' '

19 de dez de 2014

Tex canhoto na EDIÇÃO DE OURO #75...

...Ou: A mais bela capa de Tex nas bancas outra vez! 

TEX EDIÇÃO DE OURO chegou no #75 e um fato bem curioso chamou a atenção dos colecionadores nesta semana, como se viu nas redes sociais. 

Na capa dessa edição, nosso herói aparece empunhando sua arma com a mão esquerda. Fato inusitado, dado o ranger mais famoso dos fumetti ser notoriamente destro! 


Tex canhoto na capa que foi às bancas. E, em nossa montagem, a imagem não espelhada: cabeça com cabeça


Teria o artista Claudio Villa cometido o equívoco, ao providenciar tal ilustração para a capa da edição original italiana TEX #473 (mar/2000)? 

Decerto que não. Logo se constatou que a arte havia sido espelhada pela Mythos, provavelmente com a intenção de evitar a repetição da cabeça do personagem com o logotipo da revista (veja em nossa montagem, abaixo, como ficaria estranha a capa se a imagem não tivesse sido invertida). A editora, no entanto, parece não ter reparado no erro factual causado por essa decisão. E a solução, talvez, fosse manter a imagem inalterada e mover o logotipo para o lado direito.



Solução possível para manter equilíbrio dos elementos sem espelhar a imagem: colocar o logo do lado direito, como em nossa montagem


Em tempo: nem todos sabem, mas essa capa de Villa foi considerada a mais bela então publicada no Brasil numa enquete virtual promovida em 2008 entre leitores e colecionadores.



A capa original italiana e a primeira vez em que foi publicada no Brasil: a mais bela, segundo enquete de 2008


Por Rivaldo Ribeiro

PLANETA GIBI COMIC SHOP
Comprar seus gibis aqui é muito mais gostoso!

5 comentários:

  1. Que mico essa capa do Tex, heim? Mais micada do que essa, só aquela capa do Urtigão segurando uma arma sem gatilho (naquele especial que a Abril lançou com o personagem).

    ResponderExcluir
  2. Percebe-se, porém, que a Mythos, ao menos dessa vex, se atentou ao fato de não espelhar a assinatura de Claudio Villa. Nota-se a assinatura do artista logo abaixo do crânio bovino: em ambas as capas (original ou espelhada pela Mythos) ela está legível. Ao contrário das últimas capas espelhadas, que também se espelhava a assinatura, num erro grotesco!

    ResponderExcluir
  3. Percebe-se, também, Kael, que você é bastante elegante. Porque NÓS também cometemos o erro grotesco de deixar a assinatura invertida, como você certamente percebeu, ao fazer a montagem! (Mas já consertamos!)

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  4. Nem tinha reparado nessa do Urtigão, mas olhando a imagem agora na internet que me toquei que é a mesma imagem do Urtigão nº 1 dos anos 80. Se bem que nesse caso é aceitável dizer que a mão do personagem está sobre o gatilho.

    ResponderExcluir
  5. Eu também fiz uma sugestão invertendo o cenário e deixando o ranger na posição original.

    http://comunicacaomm.com.br/TEXOURO75MONTAGEM2%20copy.jpg

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.