' '

31 de out de 2013

Capitão... Mistééério!... uma confusão!

Enquanto o Planeta Gibi recarrega as baterias, relembre diariamente aqui alguns posts bacanas. Voltamos aos inéditos a partir de 16 de novembro, quando o Planeta Gibi Comic Shop completa 7 anos no ar! 

Publicado originalmente em 11/mai/2009. 

Os entusiastas da série CAPITÃO MISTÉRIO e seus spinoffs, da Bloch Editores, sabem bem como é difícil de se entender essas coleções, das mais confusas já publicadas no Brasil.

Mas uma lista bem confiável seria assim:

Em 1976, com o pré-título CAPITÃO MISTÉRIO APRESENTA, são iniciadas as coleções:

AVENTURAS MACABRAS, 18 edições
CINE-MISTÉRIO, 7 edições — homônimo da série da TV Bandeirantes, que então bombava
CLÁSSICOS DE PAVOR, 10 edições
HISTÓRIAS FANTÁSTICAS, 10 edições
LOBISOMEM, 20 edições
A MÚMIA, 18 edições, sendo que o título dos cinco primeiros números era A MÚMIA VIVA
FRANKENSTEIN, 11 edições

Também em 1976, a editora lançou CAPITÃO MISTÉRIO APRESENTA TUMBA DE DRÁCULA, que durou 34 edições. Entre as edições 15 e 23, este gibi foi às bancas com o título CAPITÃO MISTÉRIO APRESENTA CONDE DRÁCULA (isto foi entre 1979 e 1980).

Em 1977, é iniciado CAPITÃO MISTÉRIO APRESENTA SEXTA-FEIRA 13. Durou 5 edições.

Em 1982, é lançado CAPITÃO MISTÉRIO, propriamente. Esta coleção teve 34 edições, até 1986. E Drácula só não estrelou as edições #4 (O Homem-Planta) e os #2, 5, 7 e 20 (Lobisomem).

Em 1983, sai o primeiro dos três números de CAPITÃO MISTÉRIO APRESENTA ALMANAQUE DE TERROR.




Agora... tomando fôlego:

Em 1986, a Bloch lançou CAPITÃO MISTÉRIO — NOVA SÉRIE, no formato magazine. Até a edição #5, esta coleção revezou os subtítulos HISTÓRIAS REAIS DE DRÁCULA (#1, 3 e 4) e HISTÓRIAS REAIS DE LOBISOMEM (#2 e 5).

A partir do #6, a série adotou o formatinho e se dividiu em duas coleções: HISTÓRIAS REAIS DE DRÁCULA continuou a numeração de CAPITÃO MISTÉRIO — NOVA SÉRIE  indo do #6 até o 25. Já HISTÓRIAS REAIS DE LOBISOMEM teve sua numeração reiniciada do 1, e seguiu até a edição #18.

Em 1987, saiu o ALMANAQUE HISTÓRIAS REAIS DE DRÁCULA, que durou três edições: as duas primeiras em formato magazine; a última, em formatinho.

Por fim, houve ainda quatro especiais. De 1991, HISTÓRIAS REAIS DE DRÁCULA — VAMPIRASHISTÓRIAS REAIS DE LOBISOMEM — MONSTROS MALUCOS. De 1993, MELHORES HISTÓRIAS DE DRÁCULA e DRÁCULA ESPECIAL.

Nota: os gibis da Bloch nunca primaram por identificar as datas das suas publicações. Os anos aqui mostrados foram informados por um colecionador, e podem ser razoavelmente checados pelo confronto dos preços de capa.

Agradecimentos muito especiais a Ivo Manuel, do site Banda Desenhada do Brasil — Gibis em Formatinho, que nos forneceu a listagem (e detalhes) de todos os títulos em quadrinhos publicados pela Bloch.



Por E. Rodrigues. 

30 de out de 2013

Marvel na Editora Abril: início de uma era

Enquanto o Planeta Gibi recarrega as baterias, relembre diariamente aqui alguns posts bacanas. Voltamos aos inéditos a partir de 16 de novembro, quando o Planeta Gibi Comic Shop completa 7 anos no ar! 

Publicado originalmente em 12/abr/2009. 

Há 30 anos, a Editora Abril timidamente lançou um gibizinho que seria o início da mais espetacular fase dos quadrinhos de heróis e dos quadrinhos adultos no Brasil.

CAPITÃO AMÉRICA, um gibi em formato Pato com meras 52 páginas, chegava às bancas em junho de 1979. 


O lançamento era inusitado porque, primeiro, a árvore da Abril nunca havia estampado a capa de um gibi de super-herói. Segundo, porque os direitos de publicação da Marvel no Brasil eram da arquirrival RGE, que naquela época punha nas bancas HOMEM-ARANHA e INCRÍVEL HULK, entre outros. 

Coube à Abril, assim, contentar-se com um suposto "segundo escalão" da Marvel, desprezado pela editora concorrente.

E como a editora soube aproveitar essa oportunidade. Quatro anos depois, obteria a preferência de publicação de todos os títulos Marvel. Numa situação ímpar, um gibi de super-herói teve pela primeira vez tiragem equiparável a de títulos Disney, MÔNICA e LULUZINHA: HOMEM-ARANHA atingia tiragens de 250 mil exemplares. 


