' '

11 de jul de 2014

Novidades Disney e mais: entrevista com Paulo Maffia

Paulo Maffia, o editor dos quadrinhos Disney no Brasil, concedeu-nos entrevista nesta quinta 10, por acaso seu aniversário. Em primeira mão, o Planeta Gibi revela as novidades que virão não só nos títulos regulares, mas também na linha de especiais, incluindo os de luxo, capa dura e PATO DONALD 80 ANOS. Maffia também falou sobre KINGDOM HEARTS, a linha DC Animated, STAR WARS, revistas nacionais... Acompanhe.  




Para começar: os gibis Disney estão vendendo bem? Há planos para novos títulos, algum cancelamento à vista?
Novos títulos regulares? Não. E nenhum cancelamento. Os gibis estão vendendo muito bem, e quero reforçar aqui que a Abril é considerada pela Disney sua maior editora no mundo. É a única que agrega todos os produtos: quadrinhos, figurinhas, atividades, paradidáticos, especiais de luxo... Nos outros países, essas publicações são divididas entre várias editoras. A Abril é a editora que mais rende royalties à Disney e a que mais publica páginas inéditas de quadrinhos por mês.


PATO DONALD 80 ANOS
Por falar em especiais de luxo, PATO DONALD 80 ANOS já está confirmado?
Sim. Sai nos próximos meses.

Pode adiantar algo aos leitores sobre ele?
Será uma coleção de 26 histórias criadas pelos 15 maiores artistas da Disney em 80 anos (isso vocês já sabem, porque a seleção de histórias contou com a ajuda da equipe do Planeta Gibi). Serão 480 páginas e capa dura, no mesmo formato que O MISTÉRIO DOS SIGNOS.

Você havia dito que as comemorações desse aniversário não parariam aí.
Isso mesmo. As edições de outubro e novembro da revista PATO DONALD trarão programação especial de aniversário; os próximos números de ALMANAQUE DO PATO DONALD continuarão a mostrar HQs raras e históricas; e os quatro últimos volumes de DISNEY TEMÁTICO do ano serão todos dedicados ao personagem, em mais de 1.100 páginas inéditas de histórias do Donald. As comemorações, assim, são para todos os gostos e bolsos: tem edição de luxo em capa dura com superclássicos, inéditas em edições volumosas, inéditas sobre o próprio aniversário no título regular... e clássicos em edições mais em conta, que são os almanaques.

DISNEY TEMÁTICO
Faltou um DISNEY TEMÁTICO: se neste mês temos PENINHA 50 ANOS e, de setembro a dezembro, PATO DONALD 80 ANOS, o que sairá em agosto?
Um tema legal: VIAGENS NO TEMPO. Tudo inédito.

ESPECIAIS CAPA DURA DISNEY
A linha de especiais de luxo capa dura terá continuidade?
Sim! E com aquilo que muitos pedem, A SAGA DO TIO PATINHAS, em volume único, de 400 páginas. [Nota: A Saga do Tio Patinhas, de Don Rosa, conta a história do pato mais rico do mundo, de sua infância na Escócia como engraxate, passando pela juventude como minerador no Alasca até chegar ao momento em que ele forjou seu império financeiro em Patópolis.]

O que mais?
ERA UMA VEZ NA AMÉRICA. Completa! Com suas 500 páginas! Também capa dura, no formato de O MISTÉRIO DOS SIGNOS. [Nota: série com a história da colonização dos Estados Unidos vivida por Mickey e seus amigos. Da chegada dos imigrantes à América, atravessando séculos até a Independência e o período da chamada Conquista do Oeste.]

Quando?
Nos próximos meses.

COPA
A Itália publicou uma saga seriada sobre a Copa do Brasil. Por que isso não saiu simultaneamente aqui?
Porque, diferentemente da Dinamarca, que nos enviou seu material a tempo, a Itália só nos mandou depois. Vamos publicá-la no MEGA.

NATAL DE OURO DISNEY
Adentramos o segundo semestre e as expectativas começam em relação ao próximo NATAL DE OURO DISNEY. Já se começou a pensar nele?
Ainda não. Nas próximas semanas.

DISNEY DIGITAL
Sergio Figueiredo revelou, há alguns meses, a entrada da Disney-Abril nos quadrinhos digitais. Esse assunto evoluiu?
Está em negociação.

Desistiu-se?
Não.

A VOLTA DA PATA LEE
Por que não lançar um especial com a Turma da Pata Lee, incluindo sua clássica HQ de estreia, até hoje inédita no Brasil?
Essa história é bem longa, né? Podemos publicá-la num de nossos almanacões, vamos ver. Mas, coincidentemente, teremos várias histórias inéditas da Pata Lee em TIO PATINHAS, em breve. São produções recentemente publicadas na Itália, assinadas pelo Enrico Faccini.




