' '

27 de fev de 2013

A saga dos animes na Mundo deste mês

Imagine ter um robô-cópia de sua pessoa, pronto para assumir seu lugar quando o dever o chamasse? Pois era isso que acontecia no animê Super Dínamo, que deixava os míni espectadores cheios de ideias nos anos 1970. Sobretudo porque o garoto Mitsuo usava sua cópia (bastante rebelde e indisciplinada para um robô, a propósito) muitas vezes para fugir do dever (escolar!). A saga desse e de outros animês no Brasil é o assunto principal da Mundo dos Super-Heróis deste mês. Confira mais a seguir.   

26 de fev de 2013

Bastidores: quadrinhos Disney no allTV

Descontração e empolgação marcaram o encontro dos artistas Fernando Ventura, Luiz Podavin e Carlos Edgard Herrero (escoltados pelo editor dos quadrinhos Disney, Paulo Maffia) no último sábado, na sede da allTV em São Paulo, quando foram entrevistados por César Freitas, apresentador do HQ & Cia. Em cerca de 2 horas, a turma também respondeu perguntas de fãs e leitores. Nos bastidores, além de Rivaldo Ribeiro, deste Planeta Gibi, estava Edson Diogo, do essencial Guia dos Quadrinhos (e um dos próximos entrevistados de César). Desligadas as câmeras, o encontro acabou se estendendo por muito mais tempo. ATUALIZADO: o link da entrevista.

24 de fev de 2013

Panini lança nesta semana TUTOR HITMAN REBORN!

Por trás da aparência de bebê indefeso, o leitor do novo mangá da Panini vai se deparar com nada menos que um assassino profissional, Reborn. Sua ocupação no momento é formar seu sucessor na máfia — o jovem Tsuna será seu herdeiro. Este é o mote de TUTOR HITMAN REBORN!, com roteiro e arte de Akira Amano, ainda em produção no Japão, com lançamento anunciado para o próximo dia 28. A revista terá periodicidade bimestral, 192 páginas em p&b, formato 13,7 x 20 cm e distribuição setorizada. O preço de capa do volume 1 é R$ 10,90. Confira algumas imagens a seguir. 

Walcyr Carrasco roteirizando Turma da Mônica?

Dentro das comemorações dos 50 anos da Folhinha, o suplemento da Folha de S. Paulo deu ontem capa e 4 páginas para (a agora também cinquentenária) Mônica. Dentre curiosidades e algumas revelações (como a confirmação do próprio Mauricio de Sousa de que haverá sim HQs da Turma Adulta, daqui a uns 3 anos, e que o novelista Walcyr Carrasco foi convidado para escrever esses roteiros), há uma ilustração histórica que registra a primeira aparição da personagem, em 11/fev/63, precedendo a publicação de sua primeira tira, dois meses depois. (E leia também sobre o casamento de Cascão e Cascuda.)

21 de fev de 2013

WOLVERINE #100 + lançamentos variados da Panini

WOLVERINE chega à centésima edição em março. A Panini divulgou a capa do gibi, que será uma edição comemorativa com 148 páginas. E também mostrou a capa da edição de março da LIGA DA JUSTIÇA (veja ambas abaixo), além de listar uma série de lançamentos para esta semana, incluindo CASCÃO 50 ANOS (um especial em capa dura), SCOOBY-DOO #11, SCOOBY-DOO ESPECIAL #13, AS TARTARUGAS NINJA #6, A TORRE NEGRA: A BATALHA DE JERICHO HILL #1... E também ALMANAQUE DO HOMEM-ARANHA #1 e ALMANAQUE MARVEL #1 (estes, possivelmente produções da Disney Global destinadas às crianças). Sem mais detalhes por ora.

Enquanto isso...

Os artistas Disney Herrero, Podavin e Ventura, mais o editor Paulo Maffia, serão entrevistados na allTV, neste sábado 23, às 15h  •••  PATO DONALD de maio trará entrevista com o excelente desenhista Arild Midthun, da série Escoteiros Mirins: Viajantes do Tempo  •••  Panini anuncia segundo volume de TROPA DOS LANTERNAS VERMELHOS para março  •••  ...E também o terceiro de CORPORAÇÃO BATMAN  •••  POPEYE #4 sai pela Pixel...  •••  E ALMANAQUE DO LOUCO #5, pela Panini (veja as capas abaixo).

