' '

22 de jan de 2013

Registros

MICKEY MOUSE MAGAZINE completa 80 anos; título foi o precursor de WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES  •••  Turma da Mônica ganha loja virtual  •••  Devir divulga arte de YESHUAH Vol. 3, de Laudo Ferreira, e lança DOM CASMURRO  •••  Aya de Yopougon, o filme animado, terá pré estreia no próximo dia 2 em Angoulême  •••  TURMA DA MÔNICA JOVEM #54 sai no final do mês; veja capa e contracapa  •••  EPIC MICKEY 2, por outro lado, já está disponível aqui   •••  O humor afiado de Jean Galvão  •••  Gal Editora promove seu próximo álbum.



MICKEY MOUSE MAGAZINE

A revista foi lançada em janeiro de 1933. Criada por Kay Kamen, trazia histórias, artigos, passatempos, piadas e poemas e era distribuída em cinemas e lojas de departamentos. 

Após nove números, essa versão foi substituída por uma nova, passando a ser distribuída por leiterias — que podiam imprimir seus nomes na capa, acima do título. Essa série foi encerrada em 1935, dando lugar a uma revista mais elaborada (na foto acima, Walt Disney segura a edição #1 dessa MICKEY MOUSE MAGAZINE 3ª série).

Naquele mesmo ano, mais tarde, a revista ganharia periodicidade mensal. Após experimentar vários formatos, adquiriu em 1940 aquele que hoje chamamos "formato americano". E foi definitivamente encerrada em setembro daquele ano. 

No mês seguinte, estrearia em seu lugar a mítica WALT DISNEY'S COMICS AND STORIES — o mais clássico de todos os gibis Disney do mundo.



YESHUAH 3

Devir divulga arte de YESHUAH Vol. 3, de Laudo Ferreira. A data de lançamento não foi divulgada. 



DOM CASMURRO

A Devir, por sinal, acaba de lançar uma adaptação em quadrinhos de um dos maiores clássicos da literatura brasileira, Dom Casmurro, de Machado de Assis — à venda em versões em capa cartonada ou capa dura. São 232 páginas em offset p&b, no formato magazine.

Diz a Devir: Como adaptar para outra linguagem não apenas um grande clássico, mas aquela que é considerada uma das mais emblemáticas obras da nossa literatura? Este foi o desafio feito ao ficcionista Felipe Greco no início de 2007, por uma amiga editora. Assim, numa bem-sucedida parceria com o jovem desenhista Mario Cau (bravo remanescente de um grupo inicial de ilustradores que, por motivos diversos, acabou desistindo do projeto), pôde levar adiante essa grande empreitada: transcrever para quadrinhos o romance Dom Casmurro, de Machado de Assis. Seis anos depois, aqui está o resultado desse trabalho que, nas palavras do prof. Paulo Ramos, prefaciador do livro, “se diferencia pelo detalhamento que procurou dar em relação ao texto original, algo facilmente percebido na leitura das 232 páginas do livro, construídas na linguagem dos quadrinhos – em outros trabalhos do gênero, o número de páginas costuma não passar de cem”. Lançada em duas versões, capa dura e brochura, nesta graphic novel, segundo o prof. Nailor Marques Jr., autor do texto de orelha, “na forma como foi transcriada para um misto de desenho e texto, é possível viver com as personagens os mesmos dilemas entre o que quer nosso coração e o que nos obriga a razão. Ou a falsa e trapaceira razão. Cada fragmento de fala direta ou de narrador é potencializado pela força das expressões das personagens e, mais ainda, pelo tom noir de cenas belíssimas, como as do enterro de Escobar e, sobretudo, a da decisão de Bentinho entre suicidar-se ou dar o café envenenado ao filho não filho, Ezequiel. As cenas assim nos engolem, nos sequestram para dentro do texto e nos remetem às nossas próprias dores”.