DISNEY BIG, JUMBO & MEGA
Falando nos almanacões... O que teremos de destaques nas próximas edições?
DISNEY BIG #28 [agosto; capa e índice acima] vai trazer uma HQ espetacular de DonaldDuplo...

Na íntegra? Ou vai começar a sair em capítulos?
Não. DonaldDuplo sairá em DISNEY BIG sempre na íntegra: se a história, na Itália, saiu em 4 capítulos, com 100 páginas, aqui sairá de uma vez só, completa, numa única edição.

JUMBO? MEGA?...
DISNEY JUMBO continuará trazendo Darkwing Duck. E estamos aguardando o envio de material do Darkwing Duck com DuckTales, produzido pela BOOM! MEGA terá sempre grandes sagas inéditas, como a que já falei, sobre a Copa do Mundo.

O CAVALEIRO DAS DÍVIDAS
Sempre pergunto: cadê a reedição de O Cavaleiro das Dívidas?
Ok! O ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA #21 [agosto] vai reeditar pela primeira vez essa famosa saga, comemorando os 20 anos de seu lançamento. [Nota: O Cavaleiro das Dívidas é uma sátira do Morcego Verde ao Batman — claro — com roteiro de Marcelo Cassaro e desenhos de Paulo Borges.]

RACEWORLD
E as atrações dos títulos mensais?
Teremos o primeiro crossover entre revistas Disney em muitos anos! Raceworld: O Mundo da Velocidade começa em MICKEY #864, vai para TIO PATINHAS #590, depois vai para PATO DONALD #2434 e termina em MICKEY #865. Todas as edições recheadas de matérias e curiosidades sobre a saga. [Nota: essas edições saem em agosto, e MICKEY #865, em setembro.]

OS 40 ANOS DO SR. X
Em ZÉ CARIOCA...?
A edição #2400 [setembro] vai trazer uma HQ especial do Zé comemorando os 40 anos de criação do Sr. X [surgido em B 73297, O Rei do Crime, 1974] desenhada pelo seu criador, Carlos Edgard Herrero! Uma história bem diferente, vocês verão.

PATETA REPÓRTER
O que mais?
Em PATETA #40 e 41 [agosto e setembro] veremos a volta da criação do casal italiano Teresa Radice e Stefano Turconi, Pateta Repórter, com o último arco de histórias dessa série que ainda estava inédita no Brasil.

A VINGANÇA DO DR. MALUCO
E TIO PATINHAS?
No #591 [setembro], o Superpato e o Pintor Mascarado enfrentam o pior vilão Disney dos últimos tempos: A Vingança do Dr. Maluco!

KINGDOM HEARTS 358/2
KINGDOM HEARTS II não está concluído no Japão. Como ficará aqui?
Vai até o volume 6 [agosto]. Aí, no seu intervalo, publicaremos KINGDOM HEARTS 358/2 DAYS. [No Japão, saiu encadernado em 5 volumes.]


NOVIDADES DA LINHA DC ANIMATED
Saindo da Disney: a Abril divulgou a capa de uma nova série de quadrinhos da DC Animated com o Batman. Será um especial? Que novidades haverá nessa linha?
É a capa de SOMBRA DO BATMAN [BEWARE THE BATMAN], uma edição especial com os cinco primeiros números da revista original. A melhor revista do homem-morcego em anos!

Sai quando?
Neste mês. Sai junto com LANTERNA VERDE, um especial com as edições americanas da revista, do #0 ao 4.

STAR WARS
Quanto a Star Wars, a licença para publicação dessas HQs acabou ficando com a Panini, mesmo?
Mundialmente.

QUADRINHOS NACIONAIS
Parece que os títulos surgidos no Prêmio Abril de Personagens não foram bem sucedidos. O mercado está fechado para novidades?
Sim. E não só para quadrinhos. Basta ver o que faz sucesso hoje nos cinemas: Transformers IV, Homem de Ferro III...

Houve rumores de que a Panini antecipou a renovação de contrato com a MSP porque já se iniciava a negociação do retorno de Mauricio à Abril. Ainda existe esse interesse?
Desconheço esse assunto. Próxima...


Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro





73 comentários:

  1. no aguardo ansioso das novidades, mas ainda falta o universo PK(Paperinik e New Paperinik) nos mesmos moldes da Itália.
    O capa dura do Donald vai ser essa capa?, se for tá muito legal.

    ResponderExcluir
  2. Eu adoro Superpato. Mas alguém aqui acha mesmo que a editora já não teria lançado mais uns 30 novos especiais dele se os anteriores tivessem vendido bem? (E isso não é informação que peguei com a Abril; é uma questão de lógica.)