19 de fev de 2013

Checklist fevereiro 2013 — Bonelli

A Mythos divulgou seu checklist para fevereiro, com edições atrasadas de dezembro e janeiro — e com lançamentos anunciados somente para as capitais de Rio e São Paulo. Ao mesmo tempo, explicou as razões de tanto atraso (o problema com a gráfica se agravou e a editora ainda busca uma solução para isso). Também aproveitou para informar que uma nova edição de TEX EM CORES só sairá em abril ou maio, além de explicar o por que dos aumentos de preços de capas e a dificuldade de se encontrar uma nova gráfica (reproduzimos abaixo o texto da editora, muito transparente).   

18 de fev de 2013

Almanaques Disney resgatam HQs dos anos 1950

A Editora Abril encontrou HQs no fundo do baú (literalmente) e as recoloriu para serem republicadas pela primeira vez em décadas (inclusive no mundo, algumas delas). Os almanaques Disney bimestrais #12 estão chegando às bancas com pérolas como Piquenique com um Pato, uma HQ da série O Diário da Margarida desenhada por Tony Strobl em 1958 (em ALMANAQUE DO PATO DONALD), e produções originalmente publicadas na fase áurea do gibi americano do camundongo (aqui, no ALMANAQUE DO MICKEY). O Rei do Abismo é o destaque de ALMANAQUE DO TIO PATINHAS (havia sido publicada antes numa daquelas edições hoje bem difíceis de serem encontradas). E o ALMANAQUE DO ZÉ CARIOCA reúne Canini, Gérson Teixeira, Arthur Faria Jr., Primaggio Mantovi, Luiz Podavin e muito mais. Confira tudo a seguir. 

16 de fev de 2013

Zé Carioca é destaque na Veja Rio

A edição da Veja Rio encartada na revista Veja desta semana traz uma reportagem de duas páginas sobre a retomada de Zé Carioca nos gibis e nas licenças. O destaque chama a atenção porque raramente (para não dizer nunca) uma revista da Abril referencia suas publicações de quadrinhos. A matéria pontua que a projeção internacional do país (por conta dos eventos de porte por vir) propiciam circunstâncias para destacar Zé Carioca e suas HQs. "Planejamos mostrá-lo no Maracanã, no Rio cheio de turistas, nas favelas pacificadas", adianta Sergio Figueiredo, diretor de redação da Abril Jovem.   

10 de fev de 2013

The Walking Dead reestreia e é destaque nos jornais

Nesta terça 12, na Fox, o fenômeno de audiência The Walking Dead retorna com episódios inéditos, após um intervalo de dois meses. Aos oito capítulos já exibidos de sua 3ª temporada se somarão outros oito (e com uma 4ª temporada já garantida). Na Folha, o assunto zumbis ganhou nada menos que a capa da Ilustrada, com direito a curtinho (mas saboroso) histórico da HQM Editora, que lança os encadernados da HQ que deu origem à série de TV e que, desde final de 2012, também põe nas bancas a história em formato de gibi mensal (cuja tiragem de 30 mil exemplares a Dinap já recomendou aumentar). ATUALIZADO: O Planeta Gibi contatou Carlos Costa, da HQM Editora e do site HQ Maniacs, e pode corrigir e complementar algumas informações da Folha. A editora surgiu, na verdade, num dos encontros dos “HQ Maníacos” na loja da Comix, em São Paulo. E desses bate-papos participavam também o Rogério Vieira, que ajudou muito naquele início e foi sócio da editora por um tempo. Foi assim que o HQ Maniacs, há onze anos em atividade, originou, em seu sexto ano, a editora.