Nos 22 anos de Marvel na Abril, mais de 2300 edições de gibis periódicos e de edições especiais chegaram às bancas, em títulos como HERÓIS DA TV, SUPERAVENTURAS MARVEL e TEIA DO ARANHA, entre dezenas de outros, além de meia centena de minisséries, com destaque para o impressionante trabalho gráfico em MARVELS.

O sucesso da Marvel na Abril escancarou as portas para uma profusão de outras publicações, e influenciou também outras editoras e outros gêneros. 


Em 1984, a arvorezinha passaria a estampar as capas de BATMAN, SUPER-HOMEM e HERÓIS EM AÇÃO, da DC Comics. A partir daí, dezenas de títulos e de minisséries da DC inundaram as bancas nos anos seguintes. 

Para resumir o que foi a passagem dessa casa pela Abril: um colecionador de Batman que não fosse abonado entraria em depressão. Ele teria que dar conta de comprar mais de 30 especiais e mais de 60 minisséries — algumas, semanais! 

A editora teve a oportunidade de publicar, pela primeira vez no Brasil, obras influentes como CAVALEIRO DAS TREVAS, A PIADA MORTAL e WATCHMEN, nada menos.

Em 1988, outro marco: na esteira de todo esse sucesso, a Abril lançaria a série GRAPHIC NOVEL. Com qualidade gráfica invejável, a coleção abarcou estilos díspares, indo de decantados heróis Marvel e DC a Will Eisner, Aragonés e Jano. 


A recepção às graphic novels foi tão boa que logo viriam outras duas séries: GRAPHIC MARVEL e GRAPHIC ÁLBUM. E gerou graphic novels da Disney, dos Trapalhões... Parece brincadeira, não? Mas não era. 

O mercado estava tão aquecido que havia espaço para todo mundo, todos os gêneros. Até o pessoal da Casseta & Planeta se aventurou, na época, a lançar uma minissérie, a BLACK KISS, por sua editora Toviassu. 

A Editora Globo, ainda em 1988, lançaria sua GRAPHIC GLOBO. No ano seguinte, iniciaria a saga do hoje cultuado SANDMAN e publicaria as minisséries V DE VINGANÇA e ORQUÍDEA NEGRA, entre outras. 

No final de 1990, a Globo colocaria nas bancas, pela primeira e única vez no Brasil, o mangá AKIRA.

Nos jornais, páginas semanais inteiras dedicadas aos lançamentos em quadrinhos — lançamentos nas bancas, bem entendido, e não nas livrarias, como hoje. E com distribuição nacional. 


Havia espaço tanto para se falar de Batman como do gibi da Margarida, numa democracia editorial nunca mais vista, infelizmente. 

Toda essa febre começou a ser debelada nos idos do Plano Collor. E baixou de vez entre 1993 e 1994, quando se tirou o pé do acelerador e dezenas de títulos foram cancelados. Mas isso já é outro capítulo desta história.

Este post não se pretende exaustivo (nem poderia, neste espaço exíguo). A intenção é dar uma faísca de ideia de como foi bom frequentar as bancas nos anos 1980 e início dos 90! Claro que coisas ruins também foram publicadas, assim como houve equívocos editoriais aqui e ali. Mas quem teve a oportunidade de estar lá e ver tudo isso se formar, tenho certeza, considera o saldo mais do que positivo.





Anúncio publicado em O PATO DONALD #1440, 11/jun/1979


Por E. Rodrigues. 

28 de out de 2013

A polêmica ilustração de Don Rosa

Enquanto o Planeta Gibi recarrega as baterias, relembre diariamente aqui alguns posts bacanas. Voltamos aos inéditos a partir de 16 de novembro, quando o Planeta Gibi Comic Shop completa 7 anos no ar! 

Publicado originalmente em 12/abr/2009. 

É totalmente estranho ao leitor de gibi deparar-se com a morte de seus personagens queridos (exceção feita a quadrinhos de herois, onde desaparecimentos são frequentes — e milagres de ressurreição também, diga-se, já que estamos na Páscoa!). 


Daí o choque de se ver Margarida, Donald e os sobrinhos chorando em frente a um túmulo.

Tio Patinhas está morto, segundo Don Rosa.

Mas pouca gente sabe disso.

Em 1991, o fanzine alemão Der Hamburger Donaldist publicou em sua edição #77 a polêmica ilustração de Don Rosa, reproduzida abaixo. 

Curiosamente, a Disney, sempre tão zelosa da imagem e da longevidade de seus personagens, não se incomodou em publicá-la no belo especial WALT DISNEY TREASURES VOL. 2: UNCLE SCROOGE: A LITTLE SOMETHING SPECIAL: SIXTY YEARS OF COMICS RICHES (ufa!), da Gemstone, em 2008.


Esse zelo pode ser muito bem ilustrado pelo caso O Casamento do Pato Donald (SÉRIE OURO DISNEY #1, de 1987), amplamente divulgado nos jornais da época. 

Os estúdios da Editora Abril somente obtiveram aprovação da Disney para sua produção e publicação quando aceitou as regras do jogo: a HQ não só teria que deixar bem claro que tudo se tratava de um sonho, como teria que incluir recursos gráficos para que o leitor não se esquecesse disso durante a história: as bordas das páginas eram coloridas e o estilo de desenho mudava drasticamente entre os capítulos!





Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues. 

