' '

30 de ago de 2013

Da redação da Patada: só Disney — EXCLUSIVAS

SUPERPATO: O LEGADO  •••  DISNEY DE LUXO: fotos exclusivas  •••  NATAL DE OURO DISNEY: surpresa revelada  •••  Saga inédita (no mundo) em MICKEY  •••  HQ de TOPOLINO #3000 em PATETA  •••  Moby Dick em TIO PATINHAS  •••  PATO DONALD: uma edição de mestres  •••  Morcegos em outro embate inédito: ZÉ CARIOCA  •••  Peninha, por Kinney & Hubbard e por Erickson & Gattino  •••  KINGDOM HEARTS #2 também será reimpresso.






 

HOMENAGEM EMOCIONANTE AOS AMANTES DA 9ª ARTE
De forma emocionante e divertida ao mesmo tempo, nada piegas, Um Golpe de 3 Mil saiu em TOPOLINO #3000, comemorando  o sucesso daquele gibi italiano e de sua importância na formação cultural de tanta gente. A produção estará em PATETA #30 (out/13).

Escrita por Tito Faraci (O Resgate do Vapor Willie, A Lenda do Pianista do Mar) e desenhada por Giorgio Cavazzano (dispensa apresentação, pois não?), a HQ foi escolhida pela Disney simplesmente para abrir a edição comemorativa daquele TOPOLINO.

Em poucas páginas, o recado é dado com maestria. Os autores prescindiram até da arte-final. O resultado é que o leitor sente-se acarinhado, mais próximo da narrativa, em todos os sentidos, e curiosamente íntimo dos artistas, então desnudados.

O batidíssimo chavão "menos é mais" não poderia ser usado em situação melhor. Obra-prima Disney. Outra. E o Planeta Gibi não temos como deixar de agradecer o pessoal da Abril por nos envolver com esse carinho todo. Esta arte nos representa.   



GUARDIÕES DOS ESTRANHOS
Estreia em MICKEY #855 (nov/13) a série Cowboys & Zumbis e Outros Bichos, uma produção da Disney Global inédita (hoje) no mundo. 

Estamos na Área 41, no deserto de Nevada ("mas você não devia saber disso!"). Mickey, Pateta e Cel. Cintra integram ali os Guardiões dos Estranhos, cuja missão, além de resolver crimes sobrenaturais, é também encobrir os fatos com histórias verossímeis, de modo que as pessoas não achem que monstros e fantasmas de fato existam.

O episódio tem roteiro de Stefano Ambrosio, desenhos de Emilio Urbano, arte-final de Roberta Zanotta e cores de Arancia Studio. A série terá ainda mais dois episódios nas edições seguintes. 

Em MICKEY #855, o capítulo inicial será seguido de uma HQ de 15 páginas que explica como o camundongo passou a integrar a missão. Roteiro de Chantal Pericoli, desenhos e arte-final de Antonello Dalena, cores de Arancia Studio e Mattia Zoanni.

Na edição seguinte, a HQ extra, de forma similar, mostrará a entrada de Pateta para os Guardiões.

Além disso, a partir de novembro os gibis PATETA trarão historinhas de duas páginas da série.

O RATOEIRO SOLITÁRIO
Antes, em MICKEY de outubro, a sátira que Marco Gervasio fez de (claro) O Cavaleiro Solitário. Gervasio é o criador da saga de Fantomius, a propósito. Vide adiante.



NATAL DE OURO DISNEY: TUDO INÉDITO
Em novembro sai a edição #4. A novidade: todas as histórias são inéditas no Brasil. Até então, o título trazia apenas republicações.

Na série anterior de NATAL DE OURO, que durou vinte números, também foram exclusivamente de inéditas os #7 (1985), #18 (1996) e #19 (1997). Tais edições, vale registrar, tinham quase a metade de páginas do que a versão atual do título, 228.



KINGDOM HEARTS
A edição #2 também será reimpressa e distribuída nacionalmente, em breve.



