' '

31 de ago de 2012

Checklist setembro 2012 — Marvel

A ESSÊNCIA DO MEDO chega ao Livro 5, continua no especial #2 (com 156 páginas) e permeia muitos títulos regulares, incluindo a bimestral AVANTE, VINGADORES! —cujo #55 vem com algumas páginas a mais do que o habitual: 156. Em GRANDES HERÓIS MARVEL #15, o Universo Marvel (de uma realidade alternativa) confronta o Justiceiro. Em HOMEM-ARANHA #129, o aracnídeo visita o Quarteto Fantástico e relembra momentos passados com o falecido Tocha Humana... Veja mais a seguir, com resumos e capas.

30 de ago de 2012

Mariana, a irmã do Chico Bento

Chico Bento é um dos tantos personagens de Mauricio de Sousa que dispensa apresentações. Apesar de não estampar tantos produtos e merchandising como o quarteto Mônica, Cebolinha, Cascão e Magali, é inegavelmente uma das figuras de maior apelo junto aos leitores. E até já causou polêmica por causa do seu caipirês: durante muito tempo, muitos "letrados" insistiram em afirmar que suas falas influenciariam mal a criançada. Bobagem. Seu universo é cheio de personagens simpáticos. Basta ler...

Tartarugas Ninja em quadrinhos pela Panini

A Panini lança em breve um gibi mensal com as Tartarugas Ninja. Uma produção original da americana IDW, os quadrinhos virão em ao menos quatro edições, em formato americano e papel LWC, por R$ 4,90. Cada número será dedicado a um membro. Na estreia, Raphael. Depois virão Donatello, Michelangelo e Leonardo. Nos EUA, esta nova série de HQs foi iniciada ano passado, contando com uma publicação mensal e minisséries. A Devir havia sido a última editora a lançar HQs da equipe, numa compilação, em 2007. Veja a capa a seguir.

29 de ago de 2012

Superpato meio inédito em ALMANAQUE DOS SUPER HERÓIS

Produzida pelos mestres Guido Martina e Massimo De Vita, O Segredo das Terras Áridas saiu no Brasil há quase trinta anos, em ALMANAQUE DO SUPERPATO #2. Agora, será o principal destaque de ALMANAQUE DOS SUPER HERÓIS DISNEY #4. Mas com significativo diferencial. Da primeira vez, a aventura foi recortada e remontada de forma a caber em 26 páginas. O leitor brasileiro poderá agora apreciá-la na íntegra, pela primeira vez, em suas 53 páginas. Isso mesmo: mais do que o dobro de páginas. O gibi sai primeiro nas regiões Sudeste e Sul, no dia 20 de setembro.

28 de ago de 2012

Nova série animada da Turma da Mônica estreia domingo

Neste domingo, dia 2, estreia no Cartoon Network os novos episódios animados da Turma da Mônica, numa co-produção do canal com a MSP. Haverá uma minimaratona das 11 às 13h, com reapresentação às 19h do mesmo dia. Há desde adaptações de HQs até roteiros originais. O Cartoon (propriedade da Warner, que detém, ainda, os direitos da DC Comics, Pernalonga e cia., Tom & Jerry e Hanna-Barbera) preparou esquetes especiais de divulgação onde os personagens estrangeiros dão boas vindas à Turma — como Cascão contracenando com o sedutor gambá Pepe Le Pew.

27 de ago de 2012

Mágicos de Mickey na íntegra em DISNEY JUMBO #3

A Editora Abril lança no dia 14 de setembro a terceira edição de DISNEY JUMBO, o superalmanaque com mais de 500 páginas de quadrinhos que estreou no final de 2011. O destaque agora é a reedição, pela primeira vez em volume único, dos capítulos da saga Os Mágicos de Mickey que já tinham saído por aqui (em AVENTURAS DISNEY #23-26). O gibizão custará R$ 16,00 e será lançado primeiro nas regiões Sudeste e Sul (vide capa abaixo). Além disso, a Abril promete episódios inéditos para 2013. 

24 de ago de 2012

HQs raras e brasileiras inéditas em ZÉ CARIOCA 70 ANOS

EXCLUSIVO: a Editora Abril publicará, pela primeira vez no mundo em volume único e na sequência original, as 104 raríssimas páginas dominicais de Zé Carioca distribuídas pela King Features Syndicate entre 1942 e 1944. Parte dessa obra foi desenhada por Paul Murry, em seu primeiro trabalho para a Disney (o artista depois se consagraria com o Mickey detetive, nos anos 1960). Assim como em outros países, por aqui só se conhece partes desse material, publicadas esparsamente em revistas diversas em remontagens questionáveis. 

Zé Carioca completa hoje 70 anos

No dia 24 de agosto de 1942, o Rio de Janeiro assistiu à première mundial de Alô Amigos, animação onde o papagaio José Carioca fez sua estreia. A produção refletia o clima da 2ª Guerra Mundial tanto na forma (em época de contenção de gastos, o filme tinha apenas 42 minutos de duração, contra um mínimo de uma hora de todos os demais Clássicos Disney) como no conteúdo (era um dos  produtos Disney em colaboração com a política de boa vizinhança estabelecida pelos Estados Unidos para os países latino americanos). 

