' '

15 de dez de 2015

Maffia Responde (2)

Desta vez, o editor dos quadrinhos Disney Paulo Maffia esclarece a reedição (ou não) de O MELHOR DA DISNEY, comenta sugestões de publicação em capa dura de Don Rosa, Zé Carioca, Gottfredson e mais, além de abordar novamente a impressão de DINASTIA PATO e fazer grande mistério sobre o... bem, leia tudo a seguir.






Antes, vale relembrar as regras de comentários do Planeta Gibi Blog:


O Planeta Gibi Blog não faz moderação prévia de comentários, que são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve. 

O editor se reserva o direito de excluir comentários que: 
• considere ofensivos; 
• incluam links para qualquer outro site; 
• mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos. 

ATENÇÃO! Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.

E acrescento:

• Obviamente que o Planeta Gibi Blog não garante que o editor vá mesmo responder ou publicar seus comentários. 

• A comunicação com o editor (e com qualquer ser humano, de resto — exceto radicais de qualquer natureza) terá melhor possibilidade de êxito quanto mais clara, objetiva e polida for a mensagem. 

• Uns toques: dependendo do tema abordado (problema de distribuição, por exemplo), é conveniente que o leitor informe sua cidade, pelo menos. Também vale registrar seu e-mail após a assinatura, facilitando eventual contato.





Paulo Maffia, editor dos quadrinhos Disney da Editora Abril, informa que leu todos comentários dos leitores do Planeta Gibi Blog e responde:


DINASTIA PATO
Rodrigo disse (1/dez/2015 20h29):
Olá. Gostaria de saber da possibilidade de um recall de "História e Glória da Dinastia Pato", tendo em vista que é um produto defeituoso.

Maffia responde:
Nós analisamos as edições e o que aconteceu foi que em algumas páginas os desenhos estavam levemente borrados ou faltando cor. Como os erros eram poucos e pequenos, chegamos à conclusão de que não há necessidade de recolhimento. Mais uma vez peço desculpas e estamos trabalhando para que isso não volte a ocorrer. Abraços!

CARL BARKS
Diego Oliveira disse (1/dez/2015 21h06):
Muitos fãs, inclusive eu, clamam por uma republicação das obras de Carl Barks, que não vemos há 11 anos. Eu não pude colecionar na época. Tinha apenas 15 anos e não conseguia explicar aos meus pais que aquilo significava muito para mim. Comprei apenas os volumes do 5 ao 9. Agora, com os lançamentos em capa dura, surgiu a ideia de fazer a republicação seguindo esse padrão. A Abril tem ou não tem planos de relançar? Eu anseio todos os dias por essa notícia. Diga para nós, fãs que levam isso a sério, se pelo menos há uma possibilidade. Obrigado.

Maffia responde:
Oi, Diego, tudo bom? Sendo bem claro com você, meu amigo: existem planos para a Editora Abril republicar O MELHOR DA DISNEY? A resposta é não! A Editora Abril tem planos de publicar a obra de Carl Barks em uma nova coleção em capa dura? Sim! Percebeu a diferença? Abraços e obrigado pela mensagem!

PATETA REPÓRTER
Victor Barc disse (1/dez/2015 21h37):
Gostei de saber que teremos PATETA REPÓRTER em capa dura. Gostaria de saber se tem a possibilidade de trazer o material clássico do Floyd Gottfredson. Abraços.

Maffia responde:
Sim, Victor, mas não em 2016!

DISNEY DE LUXO: NOVA TIRAGEM E OUTRAS SUGESTÕES
Sergio disse (1/dez/2015 22h11):
Seria muito interessante para todo mundo uma nova tiragem das edições anteriores do Disney Capa Dura, assim não precisaríamos encarar os exploradores do Mercado Livre. Poderiam também publicar mais Zé Carioca por Said e Canini, como uma continuação para "Um brasileiro chamado Zé Carioca". E nem preciso falar de Barks, que é de longe o mais desejado nas estantes dos colecionadores. Além disso, seria interessante alguma coisa de Paul Murry. (...) Obrigado desde já e abraços!

Maffia responde:
Oi, Sergio, tudo bem? Obrigado pelas sugestões! Por enquanto é muito difícil uma nova tiragem das edições anteriores dos especiais capa dura. Quem sabe em um futuro? Estamos trabalhando para uma segunda edição de "UM BRASILEIRO CHAMADO ZÉ CARIOCA" para 2017! Abraços e bom Natal!

