' '

6 de mar de 2013

Checklist março 2013 — Mauricio de Sousa

MÔNICA #75 celebra, em 108 páginas, os 50 anos da personagem mais famosa de Mauricio de Sousa com a HQ 7 Coisas para Fazer Antes dos 7. A propósito disso, incluímos no final deste checklist o press release da MSP com todas as ações comemorativas já programadas para este ano, que incluem o lançamento de Todas as Capas da Mônica (em 2 volumes, pela Panini) e da obra, a ser lançada na Bienal do Rio, com 150 artistas ilustrando a aniversariante (pinups similares aos vistos originalmente em MÔNICA 30 ANOS, assinados por  Milo Manara e outros — e que serão ali reprisados).  


• PANINI

MÔNICA #75
mensal, 104+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, edição 521, R$ 4,90
Na história de abertura, 7 Coisas Para Fazer Antes dos 7, Cebolinha precisa ajudar Mônica a realizar 7 coisas antes que ela complete 7 anos! Edição que comemora os 50 anos de criação da personagem, com mais páginas, capa especial e a primeira HQ da dentucinha!

CEBOLINHA #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, edição 489, R$ 3,50
Em O Segredo, Cebolinha decide contar seu maior segredo ao Cascão, mas nem tudo é o que parece...

CASCÃO #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, edição 656, R$ 3,50
Na história O Plano B, o pai do Cascão vira técnico do time de futebol da Turma e tem um plano infalível para vencer!

CHICO BENTO #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, edição 656, R$ 3,50
Em Sozinho na Noite Esperando o Chico, o primo Zeca vai passar por alguns apuros ao esperar pelo Chico.

MAGALI #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, edição 476, R$ 3,50
Na história principal, Um Dia Movimentado, Mônica quer provar para Magali que ter um dia movimentado é mais legal. Será?

RONALDINHO GAÚCHO #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 3,50
Em Influenciável, Eu?, Diego lê um livro de terror na casa do Ronaldinho e fica imaginando coisas terríveis!

TURMA DA MÔNICA #75
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 3,50
Na história de abertura, Rei Por Um Dia, Cebolinha vira Rei do Limoeiro e Mônica precisa obedecer às ordens dele.

MONICA'S GANG #40
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 3,90
Agora os fãs podem ler grandes aventuras em inglês e espanhol com as duas novas revistas da Turminha: Monica's Gang e Mónica y su pandilla, que reúnem histórias dos diferentes personagens do universo de Mauricio de Sousa. Aprender e praticar uma nova língua ficou mais fácil e divertido!

MÓNICA Y SU PANDILLA #40
mensal, 64+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 3,90

TURMA DA MÔNICA JOVEM #56
mensal, 128+4 páginas p&b, formato 16 x 21,3 cm, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50
Em Sem Medo, Marina tem que lidar com seus medos ao achar um cachorro abandonado e resolver cuidar dele! História completa!

SAIBA MAIS! COM A TURMA DA MÔNICA #67 ANIMAIS DE ESTIMAÇÃO
mensal, 32+4 páginas cor, formato 19 x 27,5 cm, R$ 5,70
Dudu aprende com a Turminha a escolher um bicho estimação e a cuidar dele. E mais: jogo de basquete para montar e brincar.

ALMANAQUE DA MÔNICA #38
bimestral, 80+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, edição 186, R$ 4,90
Seleção das melhores histórias da Mônica. Na de abertura, Lambada!, Mônica quer aprender a dançar lambada, mas o Cebolinha tem outros planos para a “dentuça”.

ALMANAQUE DO CEBOLINHA #38
bimestral, 80+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, edição 142, R$ 4,90
Seleção das melhores histórias do Cebolinha. Na de abertura, O Cebolinha É Um Boneco, Cebolinha usa um boneco que ganhou da avó em mais um plano infalível contra a Mônica!

ALMANAQUE DO CASCÃO #38
bimestral, 80+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, edição 146, R$ 4,90
Seleção das melhores histórias do Cascão. Na de abertura, Sem Limites, Cascão entra em seu programa de TV favorito e agora precisa lutar pela sobrevivência numa ilha.

ALMANAQUE PITECO & HORÁCIO #9
semestral, 72+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, R$ 3,80
Lançamento não consta do checklist oficial

COLEÇÃO HISTÓRICA TURMA DA MÔNICA #34
bimestral, 224+20 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, R$ 19,90
Kit com caixa montável mais as cinco revistas edição #34 de: MÔNICA (fev/73), 64+4 páginas; CEBOLINHA (out/75), 64+4 páginas; CASCÃO (24/nov/83), 32+4 páginas; CHICO BENTO (1/dez/83), 32+4 páginas; MAGALI (out/90), 32+4 páginas.

MONICA TEEN #6
trimestral, 128+4 páginas p&b, formato 16 x 21,3 cm, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50
Ficou ainda mais divertido aprender e praticar inglês! Confiras as aventuras da Turma Jovem na revista Monica Teen! 

