' '

11 de jul de 2013

Origem do Morcego Vermelho finalmente republicada

Depois de 40 anos, finalmente a Editora Abril irá republicar a origem do Morcego Vermelho. Vista apenas no especial que apresentou o alter ego de Peninha ao mundo (MICKEY EDIÇÃO EXTRA #247, mai/73), Tudo Começou Assim... estará em DISNEY BIG #22, a ser lançado mês que vem. A edição trará ainda outras HQs dessa fase inicial do Morcego, igualmente nunca antes republicadas aqui.

A ORIGEM
O personagem surgiu nos Estúdios Abril em 1972, inspirado por uma ilustração do artista italiano Carpi para uma enciclopédia (publicada por aqui, naquele ano, pela Abril Cultural — veja a imagem no final deste post). 


Reza a lenda que o chefe do estúdio, Jorge Kato, viu a imagem e sugeriu que os artistas a desenvolvessem como personagem. Assim surgiram as primeiras HQs, com roteiro de Ivan Saidenberg e desenhos de Carlos Edgard Herrero, publicadas no ano seguinte no citado especial

A COLEÇÃO EDIÇÃO EXTRA
Tal edição de estreia do Morcego Vermelho foi depois considerada pela Abril como a EDIÇÃO EXTRA #53 — apesar de ser apenas o 2º volume de tal coleção (entenda aqui o porquê dessa confusão). O Morcego estrelaria ainda mais 3 números de EDIÇÃO EXTRA. O segundo deles, NOVAS AVENTURAS DO MORCEGO VERMELHO (nov/73), inscreve-se com folga (fazendo par com o primeiro) na lista dos melhores gibis de humor já produzidos neste país.

ESTE DISNEY BIG
A capa deste DISNEY BIG foi publicada originalmente na Itália, em DISNEY COMIX #12 (nov/11), por ocasião da reedição da saga Os 12 Trabalhos do Morcego Vermelho (também da dupla Saidenberg & Herrero).

Merece destaque também a primeira republicação de As Aventuras de Pena Rubra (Ivan Saidenberg & Irineu Soares Rodrigues, out/83). Esta enésima variação de Peninha faz aqui sua segunda e derradeira aparição. O personagem havia estreado um ano antes num capítulo de A História de Patópolis (revista na íntegra em DISNEY TEMÁTICO #5, abr/12).

A PROPÓSITO...
Haverá evento em Santos acerca do aniversário do Morcego no próximo dia 20, na Gibiteca, com a presença do editor Paulo Maffia, do desenhista Herrero (co-criador do personagem) e de Lucila Saidenberg, filha do Mestre Disney Ivan, e também ela roteirista. Aguardando mais detalhes para melhor divulgação...

E EM AGOSTO...
O Guia dos Quadrinhos promove seu 6º Mercado de Pulgas HQ, que incluirá palestra com Primaggio Mantovi (precursor da Escolinha Disney, entre inúmeras atividades no ramos dos quadrinhos), Júlio de Andrade (ex-diretor de redação dos quadrinhos Disney, e também roteirista de HQs com a turma de Patópolis) e Carlos Herrero (desenhista de caudalosa produção Disney, incluindo uma notável parceria com o mestre roteirista Ivan Saidenberg). Para intermediar o encontro, não poderia ser diferente: Marcelo Alencar, um dos maiores especialistas de quadrinhos Disney do mundo, responsável pela organização e por todos os textos de O MELHOR DA DISNEY — AS OBRAS COMPLETAS DE CARL BARKS e de diversos outros trabalhos no gênero, incluindo passagem como responsável pelos quadrinhos na Abril.

O evento será em São Paulo, no dia 17 de agosto, com patrocínio do Planeta Gibi.
Horário: das 10h às 20h
Local: Associação Beneficente Osaka Naniwa Kai
Endereço: Rua Domingos de Moraes, 1581, Vila Mariana — a 200 metros do metrô.




DISNEY BIG #22
Editora Abril, Walt Disney.
Revista bimestral, formato 13,4 x 19 cm, 304+4 páginas cor, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 13,00, distribuição nacional.
Lançamento em 15/ago/13.
Capa: Fabio Pochet (cores de Giuseppe Fontana).




Peninha-Morcego: a ilustração do Mestre Disney italiano Giovan Battista Carpi (1927-1999) para a Enciclopédia Disney (Itália, Mondadori, 1970; Brasil, Abril Cultural, 1972) deu a Jorge Kato a ideia de desenvolver o atrapalhado Morcego Vermelho


Por E. Rodrigues


12 comentários:

  1. Capa bacana, héim? Não sei, mas o desenho está diferente, bem legal esta capa do DB nº22. Gostei.

    ResponderExcluir
  2. Concordo com o amigo Paulo Gibi..também gostei desta super capa!!! que sai logo!! xD

    E a seleção de HQs desta revista continua no máximo...imperdível!! :D

    ResponderExcluir
  3. Se pegassem só as HQs do Morcego Vermelho dessa revista + as HQs que saíram no Disney JUMBO dele, daria para fazer uma revista especial só dele.... [refletindo]

    ResponderExcluir
  4. Ao Planeta Gibi: o horário das palestras já está definido?

    ResponderExcluir
  5. O Guia dos Quadrinhos irá divulgar os detalhes em breve. Haverá mais 2 palestras, igualmente interessantes.
    Abs.
    E. Rodrigues

    ResponderExcluir
  6. Bonita capa e boa seleção de historias... talvez esse seja o primeiro Big q eu compre!

    ResponderExcluir
  7. Este BIG #22 é interessante, mas seria melhor se Abril fizesse um especial só com o Morcego, com certeza teríamos muitas estórias pra rir.

    ResponderExcluir
  8. Outra ideia é a Abril anexar um poster do personagem que está sendo comemorado. Como nos velhos tempos ou como a Panini fez nas edições zero neste ano. É uma sugestão.

    ResponderExcluir
  9. Confesso que nunca fui colecionador destas edições Mega, Jumbo e Big (comprei só as primeiras edições de cada uma), mas essa edição com o Morcego é imperdível tanto pela capa como pelo conteúdo. Agora é so aguardar chegar às bancas.

    ResponderExcluir
  10. Muito fã deste adorável Morcego Vermelho. Aliás, o Peninha em si já é impagável. Além do MV sou fãzaço do Pena Kik e o hilário Pena das Silvas. Uma galeria de dar PENA. Nesta nova "era de ouro" dos quadrinhos Disney no Brasil, gostaria de ver uma coleção tipo "O Melhor do Penhinha", "O Melhor do Pateta" e assim por diante. Com 300 páginas no mínimo. Seria viável?

    ResponderExcluir
  11. A Abril continua pisando na bola. Só compro edições especiais (e acho que muita gente deve fazer o mesmo). Colocar a comemoração dos 40 anos do MV no Disney Big em vez de colocar numa edição especial, na minha opinião, impede que a vendagem da Abril seja maior. Eu não vou comprar Disney Big só por conta dos 40 anos do MV.

    ResponderExcluir
  12. eu vou comprar com certeza, mas acho que deveria ser feito só um especial do Morcego Vermelho e não ficar colocando em Big, Mega Jumbo, só pra vender, também acho que ja passou da hora de Tio Patinhas ter mais paginas, e também que se publiquem logo as histórias do DD que faltam aqui em especiais dele, e o Paperinik(Superpato) que foi lançado na Itália nos mesmos moldes da coleção de lá.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.