DUCKTALES
Marcelo Souza disse (2/dez/2015 00h):
Alguma chance de termos um especial capa dura dos Ducktales?

Leon Girardi disse (2/dez/2015 13h45):
Maffia, alguma chance de um especial capa dura ou em qualidade tão boa quanto, dos DuckTales? Fora a "Odisseia do Ouro" (republicada em 2009/10, se não me engano) temos aí a espetacular "Em busca da n. 1" (Scrooge's quest) do lendário Marv Wolfman, que merecia uma republicação, e o próprio "DuckTales no Brasil" — duas histórias incríveis que ficariam perfeitas num encadernado, formato americano preferencialmente... Por favor, creio que muitos outros leitores gostariam de rever esse material!

Maffia responde:
Oi, meus caros. Sinceramente, estou trabalhando nisso agora. Infelizmente, há pouco material dos Caçadores de Aventuras digitalizados nos arquivos da Disney, o que está dificultando muito a minha pesquisa. Mas estou conversando com eles para ver o que conseguem me disponibilizar! Abraços!

ÁRVORE PATOLÓGICA
Henrique disse (2/dez/2015 00h22):
Paulo Maffia, tirando as histórias da Saga do Tio Patinhas, existem histórias com personagens da arvore genealógica dos patos que só apareceram lá ou só foram mencionados lá? Por exemplo, quando Fergus fala que seu pai era um simples mineiro, essa história existe ou só é citada?

Maffia responde:
Oi, meu amigo. Tudo bem? Respondendo à sua dúvida: um pouco dos dois casos. O que acontece é que nada nos quadrinhos Disney é oficial como uma cronologia; cada autor pode criar a sua origem. Deu para entender? Abraços!

ALMANAQUE DISNEY DE VOLTA
Jorge T disse (2/dez/2015 02h29):
Que tal trazer de volta o Almanaque Disney, bimestral e com 300 páginas, dando vez e foco aos personagens secundários (Lobão e Lobinho, Quincas, Banzé, Madame Min etc.), mantendo a Disney Big como está, focando nas histórias dos patos e ratos???

Maffia responde:
Oi, Jorge. Não temos planos para isso no momento, mas...(mistééééérioooooooooooo!)

DISNEY DE LUXO: MUITAS SUGESTÕES
Anderson Lima disse (3/dez/2015 23h03):
Minhas sugestões de publicação para edições futuras são:

A Espada de Gelo (na época do natal no próximo ano, pra manter a tradição de capa dura natalino);

Uma edição com histórias no formato "Além da Imaginação" ou "Lost", com histórias de mistério, mais adultas e mais intrigantes. Não lembro de nenhuma em especial, mas tenho certeza de que seriam facilmente compiladas;

Outra com as melhores histórias do Casty;

O Destino do Zé Carioca (nunca vi ninguém sugerir ela, nem sei se teria páginas suficientes, mas poderia unir com outras boas histórias do Zé dos anos 90 que, acredito, tinham seu mérito, como Os 12 trabalhos de Zércules);

Superpato Novas Aventuras (poderiam, inclusive, lançar completa, em um formato mais econômico, como no modelo da excelente sugestão do amigo Paulo).

Por fim, mais importante do que o conteúdo, tenho uma opinião de que as versões capa dura me parecem mais interessantes quando possuem uma visual mais sofisticado, enfim, como os 3 volumes que saíram no início do ano, com capas bem elaboradas. Nesses lançamentos recentes, achei que a capa de Contos de Natal ficou excelente, assim como a da Dinastia Pato, enquanto a do Zé pareceu simples e a do Cinema parece com essas edições temáticas mensais, apesar do conteúdo interno ter um visual belíssimo, acho que a capa não condiz com ele. Consigo imaginar uma capa que, na minha visão, pareceria melhor, como por exemplo, mostrando um "rolo de filme", onde cada quadro expusesse uma imagem de uma história interna. (...)

Maffia responde:
Meu amigo, tudo bem? Obrigado pelas sugestões e comentários. Abraços!

DISNEY DE LUXO: DON ROSA, INDIANA PATETA, DUCKTALES...
Geovane Altair disse (2/dez/2015 15h45):
(...) Minha sugestão é que nos próximos especiais tenha algo mais do Don Rosa ou, se possivel, todas as obras dele. Caro Maffia, isso é um material que os fãs estão esperando há muito tempo! Não precisa necessariamente citar o nome dele (por causa da perrenga que a Abril tem com o Rosa) mas, sei lá, encontrem uma forma de presentear o pessoal com a obra maravilhosa desse mestre! 