Por E. Rodrigues


MÔNICA 50 ANOS — PROGRAMAÇÃO DA MSP
PRESS RELEASE:

A dentuça mais amada do Brasil completa meio século de criação em 2013, mas quem ganha o(s) presente(s) são os seus fãs. Personagem criada por Mauricio de Sousa terá comemorações durante todo o ano de 2013.

A festa começou no carnaval da Bahia, com uma música criada por Claudia Leitte e que foi lançada em cima do trio elétrico da cantora, no último dia 12 de fevereiro. Mas 2013 terá muito mais homenagens à Mônica, a mais famosa personagem de Mauricio de Sousa. Ela surgiu em 3 de março de 1963, em uma tira do Cebolinha e, pouco tempo depois, já encantava os leitores – tanto que ganhou a liderança da turminha. Coitado do Cebolinha! Desde então, ele tenta, sem sucesso, voltar ao “poder” com seus planos infalíveis. 

Mônica é um fenômeno cultural brasileiro, que ganhou espaço em vários outros países. São milhões de revistas vendidas desde a primeira publicação, em 1970. Ela já foi publicada em cerca de 50 países. Inspirada na filha homônima de Mauricio, foi a primeira personagem a ser nomeada embaixadora do UNICEF, além de ostentar os títulos de embaixadora da cultura e também do turismo brasileiros. 

Para o Ano da Dentuça, a Mauricio de Sousa Produções investiu aproximadamente cinco milhões de reais, desenvolveu um style guide comemorativo e conta com diversos parceiros para as comemorações que acontecerão pelo País em 2013.

Ações e eventos já programados:

Panini – O primeiro lançamento comemorativo aos 50 anos da Mônica chega às bancas já no início de março: a revista mensal Mônica nº 75 terá formato especial, com capa comemorativa metalizada e maior número de páginas. A publicação traz a história inédita “7 coisas para fazer antes dos 7”, na qual o Cebolinha ajuda a Mônica a realizar sete coisas antes que ela complete sete anos de idade. E para comemorar o primeiro meio século de sucesso da personagem, a publicação traz também a história número um da personagem. Mônica nº 75, com 96 páginas e formato 13 x 19 cm, tem distribuição nacional e preço de capa de R$ 4,90.

No decorrer do ano, haverá várias outras novidades, como a coleção, em dois volumes, Todas as capas da Mônica, que relembrará todas as capas da revista mensal da dentuça, desde a primeira, em 1970; um livro com as capas comentadas e as curiosidades por trás delas; e um livro especialíssimo em homenagem à primeira-dama do quadrinho nacional, no qual 150 desenhistas e ilustradores, do Brasil e do mundo, retratarão a Mônica; e muito mais. Aguarde! 


Imagem: Universo HQ

Exposição Sansão também faz 50 anos – No Memorial da América Latina, em São Paulo, mais de 70 desenhistas do Brasil homenageiam o Sansão, o inseparável coelhinho de pelúcia da Mônica, que também queria ser lembrado.

Exposição Mônica 50 anos – A trajetória da personagem contada por meio de originais, animações, esculturas e até o primeiro e original coelhinho em uma grande exposição interativa sobre a Mônica, em São Paulo. 

Mônica Mundi – O espetáculo Mônica Mundi – Uma Volta ao Mundo com a Turma da Mônica estreará no Rio de Janeiro, no dia 3 de março de 2013, dia do aniversário da Mônica – foi nessa data, em 1963, que foi publicada sua primeira tira, na Folha de S.Paulo. Na ocasião, acontecerá um coquetel comemorativo e será cantado parabéns para a Mônica com a presença do seu criador, Mauricio de Sousa.

Mônica e Cebolinha no Mundo de Romeu e Julieta – Remontagem da primeira peça de teatro da Turminha, nos anos 70. Uma superprodução, nos moldes dos grandes espetáculos da atualidade, com estreia em abril, no Teatro GEO, em São Paulo, e futura itinerância. Com figurino de Fause Haten, cenografia de Paulo Corrêa e iluminação de Ney Bonfante.

Cartoon Network – O canal homenageará a personagem com um episódio especial sobre os 50 anos da Mônica, com a celebração do Mês da Mônica no Cartoon Network, em setembro, e com pílulas comemorativas durante toda a programação de 2013.

Mônica Toy – Para marcar as comemorações dos 50 anos da personagem, será lançada uma nova versão da Turminha tão conhecida pelos brasileiros, a Turma da Mônica Toy. Será uma releitura com uma linguagem bastante atual, voltada para o público jovem-adulto, com um humor diferente, em vinhetas de 30 segundos. O lançamento acontecerá na grade noturna do canal Cartoon Network.

Lojinha Mônica 50 anos – Será lançada uma área especial chamada “Mônica 50 anos” dentro da Lojinha da Mônica, com produtos superexclusivos. Canecas, camisetas, cadernos e outros produtos com temática das décadas de 1960 a 2000.

Relançamento de brinquedos que marcaram época – A primeira boneca da Mônica, lançada pela Troll no final da década de 60, será relançada em parceria com a Multibrink. Já a Grow relançará os brinquedos Estrelinha Mágica e Mônica MixFace, dois clássicos da personagem.

