' '

29 de jan de 2013

Revista PRINCESAS perde as HQs (por ora?!)

O que PRINCESAS (Abril), MARVEL SUPER HERO SQUAD (Panini), CARROS (Abril) e TINKER BELL (Alto Astral) têm em comum? Além de todas trazerem brindes, são produções da Disney Publishing Worldwide (DPW), que distribui conteúdo completo para tradução e lançamento em dezenas de países (nos EUA, por exemplo, tais títulos são publicados pela Marvel). A bem sucedida PRINCESAS acaba de chegar às bancas reformulada... e sem quadrinhos — diferentemente da versão infantil dos heróis Marvel, que tem 1/3 de suas páginas preenchidas com HQs (reforçando o estereótipo de que meninas gostam menos de quadrinhos do que os meninos, aliás).  



PRINCESAS #96
Editora Abril, Disney
Publicação mensal, formato magazine, 32+4 páginas, miolo em couché, R$ 10,00
Acompanha brinde. Edição sem quadrinhos

PRINCESAS teve uma primeira série, aqui, pela obscura editora Moving, com cerca de 40 números lançados. 

A Abril, em dado momento, atentou para o potencial da revista e deve ter feito valer seu direito prioritário de publicação de material produzido pela Disney, assumindo o título em abr/05. 

Com o cancelamento de W.I.T.C.H., há três anos, PRINCESAS tornou-se a publicação Disney de maior circulação no Brasil. Edições especiais de atividades e passatempos e álbuns de figurinhas, no tema, fazem-lhe companhia. 

Semestralmente, sai também um almanaque (devidamente incluído em seu curioso pacote de assinaturas).

Seu almanaque, aliás, também já teve ao menos uma edição sem quadrinhos. Com conteúdo distribuído fechado pela própria DWP, é inteligível que nem a Abril possa dizer que o título mensal não volte a trazer HQs um dia.




MARVEL SUPER HERO SQUAD #5
Panini, Disney/Marvel
Publicação eventual, formato magazine, 48+4 páginas, miolo em offset, R$ 9,90
Acompanha brinde. Edição com 15 páginas de quadrinhos

Difícil é entender a periodicidade dessas publicações da Panini voltadas ao público infantil. Isso é um fator desanimador para o colecionador completista Marvel (ou Disney, que seja).

E quem pensa que os quadrinhos Marvel possam um dia voltar para a Abril, está aqui a porta de entrada (dada a origem de sua produtora).

Da DPW, por sinal, o leitor pode esperar outro lançamento em breve.





Página do catálogo 2012 da DPW, oferecendo MARVEL SUPER HERO SQUAD


Por E. Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.