    ResponderExcluir
  3. Este crossover lembra a época de 1974 em que Dinastia Pato saiu em vários capítulos e edições diferentes ( Mickey Tio Patinhas e Almanaque Disney)....legal relembrar esta época...e as novidades são ótimas, muito boas.....espero que no ano que vem a edição de nº 600 de Tio Patinhas seja bem especial tb....quem sabe com direito a brinde.

    ResponderExcluir
  4. Bom... muita coisa boa.

    Sobre a MSP na Abril, não vejo motivo. Ainda que fossem mesmo, difícil das histórias voltarem ao seu patamar original. Então, pra quê voltar à casa da árvore, não é mesmo? Deixa ela pra lá.

    Bom saber que os almanaques terão boas histórias, pois eu compro grande parte deles, especialmente o do Donald.

    Desejo que os planos vinguem. Não sou o consumidor de alguns desses projetos, mas acredito que o Brasil ainda esteja com potencial para lucrar bastante com eles.

    Abraços.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  5. EU como fã(e leitor também) dos Quadrinhos Disney no BRASIL...muito feliz com todas essas novidades!!! :D

    Parabéns a entrevista...valeu contar todas essas novidades que nos aguardam! ;)

    Abçs, Xandro.

    ResponderExcluir
  6. Muita coisa boa, não vai dar pra comprar tudo, mas tomara que venda muito, to gostando do que to vendo.

    ResponderExcluir
  7. Eu não compro tudo que sai da Disney mas esses de luxo, capa dura, tamanho grande... é impossível não comprar... aguardo ansioso por todos eles!!!

    ResponderExcluir
  8. Boa noite Planeta Gibi!!!

    Essas histórias dos almanaques do Pato Donald são do último ou do próximo checklist Disney?

    E enquanto aos encadernados(todos), podem ser comprados aqui mesmo no blog?

    E Urtigão 50 anos e Peninha 50 anos, podem/poderão ser comprados aqui também?? Adoraria adquirí-los!! Quanto fica com frete para o Ceará? É muito caro!!!??

    Adorei as novidades!!!
    Valeu!!

    Bruno...

    ResponderExcluir
  9. Mto legal a entrevista. Bem que ele podia dar uma entrevista dessa por mês ;p

    Fiquei muito feliz com o especial capa dura de Era uma vez na América. Eu devo ter todas essas HQs na coleção porque saíram na época que eu era criança e assinante Disney entre 1994~1998. Sempre gostei e já tinha pensado em como ficaria legal todas as HQs juntas num especial capa dura.

    Uma pena esse padrão de ser "no mesmo formato de Misterio dos Signos"... Não gostei do tamanho, acho que deveriam ser maiores. Um tamanho igual os capa dura da Coleção Marvel Graphic Novels, da Salvat, seria perfeito!

    ResponderExcluir
  10. Mais um comentário. Não foi perguntado na entrevista a respeito de termos uma nova coleção no próximo semestre. Pelo jeito não teremos mesmo. Em compensação sairão 3 especiais capa dura até o fim do ano.

    E 4 temáticos voltados ao Pato Donald talvez seja muita coisa, esperar pra ver. As capas serão padronizadas? Essa poderia ser uma mini-coleção ;p

    ResponderExcluir
  11. Muito bacana, mas eu acho que faltam mais histórias em que Mickey e Donald atuem juntos...

    Eu me lembro bastante das animações mais antigas, Mickey e Donald eram acostumados a fazerem dupla.

    Falando nisso, por que as revistas "Almanaque Disney" e "Aventuras Disney" foram canceladas?

    No mais, meus parabéns pelo excelente e genial trabalho!

    ResponderExcluir
  12. Sacanagem ! Foi só eu conseguir a saga do Patinhas usada, amarelada e com cheiro de velha que vai sair em toda a glória !!! Vou ter de comprar...

    Planeta Gibi, essas edições de luxo serão vendidas na loja de vocês ?
    As duas de capa dura só agora chegaram aqui em Minas...

    ResponderExcluir
  13. E faltou uma pergunta essencial : o porque do fechamento da loja da Abril...

    ResponderExcluir
  14. A Saga do Tio Patinhas e Pato Donald 80 anos em edições de luxo, E a confirmação da publicação do crossover DuckTales x Darkwing Duck, era tudo que eu precisava! Excelentes notícias!

    ResponderExcluir
  15. Otima entrevista, mas concordo com o BOND, faltou a pergunta: Por que fechou a Loja Abril?
    Outra, os amigos do PG sabem os valores para Batman e Lanterna Verde? Obrigado.