25 de out de 2013

Da Redação da Patada

••• Educação e violência nas HQs de Batman ••• Morcego Vermelho italiano ••• Turma da Mônica Jovem em noite de Halloween ••• Chico Moço vai trabalhar no parque da cidade ••• Mundo #48 aborda Thor e anuncia a edição extra do Mercado de Pulgas, dia 30/nov, no Metrô Vila Mariana, SP ••• O Planeta Gibi Comic Shop está recarregando suas baterias e volta ao ar normalmente, com muitas novidades, no dia 16 de novembro, quando completa 7 anos no ar! Enquanto isso, relembre aqui diariamente, a partir desta segunda, algumas postagens singelas e bem bacanas!


EDUCAÇÃO E VIOLÊNCIA NAS HQS DE BATMAN

Livro teórico de Fábio Paiva com prefácio do Prof. Waldomiro Vergueiro, fundador e coordenador do antigo Núcleo de Pesquisas de Histórias em Quadrinhos da ECA-USP. 

A obra tem origem na pesquisa de mestrado de Paiva, realizada de 2009 a 2011, e foi lançada neste mês na IX Bienal do Livro de Pernambuco pela editora UFPE.

Como adquirir: por R$ 25,00, via editora ou diretamente com o autor, por email ou Twitter.



MORCEGO VERMELHO POR FRECCERO

Já visitou o blog do mais produtivo capista italiano? Confira.




CHICO BENTO MOÇO #3
Panini, Mauricio de Sousa.
Revista mensal, formato 16 x 21,3 cm, 96+4 páginas p&b, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50, distribuição nacional.
Lançamento dia 5/nov.


Diz a Panini: A revista mensal Chico Bento Moço chega ao terceiro número com a história completa Festa no Parque. O jovem Chico começa a trabalhar no parque da cidade, como ajudante de um zelador muito rabugento, o Seu Pereira. São inúmeras tarefas, e o rapaz, que já está acostumado ao trabalho duro da roça, é responsável pela abertura, logo cedo, e também precisa cuidar da manutenção, da limpeza, das plantas, alimentar os animais, e ainda reparar qualquer coisa que tenha sido estragada por vândalos. Chico terá uma trabalheira no lugar, que é muito bonito mas pouco visitado e utilizado pela população. Determinado a dar um novo ritmo para o cotidiano da exuberante área verde, o jovem universitário se envolve na realização de um grande festival organizado por seus amigos da república onde vive. Porém, isso detona uma série de problemas que o jovem caipira precisará resolver rapidamente, se quiser preservar o emprego e a amizade do Seu Pereira.


TURMA DA MÔNICA JOVEM #63
Panini, Mauricio de Sousa.
Revista mensal, formato 16 x 21,3 cm, 128+4 páginas p&b, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50, distribuição nacional.
Lançamento dia 30/out.

Diz a Panini: A edição 63 da revista Turma da Mônica Jovem chega às bancas e livrarias de todo o país no dia 30 de outubro com a história completa “Dia das Bruxas”, trazendo um efeito superespecial na capa: imagens que brilham no escuro. Denise decide organizar uma festa pro Dia das Bruxas, mas uma perigosa vingança sobrenatural ameaça a vida de Magali e Sofia. Enquanto isso, Mônica e Cebola ficam presos numa assustadora casa mal-assombrada. Os adolescentes do colégio do Limoeiro estão envolvidos em uma grande festa de Dia das Bruxas, decorando o salão da escola, produzindo fantasias e se preparando para o evento começar. Magali desenterrou do fundo do baú da tia Nena uma fantasia de bruxa, com cajado, medalhão e tudo; Denise aparece de Arlequina; Cebola se apressa para buscar a fantasia dele e da Mônica na casa do Franja, que está instalando efeitos especiais nos trajes; e a Sofia aparece com a mesma roupa de sempre, mas Denise acha o máximo assim mesmo. A noite está começando a ficar estranha, e a festa das bruxas pode se tornar mais emocionante e assustadora do que a galera esperava, ainda mais quando uma sinistra casa que parece guardar um mistério fantástico surge no caminho de Mônica e Cebola.


MUNDO DOS SUPER-HERÓIS #48
Editora Europa.
Formato 20,5 cm x 27,5 cm, 64+4 páginas cor, R$ 10,90.
Lançamento em 23/out para as capitais de São e Rio de Janeiro; nas demais praças, lançamento até 31/out.
Diz a Europa: A revista Mundo dos Super-Heróis 48 apresenta os bastidores do retorno do Deus do Trovão aos cinemas. Conheça os novos desafios do herói e descubra as origens do ardiloso vilão Malekith. E ainda, tudo sobre o triângulo amoroso de Thor, Sif e Jane Foster; 10 curiosidades sobre o Deus do Trovão; a versão da Marvel para os mundos da mitologia nórdica.

Outras reportagens da Mundo #48:

Grandes sagas da DC
A partir dessa edição, a Mundo relembra as maiores sagas que marcaram o universo DC. Nesse número: Crise nas Infinitas Terras, a história que redefiniu os super-heróis.

TV: novidades de Arrow
Em sua segunda temporada, a série do Arqueiro Verde mantém as referências aos quadrinhos e se concentra na transformação heroica de Oliver Queen.
Entrevista: Sean Howe
O escritor e crítico fala sobre seu novo livro, Marvel Comics: A História Secreta, que traz detalhes da criação da editora e uma polêmica teoria que Stan Lee recebeu crédito exagerado por seu papel nesse processo. 

