' '

21 de abr de 2014

Zé Carioca passo a passo

O artista Gustavo Machado mostrou e explicou, em sua página no Facebook, a criação passo a passo de uma HQ desta nova fase do Zé Carioca. 

O Elemento Verde, a produção em questão, teve roteiro de Denise Ortega, desenhos de Gustavo Machado, arte final de José Wilson Magalhães, cores e design gráfico de Fernando Ventura e letras de Lilian Mitsunaga. A publicação se deu em ZÉ CARIOCA #2394, mês passado.
Confira a seguir as etapas de produção, comentada por Gustavo, e não deixe de visitar a página do artista, com mais curiosidades, como o desenho que enviou aos 17 anos para a Seção Pretensão, da MAD, e sua carteira de funcionário da RGE. 


Textos de Gustavo Machado: Os quadrinhos produzidos em estúdio sempre contam com vários profissionais na sua criação. Partindo do roteiro, passando pelo desenho, arte final, letras e cor. Aqui, a 1ª página de uma HQ do Zé Carioca para ilustrar todas essas fases em sequência. Fase 1: Roteiro (ou argumento), nesse caso da Denise Ortega.


Fase 2: Layout a lápis meu, Gustavo Machado. Geralmente nessa fase as páginas são enviadas para apreciação e avaliação dos editores.


Fase 3: Desenho a lápis passado a limpo, depois que o layout (rough — se lê "rafe") da fase anterior foi aprovado pelos editores.


Fase 4: Letras, aqui feitas pela Lilian Mitsunaga, ainda no desenho a lápis, para agilizar o processo de produção.


Fase 5: Arte final, nesse caso do José Wilson Magalhães, feita digitalmente.


Fase 6: Colorização, que nessa HQ e tantas outras fica a cargo do Fernando Ventura.


Fase 7: Design gráfico (ou edição final), também sob a batuta do Fernando Ventura, quando todo o processo se fecha, montando os arquivos digitais que seguirão para a gráfica.


Por E. Rodrigues

PLANETA GIBI COMIC SHOP
Comprar seus gibis aqui é muito mais gostoso!

5 comentários:

  1. Gostei da matéria! Por coincidência, semana passada escrevi um post sobre o mesmo assunto para a minha página de curiosidades no Facebook: https://www.facebook.com/AprendendoGeralCuriosidades/photos/a.337897609628033.80348.337880352963092/622457554505369/?type=1&theater

    ResponderExcluir
  2. .

    Seria uma boa se pudessem clonar o Gustavo Machado e o Carlos Mota para manter sempre esse alto nível de qualidade nos desenhos. Assim, seríamos poupados dos traços "desaVENTURAdos" da vida...

    .

    ResponderExcluir
  3. Como é bom rever o Zé Carioca em ação.

    ResponderExcluir
  4. Muito obrigado pelo post com o meu "passo a passo" na HQ do Zé Carioca. Parabéns pelo belo blog, abraços!

    Gustavo Machado

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.