    ResponderExcluir
  16. Dark Night: Itens à venda na loja do Planeta Gibi, frete etc.: você poderia escrever diretamente para atendimento@planetagibi.com? Lá você terá bastante atenção para suas dúvidas, ok? E também não deixe de visitar a loja, em www.planetagibi.com. Não entendi o que você quer saber sobre as HQs no ALMANAQUE DO PATO DONALD.

    Loja Abril: não faltou a pergunta. Faltou publicarmos a resposta aqui, porque o Planeta Gibi em geral não menciona outras lojas. No caso, a decisão do fechamento foi da direção da empresa, independente da opinião da área de quadrinhos.

    Batman e Lanterna: vide checklist DC deste mês (que por algum motivo técnico não foi para o ar ontem, mas já corrigimos).

    DISNEY TEMÁTICO DONALD 80 ANOS com capas padronizadas? Acho que sim.

    ALMANAQUE DISNEY foi cancelado porque, dada sua então baixa de vendas, sua continuidade dependeria da redução de páginas e a Abril se negou a "rebaixar" o título clássico. (Concordo plenamente com essa decisão, a propósito.)

    AVENTURAS DISNEY foi cancelada por baixa insustentável nas vendas. Lamentamos muito na época e até fizemos uma série de posts dissecando o título. A Abril costuma dizer que esse cancelamento acabou abrindo espaço para outros formatos e títulos que deram certo, como os especial de A HISTÓRIA E GLÓRIA DA DINASTIA PATO, DISNEY BIG etc.

    BOND: O Planeta Gibi, a priori, não vende essas edições de luxo.

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  17. Abraços a você também, mano Rodrigues, mas e quanto a publicarem um maior número de histórias com Mickey e Donald juntos?

    O que também me lembra que o Mickey é de "Ratolândia", não de "Patópolis", por que a tradução brasileira ignora isso?

    12/07/14 21:38

    ResponderExcluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Pow , eu curti demais as novidades sobre as edições de luxo , mas n tinha capa melhor p especial 80 anos do Donald nao? Sei la uma edição comemorativa dessas e ele tá pela metade rs , enfim aguardo ansioso essas HQs agora o/

    ResponderExcluir
  20. Sávio, Raceworld tem Mickey e Donald. Acompanhe.

    Nos EUA, Mickey mora em Mousetown, que na Itália é chamada de Topolínia. Cidade vizinha a Patópolis, tipo Gansópolis. (Para quem não sabe.)

    No Brasil, historicamente, a cidade do Mickey foi identificada nos gibis também como Patópolis.

    Entendo que a Abril não passa a chamá-la de Ratópolis (exceto num ou outro vacilo de tradução, que pode ter ocorrido) para não confundir o leitor brasileiro (eu "lia" gibis Disney antes mesmo de aprender a ler, e nunca tinha ouvido falar em Ratópolis até o advento da internet).

    O público em geral sente sua memória afetiva traída quando a Disney decide passar a chamar Puff de Pooh, Sininho de TinkerBell, Caco de Kermit... e aberrações similares.

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  21. Eduardo, essa não é a capa de PATO DONALD 80 ANOS! É apenas uma ilustração de Don Rosa que adaptamos aqui para ilustrar a entrevista.

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. "A melhor revista do homem-morcego em anos!"

    Deve ser a melhor publicada pela Abril, desde que ela abandou DC Comics em 2002.

    ResponderExcluir
  24. E a respeito dos volumes de " O melhor da Disney " ?? No qual foi informado que retornariam esse ano após a copa... Nem precisa fazer uma reedição. é só pegar os volumes que sobraram e estão jogados às traças na Abril e colocar nas bancas novamente... eu por exemplo tenho metade dos volumes, iria gostar muito mais de ter a oportunidade de completar essa coleção do que começar uma nova...

    ResponderExcluir
  25. enquando o mundo todo está relançando Barks, era bom ao menos tocarem no assunto aqui né

    ResponderExcluir
  26. A unica maneira de comprar esses encadernados de capa dura para min era atraves da loja abril pelo visto perderam com isso com certeza

    ResponderExcluir
  27. Vocês estão sabendo que a editora Abril repassou a revista Recreio para a Editora Caras e mais 1 revistas? ( http://grupoabril.com.br/pt/imprensa/releases/comunicado-abril).
    Será que essa transferência de redação pode afetar os quadrinhos disney??