Linha de produtos retrô – Lançamento de produtos icônicos de décadas passadas, como estojo anos 80 e Cubo Mágico com a Mileno, a nova licenciada da MSP. 

Sansão Amarelo – Lançamento do primeiro coelho da Mônica, o Sansão amarelo. Originalmente, ele era amarelo e recheado de palha, mas pouca gente sabe disso! Agora, ele será lançado pela Mileno, mas, claro, em pelúcia.

Festas da Mônica – Eventos sociais em comunidades carentes para a comemoração do Aniversário da Mônica. Serão grandes festas, com bolo, parabéns para a personagem e muito mais.

Novo site – Após um longo período, o site da Turma da Mônica será totalmente reformulado para o Ano da Dentuça. Um site novo, com conteúdos inéditos e muita diversão. Ela e os fãs bem que mereciam esse presente, né? 

Redes Sociais – A comemoração do aniversário acontecerá também nos meios digitais. Haverá diferentes aplicativos para Facebook para celebrar o Ano da Dentuça, como envio de um cartão de aniversário para a personagem, um concurso cultural e até um grande parabéns em vídeo! Tudo isso no canal oficial da Turminha.

Desfile Mônica 50 anos – A comemoração chegará também ao mundo da moda. Em parceria com a Apoena, haverá, no Rio de Janeiro, em abril, um desfile comemorativo em que os fãs podem esperar por uma releitura divertida e sofisticada da Mônica. Apoena é uma marca coletiva de moda que produz com artesãs de Brasília roupas bordadas à mão. Mais que isso: é um projeto social que muda a vida de muitas mulheres. Além de capacitar as artesãs, a Apoena, por meio do Instituto Proeza, oferece aos filhos das bordadeiras aulas de reforço escolar, ballet, jiu-jitsu e street dance. Com as crianças em segurança, as mães podem dedicar uma parte do seu tempo ao bordado. As ações do Instituto Proeza são apoiadas por UNESCO, Criança Esperança, TV Globo e Caixa Econômica Federal. O desfile contará ainda com a parceria de profissionais renomados do mercado da moda, como o estilista Walter Rodrigues, o stylist Marcelo Hirata, o DJ Felipe Venâncio, o maquiador e cabelereiro Robert Estevão e a produção executiva da Cláudio Gomes Produções.

Correios – Para os 50 anos da Mônica haverá também um projeto especial com os Correios. A parceria consistirá em uma folha base com 12 selos postais que retratarão a evolução da personagem, selos de Natal e a criação de aerogramas. Nos aerogramas, que poderão ser adquiridos nos Correios, os fãs poderão expressar seus votos de parabéns para a personagem e encaminhar diretamente para a Mauricio de Sousa Produções.

Selo Mônica 50 anos – Em 2013, os produtos da Mauricio de Sousa Produções terão um selo Mônica 50 anos para marcar o Ano da Dentuça. Fora isso, diversos produtos terão embalagens comemorativas e edições especiais. Dentre eles, os sorvetes Jundiá e os miojos Nissin, a linha de papelaria exclusiva da Encaixe, a linha completa de festas da FastColor, os cases de iPhone da iWill, as frasqueiras em parceria com a Luen Travel, os ventiladores da Spirit, a Totebag da Pacific e muito mais. No segmento de vestuários e calçados, haverá produtos comemorativos com a Trifill, Brandili e Dupé.


Ações de Varejo – O Ano da Dentuça marcará a entrada oficial da Mauricio de Sousa Produções em ações no varejo. Haverá promoções “Comprou, Ganhou” nos pequenos e médios varejos e, para o grande varejo, uma ação em parceria com a Kimberly Clark (Huggies Turma da Mônica), que levará muita diversão para os pontos de venda.
Projeção Mapeada – Para finalizar as comemorações, acontecerá um grande evento público, com uma animação inédita da Turminha sendo projetada na mais alta tecnologia de mapping.

Cinemark – parceria com a rede de cinemas para realização do Mês da Mônica no Cinemark, em outubro,com conteúdos da Turminha nas telonas de todo o Brasil e exibições de vinhetas comemorativas durante a programação de 2013.

Giraffas – O Giraffas será o restaurante oficial do Mônica 50 anos. Ao longo do ano, a Mônica e sua turma serão os convidados da GiraTurma, personagens criados pela rede, nas GiraSurpresas e nos materiais de ponto-de-venda nas 400 lojas da rede. Serão seis datas durante o ano onde, na compra de um GiraPrato, a opção saudável do Giraffas para a criançada, o consumidor receberá uma GiraSurpresa da Turma da Mônica. A rede pretende investir R$ 4 milhões em campanhas de divulgação das ações relacionadas a essa parceria.

Bolo da Mônica com Amor aos Pedaços – Parceria com a Amor aos Pedaços, rede de doçarias que possui mais de 50 lojas espalhadas pelo Brasil, nas quais será disponibilizado o Bolo da Mônica, uma receita inédita criada especialmente para o aniversário da personagem. Além do bolo, também será lançado o Kit Mestre Cuca da Mônica que contém um minibolo de chocolate, uma bisnaga de brigadeiro e confeitos para decorar.

















Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.