' '

24 de abr de 2013

6 novidades Disney, incluindo mais um título periódico

Mickey completa 85 anos no 2º semestre — e ganha especial em formato americano... Mesmo formato, por sinal, de compilação de HQs de futebol, cujo lançamento coincidirá com a ocorrência da Copa das Confederações... Formato muitíssimo maior, porém, terá  o especial de férias do Donald... De Fantomius a Superpato, um especial que compõe um painel dos anti-heróis... Pateta Repórter: graphic novels climáticas em especial temático... Minnie & Margarida ganham título periódico com HQs e textos ilustrados... Veja a seguir detalhes dessas novidades nos quadrinhos Disney.



PATETA REPÓRTER
O que: especial temático, formatinho (13,4 x 19 cm), com 304+4 páginas.
Por que: anunciado primeiro para abril de 2012, para estrelar o segundo número de WALT DISNEY APRESENTA (título que acabou dando lugar aos especiais temáticos), PATETA REPÓRTER encontra melhor solução editorial aqui, num volume com muitas páginas e preço acessível.
Quando: agosto.
Conteúdo: Desde 2009, foram produzidas 12 HQs (totalizando 341 páginas — inéditas no Brasil) da série. Quase todas, então, estarão neste volume. Com roteiros de Teresa Radice e desenhos de Stefano Turconi, Pateta Repórter tem pinta de graphic novel noir. Tem até paródia do célebre romance policial O Caso dos Dez Negrinhos, de Agatha Christie (1890-1976). O arenque defumado...

MICKEY 85 ANOS: O RESGATE DO VAPOR WILLIE
O que: gibi especial em formato americano (17 x 26 cm), com 48+4 páginas.
Por que: o aniversário oficial de Mickey se aproxima — a Disney considera tal data a estreia do curta animado Steamboat Willie (O Barco a Vapor), em 18/nov/1928. E a Abril resolveu comemorar.
Quando: junho ou julho.
Conteúdo: Topolino e il fiume del tempo, de Francesco Artibani e Tito Faraci (roteiro) e Corrado Mastantuono (desenhos). A HQ saiu originalmente na Itália para comemorar os 70 anos do camundongo (em 1998, portanto) e acabou rodando o mundo: EUA, Índia, Grécia e vários outros países europeus já puderam se emocionar com a trama que leva Mickey e Bafo a reencontrarem o barco a vapor Willie do cartoon clássico.

FUTEBOL DISNEY 2013
O que: gibi especial em formato americano (17 x 26 cm), com 48+4 páginas.
Por que: bem, a Copa das Confederações está chegando...
Quando: junho.
Conteúdo: HQs inéditas com o gramado de fundo.








SUPERPATO: O LEGADO
O que: especial temático, formatinho (13,4 x 19 cm), com 304+4 páginas.
Por que: mudança de planos: a Abril considerou publicar a saga de Fantomius, contada por Marco Gervasio, nas páginas de TIO PATINHAS. Mas decidiu deixar ali apenas as 3 primeiras HQs do italiano (saem entre abril e junho). As demais virão para este especial, compondo um painel desde a origem de Fantomius até as HQs onde seus diários são revelados (exceto aquela republicada há pouco em DISNEY BIG) e a mais recente produção com Superpato.
Quando: setembro.
Conteúdo: O anti-herói Fantomius, precursor do Superpato, e sua lânguida amada, Dolly Páprika, estrelam a saga iniciada na Itália no final de 2012 (inédita no Brasil). Em seguida, a origem do Superpato, O Diabólico Vingador, pode ser conferida na íntegra — uma das melhores HQs já produzidas, com trama de Elisa Penna, roteiro de Guido Martina e desenhos de Giovan Battista Carpi. E aqui cabe um parêntese. Reza a lenda que há 3 diários de Fantomius: o primeiro, justamente encontrado por Donald em O Diabólico Vingador. O segundo, revelado em O Retorno à Vila Rosa (de Fabio Michelini e Carpi, revista em fevereiro em DISNEY BIG #19 e, por isso, não republicada aqui). O terceiro, em O Verão na Vila Lalla (de Michelini e Gervasio, 2002, publicada no Brasil pela primeira vez aqui, neste especial). Por fim, o volume trará a mais recente produção com o alter ego de Donald, Superpato e o Castelo dos Segredos (de Carlo Panaro e Stefano Zanchi).

