' '

23 de set de 2015

Todo Natal de Barks em capa dura

A coleção DISNEY DE LUXO já tem mais dois quatro volumes a caminho. Um deles reúne todas as HQs, gags de uma página e pinturas a óleo produzidas por Carl Barks com tema de Natal. São 400 páginas, incluindo clássicos absolutos dos quadrinhos universais, como a estreia de Tio Patinhas (Natal nas Montanhas) e as comoventes O Trenzinho da Alegria e Carta para Papai Noel.  



Em 2010, a Alemanha reuniu toda essa produção temática de Barks em dois volumes, vendidos num kit envolto numa caixa. 

Desde então, a Abril estudou o melhor momento de lançar algo similar, porém em edição única. 

Como sempre houve, ao mesmo tempo, a intenção de publicar as obras completas de Barks em capa dura, o temático natalino acabou ficando de lado. 

Nesse meio tempo, veio a americana Fantagraphics apresentando uma proposta diferente de compilar a obra do artista, restaurando as artes e sobretudo as cores e capas originais (O MELHOR DA DISNEY, assim como outras coletâneas mundo afora do tipo, recoloriram essas HQs, dando-lhes um aspecto mais contemporâneo ao passo que se distanciaram do visual original). 

E ainda que a Abril não anuncie ainda, sua intenção é reproduzir aqui o material da Fantagraphics. Portanto, uma proposta diferente do que foi O MELHOR DA DISNEY (que tem todos os seus méritos, inegavelmente, sobretudo por ser a primeira coleção no mundo a reunir em cores toda a produção de Barks).

Assim, abriu-se novamente espaço para a coletânea de Natal (felizmente para os leitores e colecionadores de todas as épocas, e ainda mais para aqueles que passaram cada Natal dos anos 1970 esperando chegar às bancas a edição de dezembro de TIO PATINHAS e, só então, terem certeza de que o espírito natalino de fato se instaurara). 


[DISNEY DE LUXO #6]
CONTOS DE NATAL POR CARL BARKS
Editora Abril, Walt Disney, 23/out/2015.
Publicação avulsa, formato 15,6 x 23 cm, 400+4 páginas cor, lombada quadrada, capa dura, R$ 59,90.


Nota:
A Editora Abril não identifica oficialmente os encadernados capa dura sob um título de coleção, tampouco os numera sequencialmente. O título e a numeração atribuídos pelo Planeta Gibi têm finalidade meramente referencial.

A EDIÇÃO ALEMÃ, DE 2010:


Clique para ampliar





Por E. Rodrigues
Capa definitiva: atualizado em 1/out/2015.





23 comentários:

  1. Isso não vai inviabilizar o lançamento da coleção "O Melhor da Disney" em capa dura, ou vai ??

    ResponderExcluir
  2. Rodrigo, você ficou empolgado com a coletânea e não leu o texto, né? 😊

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  3. E essa de quatro volumes a caminho? Quando saberemos os outros dois?

    ResponderExcluir
  4. Notei algo... as edições capa dura estão vindo com "Disney" em cima do Titulo dos livros, mas noto que esta edição Alemã possui escrito "Walt Disney"... acho ser mais belo e clássico a escrita nesta forma. Será que há alguma imposição da Disney para retirada do "Walt" ou só a Abril que quis fazer desta forma mesmo?

    ResponderExcluir
  5. Então essas histórias não virão na repubicação das Obras do Brarks, entendi direito ? Posso comprar que não virão repetecos depois ?

    ResponderExcluir
  6. O material da Fantagraphics é em ordem cronológica? Gostaria que fosse assim. Independente disso, estou ansioso para o lançamento e espero que as HQs deste volume de natal estejam na coleção, para ser um material completo de verdade.

    Sobre o questionamento do BRS, deve ser uma determinação da Disney, pois até os filmes perderam o "Walt", o que é uma pena.

    ResponderExcluir
  7. Achei excelente essa ideia de reunir as histórias natalinas do grande Barks em um encadernado. Esperando ansiosamente para adquiri-lo e curioso para saber quais são os temas dos outros livros de capa dura ainda não revelados.

    ResponderExcluir
  8. Perdão E. Rodrigues, realmente a informação esta no texto... desatenção minha...

    ResponderExcluir
  9. Planeta Gibi, esse ano teremos o Natal Disney de Ouro?

    ResponderExcluir
  10. Henrique, que eu saiba, sim (a última vez que perguntei para Maffia, ele me disse que já estava pensando na seleção).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  11. Planeta Gibi, podem tirar minha duvida de que se estas histórias sairão de novo nas Obras completas ?

    ResponderExcluir
  12. Bond, nao vai haver mais As Obras Completas, da forma que foi publicado, vao traduzir os volumes temáticos que a Fantagrsphics vem publicando a passo de tartaruga manca, rsrs

    ResponderExcluir
  13. Bond, como dito, a Abril não confirma que republicará as Obras Completas. Intenção existe. Se ocorrer, todas as HQs sairão, inclusive estas, claro.

    Quanto à Fantagraphics, é válido esclarecer que nada impede que a editora americana tenha prontos muito mais volumes do que aqueles que ela coloca à venda. Ela quis estabelecer esse ritmo para venda, apenas isso.

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  14. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  15. Acharia super válido um especial nos moldes americanos com as histórias de Barks e as continuações de Don Rosa. Iria ser o máximo!
    Ou uma compilação com as histórias do Don Rosa...
    Mas já fico satisfeita com o especial do Zé Carioca, mais do que merecido!
    Já vou começar a juntar o dinheiro pra comprar tudo hahaha ainda bem que foi avisado com antecedência, assim a gente já vai se preparando.

    ResponderExcluir
  16. Ainda espero que a Abril publique as obras completas de Barks em capa-dura!!!

    ResponderExcluir
  17. Linda edição, mas pra mim não compensa, já que tenho As Obras Completas com todas essas hqs... eu esperava pela saga completa da Espada de Gelo... quem sabe ano q vem? Essa eu tb tenho completa, mas um capa dura vale a pena!

    ResponderExcluir
  18. Comprarei os volumes "Contos de Natal" do Barks e o Zé Carioca do Canini.
    Histórias italianas eu passo longe.
    Fico no eterno aguardo de volumes em capa dura do Mickey de Gottfredson e Murry e do Pato Donald de Taliaferro.
    Será que é sonhar demais?

    ResponderExcluir
  19. Mesmo que as Obras Completas do Barks saiam depois, não tem como deixar passar isso.

    (pelo menos no meu caso, que não tenho a coleção que já saiu)

    ResponderExcluir
  20. Imperdível! Já reservei dois exemplares com o meu jornaleiro.

    ResponderExcluir
  21. Planeta Gibi quando a Abril vai publicar uma coletânea do Don Rosa (que é tão aguardada pelos fãs)? Depois de Carl Barks, Rosa é o maior nome entre os Patos. A Abril não lembra de Paul Murry e Floyd Gottfredson para publicar um encadernado? Que tal fazer uma enquete e ver se os leitores gostariam de algo desses autores?

    ResponderExcluir
  22. Eu compraria, sem receio, as obras completas de Floyd Gottfredson e Paul Murry.
    Ao menos um encadernado de Murry com todas as histórias do Mancha Negra e do Super Pateta poderia estar nos planos da Abril; afinal, não são tantas histórias assim.

    ResponderExcluir
  23. Vou comprar, mais um acerto da Abril, parabéns!

    Mas ainda espero ver toda a obra completa de Barks em capa dura pra rechear minha estante de revistas Disney!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.