' '

31 de out de 2014

Disney é destaque no Lucca Comics 2014

O Lucca Comics, que está acontecendo agora na famosa cidade italiana guardada por majestosas muralhas medievais, é considerado o mais popular evento de quadrinhos da Itália. 

Neste ano, novamente, os gibis Disney estão tendo muito destaque por lá, com vários artistas autografando e desenhando (para felizardos vencedores de concursos previamente realizados). Entre eles, Marco Gervasio (Fantomius), Silvia Ziche, Lorenzo Pastrovicchio (Darkenblot, Pikappa) e Casty (com quem até conseguimos trocar umas palavrinhas). 


A Panini preparou uma enxurrada de lançamentos especiais para este final de ano, que podem ser comprados antecipadamente (e exclusivamente por ora) no festival. Listamos abaixo esses títulos Disney. 

Não há paralelo possível entre o Lucca Comics e qualquer outro evento similar brasileiro. A cidade vai recebendo trens lotados de fãs de quadrinhos, sobretudo vindos via Pisa, a cerca de meia hora dali, e fica com suas ruas estreitíssimas (pois pré-automóveis) apinhadas, com muitos cosplayers. Personagens de filmes de terror são comuns, dada a coincidência de datas com o Haloween. 





Em diversas praças são então montados enormes estandes onde entra-se e sai livremente quando se porta uma pulseira (cujo acesso por um dia custa 16 euros). Há barracas da Panini (com Disney, Marvel e mangás), Bonelli, gibis usados, memorabilia, independentes, empresas multimidia (Warner, por exemplo), Star Wars etc. 



Um colecionador sem muitos fundos pode ainda atenuar seu desespero pagando apenas ("apenas" em termos de Europa) 4 euros para subir os 240 degraus da Torre Guinigi e perder o fôlego com a vista espetacular da cidade e cadeias de montanhas dos arredores. 



PK GIANT
Nova revista mensal, em formato Veja. Republica Superpato Novas Aventuras. O #1 tem capa variante em branco para os sortudos que conseguirem um desenho lá no festival. Stefano Intini, Alberto Lavoradori e Pastrovicchio comandam as canetas. Os não tão sortudos podem tentar ao menos os autógrafos dos autores.

CALENDARIO 2015 PK
Vendido em fumetteri mas também em kit com TOPOLINO #3076 (que sai semana que vem).



ROMPK
Revista Disney sobre quadrinhos que tem Superpato como mascote. Acompanha brinquedo descolado do herói. Precinho considerável, 15 euros. Vende só em fumetteri.

LO SCRIGNO DEI 500
Ano passado a Panini lançou caixa luxuosíssima contendo as reedições dos #1000, 2000 e 3000 de TOPOLINO. Agora, no mesmo modelo, são reeditados os #500, 1500 e 2500. Vale dizer que o #500 original tem preço para poucos. E também cabe registrar que não, a reedição do #1500 não traz a "sobrecapa" em metal que veio com o original em 1984.



PLATINUM EDITION
By Casty. Compilação bastante variada, com 368 páginas.



DR RATKYLL & MR HYDE
A paródia em que o dr. Mickey se transforma no monstro Donald ganha uma edição de luxo com a HQ em preto e branco e hachurados. Um achado. Essa história saiu em duas partes em TOPOLINO um mês atrás, porém normalmente colorida. Pois essa TOPOLINO LIMITED EDITION DELUXE, que tem capa dura e formato maior do que magazine, será trimestral, denotando que a experiência (mais modesta) feita com MOBY DICK foi bem sucedida. Pelo menos no Lucca Comics, a Panini entregou junto com o volume uma folha cartonada com um lenticular da capa variante de TOPOLINO #3071 (para colecionadores, um item sem preço).

 

TOPOLINO #3071
A edição onde saiu a conclusão de Dr Ratkyll & Mr Hyde, que tem originalmente Donald na capa, noutro contexto, ganha edição extra com capa variante alusiva à paródia, com belo lenticular em três fases (Mickey segurando a poção, bebendo-a, Donald Monstro surgindo). A edição anterior, com a primeira parte, igualmente encontra-se à venda no estande da Panini.



DEFINITIVE EDITION
Nova revista bimestral. Formato diferenciado, lombada quadrada, capa cartonada, miolo tipo jornal, mas de maior gramatura. O volume 1 traz 116 páginas reeditando as primeiras HQs de FANTOMIUS. Com textos, rascunhos, comentários dos autores, uma beleza. O volume 2, de dezembro (mas já disponível por ora exclusivamente no evento), traz DARKENBLOT

PAPERNOVELA / TOPOKOLOSSAL
De um lado, um título dedicado aos patos, do outro lado da revista, Mickey. 



