' '

3 de nov de 2013

Tex: Edição de Luxo em Portugal

Enquanto o Planeta Gibi recarrega as baterias, relembre diariamente aqui alguns posts bacanas. Voltamos aos inéditos a partir de 16 de novembro, quando o Planeta Gibi Comic Shop completa 7 anos no ar! 

Publicado originalmente em 10/ago/2009. 

Acostumados a apenas receber as edições brasileiras da revista TEX, desde a série da Vecchi, em agosto de 2005 os leitores lusitanos puderam finalmente desfrutar de uma maravilhosa e luxuosa edição, inédita por aqui, que deixou com água na boca e mortos de inveja muitos colecionadores brasileiros.


Portugal acabava de lançar sua primeira edição de TEX! Os poucos dias que antecederam o lançamento deixaram eufóricos os texmaníacos portugueses e ansiosos os brasileiros. Afinal, todos nós já sabíamos que, do lado de cá, a edição não seria oficialmente comercializada. 


A edição foi comercializada junto com o jornal Correio da Manhã. Por mais € 6,40, o leitor do diário levava para casa seu exemplar de OS CLÁSSICOS DA BANDA DESENHADA  — SÉRIE OURO #8: TEX.

A revista teve merecido destaque em fanzines e jornais portugueses, blogs e sites. Meses depois, finalmente alguns exemplares foram oferecidos, a peso de ouro, em lojas virtuais especializadas. 

A edição é considerada mega rara mesmo em Portugal, devido a sua tiragem limitadíssima. Um perfeito objeto de desejo dos admiradores de Águia da Noite. 

Para preencher suas 260 páginas foi escolhido o clássico, adorado pelos leitores do ranger, Tex Contra Mefisto. Tudo em cores, papel especial e capa cartonada. Seu expediente registra a colaboração entre as editoras Panini e Devir. Com textos e tradução de Júlio Schneider e José Carlos Francisco, a edição supera, sem sombra de dúvida, toda e qualquer edição especial já lançada no Brasil.



Nota: Em Portugal foram lançadas duas séries da coleção OS CLÁSSICOS DA BANDA DESENHADA, estreladas por personagens diversos. Além de Tex, tiveram seus especiais Mickey, Tio Patinhas e Mônica.

Por Rivaldo Ribeiro

7 comentários:

  1. Grande pard José Rivaldo,
    Que bom entrar hoje no seu fantástico (a todos os níveis)blogue e ver uma notícia sobre o Tex editado em Portugal... obrigado por recordar esta excelente e histórica edição na qual tive a grande honra de contibuir um pouco.
    Seria possível eu publicar este seu texto no blogue português do Tex, indicando obviamente a sua autoria e que o mesmo teria sido publicado originariamente neste seu blogue?
    Um grande abraço,
    José Carlos Francisco "Zeca"

    ResponderExcluir
  2. Caro Amigo Zeca.
    Obrigado pelo sincero elogio ao nosso blog.
    Eu, particularmente sou fã de carteirinha do seu, para o qual já tive o privilégio de ser colaborador, mas a falta de tempo de podou. A propósito, parabens pela inovação do Tex Willer Blog.
    Esteja sempre a vontade para publicar qualquer matéria que precisar.
    Um abraço grande pard,

    Rivaldo

    ResponderExcluir
  3. Muito obrigado pelo seu OK, caro Amigo José Rivaldo. Assim sendo, acabei de publicar este seu texto no blogue português do Tex, fazendo somente a devida conversão ao idioma lusitano (por aqui ainda ninguém leva muito a sério o novo acordo ortográfico) conforme pode ver acessando
    http://texwillerblog.com/wordpress/?p=1629

    Agradeço também as suas palavras com relação ao novo blogue do Tex e é bom saber que ele está melhor do que o anterior, pois a intenção também era essa.

    Quanto a novas colaborações suas, sempre que tiver disponibilidade, mesmo sabendo que no presente não tem, saiba que o espaço será sempre seu.

    Um grande abraço deste seu pard português,

    Zeca

    ResponderExcluir
  4. Essa edição é meu sonho de consumo há um tempo... se alguém tiver e quiser vender, avise!

    ResponderExcluir
  5. Os checklists só aparecerão depois do dia 16?!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  6. "Caro colega, obrigado pelos elogios"

    "Caro dono do Blog, que isso, essa é minha especialidade, um dia quero ser como vocês".

    "Colega Rivaldo, assim você nos emociona".

    ResponderExcluir
  7. Eu tenho essa edição, é rara e muito bonita. show.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.