Criador: José Luis Garcia-Lopez
Detalhes sobre a carreira do influente ilustrador espanhol que estabeleceu o visual de vários personagens da DC.

Linha do tempo: Vampira
De vilã a líder dos X-Men, a jovem mutante sofreu bastante até conseguir controlar seus poderes. Confira a história da heroína.

As 10 melhores HQs do Tex
Selecionamos as histórias mais marcantes do cowboy italiano para comemorar seus 65 anos nos quadrinhos.

Action-figures: coleção Kotobukyia
Imagens e informações sobre essas peças que, riquíssimas em detalhes, retratam os heróis com perfeição e despertam a cobiça dos colecionadores.

Roqueiros nos quadrinhos
O pesquisador Roberto Guedes explica como os integrantes da banda Kiss foram parar nos gibis da Marvel nos anos 1970.
Mundo Fantástico

Conheça a série Invencível, da Image Comics, uma história muito criativa que mistura ação, drama, humor e violência.

Home Vídeo
Após terem marcado época na TV brasileira, as aventuras de Fantomas estão de volta no DVD Fantomas, o Guerreiro da Justiça – Volume 1.

Peneira POP
Novidades e afins: o novo jogo Batman: Arkham Origins; versões medievais de Batman e X-Men; a sexy cosplayer Jacqueline Goehner como Witchblade; vídeos curiosos sobre o Thor; edição extra do Mercado de Pulgas a caminho e dicas do que merece sua atenção nas bancas.




















Por E. Rodrigues

22 de out de 2013

NATAL DE OURO DISNEY todo inédito

Como adiantamos aqui, a edição #4 de NATAL DE OURO DISNEY terá conteúdo 100% inédito no Brasil. 

São oito HQs italianas recentes, com Tio Patinhas, Superpato, Indiana Pateta, Peninha, Bombom Sorriso, Vovó Donalda, Gastão, Prof. Pardal, Mickey, João Bafo-de-Onça, Donald, sobrinhos, Margarida, Pateta, Esquálidus, Clarabela, Horácio, Metralhas, Patacôncio...

Confira a seguir a lista completa.




NATAL DE OURO DISNEY #4
Editora Abril, Walt Disney

Revista anual, formato 13,4 x 19 cm, 224+4 páginas, capa cartonada, lombada quadrada, edição 24, R$ 10,00, distribuição nacional.
Lançamento em novembro.

O Natal Esquecido
Roteiro: Bruno Enna. Desenhos: Roberto Vian.
I TL 2822-2, 30 páginas, Itália, 2009.
Acidentalmente o Superpato apaga toda a memorio do Papai Noel, agora nosso herói tem que ajudar o bom velhinho a recupera-la.

O Delito Global do Papai Bafoel
Roteiro: Alessandro Sisti. Desenhos: Silvio Camboni.
I TL 2822-3, 30 páginas, Itália, 2009.
João Bafo-de-Onça se candidata a vaga de ajudante de Papai Noel, mas logo percebe que é uma ótima oportunidade para cometer crimes!

O Blecaute Natalino
Roteiro: Tito Faraci. Desenhos: Silvio Camboni.
I TL 2770-1, 30 páginas, Itália, 2008.
Tio Patinhas, Donald, Gastão e Peninha vão para o Polo Norte em busca da origem de uma gigantesca emissão de energia!

Missão Papai Noel
Roteiro: Augusto Macchetto. Desenhos: Massimo De Vita.
I TL 2821-4, 25 páginas, Itália, 2009.
Indiana Pateta tem o maior desafio de sua carreira de explorador: Descobrir o segredo do Papai Noel!

O Natal S.A.
Roteiro e Desenhos: Corrado Mastantuono.
I TL 2769-2, 30 páginas, Itália, 2008.
Bombom Sorriso acaba indo parar na aldeia do Papai Noel, onde tem que ajudar ao bom velhinho a recuperar a fé no Natal!

A Longa Noite do Claus Vermelho
Roteiro: Riccardo Pesce. Desenhos: Marco Mazzarello.
I TL 2821-2, 34 páginas, Itália, 2009.
Para comprar presentes de Natal de ultima hora, Esquálidus leva Mickey para conhecer um planeta onde as lojas nuncam fecham!

Duelo Sobre Esquis
Roteiro: Giorgio Figus. Desenhos: Sandro Del Conte.
I TL 2820-3, 14 páginas, Itália, 2009.
De férias em uma estação de esqui o Prof. Pardal acaba encontrando um inventor rival.

As Vibrações Natalianas
Roteiro: Matteo Venerus. Desenhos: Giampaolo Soldati.
I TL 2925-1, 26 páginas, Itália, 2011.
Patacôncio hipnotiza as pessoas, através de uma musica de Natal, obrigando-as a comprar os seus produtos e só o Superpato pode impedi-lo!



Por E. Rodrigues

JÁ NO AR:
PLANETA GIBI COMIC SHOP com novo visual e novos recursos.
Comprar seus gibis ficou muito mais gostoso!
Clique aqui e confira.

E NO DIA 30 DE NOVEMBRO:
Mercado de Pulgas Edição Extra de Natal!
Próximo ao Metrô Vila Mariana, São Paulo.
Mais detalhes em breve.


