' '

27 de abr de 2013

LULUZINHA — PRIMEIRAS HISTÓRIAS: uma edição de luxo

LULUZINHA — PRIMEIRAS HISTÓRIAS VOL. 1 (Pixel, 128+4 páginas, formato 17 x 24 cm, R$ 16,90) bota no chinelo aqueles encadernados que a Devir lançava há alguns anos, com as vantagens adicionais do preço menor e da disponibilidade em banca de jornal. HQs publicadas originalmente em DELL FOUR COLOR e LITTLE LULU nos anos 1940-50 são aqui reproduzidas com as cores e formato originais, incluindo capas, numa encadernação impecável e miolo em couché. Para completar, textos primorosos de Ota e um belo quebra-cabeças de brinde. (E vem mais por aí...)


LULUZINHA: PRIMEIRAS HISTÓRIAS VOL. 1
Pixel, Classic Media.
Edição especial com tiragem limitada, formato 17 x 24 cm, 128+4 páginas, capa cartonada, lombada quadrada, miolo em couché, R$ 16,90. 
Acompanha um quebra-cabeças em papel cartão, no mesmo formato que a revista.
Lançamento em 26/abr/13, nas bancas.

Criação: Marge. Roteiros: John Stanley. Desenhos: John Stanley e Irving Tripp.
Editor: Daniel Stycer. Equipe HQ: Otamix.



As traquinagens de Lulu e Bolinha tiveram forte influência nas primeiras HQs da turma da Mônica

Destaques deste volume:

• Um texto extraordinário de Ota conta a origem da personagem e a história de Marge, sua criadora, em meio a informações preciosas dos bastidores, das animações e dos gibis. Ilustrado com a primeira aparição de Luluzinha, capas de seus primeiros gibis, anúncio dos lenços Kleenex, fotos de John Stanley (criador das HQs) e de Marge, e mais.

• Reprodução em tamanho original da capa do 1º gibi da personagem, DELL FOUR COLOR #74, de jun/45 — cuja ilustração de John Stanley, não por acaso, estampa igualmente a capa desta primeira compilação da Pixel.

• Primeira HQ com Luluzinha, estreias de Alvinho, Glorinha e Alceia (esta, a Pixel afirma ser inédita no Brasil), e a primeira HQ de Bolinha em sua revista solo.

• HQ O Bicho Papão, cuja publicação teria sido vetada pela própria Marge (sairia em LITTLE LULU #26, ago/50). Essa história é aqui apresentada em preto e branco, exatamente como saiu originalmente nos EUA, nos anos 1980.

• Indicação de revistas e datas de publicação originais de cada HQ.

• Textos cheios de curiosidades sobre os coadjuvantes criados por Stanley, sobre Alcéia e Meméia e a história editorial dessa turma no Brasil.


Capa do primeiro gibi de LULUZINHA lançado no Brasil, pela Cruzeiro, em jul/55. Acervo Planeta Gibi

LULU E BOLINHA CLÁSSICOS NO BRASIL
Por Planeta Gibi

LULUZINHA chegou às bancas brasileiras via Editora O Cruzeiro, em jul/55, sendo publicada até 1972, por mais de 200 edições. BOLINHA ganhou título próprio meses depois, com mais de 180 números publicados.

Em jul/74, LULUZINHA estreou na Editora Abril, onde teve 221 edições publicadas, até jan/93.

BOLINHA, depois de três edições teste dentro da série DIVERSÕES JUVENIS, também ganharia título próprio, já começando do #4. Seguiu até nov/92, #194.

O sucesso dos títulos, que no auge venderam mais de 200 mil exemplares, levou a Abril a produzir HQs com os personagens em seu próprio estúdio, a fim de minimizar as republicações crescentes — devido à falta de HQs originais inéditas (que pararam de ser produzidas nos EUA em 1984). 

O Planeta Gibi estima que cerca de 1.300 páginas de HQs com Lulu e Bolinha foram produzidas pelos estúdios Abril — no início de 2010, a propósito, constatamos que alguns desses originais estavam à venda no eBay (relembre aqui).

Assim como diversos outros títulos, de Disney a Vertigo, as revistas da turma sucumbiram à crise dos quadrinhos do início dos anos 1990. Em fev/93, ambas foram fundidas em uma só: LULU E BOLINHA, que resistiu por apenas seis números — e ainda foi interrompida no meio por outra tentativa, o título AS MELHORES HISTÓRIAS DE LULUZINHA E SUA TURMA (8 edições). Enfim, em jul/95, chegava às bancas pela última vez um gibi de Lulu e Bolinha pela editora.