Também deixo sugestão para especial capa dura com aquelas aventuras do Indiana Pateta, e algo também relacionado ao Tio Patinhas como, por exemplo, histórias do DuckTales reunidas. 

Peço encarecidamente que republiquem as obras de Carl Barks também. (...)

Maffia responde:
Oi, Geovane. Tudo bem, meu amigo? Sendo bem sincero com você, obras completas de Don Rosa não está em nossos planos. Quanto às outras sugestões, algumas respondi acima e registramos as demais. Abraços e bom Ano Novo para você e sua família!

GOTTFREDSON, MURRY, TALIAFERRO, BARKS
Antonio Tadeu disse (4/dez/2015 10h05):
Sinceramente, não consigo entender as estratégias de lançamentos de produtos da Abril em relação às publicações Disney. A grande maioria de pessoas que participa de debates e fóruns em redes sociais anseiam por Barks, Gottfredson, Murry em edições de luxo. Na contramão disso, a Editora Abril promove uma enxurrada de publicações italianas, contrariando a vontade da maioria.Continuo na esperança de que dirijam o foco para os saudosistas, como eu, que preferem os clássicos de Gottfredson (que poderia ser editado em preto e branco, igual ao material publicado pela Fantagraphics nos EUA), Barks, Taliaferro e Murry.

Maffia responde:
Oi, Antonio! Estamos ouvindo todas as sugestões e analisando a viabilidade de cada edição. Por exemplo, temos uma excelente relação com o pessoal da Fantagraphics e já estamos trocando figurinhas para alguns projetos em conjunto (o editor da Fantagraphics é muito gente boa, do tipo que te convidaria para tomar umas cervejas!). Só temos que tomar cuidado porque, de vez em quando, afirmar que a “a grande maioria de pessoas” quer uma coisa, sem ter números ou pesquisas, pode ser algo muito, mas muito longe da realidade do mercado!

MAFFIA POLIVALENTE
Ruptured Duck disse (10/dez/2015 00h36):
[Sobre a republicação ou não de Carl Barks] (...) Qual informação está correta? Do editor falando dos planos futuros, embora não oficialmente anunciados, ou de um empregado qualquer da Abril Jovem, administrando a página no Facebook para o qual quadrinhos Disney, revista Recreio e figurinhas do Ben 10 são tudo a mesma coisa? 

Maffia responde:
Caros, sou eu que administro e respondo as seções de cartas, a página do Facebook e os demais canais com o leitor. Ok? Abraços!


E. Rodrigues
Foto: Edson Diogo para Planeta Gibi





28 comentários:

  1. Vamos lá...

    Bom, eu não gostei da resposta sobre o recall de "HEGDDP", mas tudo bem...

    "Obras completas de Don Rosa não está em nossos planos"

    Decepcionante.

    "Temos uma excelente relação com o pessoal da Fantagraphics e já estamos trocando figurinhas para alguns projetos em conjunto"

    Ok, isso me deixou BEM animado.

    "Estamos trabalhando para uma segunda edição de "UM BRASILEIRO CHAMADO ZÉ CARIOCA" para 2017!"

    Essa informação já era "conhecida", mas agora é oficial. Excelente!

    "A Editora Abril tem planos de publicar a obra de Carl Barks em uma nova coleção em capa dura? Sim!"

    Ok, tô no aguardo. E pobre da minha carteira...

    Maffia, obrigado pelas respostas.

    ResponderExcluir
  2. Eu não sei exatamente onde se possam fazer as perguntas, mas vou soltar aqui mesmo então:

    -Já existe algum substituto planejado para o lugar do Donald Duplo na Disney Big quando terminarem as histórias inéditas (no meio de 2016)?

    -A Abril pretende lançar as tiras iniciais do Zé Carioca em um formato de luxo, dando a esse material o tratamento que ele merece?

    -Existe uma sequência com mais tiras fora aquelas publicadas nos 70 anos volume 1? Depois daquelas nunca mais saíram tiras do Zé nos jornais dos EUA? Eu sinceramente achei aquilo um dos materiais mais brilhantes que já li.

    -Os EUA pretendem lançar esse material, visto que estão publicando tudo de tiras antigas Disney?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Com relação às tirinhas do Zé Carioca, concordo plenamente. Os roteiristas atuais deveriam mirar naquele exemplo ao escrever novas historinhas.