19 de out de 2013

Mônica invade São Paulo

Cinquenta esculturas de Mônica estilizada serão distribuídas pela cidade de São Paulo a partir de 8 de novembro. A informação é de Mônica Bergamo, na Folha de S.Paulo de hoje

O evento segue a ideia da Cow Parade e da Call Parade, onde vacas e e orelhões de fibra de vidro, multicoloridos e, não raro, de aspectos ou poses desconcertantes, ganham as calçadas da cidade, desde 2005. 

A Mônica Parade terá obras — com 1,60 de altura — do próprio Mauricio de Sousa e de Crânio, Mulheres Barbadas e Titi Freak, informa a colunista. 

Nenhuma imagem foi ainda revelada.




Por E. Rodrigues

JÁ NO AR:
PLANETA GIBI COMIC SHOP com novo visual e novos recursos.
Comprar seus gibis ficou muito mais gostoso!
Clique aqui e confira.


E NO DIA 30 DE NOVEMBRO:
Mercado de Pulgas Edição Extra de Natal!
Próximo ao Metrô Vila Mariana, São Paulo.
Mais detalhes em breve.



16 de out de 2013

THE WALKING DEAD em dose dupla a partir de agora

A HQM Editora anunciou nas redes sociais que partir deste mês lançará duas edições simultâneas de THE WALKING DEAD

Em outubro teremos as edições #13 e 14, onde é iniciado o arco Segurança Atrás das Grades. Cada arco da obra criada por Robert Kirkman dura seis edições. O leitor levará apenas três meses, portanto, para completar a leitura do material equivalente a um encadernado. 

O preço de capa subiu para R$ 4,90, mas ainda é bastante compatível com a qualidade gráfica apresentada. A HQM justificou detalhadamente o motivo do reajuste. Resumidamente, o custo de distribuição aumentou. 

THE WALKING DEAD tem distribuição nacional.

Quanto aos encadernados, a editora deve lançar os volumes 13 e 14 ainda neste ano. A ideia é de lançar quatro por ano. Como nos EUA são apenas dois, em pouco tempo os lançamentos estarão emparelhados (o volume 19 sai por lá no mês que vem).





THE WALKING DEAD #13 e 14
HQM Editora, Skybound/Image
Revista quinzenal (lançamento duplo no mês, no mesmo dia), 
formato americano, 32+4 páginas, R$ 4,90, distribuição nacional.



Por E. Rodrigues.

JÁ NO AR:
PLANETA GIBI COMIC SHOP com novo visual e novos recursos.
Comprar seus gibis ficou muito mais gostoso!
Clique aqui e confira.


E NO DIA 30 DE NOVEMBRO:
Mercado de Pulgas Edição Extra de Natal!
Próximo ao Metrô Vila Mariana, São Paulo.
Mais detalhes em breve.




15 de out de 2013

Checklist Marvel — Outubro 2013

ATUALIZADO: checklist oficial da Panini, com lançamentos, resumos e capas. 

Na esteira da Nova Marvel, chegam CAPITÃO AMÉRICA E GAVIÃO ARQUEIRO, OS VINGADORES e VINGADORES SOMBRIOS. Tem ainda o especial HALO: BLOOD LINE

Alguns títulos de setembro estão saindo na primeira quinzena de outubro, como as novas séries de AVANTE, VINGADORES! (agora mensal) e de UNIVERSO MARVEL

E a lista do Planeta Gibi contém, ainda, diversos outros títulos não listados, como LUKE CAGE NOIR e PARAÍSO X, e relançamentos, como GUERRA CIVIL e OS SUPREMOS

E muito mais. 

:: PANINI ::
HOMEM-ARANHA #142
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional. 
Determinado a acabar com o supervilão usando seu nome, o Duende Macabro original, Roderick Kingsley, ataca Phil Urich com tudo, e no meio dessa guerra de duendes Peter Parker acabou servindo de vítima para atrair… o Homem-Aranha! E Otto Octavius está prestes a morrer, mas o seu último grande plano vai mudar a vida de Peter Parker para sempre!
(Amazing Spider-Man 696 a 698)

HOMEM DE FERRO & THOR #42
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional. 
O Invencível Homem de Ferro: terminada a batalha contra o Mandarim, Tony Stark é aclamado como herói na China, volta sob suspeita para os Estados Unidos e precisa decidir o que vai fazer de sua vida. Numa Jornada ao Mistério, Loki acerta as contas com seu passado, já planejando seu futuro! E Odin exige que o Poderoso Thor seja levado a julgamento!
(Invincible Iron Man 527, Journey Into Mystery 645, Mighty Thor 22)

WOLVERINE #107
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional. 
Depois de lutar contra a misteriosa Remus, Wolverine descobre ainda mais fatos surpreendentes sobre os planos do imortal Romulus, e como o projeto Arma X, Dentes-de-Sabre e outros elementos do seu passado estão ligados a essa conspiração secular. E ainda, histórias inéditas mostrando lados poucos conhecidos de Logan.
(Wolverine 312 e 313, Wolverine 1000 e Wolverine : Switchback)