Em 27/jan/11, o Planeta Gibi anunciou com exclusividade que o gibi da menina voltaria às bancas, via Ediouro (selo Pixel), onde circula até hoje, acompanhada mensalmente da revista do BOLINHA.

Antes disso, em mai/06, a Devir começou a por nas livrarias encadernados em preto e branco reproduzindo cronologicamente (e integralmente) a produção de John Stanley. Durou 8 edições, até ago/10. Cada volume trazia metade do conteúdo do similar americano, editado pela Dark Horse desde abr/05. Nos EUA, contudo, o projeto foi levado até o fim, republicando toda a obra de John Stanley em 29 volumes — e mais 4 dedicados à reedição (pela primeira vez nos EUA) das HQs originalmente publicadas em TUBBY, o gibi solo do Bolinha.


Gibi promocional (hoje raro) distribuído em jan/75 pela Editora Abril juntamente com as revistas Claudia #160 e Pop #27: 16 páginas coloridas em formato Pato. Oficialmente é o número 7-A do título (este código de numeração está registrado em cada HQ ali publicada). Acervo Planeta Gibi


Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

25 de abr de 2013

Quadrinistas da Folha promovem beijaço gay

Numa iniciativa possivelmente inédita, todos os quadrinhos nacionais publicados hoje na Folha de S. Paulo têm o mesmo tema, o beijaço gay — manifestação de ontem, em Brasília, contra a atuação do pastor Marco Feliciano (PSC-SP) no comando da Comissão dos Direitos Humanos da Câmara. A ideia das tiras partiu de Laerte, que encabeça ato de protesto hoje, na Praça Roosevelt (São Paulo, Centro), às 19h. "Queremos mostrar para que servem as comissões e discutir o que significa perdê-las para um grupo de radicais fundamentalistas", disse o cartunista à Folha

Angeli, Caco Galhardo, Fernando Gonsales, Adão, Allan Sieber e André Dahmer, atendendo ao pedido de Laerte, produziram as tiras de hoje para a página de quadrinhos do jornal.

A última vez que se viu algo semelhante na Folha foi no dia seguinte ao da morte de Glauco, quando o jornal decidiu deixar em branco todos seus espaços destinados a tiras e cartuns, numa impressionante homenagem. Relembre aqui.

Angeli

Laerte

Caco Galhardo

Fernando Gonsales

Adão Iturrusgarai

Allan Sieber

André Dahmer




Por E. Rodrigues

24 de abr de 2013

6 novidades Disney, incluindo mais um título periódico

Mickey completa 85 anos no 2º semestre — e ganha especial em formato americano... Mesmo formato, por sinal, de compilação de HQs de futebol, cujo lançamento coincidirá com a ocorrência da Copa das Confederações... Formato muitíssimo maior, porém, terá  o especial de férias do Donald... De Fantomius a Superpato, um especial que compõe um painel dos anti-heróis... Pateta Repórter: graphic novels climáticas em especial temático... Minnie & Margarida ganham título periódico com HQs e textos ilustrados... Veja a seguir detalhes dessas novidades nos quadrinhos Disney.



PATETA REPÓRTER
O que: especial temático, formatinho (13,4 x 19 cm), com 304+4 páginas.
Por que: anunciado primeiro para abril de 2012, para estrelar o segundo número de WALT DISNEY APRESENTA (título que acabou dando lugar aos especiais temáticos), PATETA REPÓRTER encontra melhor solução editorial aqui, num volume com muitas páginas e preço acessível.
Quando: agosto.
Conteúdo: Desde 2009, foram produzidas 12 HQs (totalizando 341 páginas — inéditas no Brasil) da série. Quase todas, então, estarão neste volume. Com roteiros de Teresa Radice e desenhos de Stefano Turconi, Pateta Repórter tem pinta de graphic novel noir. Tem até paródia do célebre romance policial O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie (1890-1976). O arenque defumado...