MÔNICA ON LINE

Camisetas, pôsteres, cadernos e afins é que o fã da Turma da Mônica irá encontrar na recém inaugurada loja virtual Lojinha da Mônica.





TURMA DA MÔNICA JOVEM #54

Panini, Mauricio de Sousa

Revista mensal, 128+4 páginas p&b, formato 16 x 21,3 cm, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 7,50
Lançamento no final de janeiro




EPIC MICKEY 2: PODER EM DOBRO
Editora Abril, Walt Disney
Edição especial, 160+4 páginas cor, formato 13,4 x 19 cm, lombada quadrada, capa cartonada, R$ 9,00

Quadrinização do game Epic Mickey 2: Poder em Dobro +, entremeada de textos contextualizando a obra e seus personagens. O gibi traz também Mancha das Trevas, uma aventura de Mickey produzida por Casty, um dos melhores artistas Disney atualmente.


Já disponível para compra aqui, na loja virtual do Planeta Gibi.


AYA, O FILME

A série de quadrinhos AYA DE YOPOUGON (cujo segundo álbum saiu por aqui recentemente) virou animação e terá pré-estreia na França no próximo dia 2. A informação é do blog da editora brasileira da obra, a L&PM, que também divulgou o cartaz acima. A direção fica também a cargo da roteirista da série, Marguerite Abouet.



JEAN GALVÃO

Charge na Folha de S.Paulo de hoje.





Por E. Rodrigues

7 comentários:

  1. MSP mostrando como é ser empreendedor de verdade no mercado nacional.

    Achei impressionante a ideia da loja de produtos com a marca Turma da Mônica, mostrando que tem gente com visão lá.

    Mostrando que quadrinhos é muito mais do que simples revistas em papel bunda...

    Chupa concorrência? Ninguém mais para TdM.

    ResponderExcluir
  2. Taí um especial duplamente imperdível: "Epic Mickey 2 + O Mancha das Trevas" de Casty. Eu gosto muito do formatinho, sendo de lombada quadrada e capa cartonada, melhor ainda...

    ResponderExcluir
  3. Concordo com o Thiago e Paulo! ;)

    Gostei de ver a foto clássica de Disney com a MICKEY MOUSE MAGAZINE! :)

    ResponderExcluir
  4. Essa capa da Turma da Mônica Jovem é engraçada porque, claramente, Cascão e Cebolinha estão olhando a bunda da garota!

    ResponderExcluir
  5. Kkk,verdade, Ruptured Duck..agora só não entendi uma coisa,pq a Magali ficou com ciumes do Cascão...já que ela namora o Quinzinho e o Cascão a cascuda!!! :o Rsrsrs...enfim boa capa! ;)

    ResponderExcluir
  6. Daqui uns anos Turma da Mônica Jovem vira um Hentai. Está muito sensualizada essa revista, cada vez mais.
    As meninas tem 15 anos e são todas maravilhosas, com corpos esculturais, seios enormes, saias minúsculas.
    Exagero total.
    Agora ainda colocaram uma mais sensual, que claramente está causando inveja nas meninas, de 15 anos!!

    ResponderExcluir
  7. Meninas sensuais de 15 anos...Que delícia!

    Agora falando sério: não há necessidade de ser pseudo-moralista.

    A sensualização de corpos atléticos está em toda a mídia, o tempo todo. A TMJ, como revista comercial direcionada a um público com hormônios em ebulição, é só o óbvio reflexo.

    ResponderExcluir

ANTES DE COMENTAR, POR FAVOR, LEIA:

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de quem os escreve e não refletem necessariamente a opinião do Planeta Gibi.

Não publicamos comentários que:
• Incluam quaisquer e-mails ou links;
• Mencionem outro estabelecimento que comercialize quadrinhos;
• Incluam ofensas e palavrões; fujam do tema em questão.

Atenção:
Os comentários aqui postados podem ser encaminhados para os editores que, eventualmente, poderão publicá-los nas revistas; caso não concorde com isso, explicite sua negativa no próprio comentário. Obrigado.