X-MEN #142
Revista mensal, formato americano, 128+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 10,90, distribuição nacional. 
A equipe de Ororo rastreia o material genético desaparecido dos protomutantes e precisa se infiltrar num culto que idolatra a evolução física… usando DNA de mutantes! E Tempestade encontra um protomutante original vivo, mas essa descoberta leva a conflitos e desentendimentos que podem acabar com a sua equipe e até mesmo com a vida de um dos X-Men! Edição especial com 128 páginas.
(X-Men 34 a 37 e X-Men 40 e 41)

OS VINGADORES #1
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional. 
Os Heróis Mais Poderosos da Terra estreiam na Nova Marvel com força total! Já nesta primeira edição, Tony Stark e Steve Rogers decidem que, para proteger o mundo adequadamente das inúmeras ameaças que o afligem, os Vingadores precisam ampliar suas fileiras… e muito! Novos Vingadores: uma situação desesperadora leva o Pantera Negra a tomar uma decisão que ele sempre considerou impensável – convocar os Illuminati!
(Avengers 1 e 2; New Avengers 1)

CAPITÃO AMÉRICA & GAVIÃO ARQUEIRO #1
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional. 
A mais nova revista da Nova Marvel! O Capitão América enfrenta um velho inimigo e vai parar num estranho mundo povoado por monstros, onde tem que proteger uma garotinha dos perigos locais! Após sair do hospital, o Gavião Arqueiro tenta evitar que os moradores de um prédio sejam despejados e faz o que pode para salvar um cachorro atropelado. E os Vingadores Secretos estreiam sua nova formação, encabeçada por Nick Fury, Maria Hill e Phil Coulson, mais secretos do que nunca!
(Captain America 1, Hawkeye 1, Secret Avengers 1)

A TEIA DO HOMEM-ARANHA #21
Revista bimestral, formato americano, 144+4 páginas, papel Pisa-brite, R$15,90, distribuição nacional.
Flash Thompson conseguiu provar para os Vingadores que consegue ser um verdadeiro herói. Mas o Mestre do Crime está disposto a concretizar o pior pesadelo de qualquer herói para se vingar de Venom: atacar e matar todos os entes queridos de Flash Thompson ao mesmo tempo! E ainda, Venom encontra as forças demoníacas mais uma vez quando enfrenta Daimon Hellstrom e os Monstros do Terror.
(Venom 19 a 25)

UNIVERSO MARVEL #2
Revista mensal, formato americano, 144+4 páginas, papel Pisa-brite, R$15,90, distribuição nacional.
O Indestrutível Hulk enfrenta o Invencível Homem de Ferro! O Hulk Vermelho tenta incluir o Líder nos Thunderbolts! Aos poucos, Sam começa a compreender seus poderes de Nova! Os Guardiões da Galáxia confrontam uma gigantesca nave de guerra badoon! O Quarteto Fantástico cuida de todos os preparativos para sua viagem a novos universos e deixa seus substitutos tomando conta da Fundação Futuro, que logo de cara entra num confronto com o Toupeira e um de seus monstros do subterrâneo!
(The Indestructible Hulk 2; Thunderbolts 2-3;  Nova 2, Guardians of the Galaxy 1; Fantastic Four 2; FF 2)

ULTIMATE MARVEL #40
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional.
Enquanto ainda encara as consequências da morte de seu tio, com toda a culpa caindo sobre o Homem-Aranha, Miles Morales tem um encontro que pode definir a sua carreira. E numa nação dividida e mergulhada no caos, os X-Men restantes começam a sua revolução em defesa de sua própria espécie. E a volta do Capitão América para os Supremos marca o começo da recuperação dos Estados Unidos depois do ataque a Washington.
(Ultimate Comics Spider-Man 13, Ultimate Comics X-Men 13, Ultimate Comics Ultimates 13)

X-MEN EXTRA #142
Revista mensal, formato americano, 144+4 páginas, papel Pisa-brite, R$15,90, distribuição nacional.
Em Madripoor, o confronto final dos Surpreendentes X-Men com Susan Hatchi, meia-irmã de Karma. Depois de Deadpool, Wolverine e Noturno, outros integrantes da Fabulosa X-Force são atacados por supervilões que parecem saber os seus segredos e que têm um único objetivo: acabar com o grupo. Jogada numa dimensão desconhecida pela sua colega de equipe Magia (que ainda estava com uma parcela da Força Fênix), Vampira cai no meio de uma guerra mortal entre duas raças alienígenas e precisa acabar com o conflito para poder voltar para casa. E, depois de arrumar a linha temporal, os Novos Mutantes enfrentam novamente o seu antigo grupo rival, os Satânicos!
(Astonishing X-Men 56, X-Men Legacy 271 e 272, Uncanny X-Force 26 a 27, New Mutants 47 e 48)

AVANTE, VINGADORES! #1
Revista mensal, formato americano, 64+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 6,50, distribuição nacional.
A revista Avante, Vingadores estreia na Nova Marvel em grande estilo, agora mensal, mais barata e estrelando três séries dos Vingadores! Os Heróis Mais Poderosos da Terra se unem a alguns dos maiores heróis mutantes para formar os Fabulosos Vingadores! Os heróis do amanhã são obrigados a lutar uns contra os outros em Vingadores: Arena! Avante Vingadores: Homem de Ferro e Thor contra Hulk e Mulher-Aranha!
(Uncanny Avengers 1, Avengers Arena 1, Avengers Assemble 9)