MICKEY 85 ANOS: O RESGATE DO VAPOR WILLIE
O que: gibi especial em formato americano (17 x 26 cm), com 48+4 páginas.
Por que: o aniversário oficial de Mickey se aproxima — a Disney considera tal data a estreia do curta animado Steamboat Willie (O Barco a Vapor), em 18/nov/1928. E a Abril resolveu comemorar.
Quando: junho ou julho.
Conteúdo: Topolino e il fiume del tempo, de Francesco Artibani e Tito Faraci (roteiro) e Corrado Mastantuono (desenhos). A HQ saiu originalmente na Itália para comemorar os 70 anos do camundongo (em 1998, portanto) e acabou rodando o mundo: EUA, Índia, Grécia e vários outros países europeus já puderam se emocionar com a trama que leva Mickey e Bafo a reencontrarem o barco a vapor Willie do cartoon clássico.

FUTEBOL DISNEY 2013
O que: gibi especial em formato americano (17 x 26 cm), com 48+4 páginas.
Por que: bem, a Copa das Confederações está chegando...
Quando: junho.
Conteúdo: HQs inéditas com o gramado de fundo.








SUPERPATO: O LEGADO
O que: especial temático, formatinho (13,4 x 19 cm), com 304+4 páginas.
Por que: mudança de planos: a Abril considerou publicar a saga de Fantomius, contada por Marco Gervasio, nas páginas de TIO PATINHAS. Mas decidiu deixar ali apenas as 3 primeiras HQs do italiano (saem entre abril e junho). As demais virão para este especial, compondo um painel desde a origem de Fantomius até as HQs onde seus diários são revelados (exceto aquela republicada há pouco em DISNEY BIG) e a mais recente produção com Superpato.
Quando: setembro.
Conteúdo: O anti-herói Fantomius, precursor do Superpato, e sua lânguida amada, Dolly Páprika, estrelam a saga iniciada na Itália no final de 2012 (inédita no Brasil). Em seguida, a origem do Superpato, O Diabólico Vingador, pode ser conferida na íntegra — uma das melhores HQs já produzidas, com trama de Elisa Penna, roteiro de Guido Martina e desenhos de Giovan Battista Carpi. E aqui cabe um parêntese. Reza a lenda que há 3 diários de Fantomius: o primeiro, justamente encontrado por Donald em O Diabólico Vingador. O segundo, revelado em O Retorno à Vila Rosa (de Fabio Michelini e Carpi, revista em fevereiro em DISNEY BIG #19 e, por isso, não republicada aqui). O terceiro, em O Verão na Vila Lalla (de Michelini e Gervasio, 2002, publicada no Brasil pela primeira vez aqui, neste especial). Por fim, o volume trará a mais recente produção com o alter ego de Donald, Superpato e o Castelo dos Segredos (de Carlo Panaro e Stefano Zanchi).

DONALD: AS GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS
O que: gibi especial em formato gigante (29,7 x 42 cm — maior do que O GRANDE ALMANAQUE DISNEY!), com 96+4 páginas em offset e capa cartão.
Por que: depois do maior gibi Disney (em quantidade de páginas), MEGA DISNEY, a Abril chama a atenção para o maior (em formato) gibi Disney já publicado no Brasil (pelo menos).
Quando: junho.
Conteúdo: HQs inéditas e republicações no mesmo tema: as férias de Donald.




MINNIE & MARGARIDA BFF
O que: revista periódica voltada para o público juvenil feminino.
Por que: sucesso da Disney Global, a revista é publicada, pelo menos, nos Estados Unidos (pela Marvel) e em países da Europa, incluindo Itália. O projeto gerou filhotes, como livros ilustrados contando as aventuras das amigas inseparáveis (o "BFF" vem de "best friends forever").
Quando: a informar.
Conteúdo: HQs e textos ilustrados.

E AINDA...