DONALD: AS GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS
O que: gibi especial em formato gigante (29,7 x 42 cm — maior do que O GRANDE ALMANAQUE DISNEY!), com 96+4 páginas em offset e capa cartão.
Por que: depois do maior gibi Disney (em quantidade de páginas), MEGA DISNEY, a Abril chama a atenção para o maior (em formato) gibi Disney já publicado no Brasil (pelo menos).
Quando: junho.
Conteúdo: HQs inéditas e republicações no mesmo tema: as férias de Donald.




MINNIE & MARGARIDA BFF
O que: revista periódica voltada para o público juvenil feminino.
Por que: sucesso da Disney Global, a revista é publicada, pelo menos, nos Estados Unidos (pela Marvel) e em países da Europa, incluindo Itália. O projeto gerou filhotes, como livros ilustrados contando as aventuras das amigas inseparáveis (o "BFF" vem de "best friends forever").
Quando: a informar.
Conteúdo: HQs e textos ilustrados.

E AINDA...

Com os volumes ora anunciados, DISNEY TEMÁTICO fica assim:
1: DUCKTALES — A ODISSEIA DO OURO — set/09
2: AS GRANDES AVENTURAS DO MICKEY — dez/09
3: SUPERPATO 40 ANOS — dez/09
4: ESCOTEIROS MIRINS SEMPRE ALERTA — out/11
5: A HISTÓRIA DE PATÓPOLIS — abr/12
6: FUTEBOL 2012 — mai/12
7: DISNEY OLÍMPICO — jun/12
8: VELHO OESTE — jul/12
9: HORROR — ago/12
10: AGENTE SECRETO — set/12
11: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 1 — out/12
12: ZÉ CARIOCA 70 ANOS VOLUME 2 — nov/12 (leia sobre estas edições aqui)
13: AS NOVAS AVENTURAS DO SUPERPATO: A ORIGEM — jan/13 (leia mais aqui)
14: EPIC MICKEY 2 — jan/13
15: O PAÍS DOS METRALHAS — fev/13 (leia sobre esta edição aqui)
16: NO FUNDO DO MAR — 25/mar/13 (leia sobre esta edição aqui)
17: SUPER-HERÓIS — 10/abr/13 (
leia sobre esta edição aqui)
18: VIAGENS FANTÁSTICAS — 25/abr/13 (leia sobre esta edição aqui)
19: VELOZES E DESASTROSOS — 10/mai/13 (leia sobre esta edição aqui)
20: VIKINGS — 24/mai/13
21: LENDAS DA ANTIGUIDADE — 10/jun/13
22: PIRATAS — 25/jun/13
23: NA TERRA DOS FARAÓS — 25/jul/13
24: PATETA REPÓRTER — ago/13
25: SUPERPATO: O LEGADO — set/13
...

TIO PATINHAS 50 ANOS DA REVISTA
Lançamento no 2º semestre: detalhes a informar.

KINGDOM HEARTS
Lançamento em 10 de maio, na mesma semana em que será tema de capa de Recreio (que, a propósito, foi eleita a revista do ano no Prêmio Abril de Jornalismo 2013).


E EM AGOSTO...

Planeta Gibi no Mercado de Pulgas do Guia dos Quadrinhos (São Paulo, Vila Mariana). Edson Diogo prepara atrações especiais para os leitores e colecionadores Disney. Aguarde.


MAIS BFF...







Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

15 comentários:

  1. Vamos lá...

    ** Mickey 85 anos: Acho que o especial terá 50 páginas + 4... porque a HQ tem 50 páginas segundo o Inducks... a menos que a Abril corte 2 páginas da história.