      Excluir
  3. Vou deixar uma pergunta/sugestão aqui também. Tentando fugir da ciranda dos capa duras que o pessoal está sedento por mais edições, eu por outro lado gosto de tudo um pouco da linha atual.

    - Gostaria, por exemplo, de ver com mais frequências novas edições com um formato similar ao Grandes Histórias de Férias/Halloween. Será que em 2016 não podemos ter nenhuma outra edição extra nesse formato? Nunca tivemos por exemplo algo com o Mickey nessa linha, Férias e Halooween trazem apenas material do Donald em si.

    - Sei que há planos para a saga do Superpato Futurista que foi recém publicada na Itália aparecer por aqui (na Mega se não estou equivocado). Mas e quanto a primeira série? Não é um material que poderia substituir eventualmente as HQs do Darkwing Duck ou dar uma folga ao Donald Duplo em BIG?

    - Por último, 2016 haverá no Brasil as Olimpíadas. Podemos presumir que haverá um especial temático em cima do evento? Existe alguma chance de vermos alguma aventura inédita do Zé Carioca, torcendo para que ele volte o quanto antes a ter novas histórias, com tal tema?

    É isso! ;)

    ResponderExcluir
  4. Obrigado, Maffia!
    Finalmente ficarei em paz e aguardarei as obras de Carl Barks.
    Torço para que não demore muito. Anseio por essa coleção há muitos anos.

    ResponderExcluir
  5. Daniel, eles só tiveram aquelas (1942-1944), basicamente foram feitas para divulgar os dois filmes: Saludo Amigos (1942) e The Three Caballeros (1944), nesse período também teve histórias na Walt Disney's Comics and Stories, ficou faltando apenas uma, que só foi publicada aqui uma única vez na revista do Donald:http://coa.inducks.org/story.php?c=W+WDC++48-04

    ResponderExcluir
  6. O novo capa dura do Zé Carioca que continua as obras da dupla Saindebert/ Canini deveria sair em 2016. Dois anos de intervalo entre uma edição e outra é muito tempo! E lembrando que ano que vem, Ducktales completa 30 anos!!! Merece pelo menos um temático! :)

    ResponderExcluir
  7. Olá, pergunto ao Maffia se a Abril tem interesse em publicar revistas Disney no formato americano, se poderia criar uma nova coleção, e não nas mensais. Sem mais agradeço-lhe pela atenção.

    Alexandre Neves

    ResponderExcluir
  8. Muito legal essa comunicação com o Paulo Maffia que se criou aqui!
    Sobre as respostas, algumas me deixaram bem felizes, outras menos, mas o que realmente importa é saber que estamos sendo ouvidos e espero que continue sendo assim sempre!
    Sobre Ducktales, é engraçado, sempre curti o desenho, mas nunca dei muita bola para as HQs. E olha que peguei o auge dos Ducktales passando no SBT quando era criança. Já naquela época não perdia um desenho, mas não me empolgava muito com as HQs, tanto que comprava as edições de Ducktales só por causa das HQs de Carl Barks que saíram nos primeiros números... rsrs. Respeito quem quer ver publicações dos Ducktales, mas eu não faço questão...

    ResponderExcluir
  9. Qual será o (mistééééérioooooooooooo!) em ralação aos Almanaques Disney? Algum se atreve?

    ResponderExcluir
  10. Já faz um tempão que estou sugerindo a republicação de alguns clássicos, em especial "E o Vento Levou..." e o "Pêndulo de Ekou..."

    ResponderExcluir
  11. Muito obrigado pelas respostas, Maffia.
    Fico muito feliz em saber que teremos uma continuação para "Um brasileiro chamado Zé Carioca".
    Aproveitando a deixa, também acho que seria muito interessante um capa dura de Ducktales, especialmente diante da afirmação do amigo, de que 2016 seria o ano em que Ducktales completaria 30 anos.
    E achei também uma ótima ideia a publicação dos quadrinhos Disney em formato americano.
    Boas festas a todos.

    ResponderExcluir
  12. Há a possibilidade de um especial com todas as histórias (cinco) de Donald e a Rainha Regina?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu apóio também essa recomendação, um dos melhores romances que vi em histórias Disney.

      Excluir
  13. Esta na hora de termos uma publicação em papel melhorado e formato americano, chega de papel jornal!