SUPERPATO, O LEGADO
Com bela ilustração de Andrea Freccero (remetendo a O Cavaleiro das Trevas, de Frank Miller), a capa do DISNEY TEMÁTICO de setembro seguirá o padrão do especial AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO: A ORIGEM (jan/13). 

Dentro, para iniciados ou não, texto saboroso de Marcelo Alencar situa o personagem. Para fechar, entrevista exclusiva com o artista Marco Gervasio.

Logo mais, aqui no Planeta Gibi, conteúdo completo do especial, que não deixa a peteca cair, depois do caprichadíssimo PATETA REPÓRTER.


MORCEGOS EM COMBATE
Em outubro, ZÉ CARIOCA #2389 trará a continuação do confronto entre Morcego Vermelho e Morcego Verde iniciado em junho (#2385). 

Esse Herói É Muito Folgado! tem trama e desenhos de Carlos Herrero, roteiro de Arthur Faria Jr., arte-final de Wilson Magalhães e cores de Fernando Ventura. A edição vai receber mais uma bela capa, assinada pelo mestre Podavin.



TIO PATINHAS, ESPECIAL
TIO PATINHAS #580 (out/13) será uma edição excepcional. Ali estará, na íntegra, a graphic novel Moby Dick, de Francesco Artibani (adaptando a obra-prima de Herman Melville), desenhada vigorosamente por um dos melhores artistas que já passou pelo mundo dos quadrinhos, Paolo Mottura. 

Além das 71 páginas de puro deleite visual da HQ, há outras seis de artigo ilustrado, tratando não só da obra original de Melville, como fazendo citações às animações Disney Pinóquio e A Baleia Cantora, entre muitas outras. Histórico.




PENINHA: DOIS TEMPOS
TIO PATINHAS #581 (nov/13) traz uma história inédita produzida por Dick Kinney e Al Hubbard nos anos 1960 — a dupla apresentou o pato amalucado ao mundo em 1964, vale lembrar. Férias à Moda Peninha é o título em português.

Na sequência, Namorico Encantado, publicada este ano na Europa, produzida por Byron Erickson (DragonLords) e Wanda Gattino (A Grande Caçada à Número 1).

A iniciativa nos lembra que Peninha completará 50 anos em 2014. E um especial deve pintar.



URTIGÃO INÉDITO
Uma Questão de Família ...e Berinjelas é o destaque de PATO DONALD #2424, em outubro. Uma HQ de 25 páginas com Urtigão, Cão, Donald e Margarida. Roteiro de Roberto Gagnor (A História da Arte) e desenhos de Andrea Freccero (DonaldDuplo Missão Final).

Urtigão também fica cinquentão no ano que vem.


PATO DONALD DE MESTRES
A Espada e a Rosa, de Lars Jensen e Marco Rota, abre PATO DONALD de novembro. Em viagem ao México com seus sobrinhos, Donald reencontra seu velho amigo Panchito. Produção (hoje) inédita no mundo.

Depois, Peninha, Donald e Margarida vão O Mais Longe Possível. HQ desenhada pelo extraordinário Wanda Gattino.

Conquistador da Internet, do mestre Vicar, é seguida por Perdido no Espaço, estrelada por Donald e Mickey (produção da dupla Transgaard & Pelaez, hoje inédita no mundo).

Uma edição memorável, enfim.



DISNEY DE LUXO
Chegam às bancas e livrarias em algum momento de 2013 (ao sabor da ligeireza de nossa alfândega) O MISTÉRIO DOS SIGNOS e DRAGONLORDS — O REINO DOS DRAGÕES. Abaixo, fotos exclusivas dos exemplares prontos.

Ah, e pode ir defenestrando a síndrome de viralata: se a qualidade de encadernação é do mesmo (alto) padrão que a da matriz italiana, a qualidade de impressão é melhor ainda: a gramatura do miolo em couché é superior à da Disney Itália e a Abril rejeitou os arquivos do país da bota em benefício dos restaurados dinamarqueses, no caso de MISTÉRIO: o capítulo 6, publicado em inexplicável qualidade sofrível no capa dura italiano, está tão impecável quanto os demais, na edição brasileira.
