    Espero também que a capa desse especial seja essa aqui, ou que pelo menos ela esteja dentro da edição, caso contrário se jogou fora uma ilustração épica: http://coa.inducks.org/issue.php?c=it/SPD++32#i

    ** Futebol 2013: Não gostei. Sério... 2011 veio Disney Gol com 4 volumes, aí 2012 veio aquele especial único safado e agora 2013 vira formato americano com 50 merrecas de páginas? Vai depender muito do conteúdo, porque caso contrário não me interessa mais. Pra mim o melhor formato até hoje foi Disney Gol. Poderia muito bem vir 300 páginas de hqs ineditas de Futebol no especial de temas. Oportunidade jogada fora e um especial fora dos padrões da linha. vai ser cara e curto.

    ** Pateta Reporter: OK, acho bacana que vai limar boa parte do atraso nas HQs. Mas como serão 300 páginas, e vai sobrar 40 paginas. Eu pensaria e colocar essas hqs que vão faltar na mensal do Pateta... até para que uma faça a ponte com a outra revista. Com destaque me caso e tudo. Se não rolar, ok. O especial ao menos está garantido.

    ** Superpato Legado: Só espero que o especial não seja com essa capa do Andrea Freccero e sim com aquela capa Noir do Marco Gervasio, que é muito mais épica. Achei porém desnecessário pela milionésima vez publicar O Diabólico Vingador. Melhor que isso seria republicar "A Fabulosa Noite Do Superpato", que é a segunda HQ do personagem que não é mostrada no Brasil desde 1973!!

    Pra mim seria muito mais interessante o retorno da vila rosa dentro do especial do que a sua origem de novo. ao menos as historias dos diarios ficariam todas num unico lugar.

    ** Donald Grande Férias: hum... bateu uma lembrança do "Gibizão da Turma da Mônica" (quem lembra?). Lembro que quando criança precisava guardar essas revistas debaixo do colchão porque simplesmente não tinha lugar no meu guardo pra acomodar esses trambolhos.

    Mas achei a ideia legal, só desnecessário o formato "enormíco". Também achei escroto a ideia de capa-cartão. argh!! aquela capa meio cartolina com folhas bonitas dentro. putz... não!!

    E bola fora misturar republicações com inéditas. Isso certamente só pra baratear o gibi. Que se fizesse em formato americano mesmo, ecomizando um pouco mais, e colocando material inédito. :(

    Espero que a ilustração de capa seja caprichada.


    ** Minnie e Margarida: Não comprarei. Sinceramente, não acho que essa revista vai ter força no Brasil. E digo mais, ainda acho que o material dessas HQs ficaria muito melhor na própria mensal do Minnie, saindo uma vez ou outra. Isso mais parece um eco de Pura Risada com o Mickey. Uma publicação que tem apelo apenas com o publico feminino.

    ResponderExcluir
  2. vou ter que preparar o bolso, haja grana...

    ResponderExcluir
  3. Gostei da maioria dos lançamentos! Espero q publiquem no mensal do PT, a hq do PT repórter q vai faltar.. essa saga é bastante aguardada por mim!!! Parabéns à Abril pelas novidades (espero que cumpram nas datas previstas)!!!

    ResponderExcluir
  4. Essa edição do Pato vai ser maior que aquela Disney Gigante ? O.O

    Gostei de Pateta Repórter só pra ter a paródia do Caso dos 10 negrinhos em português.

    E esse especial do Super pato é cofre certo. é sempre bom ver o personagem original saindo ao invés daquele troço do PKNA.

    ResponderExcluir
  5. Gostei do especial do Mickey, do Pateta Repórter e do Superpato. Este da Minnie com a Margarida na versão Daisy, acho que não vai emplacar. Gosto de gibi formatinho, este grandão não sei bem ainda...

    ResponderExcluir
  6. Esse Superpato: O Legado bem que poderia ter algumas histórias brasileiras com o herói - que não era tão heróico assim nas sensacionais HQs nacionais. Clube dos Heróis, colaborações dele com os Morcegos (Vermelho e Verde)...

    ResponderExcluir
  7. putz teve gente chamando de troço o PKNA, pois eu gostei e gostaria que fizessem mais dessas novas aventuras também, eu achei super legais as novidades e pretendo adquirir todas, e no aguardo de Carl Barks em 2014 em capa dura.