Com os volumes ora anunciados, DISNEY TEMÁTICO fica assim:
1: DUCKTALES — A ODISSEIA DO OURO — set/09
2: AS GRANDES AVENTURAS DO MICKEY — dez/09
3: SUPERPATO 40 ANOS — dez/09
4: ESCOTEIROS MIRINS SEMPRE ALERTA — out/11
5: A HISTÓRIA DE PATÓPOLIS — abr/12
6: FUTEBOL 2012 — mai/12
7: DISNEY OLÍMPICO — jun/12
8: VELHO OESTE — jul/12
9: HORROR — ago/12
10: AGENTE SECRETO — set/12
11: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 1 — out/12
12: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 2 — nov/12 (leia sobre estas edições aqui)
13: AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO: A ORIGEM — jan/13 (leia mais aqui)
14: EPIC MICKEY 2 — jan/13
15: O PAÍS DOS METRALHAS — fev/13 (leia sobre esta edição aqui)
16: NO FUNDO DO MAR — 25/mar/13 (leia sobre esta edição aqui)
17: SUPER-HERÓIS — 10/abr/13 (
leia sobre esta edição aqui)
18: VIAGENS FANTÁSTICAS — 25/abr/13 (leia sobre esta edição aqui)
19: VELOZES E DESASTROSOS — 10/mai/13 (leia sobre esta edição aqui)
20: VIKINGS — 24/mai/13
21: LENDAS DA ANTIGUIDADE — 10/jun/13
22: PIRATAS — 25/jun/13
23: NA TERRA DOS FARAÓS — 25/jul/13
24: PATETA REPÓRTER — ago/13
25: SUPERPATO: O LEGADO — set/13
...

TIO PATINHAS 50 ANOS DA REVISTA
Lançamento no 2º semestre: detalhes a informar.

KINGDOM HEARTS
Lançamento em 10 de maio, na mesma semana em que será tema de capa de Recreio (que, a propósito, foi eleita a revista do ano no Prêmio Abril de Jornalismo 2013).


E EM AGOSTO...

Planeta Gibi no Mercado de Pulgas do Guia dos Quadrinhos (São Paulo, Vila Mariana). Edson Diogo prepara atrações especiais para os leitores e colecionadores Disney. Aguarde.


MAIS BFF...







Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

22 de abr de 2013

KINGDOM HEARTS chega em maio

Como disse a editora, "a espera acabou!". A Abril anunciou para o dia 10 de maio o lançamento do 1º dos 4 volumes de KINGDOM HEARTS, cujo lançamento o Planeta Gibi anunciou em primeira mão. Por R$ 12,00, o aguardado mangá terá distribuição setorizada (primeiro Sudeste e Sul). A trama mistura personagens clássicos Disney com outros, criados especialmente para o game homônimo, além, até mesmo, de personagens de Final Fantasy (também da Square Enix). A adaptação foi feita por Shiro Amano a partir da criação de Tetsuya Nomura e lançada primeiro no Japão, há dez anos. 







Por E. Rodrigues

Compilação de HORÁCIO sai em momento curioso

Numa curiosa coincidência, a Panini anuncia o lançamento da compilação das páginas de jornal de Horácio no momento em que O Estado de S.Paulo, quase sem avisar, acaba com o suplemento infantil semanal Estadinho (a última edição periódica foi às bancas no sábado 20). Foi ali que o personagem continuou suas aventuras, depois de estrelar por anos a fio as páginas coloridas da Folhinha de S.Paulo. HORÁCIO E SEUS AMIGOS DINOSSAUROS foi também o título do especial lançado pela Editora Globo em dez/93, em capa dura e cartonada e formato similar ao deste. As semelhanças, no entanto, param por aí: enquanto o especial da Globo trazia páginas produzidas na década de 1980, este aqui volta a 1963 e coloca as HQs em ordem cronológica, desde a primeira página para a Folhinha, até 1965. Ou seja: atende a sonho de consumo de colecionador.


HORÁCIO E SEUS AMIGOS DINOSSAUROS VOL. 1
Panini, Mauricio de Sousa.
Publicação especial, 112+4 páginas, formato 21 x 29 cm, miolo offset, capa dura, R$ 46,00.
Lançamento em 24/abr/13. Distribuição em livrarias.

PRESS RELEASE:

Nascido de um ovo abandonado ao sol, o dinossauro mais querido dos quadrinhos surgiu nas tiras de jornal para conquistar corações e mentes de gerações de leitores. A PANINI lança a coleção que vai recapitular as emocionantes histórias do personagem de Mauricio de Sousa em volumes com acabamento especial, capa dura e papel offset. Horácio e seus amigos dinossauros vol. 1 chega às principais livrarias do País a partir de 24 de abril, com 116 páginas e preço sugerido de R$ 46,00.

A coleção reúne as tiras semanais do Horácio, publicadas inicialmente na Folha de S.Paulo e depois em O Estado de S.Paulo. Enquanto procura pela mãe, vive aventuras e faz muitos amigos, Horácio, o “tiranossauro vegetariano”, diverte e faz importantes reflexões, sua marca registrada. Neste primeiro volume, estão reunidas as histórias publicadas originalmente entre 1963 e 1965.