8 de fev de 2013

Checklist fevereiro 2013 — Variados & Mangás

Nas livrarias, a Nemo coloca mais um volume de BOULE & BILL, outro volume da COLEÇÃO MOEBIUS, O APANHADOR DE NUVENS (HQ com mitos africanos) e uma adpatação de HAMLET. A JBC lança ANOTHER, série em quatro volumes. Nas bancas, a Pixel lança no início do mês BRASINHA #2, GASPARZINHO #7 e RIQUINHO #7 — POPEYE #3 chega logo mais, assim como o bom humor de LULUZINHA e BOLINHA. Da Panini, SCOOBY-DOO, TARTARUGAS NINJA e MAD também são aguardados. ATUALIZADO: mangás da Panini e da JBC. 

Checklist fevereiro 2013 — DC & Vertigo

Nada menos do que seis lançamentos da linha Vertigo este mês, incluindo a bela obra gráfica ORQUÍDEA NEGRA (em edição encadernada de luxo), 100 BALAS Volume 13 e SWEET TOOTH Volume 2. Do Universo DC, saem os encadernados LEGIÃO DOS SUPER HERÓIS e GRANDES ASTROS DO FAROESTE #2. Curioso nessas publicações da Panini é a flexibilidade de suas estruturas: a quantidade de páginas das revistas de linha variam de mês a mês (junto com o preço, claro) a fim de acomodar adequadamente o conteúdo. Confira resumos e capas a seguir.

6 de fev de 2013

Checklist fevereiro 2013 — Mauricio de Sousa

CLÁSSICOS DO CINEMA deste mês satiriza De Volta para o Futuro. SAIBA MAIS conta A HISTÓRIA DOS ESPORTES. TINA é a estrela do almanaque semestral de fevereiro (também espera-se ALMANAQUE DO LOUCO #5). As versões em inglês e espanhol da Turma Jovem foram reprogramadas para este mês. AS MELHORES HISTÓRIAS DO PELEZINHO chega à terceira edição. Já ALMANAQUE HISTORINHAS DE UMA PÁGINA, publicação anual, atinge o #8. O mês tem ainda ALMANAQUE DO CHICO BENTO e ALMANAQUE DA MAGALI, bimestrais. E mais. Confira tudo a seguir. 

Checklist fevereiro 2013 — Walt Disney

ZÉ CARIOCA #2380 é uma edição histórica. Depois de muitos anos, o gibi volta a apresentar HQs inéditas brasileiras (e o recomeço é formidável, como tratamos aqui). O mês também traz os almanaques bimestrais (com relíquias só vistas aqui antes na década de 1950!), os gibis EXTRA!, DISNEY BIG, o especial O PAÍS DOS METRALHAS (com um superclássico dentre suas mais de 300 páginas inéditas)... E mais. Confira tudo a seguir.

4 de fev de 2013

Checklist fevereiro 2013 — Marvel

A MORTE DE JEAN DEWOLFF ganha versão encadernada no mês em que a Panini iniciou um plano para acelerar a cronologia Marvel. Assim, CAPITÃO AMÉRICA & OS VINGADORES SECRETOS, HOMEM DE FERRO & THOR e X-MEN chegam em edições com pelo menos o dobro de páginas — os mutantes também ganham uma edição extra, a X-MEN #134.1, com 84 páginas. Fevereiro tem ainda mais uma edição da bimestral A TEIA DO HOMEM-ARANHA (dedicada à saga Ilha das Aranhas) e A TORRE NEGRA: A BATALHA DE JERICHO HILL. Confira capas e resumos abaixo.

2 de fev de 2013

Da redação da Patada

O editor dos gibis Disney, Paulo Maffia, será o entrevistado da Clic TV nesta terça 5 (abaixo, veja mais algumas novidades nas HQs Disney anunciadas pela Abril para 2013) ATUALIZADO: link para a entrevista gravada  •••  LULUZINHA e sua turma nos lançamentos do final do mês  •••  Amy Winehouse e outros artistas do macabro Clube dos 27 em quadrinhos pela Conrad  •••  Editora Nemo anuncia mais dois lançamentos: HAMLET, adaptado de Shakespeare, e O HOMEM DO CIGURI, de Moebius  •••  JBC divulga o lançamento em fevereiro de ANOTHER, mangá de suspense com um toque de terror.