' '

1 de abr de 2015

PATO DONALD #2442 e 2443: prévias

Sobre a edição de abril de PATO DONALD adiantamos aqui algo sobre a HQ de abertura. Acompanhe a seguir a prévia dessa e de todas as outras histórias desse número e também da edição de maio, cujo grande destaque é a paródia ao clássico do filme noir O Falcão Maltês (ou, se preferir, Relíquia Macabra). A produção, dinamarquesa e recente, traz de volta Ranfrei Bogar — óbvia sátira italiana ao astro do cinema americano Humphrey Bogart (1899-1957).





PATO DONALD #2442
Editora Abril, 6/abr/2015
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 48+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 3,90, distribuição nacional. Edição #1806.









PATO DONALD #2443
Editora Abril, 5/mai/2015
Publicação mensal, formato 13,4 x 19 cm, 48+4 páginas cor, lombada canoa, capa couché, R$ 3,90, distribuição nacional. Edição #1807.







O PATO DONALD: Revista lançada pela Editora Abril em jul/1950, sendo uma das mais antigas em circulação contínua no país. A editora a considera oficialmente como sua primeira publicação (antes, em mai/1950, o editor Victor Civita lançara RAIO VERMELHO, mas como Editora Primavera). O gibi estreou em formatão, tipo magazine. A partir do #22, adotou o formato de aproximadamente 13,5 x 21 cm, que acabou instituindo o jargão "formato Pato". Em jan/1961, seu título na capa passou a se alternar semanalmente entre O PATO DONALD e O PATO DONALD APRESENTA ZÉ CARIOCA (ainda naquela década simplificado para ZÉ CARIOCA, que ficava com a numeração ímpar). Na edição #1470, outro marco: a revista ganhou uma capa em papel couché e teve seu formato reduzido em 2 cm, inaugurando o popular "formatinho", logo adotado por outras publicações de quadrinhos, inclusive de outras editoras, como a RGE. Em jun/1985, no #1751, finalmente a revista voltou a ter numeração independente. Em 2015, a Abril lançou um especial capa dura comemorativo dos 80 anos do personagem que teve colaboração da equipe do Planeta Gibi.


Por E. Rodrigues


3 comentários:

  1. Linda a história da Dumbela, será que já existe continuação dessa história?

    ResponderExcluir
  2. Excelente a "laços de família"em Donald 2442. Muito bom ver a reunião de todos aqueles personagens! E que desenhos lindos! cada quadrinho é de um traço incrível!Maximino Torjata Aguilar é fenomenal!

    ResponderExcluir
  3. Me corrigindo: Maximino Tortajada Aguilar

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.