Por E. Rodrigues

21 de abr de 2013

VELOZES E DESASTROSOS: Disney temático sai em maio

Mais um especial Disney temático a caminho — e rápido: VELOZES E DESASTROSOS sai em 10 de maio, com mais de 300 páginas e 9 histórias inéditas. No caso, a temática não engessou a seleção, pois além de corridas tradicionais de carros, há disputas de trenós motorizados e até aventuras espaciais. No páreo, estão Donald, Gastão, Tio Patinhas, Patacôncio, Margarida, Prof. Pardal, Mickey, Pateta e mais. No mês de maio haverá ainda outro especial temático, VIKINGS, com lançamento programado para o dia 24 (veja a lista completa das edições já lançadas e daquelas por vir, abaixo).


DISNEY TEMÁTICO
VELOZES E DESASTROSOS
Editora Abril, Walt Disney
Publicação especial, 304+4 páginas inéditas, em cores, formato 13,4 x 19 cm
Lombada quadrada, capa cartonada em relevo e reserva de verniz, R$ 16,00
Lançamento em 10/mai/13. Distribuição setorizada (primeiro Sudeste e Sul)
Capa: Fábio Figueiredo (remake parcial de GC LTBSP 35, de Andrea Freccero)



Donald, Margarida e sobrinhos em
A Grande Corrida
D93364, 45 páginas
De Flemming Andersen
Dinamarca, 1994

Pateta e Mickey em
O Rugido dos Motores
I TL 2145-4, 31 páginas
Roteiro de Rudy Salvagnini, desenhos de Giuseppe Dalla Santa
Itália, 1997

Tio Patinhas e Patacôncio em
A Roda da Fortuna
I TL 1057-B, 34 páginas
Roteiro de Giorgio Pezzin e desenhos de Giorgio Cavazzano
Itália, 1976

Pateta em
O Caronista Galáctico
I TL 2073-2, 28 páginas
Roteiro de Alfredo Saio & Andreina Repetto, desenhos de Danilo Barozzi
Itália, 1995
                                        
Margarida e Donald em
A Corrida Maluca
D 97460, 50 páginas
Roteiro de Spectrum Associates, desenhos de Antoni Bancells Pujadas
Dinamarca, 1999

Gastão em
Sorte É pra Quem Tem
I TL 2338-2, 24 páginas
Roteiro de Giorgio Martignoni, desenhos de Sandro Del Conte
Itália, 2000

Tio Patinhas, Huguinho, Zezinho e Luisinho em
O Ovo da Astronave
I TL  953-C, 21 páginas
Roteiro de Michele Gazzarri e desenhos de Pier Lorenzo De Vita
Itália, 1974

Mickey e Pateta em
O Alarme Galáctico
I TL 1925-A, 36 páginas
Roteiro de Fabio Michelini, desenhos de Tiberio Colantuoni
Itália, 1992

Donald e Gastão em
A Corrida de Trenós Motorizados
I TL 2204-1, 31 páginas
Roteiro de Carlo Gentina, desenhos de Giulio Chierchini
Itália, 1998






DISNEY TEMÁTICO são volumes independentes lançados pela Editora Abril com regularidade desde abr/12, com A HISTÓRIA DE PATÓPOLIS, e, antes disso, desde set/09, com DUCKTALES: A ODISSEIA DO OURO. Confira a lista completa:

1: DUCKTALES — A ODISSEIA DO OURO — set/09
2: AS GRANDES AVENTURAS DO MICKEY — dez/09
3: SUPERPATO 40 ANOS — dez/09
4: ESCOTEIROS MIRINS SEMPRE ALERTA — out/11
5: A HISTÓRIA DE PATÓPOLIS — abr/12
6: FUTEBOL 2012 — mai/12
7: DISNEY OLÍMPICO — jun/12
8: VELHO OESTE — jul/12
9: HORROR — ago/12
10: AGENTE SECRETO — set/12
11: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 1 — out/12
12: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 2 — nov/12 (leia sobre estas edições aqui)
13: AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO: A ORIGEM — jan/13 (leia mais aqui)
14: EPIC MICKEY 2 — jan/13
15: O PAÍS DOS METRALHAS — fev/13 (leia sobre esta edição aqui)
16: NO FUNDO DO MAR — 25/mar/13 (leia sobre esta edição aqui)
17: SUPER-HERÓIS — 10/abr/13 (
leia sobre esta edição aqui)
18: VIAGENS FANTÁSTICAS — 25/abr/13 (leia sobre esta edição aqui)
19: VELOZES E DESASTROSOS — 10/mai/13
20: VIKINGS — 24/mai/13
21: LENDAS DA ANTIGUIDADE — 10/jun/13
22: PIRATAS — 25/jun/13
23: NA TERRA DOS FARAÓS — 25/jul/13
...