    ResponderExcluir
  14. É muito gratificante e prazeroso esse contato direto com o Maffia.
    Demonstra, acima de tudo, o respeito que o pessoal da Abril tem com o leitor dos quadrinhos Disney.
    Continuo aqui sonhando com edições de luxo do Mickey de Gottfredson. Adquiri algumas importadas, porém, com a diferença entre real e dólar, comprar as edições da Fantagraphics se tornou inviável.
    Continuo com as minhas sugestões: Mickey de Murry só com histórias do Mancha Negra seria muito legal.
    E o Pato Donald de Taliaferro também é sonho que eu acalento.

    ResponderExcluir
  15. Gostaria de ver capas dura com personagens solo tipo um com o Urtigão e outro com Madame Min. É possível?

    ResponderExcluir
  16. Fiquei profundamente desanimado com a Abril. A obra completa do Don Rosa é um sonho acalentado por qualquer fã do Carl Barks, e a editora não tem o menor interesse em publicar, é realmente desanimador.
    Quero registrar a minha queixa com os especiais Grandes Histórias de Férias e Halloween, é preciso variar um pouco, sinto a falta do Mickey e sua turma. Mas quero parabenizar pela excelência do material e pela ótima seleção de histórias. Esse é um excelente formato para publicar obras de artistas do Don Rosa, Paolo Mottura, Stefano Turconi entre outros.

    ResponderExcluir
  17. Aproveitando esse espaço segue novamente a minha pergunta ao Levi editor da Panini referente a presente situação do Hulk:

    1- Os novos encadernados/livros do personagem não estavam previstos para serem anunciados nessa CCXP? Ou a divulgação ocorrerá mais pra frente com um comunicado oficial nas redes sociais da editora?

    2- Por gentileza Levi, gostaria de saber a sua humilde opinião referente se os fãs do Hulk que pedem a até mesmo sugerem por histórias que dificilmente seriam republicadas se eles são suficientes para segurar o personagem em um momento de total decadência, o que eu particularmente vejo hoje em dia vide as inúmeras reformulações da Marvel para com ele, atualmente indo de mal a pior. O Fernando Lopes disse uma vez que os leitores da Internet representam apenas uma parcela de fãs, e não o todo, ou seja, então o Hulk estaria em maus lençóis impossibilitando vocês de investirem em lançamentos que ao serem publicados/republicados obteriam um bom retorno.

    Grato.

    ResponderExcluir
  18. O Sr. Paulo Maffia não respondeu sobre o formato americano que perguntamos. Gostaria de saber da possibilidade da Abril publicar as histórias Disney no formato americano, em papel branco, lombada quadrada e capa cartonada. Um gibi intermediário, com preço mediano e com histórias de diversos personagens, não só de Pato Donald. Um mix de inédita com republicações. Seria muito bom ter um gibi maior e páginas brancas para apreciar os belos desenhos que temos dos clássicos como Don Rosa e o material legal que se faz hoje em dia também. Fica aí a sugestão, que parece ser um produto de boa aceitação entre o público consumidor.

    ResponderExcluir
  19. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  20. Apóio totalmente a sugestão do Paulo de edições "intermediárias" em formato americano. Aposto que venderiam muito bem se custassem até uns 25 reais. E entrariam num novo "nicho" de mercado: super colecionáveis, num formato bem mais legal que os gibis pequenos, mas não concorrendo nem com os gibis mensais (e demais de formato pequeno) nem com as edições de luxo!

    ResponderExcluir
  21. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. Também sou favorável à sugestão do Paulo.
    Poderia ser semelhante às Coleções Históricas Marvel.
    A Editora Abril poderia, por exemplo, reeditar as antigas e raras edições de "Mickey" "Almanaque Tio Patinhas" e "Almanaque Disney" desde os respectivos primeiros números.
    Acredito que teriam mercado.

    ResponderExcluir
  24. Maffia,

    Gostaria de saber por que a Revista Club Penguin teve sua periodicidade mudada há pouco tempo (era mensal e se tornou bimestral) e posteriormente foi cancelada (baixas vendas, problemas com a matriz, crise financeira ou problemas com produção de conteúdo próprio?).

    Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Paulo Maffia obrigado pelas explicações e eu queria também sugerir a republicação de mini-séries bem antigas como Donald no Planeta Togo, aquela que o Donald e o Peninha trabalham em um hotel e várias pessoas somem, Urtigão na Amazônia, etc

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.