VINGADORES VS. X-MEN #7
Maxissérie mensal, formato americano, 104+4 páginas, papel LWC, R$ 11,90, distribuição nacional. 
O conflito entre Vingadores e X-Men terminou, mas os heróis ainda precisam lidar com suas terríveis consequências. A raça mutante não está mais em extinção, e os X-Men precisarão viver num mundo que os teme e odeia mais do que nunca. Wolverine vai à penitenciária em que Ciclope está preso para fazê-lo pagar caro pela morte do professor Xavier. E os Vingadores têm de provar que ainda são capazes de garantir a segurança do planeta.
(AVX: Consequences 1-5)

VINGADORES SOMBRIOS #1
Edição especial, formato americano, 192+4 páginas, papel pisa-brite, R$ 21,90, distribuição setorizada.
Com os Thundebolts perdidos no tempo, Luke Cage precisa preencher o vazio deixado pela sua ausência e reúne mais uma vez a equipe de susperseres mais letal do planeta: os Vingadores Sombrios! E, para liderá-los, Luke escolhe ninguém menos do que Skaar, o responsável por mandar o grupo para a prisão, após agir como agente duplo para Steve Rogers. Enquanto os Thunderbolts tentam encontrar um caminho de volta para casa, os Vingadores Sombrios enfrentam um poderoso inimigo que ergueu um avançado império no coração do Oriente Médio!
(Thunderbolts 175-183)

VINGADORES: GUERRA SEM FIM
Edição especial, formato 18,5 x 27,5 cm, 120+4 páginas, capa dura, miolo couché, R$ 24,90, distribuição setorizada.
Uma graphic novel original, lançada simultaneamente com os Estados Unidos e a Europa!
Uma abominação, considerada há muito enterrada, ressurgiu numa terra arrasada pela guerra. Mas agora ela veste uma bandeira americana. Diante de mais um pesadelo renascido, o Capitão América não vai tolerar ainda mais mortes pelas mãos de um fantasma de seu passado.
Assombrado por sua maior vergonha, Thor deve retomar a caçada a uma fera familiar. Ao lado de ambos, um grupo de aliados unidos para debelar as ameaças que nenhum deles poderia enfrentar sozinho. Eles são soldados. Guerreiros. Irmãos de armas. Poderosos heróis liderados por uma lenda viva, mais fortes juntos do que separados. Eles são os Vingadores.
(Avengers: Endless Wartime)

X-MEN: A QUEDA DOS MUTANTES VOL. 3
Série especial em 3 volumes, formato americano, 264+4 páginas, papel LWC, R$ 29,90.
A edição que conclui a saga A Queda dos Mutantes! Diante de um adversário ainda mais implacável, os X-Men e a Força Federal deverão se unir para combater um inimigo que ameaça todo o planeta. E, finalmente, o conflito assombra Os Novos Mutantes, a equipe júnior dos X-Men. Reviva as aventuras destes jovens heróis enquanto sua inocência é extirpada e maneira terrível pela morte de um de seus integrantes
(Uncanny X-Men  226-227 e New Mutants 55-61)

HALO: BLOOD LINE
Edição especial, formato americano, 128+ páginas, papel LWC.
A nave de pesquisa chamada Advento do Tempo é mais do que uma embarcação exploratória comum. Sob a superfície, ela faz parte da Inteligência Naval, e sua equipe e “equipamento de pesquisa” estão indo rumo às linhas de frente. Isso, até que a nave encontra um estranho fenômeno no espaço que a faz cair num planeta desconhecido.  Mas eles não são os únicos náufragos neste mundo… uma região que é bem mais do que um amontoado anônimo de rochas…
O roteirista aclamado pela crítica Fred Van Lente (X-Men Noir) se junta ao artista Francis Portela para trazer a você Halo: Blood Line, uma história de guerra, sobrevivência e, acima de tudo, sobre fraternidade.
(Halo Blood Line 1-5)

NOVA MARVEL — PONTO DE PARTIDA
Edição especial, formato americano, 56+4 páginas, papel LWC, R$ 6,20, distribuição nacional.
Lançamento reprogramado.
Nova Marvel! Esse é o nome que os marvetes brasileiros estavam esperando ouvir já há algum tempo e que agora oficializamos aqui no Wizmania. Além de representar uma nova era dos quadrinhos Marvel no Brasil, a Nova Marvel também traz uma carga de mudanças fundamentais nos títulos que publicamos, que passarão por uma reformulação bem legal para refletir a REVOLUÇÃO! Parte dessas mudanças já será vista na edição especial Nova Marvel Ponto de Partida, papel LWC, R$ 6,20 e 60 páginas, cuja previsão de chegada às bancas é setembro. A edição é uma espécie de “convite” ou “amostra”para os leitores novos e antigos se juntarem à atual empreitada da editora, sendo que nesta edição os astros de destaque são o novo agente Fury, o Senhor das Estrelas, Cable, Nova e o Homem-Formiga. Dentre alguns dos roteiristas e artistas presentes neste número, os destaques ficam por conta de Brian Michael Bendis, Jeph Loeb, Matt Fraction, Nick Spencer, Luke Ross, Mike Allred e Ed McGuiness. A capa é uma parceria entre Adi Granov e Skottie Young. E, logo mais, voltamos com outras novidades referentes a títulos e mixes de Marvel Now! [por Rodrigo Guerrino, via Wizmania]