Por E. Rodrigues

20 de abr de 2013

Da redação...

KINGDOM HEARTS está chegando  •••  Veneno Virtual é a trama de TURMA DA MÔNICA JOVEM deste mês  •••  Coleção de livros capa dura com HQs Marvel pela Salvat: não em São Paulo ainda  •••  GAROTO VIVO de volta, nas páginas de Recreio  •••  Duas capas de DC e Marvel de maio  •••  NEYMAR JR. ganha os holofotes da mídia  •••  Homem de Ferro 3 em figurinhas  •••  Mickey e Bafo reencontram o Barco a Vapor numa HQ histórica que reverencia a estreia oficial do camundongo, na animação de 1928.


GAROTO VIVO

Depois de 5 edições de um título independente, o GAROTO VIVO NA VILLA CEMITÉRIO volta a ter suas HQs publicadas, agora dentro da Recreio. Criada por Fabricio Pretti, a obra foi uma das ganhadoras do 1º Prêmio Abril de Personagens.



KINGDOM HEARTS

A Editora Abril soltou mais um teaser do célebre mangá da Disney-Square Enix, cujo lançamento foi anunciado em primeira mão pelo Planeta Gibi: "Está chegando a hora..."



TURMA DA MÔNICA JOVEM #57

Panini, Mauricio de Sousa.
Revista mensal, 128+4 páginas p&b, formato 16 x 21,3 cm, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50, distribuição nacional.
Lançamento em 29/abr/13.

Diz a Panini: No ambiente virtual proporcionado pela internet, os adolescentes do bairro do Limoeiro se informam e aprendem, mas também se divertem e se relacionam. Na história Veneno Virtual, publicada na edição 57 da revista Turma da Mônica Jovem, Mônica e seus amigos vão perceber que também estão sujeitos a situações embaraçosas, constrangedoras e até mesmo ofensivas. Com 128 páginas em p&b e capas coloridas, a publicação em estilo mangá chega às bancas de todo o País a partir da próxima segunda-feira, 29 de abril, por R$ 7,50. A galera é alvo de fofocas na internet e Mônica decide descobrir quem é o autor. Será um desconhecido ou alguém que conhece a todos muito bem? Cheia de exemplos de situações às quais os jovens estão expostos ao publicarem fotos, comentários e detalhes de sua vida particular em blogs e redes sociais, a história auxilia a orientar os adolescentes sobre os riscos e cuidados necessários para se preservar e evitar problemas.



A COLEÇÃO OFICIAL DE GRAPHIC NOVELS MARVEL

Causou certo alvoroço esta semana entre colecionadores o lançamento da coleção em capa dura de HQs Marvel pela Salvat. O Planeta Gibi questionou a editora. A resposta foi lacônica: "Informamos que no momento a coleção não foi lançada em São Paulo, é necessário aguardar". 

É certo que o lançamento ocorreu em mercado teste, apesar da economia de palavras da Salvat. E como todo lançamento teste, pode vingar ou não. A coleção original completa tem 60 volumes. 

Sempre nos surpreende a surpresa das editoras acerca da expectativa dos colecionadores. Ora, já deveriam saber que não se mexe com Marvel, Disney, Star Wars e afins sem provocar comoção. 




DC E MARVEL EM MAIO

Daqui a alguns dias, confira os checklists completos aqui (incluindo os detalhes das edições das capas acima).



NEYMAR JR. #1 GANHA HOLOFOTES

O lançamento de novo gibi de Mauricio de Sousa reuniu uma considerável legião de jornalistas e fotógrafos anteontem, em Santos. Repercutiu na Folha de S.Paulo (reprodução acima), O Estado de S.Paulo, Bom Dia São Paulo (TV Globo SP) e muito mais. Chega às bancas no dia 30.



