' '

22 de jul de 2013

DISNEY DE LUXO vem aí...

Falta pouco para o leitor e colecionador Disney por as mãos nos primeiros álbuns de quadrinhos Disney com capa dura prometidos pela Abril há algum tempo. O MISTÉRIO DOS SIGNOS e REINO DOS DRAGÕES chegarão dentro de alguns meses em formato 16,5 x 24,5 cm e acabamento similar ao da coleção italiana TESORI DISNEY.

O conteúdo de MISTÉRIO, a propósito, será idêntico ao apresentado na reedição de luxo lançada na Itália em jan/11, incluindo todos seus extras, mas com uma melhoria significativa: na versão italiana, um dos capítulos saiu, inexplicavelmente, com qualidade gráfica sofrível. Tal problema não vai se repetir na edição brasileira. 

Data de lançamento e preço serão informados oportunamente. Nos próximos dias, a editora deve divulgar as capas e imagens dos volumes.

BREVE HISTÓRICO DE DISNEY EM CAPA DURA
Antes destes, houve poucos e significativos lançamentos em capa dura no Brasil, como os volumes especial capa branca CINQUENTENÁRIO DISNEY (1973), PATO DONALD ESPECIAL (1975; depois republicado parcialmente pelo Círculo do Livro como VIVA DONALD), TIO PATINHAS ESPECIAL (1976) e MICKEY ESPECIAL (1977). Todos em formato magazine. 

Ainda em 1977, a Abril lançou os fascículos quinzenais gigantes O GRANDE ALMANAQUE DISNEY, que podiam ser encadernados com uma capa dura vendida juntamente com o #18. A obra foi depois disponibilizada pela própria Abril em versão já encadernada, renomeada O GRANDE LIVRO DISNEY.

Houve ainda revenda de encalhes encadernados com capa dura de CLÁSSICOS DE WALT DISNEY (final da década de 1960) e de DISNEY ESPECIAL e DISNEY ESPECIAL REEDIÇÃO (os primeiros volumes da coleção chamada DISNEY ESPECIALÍSSIMO; meados dos anos 1980). 

Além disso, pode-se considerar quadrinhos as OBRAS-PRIMAS DE WALT DISNEY, lançadas na década de 1980 tanto pelo Círculo do Livro como pela Melhoramentos, com adaptações dos filmes clássicos Disney, misturando texto e balões (a Abril também lançou esses livros, mas em capa cartonada).

Em 2001, a Edelbra lançou, no formato, uma quadrinização (vá lá...) de ATLANTIS. Forçando um pouquinho, pode-se ainda acrescentar INGLÊS DIVERTIDO à lista. Lançado pela FTD, o livro trazia várias tiras Disney. 



Capa da edição portuguesa de DRAGONLORDS, que voltará a sair aqui como REINO DOS DRAGÕES. Escrita por Byron Erickson e desenhada por Cavazzano, a saga dinamarquesa já saiu nos EUA (pela Gemstone, 2005), Itália (também em volume luxuoso da coleção TESORI DISNEY, 2011) e no Brasil (em capítulos, na estreia de AVENTURAS DISNEY, 2005)



Lançada primeiro na Itália em 1990, O MISTÉRIO DOS SIGNOS saiu originalmente no Brasil em 3 volumes especiais de 132 páginas cada, em formatinho, entre o final de 1990 e o início de 91. Em seguida, foi vendida encadernada. A obra foi escrita por Bruno Sarda e desenhada por Franco Valussi e Massimo De Vita. A edição italiana acima, de 2011, é a base da brasileira por vir (que deve repeti-la página por página)




Por Rivaldo Ribeiro & E. Rodrigues

18 comentários:

  1. Etaaa...não vejo a hora e que enfim saia logo!! :D

    ResponderExcluir
  2. Aleluia, precisou o papa chegar no Brasil para a coleção sair. Piada infame, rsrs. Não vejo a hora de por as mãos nessas maravilhas.

    ResponderExcluir
  3. Kkkkkkkkkkkkk(eu rir da piada)...que mostrem logo as capas!! xD

    ResponderExcluir
  4. Legal... mas é claro q, no meu caso, o preço final vai contar muito! Eu gostaria de ver a saga da Espada de Gelo em capa dura, como a edição italiana, mas como está saindo no Disney de Ouro, acho q não vão publicar... pelo menos por enquanto!

    ResponderExcluir
  5. obaaaaa, agora até arrepiei com essa noticia, não vejo a hora que lancem heheh, parabens Maffia.

    ResponderExcluir
  6. Se não me engano já saiu O Mistério dos signos em capa dura também, mas nunca ví a venda. rsrs

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ahundson saiu em capa cartonada como Disney Temático eu tenho o exemplar.

    ResponderExcluir
  9. Finalmente estou ansioso para ter essa publicações na estante. É um belo começo para as edições futuras de Carl Barks.

    ResponderExcluir
  10. Quem bom, "O Mistério dos Signos" merece mesmo. E com certeza outras hqs importantes podem vir para este formato. Bola dentro da Abril...

    ResponderExcluir
  11. Adorei! Obrigada pela ótima notícia! Aguardo as capas, tenho certeza que vão ficar maravilhosas.

    ResponderExcluir
  12. Dá um pouco de medo do preço, espero que seja acessível. A notícia é ótima.

    ResponderExcluir
  13. Quem sabe publicam O Destino do Zé Carioca também!

    ResponderExcluir
  14. Cara, a galera compra aqueles especiais horrorosos de cascão 50 anos e Chibo bento 50 anos, nos quais a MSP estragou seu produto, com uma seleção porca que sequer contemplou HQs da principal época, a um preço altíssimo, e quando é Disney, com muito mais qualidade gráfica, reclamam do preço. Vai entender.

    ResponderExcluir
  15. O Destino do Zé Carioca eu tenho ela em 3 revistas formatinho. Eu não compraria novamente se fosse relançado em formato algum apenas pelo motivo de que eu achei bem chatinha essa HQ.

    ResponderExcluir
  16. Sergio, está havendo um equivoco, não vi ninguém reclamando do preço,
    ainda mais pq nem foi divulgado, estamos apenas torcendo por um preço acessível, afinal, o preço é um fator importante no poder de decisão de compra. Se não fosse, eu compraria nesse exato momento, por exemplo, Os Companheiros do Crepúsculo da ed. Nemo, considerado um dos melhores álbuns de quadrinhos já produzidos (inédito no Brasil), em edição capa dura de super luxo, mas que custa a "bagatela" de R$ 94,00. Se preço não fosse importante e não doesse no bolso, até a mais acessível Melhores Histórias de Carl Barks, eu teria completado, mas infelizmente, só consegui comprar metade da coleção, o q me deixa frustrado! Quanto aos especiais da T. da Mônica que vc citou, concordo q, na minha opinião, de especiais não tem nada, ainda mais pq não compro gibis da turma (salvo Graphic MSP, Pelezinho, Alm. do Astronauta, do Piteco, do Penadinho e do Papa-Capim, todos que não envolvem a turminha)!

    ResponderExcluir
  17. Realmente não estamos reclamando, só torcemos para que seja acessível. Cada um tem o seu teto para gastos, mas mesmo assim espero que seja acessível a todos.

    ResponderExcluir
  18. S-E-N-S-A-C-I-O-N-A-L!!!

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos.
• Incluam ofensas e palavrões;

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.