    ResponderExcluir
  8. Sobre Superpato:

    A proposta deste especial é, em seguida à saga de Fantomius, mostrar as HQs onde Donald toma contato com os diários e finalizar com a aventura mais recente do herói. Nessa lista, a Abril decidiu deixar de fora a HQ da Vila Rosa (2º diário) simplesmente porque ela acabou de sair em DISNEY BIG. Mas parece-me evidente que a origem tem que estar aqui (1º diário de Fantomius).

    Nesse contexto, de fato não sobra espaço para as HQs brasileiras do herói. Além de fugirem da proposta deste temático, seriam republicações (e apenas se abriu exceção aqui para a origem por causa do motivo explicado acima).

    Abs.

    Rivaldo Ribeiro

    ResponderExcluir
  9. Sobre MINNIE & MARGARIDA BFF:

    Como diz o post, trata-se de uma revista feminina, com HQs. Mas também com matérias ilustradas. Não é um gibi (e a imagem desse post não foi fornecida pela Abril; é o scan de livro americano da dupla, do acervo do Planeta Gibi).

    Além disso, o lançamento deve ser acompanhado de ações no Disney Channel (a esclarecer; parece que haverá animações com a marca). A marca BFF gerou filhotes, é um projeto (como também diz o post).

    Abs.

    Rivaldo

    ResponderExcluir
  10. Gostei... MICKEY 85 ANOS: O RESGATE DO VAPOR WILLIE, SUPERPATO: O LEGADO, DONALD: AS GRANDES HISTÓRIAS DE FÉRIAS(Onde EU irei guardar isto!? xD)

    Vou avaliar... PATETA REPÓRTER, FUTEBOL DISNEY 2013(mais uma edição de futebol, que saco,todo ano vai ter isso agora é? e pra completar pra que esse formato americano?)

    Pulo fora... MINNIE & MARGARIDA BFF(mais esses ai a maioria vai pular e vamos ver se vai fazer sucesso com as meninas...! :p)

    ResponderExcluir
  11. A princípio, as novidades são mais do que boas. Mas, sempre tem um "mas", é preciso ver "a cara" da revista quando ela sair à bancas e demais pontos de vendas. Acho que na hora "H" a gente vai saber se leva ou não. Independente de levar ou não levar, é sempre bom ter mais quadrinhos Disney à venda.

    Fabiano Caldeira.

    ResponderExcluir
  12. (a esclarecer; parece que haverá animações com a marca)

    - eu li a mesma coisa, aqui, ano passado, sobre aquela HQ dos sobrinhos do Donald no especial de futebol...

    parece hoje em dia não diz muito. infelizmente. até porque não acho a ideia ruim. mas o caso é que já existe alguns curtas da Minnie e Daisy sendo produzidas em CGI e inclusive passando no Disney Channel, mas em nada tem a ver com essas HQs.

    ResponderExcluir
  13. Mas é pra outro público, né? Quero dizer: não sou menina, não gosto de Witch, portanto que cancelem Witch e coloquem Peninha no lugar?! A editora tenta atrair leitores diferentes. De repente, uma menina que não lia quadrinhos pode gostar e passar a comprar o gibi mensal da Minnie.

    ResponderExcluir
  14. Acredito que revistas como BFF são para publicos específicos... No caso feminino, talvez adolescente...

    As pessoas deviam lembrar que as editoras não existem apenas para elas...

    ResponderExcluir
  15. Achei tudo interessante, talvez até compre essa da Minnie e Daisy "Boyfriends" ahaha.

    Único ponto que não gostei é republicação no especial do Superpato.
    Se é um especial de inéditas, pra diminuir a quantidade de histórias inéditas por aqui, pra que republicar justo nele?
    Poderia ser feito como foi com o primeiro especial do superpato, que só teve inéditas e a republicação saiu juntamente na BIG.

    O formato eu não ligo mas o pessoal fica em cima da Abril pra lançar em outro formato. Quando lança dae não gosta, normalmente é mais caro, gera encalhe e prejuízo pra editora.
    Tex é igualzinho. Fico nervoso com esse negócio de formato, pra mim é tudo formatinho e pronto, é a fórmula que deixa o gibi barato e não gera prejuízos para a editora.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.