HOMEM DE FERRO 3 EM FIGURINHAS

A Panini acaba de lançar o álbum de figurinhas Homem de Ferro 3. Formato 21 x 27 cm, 32+4 páginas + pôster, 192 cromos. Álbum a R$ 4,90; envelope com 5 figurinhas, R$ 0,90. Distribuição nacional.

Diz a Panini: As cenas mais emocionantes do filme estão no álbum oficial que reúne mais de 190 cromos. O terceiro filme da sequência ‘Homem de Ferro’ estreia nos cinemas nacionais na próxima semana. Mas os fãs do herói da Marvel já podem se antecipar e conhecer inúmeras cenas do longa-metragem com o lançamento da PANINI: o livro ilustrado Homem de Ferro 3. O álbum oficial do filme apresenta em 32 páginas detalhes da trama do filme e traz uma galeria de imagens do Homem de Ferro e seu maior aliado, o Patriota de Ferro. A publicação traz ainda um pôster exclusivo retratando o Salão de Armaduras de Tony Stark. A coleção é composta por 192 cromos com cenas do filme repletas de ação e adrenalina, além dos personagens Tony Stark (Robert Downey Jr.) – o Homem de Ferro-, sua namorada Pepper Potts (Gwyneth Paltrow) e seu maior inimigo, o Mandarim (Ben Kingsley), entre outros. Entre as figurinhas, 48 são cromos especiais metalizados. O bilionário Tony Stark criou a armadura perfeita, que lhe permite combater o mal sob todas as suas formas. Porém, uma nova e perigosa tecnologia, chamada Extremis, cai nas mãos do terrorista Mandarim, que ameaça criar um exército de soldados modificados. E seu primeiro alvo é o Homem de Ferro, que retorna às telas para a mais explosiva de suas aventuras. A coleção deve agradar fãs de todas as idades, desde os mais novos até os colecionadores de longa data e aficcionados pelos heróis Marvel.



HQS BRASILEIRAS EM GIBI ITALIANO

Metade da edição deste mês de DISNEY COMIX, o gibi mensal italiano com republicações de produções de outros países, é composta de HQs originárias dos Estúdios Abril e publicadas primeiro em PATETA (1ª versão) e URTIGÃO (idem).

Curioso é que tais histórias, assim como outras que costumam sair na Itália, originalmente produzidas para saírem aqui também em PENINHA e MARGARIDA (versões anos 1980-90), são bastante raras no Brasil: boa parte delas nunca sequer foi republicada nestas bandas. Torcemos para que esses filmes não tenham sido extraviados.

Informações e capa de DISNEY COMIX #29: Inducks.



VEM AÍ...


Por E. Rodrigues

19 de abr de 2013

DISNEY JUMBO #5: confira o conteúdo

Morcego Vermelho completa 40 anos e invade esta edição de DISNEY JUMBO, com lançamento em maio. São HQs raríssimas, acompanhadas de entrevista com um dos criadores do personagem, Carlos Edgard Herrero. As mais de 500 páginas do mega-almanaque, no entanto, têm muito mais atrações, como a soberba A Lenda do Pianista do Mar, e histórias com Quincas, Banzé, João Honesto, Zé Grandão,  Urtigão, Pena das Selvas, Clube dos Heróis, Zé Carioca... Veja tudo a seguir.


DISNEY JUMBO #5
Editora Abril, Walt Disney
Publicação quadrimestral, 512+4 páginas em cores, formato 13,4 x 19 cm
Lombada quadrada, capa cartonada, R$ 17,00
Lançamento em mai/13. Distribuição setorizada (primeiro Sudeste e Sul)






Por E. Rodrigues

16 de abr de 2013

Primeira publicação da L&PM, RANGO está de volta

É algo deprimente constatar que as tiras de Rango poderiam passar por inéditas, apesar de terem sido produzidas no início dos anos 1970 — inicialmente para a revista Grilus, do diretório acadêmico da Faculdade de Arquitetura da UFRGS, onde estudava seu autor, Edgar Vasques. Compiladas em livro, foi a primeira publicação da L&PM, em ago/74, e com prefácio do ilustre Érico Veríssimo. Pois a editora gaúcha agora relançará seus 7 volumes em formato digital, após muito tempo fora de catálogo. Os 4 primeiros estarão à venda neste mês, por R$ 10,00 cada.