LEIA MUITO MAIS:
Sobre os gibis Disney de agosto e setembro, aqui.
Sobre os Almanaques Disney bimestrais, já à venda, aqui.
Sobre DISNEY JUMBO #6, que sai em setembro, aqui.
Sobre PATETA REPÓRTER, espetacular DISNEY TEMÁTICO já à venda, aqui e aqui.
Sobre a possibilidade de Quadrinhos Disney em meio digital no Brasil, aqui.


Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro




16 comentários:

  1. Tá tudo muito bonito, é bom ver a linha Disney crescendo e se multiplicando aqui no Brasil. Mas muitas dessas informações datam de Outubro e Novembro- e até Dezembro... tipo assim: fiquei perdido nisso tudo. Gostaria que tanta informação fosse repassada mais próximo às datas de lançamento porque agora nem sei mais o que sairá em que mês, direito. Certamente, daqui a uma semana, esquecerei tudo. E essas revistas luxuosas ainda não possuem preço? Desculpe se não vi, é que tanta informação empolgou minha mente, e está tudo um tanto bagunçado pela euforia..

    Bom, esse sou eu...

    ResponderExcluir
  2. Caraca,caramba...empolgação sem fim...MUITAS novidades...e pelo contrario está TUDO muito bem explicado(mas que entendido), pois assim da tempo de se organizar melhor e se preparar o bol$o para esses ótimos investimento$!!! :D

    Os livos capa dura estão lindão...realmente imperdíveis...que venda muito e que venha as outras sagas e HQs com esse formato! ;)

    VIVA Os Quadrinhos Disney no Brasil! :)

    \o/

    ResponderExcluir
  3. Tá bom d+ isso hein. Essas HQs que vão sair na revista do Mickey parecer ser muito legais mesmo.

    A do Tio Patinhas, com Moby Dick, só pela capa já vale! Publicada inteira sem separar em 2 partes... muito bem!!! Tão fazendo direitinho ;p

    Foi falado de um especial do Peninha pro ano que vem, mas se o Urtigão tb vai fazer 50 anos eu quero especial do Urtigão tb!!!

    Agora esses especial de capa dura poderiam muito bem sair no começo de outubro! Assim eu, além de comprar pra mim, compraria um de cada também pra dar de presente pros meus sobrinhos ;p

    Lançamento pro Dia das Crianças, por favor! Não quero esperar até o Natal ;p

    ResponderExcluir
  4. Gostei das novidades, e já estou ansioso pelas edições em capa dura. A qualidade parece ser mesmo incrível. As histórias que estão sendo preparadas para as edições mensais, são de primeira. Já o especial temático com o Superpato será outro grande sucesso. Só notícias boas, nos quadrinhos Disney/Abril. Maravilha.

    ResponderExcluir
  5. Sem fim de novidades excelentes, saga inédita no mundo saindo somente aqui por enquanto, além da produção de Zé Carioca que só sai aqui. É de encher os olhos.

    O material Disney está vendendo bastante, e isso é reflexo do ótimo trabalho realizado pela Abril e principalmente o Paulo Maffia (um diretor da Abril disse que nos anos 70 um Tio Patinhas vendia 400 mil, mas existiam poucos títulos, e que hoje se somar as vendas de toda a variedade que existe, vende-se mais).

    Quanto comemorações de 50 anos, espero que seja feito algo especial para o Urtigão, pois é o meu personagem preferido, e o Brasil foi o país que ele mais fez sucesso (teve revista própria com centenas de edições).
    Um especial de 300 páginas com hq inédita para a ocasião seria algo maravilhoso de se ver.

    ResponderExcluir
  6. Insisto: gostaria muito de um especial pelos 50 anos da Madame Min!

    ResponderExcluir
  7. Comparada com a monotonia de em Portugal só termos histórias italianas, após um marasmo de ausência de revistas Disney, é impossível não suspirar... ;-)

    ResponderExcluir
  8. Td muito bom... só uma coisa me preocupou! Disseram q nesse ano viria a sequência da saga A Espada de Gelo em Natal de Ouro... agora com as inéditas, como ficará a continuidade da saga?! Bem, eu particularmente, gostaria que saísse a saga completa em capa dura como fizeram na Itália!!!