I MIGLIORI ANNI DISNEY
O #1 é 1960. Seleção das melhores histórias lançadas naquele ano (Scarpa, Carpi, Bottaro etc.), ladeadas por textos sobre o que acontecia nas artes, moda, costumes. O ultra especialista Lucca Boschi assina. TOPOSTORIE, há bastante tempo, fez algo similar, mas era vendido com jornal. Este é barato e vende em bancas. Sonho de consumo de qualquer colecionador. 

WOM
Reedição de Mágicos de Mickey em formato diferenciado. Bancas e fumetteri. O #1 tem capa variante.



UACK!
A treslumbrante revista mensal (em formato diferenciado) que reedita a obra completa de Barks, com um remake inédito a cada edição, já está no #8. Mas, com alguma persistência, todos podem ser adquiridos ainda em fumetteri, inclusive o de capa variante #1. Não há palavras pra descrever essa revista (que coloca Barks acessível a qualquer bolso; deve vender bastante; nas bancas vemos mais exemplares dela do que de qualquer outra Disney, exceto TOPOLINO). Recheada de textos curiosos e reproduções de capas, inclusive brasileiras.

BLACK EDITION
Algo como a reedição de TOPOLINO NOIR, compilando obras de Tito Faraci. Revista lançada há alguns meses e agora novamente disponível. Não tem nem como confundi-la: as beiradas das folhas são todas pretas (aliás, a PLATINUM EDITION de Casty é toda prateada, ambas causando belo efeito).




Rivaldo interrompendo a sessão de autógrafos de Casty para uma breve palavrinha

DOUBLEDUCK E IL GIRO DEL MONDO
Especial compilando HQs em que DonaldDuplo age em cidades diversas. Rio de Janeiro está no roteiro. Bela capa.

KINGDOM HEARTS
Relançamento, desde o #1, com periodicidade mensal. Os fãs brasileiros ficarão com uma invejinha se souberem que a edição italiana é em papel offset e que (ao menos o #1) vem com sobrecapa em papel couché.


Pelo menos isso. É forçoso notar que os quadrinhos Disney sobrevivem na Itália de republicações, salvo raras exceções, aqui e ali, de obras de maior expressão e exclusivamente publicadas na semanal TOPOLINO. Mas nada diferente do que ocorre há anos nesse país. De toda sorte, o lado Disney do estande da Panini estava lotado (e era de marmanjos e marmanjas, disputando espaço com crianças. Algo que no Brasil somente se veria em torno de Turma da Mônica).


Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues
Fotos: Planeta Gibi


10 comentários:

  1. Ainda bem que inveja não mata... Só tem coisa boa nessas fotos... Rivaldo pagando de tiete, não tem preço... ahahaha

    ResponderExcluir
  2. Feliz demais com o reretorno do blog. Acessei todos os dias desde 25 de setembro, obrigado!

    ResponderExcluir
  3. putz queria todas essas belezuras ai, ao menos uminha, quem sabe um dia eu consigo heheh, invejaaaaa

    ResponderExcluir
  4. Nada contra a editora abril, Mas o
    capricho da panini italia e de dar inveja as publicaçoes disney no brasil.

    ResponderExcluir
  5. Puxa! Vontade de conhecer pessoalmente o grande Casty também! Em tempo: fiquei feliz em ver uma história totalmente dele (roteiro e desenho) depois de muito tempo só saindo enredos desenhados por outros artitas. Está na Topolino 3075. Agora,realmente essa festa aí é o paraíso para os fãs dos quadrinhos Disney. Que pena que aqui não se faz nada que chegue nem perto disso, mas... Pelo menos, algumas das maravilhas que estão saindo por lá ainda devem pintar nos nossos simples e queridos quadrinhos!

    ResponderExcluir
  6. Este site realmente saiu do ar? Dizeram que voltaria em novembro.

    ResponderExcluir
  7. O Planeta Gibi Comic Shop já está normalmente no ar.

    O Planeta Gibi Blog volta com postagens no início da semana, de forma habitual e permanente.

    Abs.

    ResponderExcluir
  8. Obrigada, Planeta Gibi!

    Este é o meu site preferido!

    Fiquei até com uma tristeza quando vi Natal de Ouro Disney e Disney Jumbo deste mês, edições tão maravilhosas! E as vi sem antes ler sobre elas neste site! Fiquei orfã!
    Bom retorno e obrigada!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.