    ResponderExcluir
  28. Uau, finalmente uma saga com os capítulos espalhados pelas mensais! Não gosto disso, mas é a primeira vez que acontece enquanto tenho a assinatura. :)

    E A Saga do Tio Patinhas em capa dura!! :DD Espero que venha recheado de curiosidades e comentários do autor que nem no especial de 40 Anos da revista Tio Patinhas. A última vez que essa saga foi publicada aqui foi um fiasco, Don Rosa não foi mencionado sequer uma vez nas edições. Um absurdo!

    Poxa, a única tristeza é saber que não há espaço para novos quadrinhos nacionais... Culpa dos puxa-sacos da cultura estrangeira, malditos enlatados que são mais valorizados que nossas obras!

    ResponderExcluir
  29. Vários especiais do Donald e a Saga do Tio Patinhas...eles definitivamente não querem que eu junte grana pra comprar meu PS4 (pra jogar o novo Kingdom Hearts também)...:P

    ResponderExcluir
  30. Danil, a história do Don Rosa não é nada disso. Fica a impressão de que a Abril quis omiti-lo, o que não foi o caso.
    Abs.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  31. Boas novidades... pena q com o fechamento da Loja Abril, fica a incerteza sobre futuras aquisições Disney... aonde moro não tem bancas! A Saga do Tio Patinhas ainda tenho a série formato americano em em estado de banca, portanto irei passar, já Era Uma Vez na América, não conheço! Já quanto a Superpato, já que o especial por si só não se vende, ele bem q poderia sair em Disney Big, como Donald Duplo! Afinal, fãs não faltam! Pateta Repórter na mensal é uma boa pedida... e saga seriada sobre a Copa do Brasil é bem-vinda!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá. Por gentileza, eles mencionaram a data que essas duas da Cartoon vão para as bancas? É uma pena que eles não lancem em formato americano e com papel de qualidade. Seria ótimo! Que nem as americanas. O que mata é que eles colocam 5 revistas em uma edição e por exemplo a do Lanterna Verde (eu era assinante)acho que não durou nem 20 edições, o que limita em muito a longevidade da revista. O que vai acontecer com os outros títulos? Esse mes era para sair a do Batman: Bravos E Destemidos e a da Liga da Justiça. Ainda tem material disponivel desses titulos para sairem por aqui.

    ResponderExcluir
  33. Tem varios titulos ainda para serem lançados aqui da linha DC Cartoon, espero que lancem. E não se esqueçam do Scooby Doo e do Looney Tunes que estão abandonados por aqui! Lá fora saiu a ótima revista do Scooby Doo Team Up! (sou assinante)com vários heróis juntos com a turma do Scooby! No mais, alguem sabe informar se vai sair por aqui a Batman '66 ??? A DC não faz assinaturas desse título e fico tendo que comprar as edições atrasadas cada ver que vou para os EUA... Abraços a todos.

    ResponderExcluir
  34. Mas foi o que pareceu, E. Rodrigues. Aliás, os únicos quadrinhos não creditados da época (2007/2008) foram os de Don Rosa. Enquanto o resto do gibi as estórias vinham com "Roteiro e Arte: Tal", não aparecia nada quando era HQs de Don Rosa.

    ResponderExcluir
  35. A Abril pode publicar qualquer HQ Disney, de qualquer autor, quando e da forma que bem entender.

    Os quadrinhos Disney pertencem à Disney, que remunerou os artistas que as produziram (e certamente eles assinaram contratos concordando não só com essa cessão como com a remuneração recebida, o direito da Disney de picotar seus trabalhos, de fazer o que bem entender essas HQs, editorialmente falando).

    Don Rosa deve entender, no entanto, que isso não inclui o direito da editora em veicular seu nome na capa de uma revista.

    Este é o ponto de discórdia.

    Não vou me estender sobre isso porque desconheço o teor do contrato assinado pelo artista com a Disney (então, qualquer coisa que qualquer um fale sobre isso será mera especulação e tenderá a defender uma ou outra parte simplesmente por simpatias, e não por fatos).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  36. Marcelo, os direitos de publicação de Scooby Doo, incluindo a série que você menciona, são da Panini.

    ResponderExcluir
  37. Tenho acompanhado um zum zum zum nas rede social sobre o especial do pato, mas acho que perdi alguma coisa, pois citaram o nome do Rivaldo lá e nem sequer li nada escrito pelo próprio Rivaldo lá. Enfim, trouxe pra cá porque o assunto saiu daqui e tem o nome do colega lá citado... só gostaria de dizer que um dia espero sim que o material das revistas melhore bastante, com um material de página melhor, impressão gráfica ainda melhor... e um preço melhor também, pois sabemos que um gibi simples podia ser mais barato do que está.

    Entretanto, eu não sou o tipo de consumidor que fica comprando coleções de luxo e que e bate o pé para que a editora foque nisso. Eu mal dou conta de ler alguma revistinha simples de banca - de tantas que tenho aqui - então, pra quê vou gastar meu suado e pouco dinheiro com edições de luxo que só serviriam para enfeitar minha estante?