Em 1973, Rango já ganhava as páginas do Pasquim, dentre outros periódicos brasileiros


Por E. Rodrigues

12 de abr de 2013

Talvez você ainda não saiba que...

TODO O BOB CUSPE, compilação de Angeli com título auto-explicativo, está programado para sair em junho pela Quadrinhos na Cia. — veja abaixo a lista atualizada de lançamentos dessa editora para 2013  •••  JUIZ DREDD estrela minissérie que a Mythos deve lançar ainda neste mês  •••  TIO PATINHAS 50 ANOS DA REVISTA vai tomando forma — e os leitores e colecionadores Disney também terão...  •••  HQM Editora postou teasers de ROCKTEER e SPAWN  •••  E mais algumas coisinhas, como a data de lançamento de NEYMAR JR etc.: confira abaixo.




BOB CUSPE COMPLETA 30 ANOS E...

...Ganha compilação completa. O personagem surgiu na Folha de S.Paulo em 23 de abril de 1983, um sábado. Num canto da mítica coluna do mais mítico ainda Paulo Francis, Angeli alertava os mais sensíveis (reprodução acima).

E a Quadrinhos na Cia., selo da Companhia das Letras, tem poucas e boas promessas para os próximos meses. Confira lista atualizada:

Abril:
O LIXO DA HISTÓRIA, de Angeli

Maio:
CAMPO EM BRANCO, de Emilio Fraia e DW Ribatski

Junho:
TODO O BOB CUSPE, de Angeli
VOCÊ É MINHA MÃE?, de Alison Bechdel

Julho:
MARZI (1984-1987) VOL. 1, de Sylvain Savoia & Marzena Sowa

Ainda em 2013:
MANUAL DO MINOTAURO, de Laerte

MENSUR, de Rafael Coutinho
METAMAUS, de Art Spiegelman
LOS TRÊS AMIGOS COMPLETOS, de Laerte, Glauco e Angeli

Algum dia:
TRANSUBSTANCIAÇÃO, de Lourenço Mutarelli
DOIS IRMÃOS, adaptação da obra de Milton Hatoum por Gabriel Bá e Fábio Moon




JUIZ DREDD

A Mythos Editora deve lançar a primeira edição da minissérie com JUIZ DREDD ainda este mês, no dia 26. Preço de capa: R$ 9,90. Mais informações: não há por ora.


HQ MIX

A lista final dos indicados ao prêmio pode ser conferida no blog oficial do evento, aqui. Na lista de concorrentes na categoria Infantojuvenil, sai DISNEY BIG e entra ZÉ CARIOCA 70 ANOS. Questionável é a indicação-ônibus de todos os gibis da Turma da Mônica ao mesmo tempo.


TIO PATINHAS 50 ANOS DA REVISTA...

...Vai tomando forma — e os leitores e colecionadores Disney também terão...

Bem, é só isso mesmo que pode ser dito por ora (e olhe lá).

Ah, sim. Também pode ser dito que o Facebook da Abril Jovem publicou teaser, há alguns dias, de PATETA REPÓRTER. Enfim.




NEYMAR JR. #1

A nova revista em quadrinhos de Mauricio de Sousa será lançada no próximo dia 18.





ENQUANTO ISSO, PELEZINHO...

...COLEÇÃO HISTÓRICA #3 sai nos próximos dias. Outras capas deste mês da Turma também foram divulgadas e podem ser conferidas aqui, no Checklist.





ROCKETEER E SPAWN

A HQM Editora promete ambos para "breve".




GRANDES HERÓIS MARVEL: O FIM

Com um considerável atraso, a Panini lança o último número do título que teve melhores dias na Abril.

COLEÇÃO MOEBIUS AUMENTA

Nemo mostra a capa do próximo volume, que terá 88 páginas cor, formato 24 x 32 cm e capa dura.

Diz o editor Wellington Srbek: Este novo volume da fantástica Coleção Moebius, da Editora Nemo, apresenta ilustrações, HQs curtas e cartuns produzidos durante as duas décadas em que Moebius colaborou para a revista francesa Métal Hurlant. Ao longo de sua carreira, o artista produziu uma enorme quantidade de ilustrações, capas, anúncios, HQs e projetos para filmes. Este álbum é o espelho de sua passagem pelas páginas da Métal Hurlant, concentrando-se na temática da ficção científica.


Por E. Rodrigues