' '

17 de jul de 2015

Tiras de jornal raras em PATO DONALD

As próximas edições de PATO DONALD, que acaba de completar 65 anos de circulação ininterrupta, trarão uma raridade: a reprodução de tiras do personagem publicadas nos jornais americanos por ocasião de seu cinquentenário de criação, comemorados em meados dos anos 1980. Confira a seguir texto de divulgação da Editora Abril.


clique para ampliar

Neste ano em que comemoramos o aniversário de 65 anos da revista PATO DONALD, trazemos mais um presente para os fãs. Nesta edição, e regularmente nos próximos meses, vamos apresentar raríssimas tiras do Donald, publicadas pela primeira vez nos jornais americanos em 1984 e 1985. São painéis que mostram o pato envolto em uma série de desventuras cotidianas: o emprego no escritório do Tio Patinhas, o namoro com Margarida, as travessuras dos sobrinhos... Este material, cuja maior parte é inédita em revistas da Editora Abril, é considerado a obra-prima da dupla Bob Foster e Frank Smith. Foster já havia trabalhado com quadrinhos Marvel e em animações da Hanna-Barbera quando assumiu os roteiros das tiras em 1980, ficando até 1989. Já Smith passou por vários estúdios, onde animou personagens como Mr. Magoo e Snoopy, antes de começar a desenhar tiras em 1976, realizando essa atividade por uma década, até seu falecimento em 1986. Para este conteúdo tão valioso, decidimos dar um tratamento diferenciado, recuperando as primordiais características e formatação. As tiras dominicais foram eletronicamente pintadas com a mesma paleta de cores da época – tons que também serviram de base para a colorização das tiras diárias, publicadas originalmente em preto e branco. A tarefa de pintura ficou a cargo do desenhista e colorista Fernando Ventura, um apaixonado por quadrinhos Disney, em especial pelo formato de tiras. Ventura explica aqui sua motivação: “Na infância sempre lia e recortava as tiras Disney dos jornais com grande entusiasmo. Então, quando surgiu a oportunidade de trabalhar em cima desse tesouro, eu aceitei na hora”. O resultado, como o leitor poderá constatar a seguir, é formidável. Uma última curiosidade: em algumas tiras, mantivemos o selinho comemorativo do cinquentenário do Donald, celebrado em 1984. Divirta-se!


Por E. Rodrigues


10 comentários:

  1. Gostei dessa idéia para celebrar os 65 anos da revista e faz um bom tempo que as tirinhas de jornal sumiram das revistas mensais.

    ResponderExcluir
  2. Achei realmente desnecessária (e desconexa) essa placa "carro de fuga" na arte da capa. Isso é parte da arte original?

    ResponderExcluir
  3. Pois é... é exatamente assim que está na arte original (de Arild Midthun, a propósito).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério?!? Paciência então... Muito obrigado pelo retorno!

      Excluir
  4. Nesta fase 84-85 da tirinha do Donald, produzida pela dupla Bob Foster & Frank Smith e distribuída nos jornais de todo o mundo pelo King Features, não podemos nos esquecer que as tirinhas do Donald desta fase chegaram a ser veiculadas nos jornais daqui do Brasil, mais precisamente na saudosa Folha da Tarde daqui de São Paulo (que era editada pela Folha).
    Esta fase da tirinha do Donald produzida pela dupla Foster & Smith, sucedeu a duradoura fase do Al Tagliaferro (que desenhou por muitos anos a tirinha do Donald) e antecedeu a fase seguinte desta mesma tirinha, onde prevaleceu as artes de Tony Strobl e Pete Alvarado.

    ResponderExcluir
  5. Al Taliaferro que criou, por sinal, quase toda a Família Pato.

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Agradeço ao Rodinei pela informação. Estava em dúvida se era Folha da Tarde ou Jornal da Tarde que publicava tiras Disney em SP.
    E aproveitando o tema, no acervo digital do Última Hora da Biblioteca Nacional dá pra ver as tiras do Banzé em qualidade muito boa (anos 83-84).

    ResponderExcluir
  7. Muito interessante. E o Suplemento de Quadrinhos da Folha de S.Paulo dos anos 1970 trazem tiras de Donald e Mickey (não me lembro se já abordei isso em algum post aqui). A ideia é tentar levar isso para o Inducks. Só nos falta, mesmo, tempo. Todo dia eu me levanto e quando olho no relógio já é meia-noite.

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  8. Eu me lembro quando a Folha, no seu suplemento dominical de quadrinhos (entre 72 e 74), chegou a veicular as tirinhas do Mickey e do Donald (licenciadas pela Disney e distribuídas pelo King Features). Nesta ocasião, a tirinha do Mickey era ainda desenhada pelo Floyd Gottfredson; e a do Donald era desenhada pelo Al Tagliaferro.

    ResponderExcluir
  9. Rodinei, as tiras do Donald que achamos já estavam sendo desenhadas pelo Frank Grundeen (mas com roteiros de Bob Karp).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.