    ResponderExcluir
  9. Mal posso esperar pra colocar as mãos nas capas duras, os outros todos também são imperdiveis, em especial atenção ao urtigão, que acho hilário esse italiano, eles capricharam nesse urtigão e eu gostei muito, não vou perder nada, haja bolso mas vou dar um jeito heheh, parabens ao Paulo Maffia e equipe por trazer tudo isso pra nós, e que venha mais capas duras em 2014, com as grandes sagas pra gente ler e guardar na estante.

    ResponderExcluir
  10. Clap! Clap! Clap! O que dizer? Palmas para a Editora Abril, Paulo Maffia e toda a equipe!!!

    ResponderExcluir
  11. "Clap! Clap! Clap! O que dizer? Palmas para a Editora Abril, Paulo Maffia e toda a equipe!!! " (2)

    Notícias para elevar a ansiedade para a estratosfera...

    Essas edições de capa dura são a realização de um sonho mmmmmmuiiiito antigo...

    Que venham, vençam e mostrem o potencial para que a Abril torne isso uma série...

    ResponderExcluir
  12. Vou chover no molhado aqui e parabenizar mais uma vez o Paulo Maffia, o Figa e todos os outros profissionais envolvidos em tornar realidade essa nova fase dos quadrinhos Disney no Brasil. Não passa um mês sem termos lançamentos de altíssima qualidade, tanto em material inédito quanto em republicaçãoes, é simplesmente inimaginável!! Que as HQs Disney continuem a receber essa merecedíssima atenção por parte da editora e de seus leitores! :D

    ResponderExcluir
  13. Muitas novidades anunciadas, mas prefiro não comentar muito a respeito disso, até ver o material nas bancas. Já basta a decepção que foi quando desmembraram o especial do Morcego Vermelho entre a Big e a Jumbo. Mas espero que com a comemoração dos 50 anos do Peninha não aconteça o mesmo descaso.

    ResponderExcluir
  14. Esses gibis aqui anunciados já foram pra gráfica, modo de dizer. Saem em outubro e novembro.

    ResponderExcluir
  15. Já tem o ISBN e o preço ali, que é...

    ResponderExcluir
  16. [TIO PATINHAS #581 (nov/13) traz uma história inédita produzida por Dick Kinney e Al Hubbard nos anos 1960 — a dupla apresentou o pato amalucado ao mundo em 1964, vale lembrar. Férias à Moda Peninha é o título em português.]

    Muito bom ver as hqs inéditas da dupla de volta ao gibi mensal do TP. Acho que agora faltam poucas hqs feitas por Kinney & Hubbard com o Peninha para serem publicadas por aqui, entre elas uma em que o Pato Eurico chega na casa do Donald para vender coelhos (http://coa.inducks.org/story.php?c=S+64092).



    [Na sequência, Namorico Encantado, publicada este ano na Europa, produzida por Byron Erickson (DragonLords) e Wanda Gattino (A Grande Caçada à Número 1).]

    Essa hq parece ser bem divertida. Mas a Glorinha não merecia isso... http://coa.inducks.org/story.php?c=D+2012-111&search=%20BEr%20FE



    [A iniciativa nos lembra que Peninha completará 50 anos em 2014. E um especial deve pintar.]

    Bem que o Peninha poderia finalmente aparecer em um cartoon no ano que vem... Todos os mais populares personagens da Família Pato já apareceram em cartoons, exceto ele.



    [enanenes: Comparada com a monotonia de em Portugal só termos histórias italianas, após um marasmo de ausência de revistas Disney, é impossível não suspirar... ;-)]

    Quem me dera ter essa monotonia italiana por aqui... Você não faz idéia da quantidade de hqs italianas que permanecem inéditas por aqui. Algumas delas bem clássicas inclusive. Portanto, não reclame da sorte!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.