    Compreendo o gue está sendo falado por aí sobre a falta de visão da editora para com o mercado diverso e os vários tipos de público que existem, mas me marcaram numa postagem que infelizmente não tenho como fazer coro, uma vez que não sou o tipo de colecionador grande que está à procura desses lançamentos grandiosos. Quisera ser, mas não sou.

    Para mim, as revistas divertem bastante o meu tempo. Uma pena que o material ainda seja o mesmo dos anos 80, mas um dia as coisas mudam. Enquanto não mudam, eu me divirto com que podem oferecer. No final das contas, tudo se resume a papel e desenho - histórias que são muito admiráveis, mas não vão mudar em nada a minha vida, não me tornarão mais rico e nem mais pobre e nem vão curar meu o HIV e demais problemas que tenho que lidar diariamente na minha vida.

    A editora errou em não apresentar AGORA um especial do Pato Donald diferenciado, já que assim fez com Urtigão e Peninha. Depois não interessa mais. Já passou! Já foi o clima! Em contramão, não tenho do que me deixar do material que venho comprando. Está tudo muito bom para o meu perfil e eu desejo ver as revistas na bancas por mais uns 80 anos ainda.

    ResponderExcluir
  38. O pessoal do Planeta Gibi, sabe de alguma informação referente À reedição do " O Melhor da Disney " que deveria ser feita esse ano ??

    ResponderExcluir
  39. Fabiano,

    Quanto ao especial de luxo do Pato Donald não ser lançado agora, não vejo nada de anormal.

    Há um selo comemorativo na revista mensal e o aniversário será lembrado pelo ano todo.

    Isso já ocorreu mais de uma vez na própria Abril (veja nas postagens sobre os 80 anos que quase nunca os especiais saíram no mês de aniversário).

    E ocorre também com outras editoras (o aniversário da Mônica também foi mote de lançamentos ao longo do ano, sendo que o principal deles saiu muitos meses depois do aniversário).

    Em relação à citação de Rivaldo, não sei do que se trata. Imagino que se alguém quisesse dizer algo a ele ou a mim (por que auxiliamos a selecionar PD80?! Não sei), bastaria fazê-lo diretamente (aqui, por telefone, por email). Eu, pelo menos, ajo assim (esse negócio de "um certo blog", "uma certa pessoa", "a marca d'água não sei o quê"... ah, desculpe-me, mas francamente já passei dessa fase infantil antes da Internet existir).

    Em relação à "falta de visão da editora", suponho que possa ser traduzido como "a editora não lança exatamente aquilo que eu quero". Miseravelmente, o que a gente quer não é exatamente o que vende. As críticas dos leitores às editoras existem desde sempre. E todos temos argumentos que nos parecem suficientemente adequados para convencer a editora a lançar aquilo que gostamos. Mas estamos lidando com gostos pessoais ou com demandas de mercado? Ninguém tem resposta para essa pergunta (senão, todos os programas empatariam em audiência, nunca nenhuma revista seria cancelada etc.).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  40. é que ultimamente é tão grande o colecionismo por especiais que me sinto meio "over" em admitir que gosto mesmo é dos formatinhos e, para mim, foda-se o luxo.

    ResponderExcluir
  41. E é por isso que o aniversário tem para todos os bolsos e gostos, como dito pelo Maffia aí em cima.

    ResponderExcluir
  42. Reedição de Carl Barks não ocorrerá neste ano. Tiramos esse assunto da entrevista porque não havia nada de concreto a informar (sobre nova possível data de reedição).

    Abs.

    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  43. Pergunta sem nenhuma relação direta com a entrevista, mas acho que cabe fazer. Sabem quando fui publicada pela última vez a história do Zé Carioca chamada "O Zé-Cutivo"? Eu tinha ela no Disney Série Ouro de 1998, mas faz tempo que não tenho mais.

    ResponderExcluir
  44. Pois foi na reedição da Série Ouro Disney mesmo a última vez em que essa HQ foi publicada.
    Abs.

    ResponderExcluir
  45. Esqueci-me de perguntar, se vocês não possuem mais equipe para produzir novas HQs do Zé Carioca, como é que vocês ainda têm equipe para desenhar as capas da revista dele?

    Além disso, por que não publicam as HQs holandesas dele, podem me responder?

    ResponderExcluir
  46. Sávio, você está se referindo à Editora Abril.

    Que tem, sim, uma equipe que produz HQs do Zé Carioca (todo mês sai uma história inédita no gibi dele).

    Sds.

