' '

23 de fev de 2015

Tio Patinhas na novela das 8

"Sempre tive uma certa inveja daquele pato..." O comendador vai tirar os sapatos, a camisa e se atirará na piscina de dinheiro. José Alfredo: "Quem disse que isso só acontece em gibis? Quack! Quack! Quack!" As imagens mostrarão ele nadando em cima de seu tesouro. A informação é de um site de televisão, acerca do personagem vivido por Alexandre Nero na novela Império. Ótima propaganda gratuita para o gibi do velho muquirana. Aliás... 


Vê-se como os tempos mudaram. Numa reprise no canal pago Viva de Dancin' Days, novela-fenômeno da Globo de 1978-9, podia-se observar claramente nas mãos de personagens, crianças ou adultos, edições de ZÉ CARIOCA, ALMANAQUE DISNEY, LULUZINHA e outros títulos de então da Abril, sem falar de uma discussão entre os personagens de Glória Pires e Lauro Corona por causa de um gibi do PATO DONALD

Só até o capítulo 10, por exemplo, já tinha aparecido um menino segurando ZÉ CARIOCA #1383 (12/mai/1978), uma banca exibindo em primeiro plano o Manual do Zé Carioca (2ª edição, revisada, 1978), além de um pai de família, um dos personagens principais, estar lendo na cama Pateta Faz História como Leonardo da Vinci (no ALMANAQUE DISNEY #83, abr/1978).

Isso, numa época em que o braço editorial da Globo, a RGE, tinha propagandas constantes durante a programação e, ao menos teoricamente, os quadrinhos da Abril eram seus arquirrivais. 

Hoje, qualquer mínima menção ou visualização de um produto num programa da emissora já não deixa dúvidas: trata-se de merchandising. Neste caso de Império, certamente ficou de graça para a Abril/Disney.


Por E. Rodrigues 





2 comentários:

  1. Vocês estão de parabéns, sempre!
    Posts como esse mostram que vocês estão sempre inteirados nos assuntos Disney.
    Caramba! Até em novelas antigas vocês fuçam os detalhes gibísticos.

    ResponderExcluir
  2. Ha, ha! Que vontade de assistir novela dos anos 70!
    Existe um jeito fazer novela legal!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.