UNIVERSO MARVEL #1
Revista mensal, formato americano, 144+4 páginas, lombada quadrada, papel Pisa-brite, R$ 15,90, distribuição nacional.
Lançamento reprogramado.
Maria Hill convida Bruce Banner, o Indestrutível Hulk, para trabalhar na SHIELD! A convite do Hulk Vermelho, alguns dos personagens mais sanguinários da Marvel se unem para formar a nova equipe dos Thunderbolts! Os heróis cósmicos invadem a Universo Marvel, com duas sensacionais estreias: Nova e Guardiões da Galáxia! E ainda: Quarteto Fantástico e Fundação Futuro!
(Thunderbolts 1; The Indestructible Hulk 1; Fantastic Four 1, FF 1, Nova 1 e Guardians of the Galaxy 0.1)

AVANTE, VINGADORES! #0
Revista mensal, formato americano, 164+4 páginas, papel Pisa-brite, R$ 18,90, distribuição nacional.
Lançamento reprogramado.
A formação dos Vingadores que levou milhões de fãs a lotarem os cinemas do mundo inteiro chega às páginas de Avante, Vingadores! em grande estilo. Só para começar, os Heróis Mais Poderosos da Terra terão de enfrentar ninguém mais, ninguém menos, do que o Zodíaco e Thanos!
(Avengers Assemble 1 a 8)

PARAÍSO X
Edição especial, formato americano, 656+4 páginas, capa dura, papel couché, R$ 150,00, distribuição em livrarias.
Não consta do checklist oficial.

LUKE CAGE NOIR
Edição especial, formato americano, 104+4 páginas, capa dura, papel couché, R$ 22,90, distribuição em bancas e livrarias.
Não consta do checklist oficial.

COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL — O HOMEM-ARANHA VOL. 3
Coleção em 4 volumes, formato americano, 160+4 páginas cor, lombada quadrada, capa cartonada, miolo offset, R$ 22,90, distribuição nacional.
Apenas a capa consta do checklist oficial.

COLEÇÃO MARVEL DELUXE
GUERRA CIVIL
Edição especial, formato americano, 208+4 páginas, capa dura, miolo couché, R$ 58,00 (preço quando do lançamento original, em ago/2010), distribuição em livrarias.
Reimpressão.
Não consta do checklist oficial.
A ação precipitada de um grupo de jovens super-heróis acarreta uma tragédia sem precedentes, deixando um saldo de centenas de mortos. Diante da pressão popular, o governo sanciona uma lei determinando que todos os superseres sejam registrados. A iniciativa divide a comunidade heroica como nunca antes. De um lado, a facção pró-registro, liderada pelo Homem de Ferro; do outro, os contrários à medida, tendo à frente o Capitão América. E você, de que lado está? A minissérie de maior sucesso de 2007 finalmente numa luxuosa edição encadernada, indispensável para qualquer colecionador. Não perca! (Civil War 1-7)

COLEÇÃO MARVEL DELUXE
OS NOVOS VINGADORES: GUERRA CIVIL
Edição especial, formato americano, 288+4 páginas, capa dura, miolo couché, R$ 70,00 (preço quando do lançamento original, em ago/2012), distribuição em livrarias.
Reimpressão.
Não consta do checklist oficial.
Reunidos pelo destino para combaterem as ameaças que jamais poderiam enfrentar sozinhos, eles são os Novos Vingadores. O poder de quase todos os mutantes do planeta — roubado deles por Wanda Maximoff, a Feiticeira Escarlate, ao fim da chamada "Dinastia M" — é canalizado para um único ser, que ameaça destruir tudo em seu caminho para chegar a um homem: Magneto. Após detê-lo, os Novos Vingadores se veem divididos por uma disputa interna entre o Capitão América e o Homem de Ferro a respeito da Lei de Registro de Super-humanos. Na Guerra Civil dos super-heróis, cada integrante da equipe é afetado de uma maneira.

OS SUPREMOS
Edição especial, formato americano, 376+4 páginas, capa dura, miolo couché, R$ 84,00 (preço quando do lançamento da segunda edição, em jun/2012), distribuição em livrarias.
Reimpressão.
Não consta do checklist oficial.
Estranhos seres com incríveis poderes surgiram na Terra para desafiar a ordem estabelecida, e os cidadãos comuns estão estupefatos e apavorados. A solução do governo: um pequeno, porém letal esquadrão conhecido como Os Supremos, criado para nos proteger das crescentes ameaças à humanidade! Os Supremos recriou os Vingadores — incluindo aí Capitão América, Thor, Homem de Ferro, Hulk… — para o novo milênio em uma versão muito mais realista, cortesia do roteiro perfeito de Millar e do traço detalhista e da narrativa cinematográfica de Hitch. Não por acaso, se tornou um megassucesso de crítica e de público aqui e lá fora, inspirando muitos dos conceitos utilizados no recente filme da maior superequipe da Marvel.


Por E. Rodrigues. Publicado originalmente em 10/out/2013.

JÁ NO AR:
PLANETA GIBI COMIC SHOP com novo visual e novos recursos.
Comprar seus gibis ficou muito mais gostoso!
Clique aqui e confira.


E NO DIA 30 DE NOVEMBRO:
Mercado de Pulgas Edição Extra de Natal!
Próximo ao Metrô Vila Mariana, São Paulo.
Mais detalhes em breve.