    ResponderExcluir
  47. E são boas histórias, por sinal.
    O povo precisa perder o preconceito e conhecer. Eu conheço.

    ResponderExcluir
  48. Prezado Rodrigues, os Estúdios Abril foram fechados em 2001 e, depois disso, eles passaram a republicar histórias clássicas do Zé Carioca, como é que eles não possuem equipe para produzir as histórias e têm equipe para produzir as capas?

    E outra coisa: por que as histórias do Zé Carioca e Panchito produzidas na Holanda não chegam ao Brasil?

    ResponderExcluir
  49. Sávio, a produção brasileira de HQs do Zé Carioca foi retomada em 2012. E mensalmente uma HQ brasileira inédita abre o gibi do papagaio.

    E não se trata de uma equipe qualquer: Herrero, Podavin, Ventura, Arthur... só tem fera ali.

    Quanto às capas: a Abril, independentemente de estar produzindo quadrinhos, sempre teve capas feitas aqui, sobretudo para ZÉ CARIOCA, mas não só. Podavin e Carlos Mota são os que mais fazem capas específicas para os gibis Disney brasileiros.

    Quanto a HQs holandesas: ora, a Abril tem que pagar para ter essas histórias. Muito melhor que pague os artistas brasileiros e as produza aqui mesmo, na minha opinião.

    Abs.

    ResponderExcluir
  50. Abraços mais uma vez a você também, mano Rodrigues!

    Eu apenas acho que se são publicados quadrinhos Disney vindos dos Estados Unidos, Itália, Dinamarca, França e Japão no Brasil, podem também publicar os vindos da Holanda, ou será que estou errado?

    ResponderExcluir
  51. As revistas têm orçamentos. Orçamentos são limitados. Entre gastar com uma HQ holandesa e com uma inédita brasileira, eu, se trabalhasse na editora, também optaria pela brasileira.

    Agora, saindo do mundo real: faz de conta que não há orçamento e posso gastar o quanto eu quiser: eu produziria 2 HQs inéditas brasileiras por edição, mais 1 holandesa, mais republicação de HQ brasileira de outros personagens, que não o Zé. As republicações do Zé eu deixaria apenas pros almanaques.

    ResponderExcluir
  52. O que você diz faz todo o sentido, mas se é assim, por que a Abril ainda publica quadrinhos Disney dos Estados Unidos, Itália, Dinamarca, França e Japão, se, como você mesmo já explicou, é muito mais em conta produzir quadrinhos Disney do Brasil, sabe me falar isso?

    A propósito, e aquele boato de que a Disney passará a ser representada pela Panini aqui no Brasil após a Marvel ser a nova dona da Disney?

    ResponderExcluir
  53. Eu não disse que produzir quadrinhos Disney no Brasil é mais barato do que comprá-los de fora.

    Eu disse que entre gastar com HQ do Zé da Holanda e investir em produção nacional, a editora teve a louvável preferência pela segunda solução.

    A Marvel não será "a nova dona da Disney". A Disney é que comprou a Marvel, já há bastante tempo. E comprou por muito menos, a propósito, do que pagou pela Pixar.

    Para que a Disney passe a ser publicada no Brasil pela Panini:

    1- O contrato da Disney com a Abril precisa acabar (daqui a uns 3 anos);

    2- A Abril precisa não se interessar mais em publicar quadrinhos Disney (os royalties são consideráveis; pode acontecer);

    E

    3- A Panini tem que querer publicar Disney no Brasil (como estará o mercado de quadrinhos daqui a alguns anos? Como conviveriam numa mesma editora MSP e Disney, hoje?).

    Ou, resumindo bem: o futuro a Deus pertence. Pode acontecer qualquer coisa.

    ResponderExcluir
  54. Sendo assim, a Abril pode produzir mais quadrinhos do Mickey e Donald e parar de comprar os europeus e asiáticos, você não concorda com isso?

    Ela também pode voltar a produzir quadrinhos de personagens menores (Tico e Teco, Coelho Quincas, Os Três Porquinhos, Banzé, Peter Pan, Ursinho Puff, etc.), eles fazem muita falta, não concorda?

    ResponderExcluir
  55. 1ª sentença sua: não, não concordo. Isso é um sonho, como expliquei.

    2ª sentença sua: concordo. Mas não precisa produzir aqui. Fica muito mais barato comprar da Dinamarca. Mas será que há público para isso, além de nós dois?

    ResponderExcluir
  56. Pelo que entendi, Don Rosa se desentendeu com a Disney e/ou a Abril, né? É, já ouvi falar que ele é meio temperamental... Ainda assim, creio que as edições da Saga de 2007 perderam a qualidade que os formatinhos de 2003 tiveram com notas e comentários do autor. Foi só isso que eu quis dizer, não quero defender nenhum lado.

