheiro. 

20 de mai de 2015

DISNEY BIG de junho: o índice

DISNEY BIG #33 chega em meados de junho com uma bela capa de Andrea Freccero. O gibi começa com A Crise Financeira, HQ estrelada por Superpato que só havia saído por aqui uma vez, há quase 20 anos. Desenhos a cargo do grande Massimo De Vita (O Mistério dos Signos, O Casamento do Tio Patinhas). 

Confira a seguir o índice completo da edição — que fecha com mais uma aventura inédita de DonaldDuplo

DISNEY JUNIOR — A REVISTA #1 com HQ para os pequeninos

Como antecipamos aqui, a Editora Abril está lançando mais duas revistas contendo quadrinhos Disney. A primeira delas, já nas bancas, é DISNEY JUNIOR — A REVISTA (veja capa e mais detalhes abaixo). 

A edição de estreia traz contos, passatempos e uma HQ de 4 páginas com Mickey, Minnie, Pluto, Pateta, Donald e Margarida — tudo bastante específico para o público bem menorzinho, como o título da publicação indica. Além disso, vem com um belo e caprichado brinde. 

Neste domingo, palestra e bate papo sobre HQs e mais

Neste domingo 24, no Shopping Center Norte (São Paulo) realiza-se um evento sobre o universo dos quadrinhos com profissionais da área. 

Na programação (veja lista completa abaixo), Paulo Maffia (editor das HQs Disney) fala sobre Star Tranko, bate papo com Fernando Ventura (artista Disney), mesa redonda sobre Marvel e DC com André Morelli (revista Mundo dos Super-Heróis) e Fernando Lopes (Mythos/Panini) e mais

19 de mai de 2015

65 Anos Bem Contados: 1950-1960

Por ocasião do aniversário dos 65 anos do gibi O PATO DONALD, que ocorre em meados de julho, e às vésperas dos 55 anos de ZÉ CARIOCA, o Planeta Gibi recupera, atualiza e amplia uma de suas séries de maior sucesso, 60 Anos Bem Contados

Publicada originalmente nos primeiros meses de 2011, os 14 posts contam um pouco da história das revistas em quadrinhos da Editora Abril a partir das propagandas publicadas nas páginas de PATO e (além de exibir um ou outro comercial curioso de produtos diversos). 

Uma 15ª e inédita postagem finalizará a série, atualizando as ocorrências desde então.

15 de mai de 2015

Remake da capa de O PATO DONALD #1 comemora os 65 anos do gibi

ATUALIZADO: capa final e mais. O PATO DONALD, o gibi, completa 65 anos no próximo dia 11 de julho. A Editora Abril decidiu comemorar a data fazendo um remake da capa da edição #1 (considerada oficialmente sua primeira publicação) para o número de aniversário. 

Aproveitando o ensejo, o Planeta Gibi atualizará a série de 14 postagens de 2011 que, por meio dos anúncios publicados nas páginas de O PATO DONALD e de ZÉ CARIOCA, buscou contar um pouco da história das publicações de quadrinhos da editora. Uma 15ª postagem finalizará a série, atualizando as ocorrências desde então.

Depois de Star Trek, Disney prepara sátira de Star Wars

O artista italiano Andrea Freccero revelou em seu blog que está finalizando as 40 páginas de uma sátira Disney da cinessérie Star Wars

Na arte exibida, temos Donald, Huguinho, Zezinho e Luisinho logo na primeira página. O título de trabalho, ainda em inglês, é Try to Force it

O nosso antenadíssimo editor Paulo Maffia informou o Planeta Gibi que já está programando sua publicação para o final deste ano

TIO PATINHAS #600: uma historinha ilustrada

Diz a lenda que o sonho de Victor Civita, o fundador ítalo-americano da Editora Abril, era lançar por aqui um gibi nos moldes de TOPOLINO: formato similar ao nosso atual formatinho e muitas páginas de quadrinhos. 

Pois ele não conseguiu isso com a revista que oficialmente inaugurou a Abril (O PATO DONALD, que no próximo dia 11 de julho completa 65 anos, a propósito) nem com MICKEY (lançado em out/1952 num formato um pouco maior do que o atual, mas com apenas 52 páginas). 

Checklist JBC • Maio 2015

Confira a seguir o checklist da JBC para este mês. As capas de SAILOR MOON SHORT STORIES #2 e de YU YU HAKUSHO #8 serão divulgadas oportunamente pela editora. 

De lançamentos, CHOBITS e ZETMAN estão programados — apesar deste último correr algum risco de ficar para o mês que vem

Veja aqui outros lançamentos deste mês

12 de mai de 2015

Checklist Marvel • Panini Comics • Maio 2015

Confira a seguir o checklist Marvel do mês de maio pela Panini Comics

Há os especiais HOMEM-ARANHA: 99 PROBLEMAS e CAPITÃO AMÉRICA: A FLECHA DO TEMPO — este, mais um volume da COLEÇÃO MARVEL DELUXE

De encadernados, é listado o sétimo volume do DEMOLIDOR. Confira mais títulos, resumos e capas a seguir. 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist Bonelli • Mythos Editora • Maio 2015

Confira a seguir os lançamentos programados pela Mythos da linha Bonelli para este mês de maio. 

JÚLIA KENDALL, a criminóloga, comparece com duas aventuras inéditas em sua edição #116. No mais, apenas publicações do ranger, incluindo TEX EDIÇÃO HISTÓRICA #92 e mais uma EDIÇÃO GIGANTE EM CORES

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

11 de mai de 2015

Checklist DC • Panini Comics • Maio 2015

Vários lançamentos da linha Vertigo são informados pela Panini para este mês, compensando um pouco a escassez dos últimos meses. 