    E parece que essa entrevista deu o que falar. Quantos comentários! :)

    ResponderExcluir
  57. Deixar de comprar quadrinhos dos grandes mestres (ou não) italianos e dinamarqueses para publicar mais hqs nacionais não seria o caso... parar de publicar as grandes aventuras de Casty ou Cavazzano, p exemplo, para publicar as hqs curtas de humor brasileiras seria o fim do mundo!!!

    ResponderExcluir
  58. Gostaria de ver, nos almanaques, Big, Jumbo, etc. republicações de mais histórias nacionais, em especial do Ivan Saidberg, Canini e Carlos Edgar Herrero, não ficam devendo em nada pros mestres internacionais. E tem umas histórias raras e clássicas que deveriam ser republicadas, tipo "Férias encaixotadas", "O pêndulo de Ekou"

    ResponderExcluir
  59. Como assim Kingdom Hearts II vai até o Volume 6?
    Kingdom Hearts II SÓ TEM 5 (CINCO) VOLUMES!!!!

    ResponderExcluir
  60. Quanto mais ou menos A saga do Tio Patinhas e Pato Donald 80 anos?

    ResponderExcluir
  61. Também sinto muita falta de histórias com Banzé, Quincas, Tico e Teco, Lobão, etc. Gostaria de vê-los mais presentes nas revistas!!!

    ResponderExcluir
  62. Eu fico impressionado com o descaso com o Tio Patinhas:

    "E TIO PATINHAS?
    No #591 [setembro], o Superpato e o Pintor Mascarado enfrentam o pior vilão Disney dos últimos tempos: A Vingança do Dr. Maluco!"

    As novidades para a revista do TIO PATINHAS resumem-se em Superpato ou outros personagens. Bem que esse gibi poderia mudar de nome, assumem logo que a revista é do "Superpato e amigos" que seria mais honesto!
    Que raiva dessa doença de DD, Superpato que pegou os quadrinhos da Abril, até no Big agora... Joguem essas porcarias em especiais solo pra quem gosta. Ah, esqueci! Sozinho não vende né? E eu tenho que comprar? #sabenadainocente #euboicoto

    ResponderExcluir
  63. Creio que a Abril está tirando esses conteúdos de Tio Patinhas justamente por isso, indo pra BIG, Jumbo e Mega.
    Aceito numa boa uma história de outro personagem na revista do Tio, mas várias e por vários meses não combina mesmo.

    ResponderExcluir
  64. Antigamente, haviam bem mais títulos da Disney aqui no Brasil: Urtigão, Aventuras em Patópolis, Margarida, Peninha, Pluto, Os Sobrinhos do Pato Donald e outros mais.

    Eu já sei que o que mais importa é a qualidade, não a quantidade, ainda assim, será que não seria ou será o caso de retomarem alguns desses antigos títulos?

    ResponderExcluir
  65. Aí nesse caso, Sávio, teria, provavelmente, que continuar constantemente a aumentar as vendas e assinaturas para justificar um maior investimento na produção nacional - afinal, uma coisa geralmente puxa a outra, como um incentivo extra para aumentar a demanda na produção de HQs.
    Por isso mesmo é que Disney TEM sempre que ficar na Abril. Pelo menos ainda se busca ter uma identidade nacional, sem deixar de se atentar ao que é publicado lá fora. Se fosse na Panini aí eu queria ver se chegaríamos ao menos à metade do que é feito hoje aqui.
    (E, sinceramente? Acho que a situação da continuidade ou não da Disney na Abril já esteve bem, bem pior no passado... hoje, as condições e perspectivas sempre me parecem BEM melhores)

    ResponderExcluir
  66. E quando é que lançarão por aqui a coleção "A História Universal Disney", vocês podem me dizer?

    Ela será feita nos mesmos moldes das coleções "Clássicos da Literatura Disney", "Pateta Faz História" e "Essencial Disney"?

    ResponderExcluir
  67. Comprei as novas HQs da linha DC Animated/Cartoon Network, e como sempre, material muito bacana! (E sem se prender a anos de cronologia).

    Material divertido, com preço justo e no meu formato preferido. Pra melhorar, só se a capa fosse cartonada. Mas do jeito que saiu já está bom pra mim.

    Que venham mais!


    ResponderExcluir
  68. Ah, mais duas perguntas: há informação se A Saga do Tio Patinhas vai incluir o capítulo zero e os capítulos intermediários?
    Ainda sobre as histórias do Zé Carioca, a história Piada Sem Sal (do número 2017) já foi republicada alguma vez?

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.