No Universo DC, a minissérie FIM DOS TEMPOS ganha mais três edições paralelas. E a editora anuncia o sétimo volume de TROPA DOS LANTERNAS VERDES. 

Para junho, a Panini informa que haverá duas edições de A SOMBRA DE BATMAN, marcando o início da saga Robin Vive

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist Mauricio de Sousa • Panini Comics • Maio 2015

Os títulos mensais da MSP tiveram numeração reiniciada (após boa parte deles atingir a centésima edição, no mês passado) e ganharam novo layout de capa — agora, mais esquemáticas ainda. 

As edições em inglês e espanhol também acompanharam o reboot. Até porque, a revista matriz, em português, igualmente ganhou um #1 na capa. Aliás, seu título permaneceu TURMA DA MÔNICA, diferentemente do que havíamos informado aqui, e a despeito do Parque da Mônica voltar a abrir as portas em breve em São Paulo, no Shopping SP Market. 

TINA #6 chega ao fim da "temporada", como informa a editora. No entanto, a revista, anunciada como mensal em seu lançamento, teve edições esparsas desde então e o mais provável é que tenha mesmo sido cancelada, como tantas outras da MSP. 

A maior novidade, no entanto, é que a partir de agora ("gradativamente", informa a Panini — veja texto integral abaixo) as HQs da Turma passam a creditar seus criadores. 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

8 de mai de 2015

Paulo Maffia será homenageado no Serra Comics

O Sesc da bela cidade de Teresópolis, no Rio, abriga no final de agosto próximo mais uma edição do Serra Comics — Festival Brasileiro de Quadrinhos, Cinema de Animação e Mangá na Serra Carioca. 

O evento homenageará Paulo Maffia, editor dos quadrinhos Disney e DC Nation (Editora Abril), e comemorará os 85 anos das HQs Disney. 

Estão chegando mais 2 títulos Disney com HQs

Além das recentes FROZEN (mensal) e PALACE PETS (bimestral), a Editora Abril vai lançar mais duas revistas contendo quadrinhos Disney. E igualmente voltadas para um público mais infantil. Vêm aí DISNEY JUNIOR e FADAS — TINKER BELL. Ambos os títulos com periodicidade bimestral e formato similar ao das citadas. 

Além disso, convém informar aos colecionadores de quadrinhos Disney que PRINCESAS (título mensal que ultrapassou uma década de circulação ininterrupta) voltou a trazer algumas páginas de HQs, notadamente visando a promoção dos personagens de PALACE PETS.

Panini lança os #100 da Turma em versões especiais

Quem foi às bancas nesta semana procurar pelas edições de maio da Turma da Mônica (que devem ter numeração reiniciada, leia aqui) acabou encontrando outra coisa: a Panini lançou primeiro Edição Especial para Colecionador dos gibis do mês passado, #100, de MÔNICA, CEBOLINHA, CASCÃO, CHICO BENTO, MAGALI e RONALDINHO GAÚCHO.

6 de mai de 2015

Checklist Planet Manga • Panini Comics • Maio 2015

Veja a seguir os lançamentos do selo Planet Manga programados pela Panini Comics para este mês. 

Destaque para a conclusão de CLAYMORE, cujo derradeiro volume 27 é listado pela editora; e para PLANETES #1, série em quatro volumes bimestrais. Capas e resumos a seguir.

Veja aqui outros lançamentos deste mês

Abril anuncia diversos lançamentos de STAR WARS

Na expectativa do lançamento de Star Wars VII O Despertar da Força — cinessérie agora a cargo de J.J. Abrams (Lost, Super 8, Star Trek) —, o mercado é inundado por produtos relacionados ao universo criado por George Lucas e já há algum tempo adquirido pela Disney. A Editora Abril, histórica parceira da Disney no Brasil, não vai ficar de fora.

Panini aposta no sucesso dos Gogo's Disney

A Panini prevê que Disney Gogo's Crazy Bones seja a mais bem sucedida dentre as coleções similares que já lançou. Assim começa sua divulgação do produto. Com lançamento nacional, o álbum (em formato gigante) é completado com 204 figurinhas, vendidas em envelopes com 4 cromos e uma miniatura. Vide fotos e mais informações a seguir.

Marvel: em nossa loja

Guerra Civil, Invasão Secreta, Hulk Contra o Mundo, Reinado Sombrio, Planeta Hulk e muito mais: estão chegando em nossa loja diversas edições das revistas Marvel publicadas pela Panini nos últimos anos para você completar suas coleções. Confira aqui. E se o que você procura não está ainda cadastrado, consulte-nos por e-mail

4 de mai de 2015

Checklist Disney • Editora Abril • Maio 2015

ATUALIZADO: capas! Em junho temos o crossover DuckTales / Darkwing Duck em DISNEY JUMBO #11 (a última saga inédita lançada pela americana BOOM!). 

Nas mensais, MICKEY traz a segunda parte de Star Tranko. PATO DONALD parodia o clássico noir O Falcão Maltês (aka Relíquia Macabra). Veja prévias de todas as mensais, a propósito, nos links.

DISNEY TEMÁTICO aborda o universo de ARTISTAS E MODELOS

E ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS é o destaque entre os mangás Disney. 

Veja aqui outros lançamentos deste mês.

Checklist Maio 2015

Maio de 2015. O checklist do Planeta Gibi é organizado por ordem alfabética de licenciadoras e produtoras (de "Bonelli" a "Walt Disney", por exemplo). Os mangás são listados por editoras (JBC, NewPOP e Panini, por exemplo), com algumas exceções. Vai ao ar nos primeiros dias do mês e recebe atualizações constantes, sendo acessível também pelo primeiro banner do lado direito do site.