21 de ago de 2012

Devir lança CREEPY, afinal

ATUALIZADO: preview e mais. No início de 2010, o Planeta Gibi anunciou que a Devir lançaria CREEPY, baseada nos encadernados reeditados desde 2008 pela Dark Horse. Demorou, mas a editora finalmente informou em sua conta no Twitter que foi para a gráfica sua versão da obra (em capa dura e capa cartão). E igual ao volume #1 americano, reunindo os cinco primeiros números da revista —que circulou entre 1964 e 1983. Sua irmã gêmea, EERIE, tem recebido tratamento semelhante aqui pela Mythos, que tomou a dianteira, com dois volumes já lançados (veja-os aqui e aqui).
   

19 de ago de 2012

Mensalão em HQ na Folha, com arte de Angeli

Um encarte de 12 páginas de quadrinhos foi distribuído com a edição de hoje da Folha de S. Paulo. Editado por Diogo Bercito (repórter que usualmente escreve sobre quadrinhos para o jornal), O INCRÍVEL MENSALÃO narra a trajetória do caso que hoje toma a mídia. Tem formato tabloide, todo em cores, com roteiro de Mario Cesar Carvalho (jornalista dedicado a crimes de colarinho branco) e arte de Angeli, cujas charges para a Folha invariavelmente lhe garantem todo ano o Troféu HQMix na categoria, com mérito. Confira a seguir. 

17 de ago de 2012

Impressões da Bienal, sobretudo más

Há dois anos, quem se aventurasse a entrar no pavilhão do Anhembi, onde já há algum tempo a Bienal do Livro de São Paulo se instala nos anos pares, teria que enfrentar uma multidão inacreditável, mais ou menos organizada pela polícia (à cavalo, destaque-se). Bem diferente da edição deste ano, que parece ter afugentado o público pela lembrança da desorganização (calor, barulho, filas, banheiros sujos, praça de alimentação impraticável em termos de lotação e preços, insuficiência de transporte ao metrô, estacionamento com preços extorsivos).

Raridades em ALMANAQUE DO MICKEY #9

Assim como na edição do Donald, este ALMANAQUE DO MICKEY #9 recupera muitas histórias que só haviam saído no Brasil uma vez, e há mais de 30 anos. São aventuras e crônicas do cotidiano do camundongo, criadas por artistas europeus e americanos consagrados, como Guido Martina, Jack Bradbury e Tello. Completa a edição A Disputa Intergalática, com Esquálidus, vista antes aqui em 2004. Confira tudo a seguir. 

15 de ago de 2012

Abril lança mangá no final de agosto

A Editora Abril decidiu retomar a publicação de mangás e lança, no próximo dia 30, a mensal GEN. São quatro produções japonesas em estilo alternativo, apresentadas em formato original de leitura, assinadas por Shige Nakamura, Yu Suzuki, Gunya Mihara e Arisa Karino. A Abril poucas vezes investiu no gênero: MAI (1992), LENDA DE KAMUI (1993), SAILOR MOON (1996-7), DRAGON BALL (1997) e MEDABOTS (2002) foram seus lançamentos anteriores.

Halloween Disney em mais de 300 páginas inéditas

Criando um clima para a Festa das Bruxas, a Abril lança no final de agosto mais um especial de 300 páginas inéditas de quadrinhos, DISNEY HORROR. São 11 HQs de produção italiana e dinamarquesa. A seleção inclui um roteiro do americano Byron Erickson (da excelente Dragonlords) desenhado pelo brasileiro Carlos Mota (com sua sempre impressionante Maga Patalójika) e uma aventura dinamarquesa onde Superpato enfrenta um monstro que faz referência ao vilão Homem-Areia, da Marvel. Tudo a seguir.

14 de ago de 2012

A raríssima 1ª HQ brasileira de Peninha em APD #9

É uma edição histórica e preciosa este ALMANAQUE DO PATO DONALD #9, que sai dia 20. Uma dezena de HQs que há décadas não ressurgiam por aqui. Dessas, nove só haviam sido publicadas uma vez, e no início da década de 1970. Destaque absoluto para a primeira história produzida no Brasil com Peninha e, ainda, nada menos que a primeira HQ Disney desenhada pelo mestre brasileiro Chin, com Donald e Ronrom. As raridades desta edição não ficam restritas ao Brasil: a maioria das HQs desenhadas por Tony Strobl aqui mostradas só foi publicada em outros lugares do planeta há décadas (ou seja, muito provavelmente só a Editora Abril, no momento, possui essas gemas digitalizadas). Confira tudo a seguir.

13 de ago de 2012

TIO PATINHAS de ago e set: DonaldDuplo e profecia Maia

TIO PATINHAS de agosto traz de volta o agente DonaldDuplo (em missão que continua nas edições seguintes, num total de quatro episódios), além de Patinhas X Maga, mais um clássico inédito de Peninha, e o traço de Marco Rota para fechar. Em setembro, tudo o que (talvez!) você queria saber sobre o fim do mundo abre a edição, com arte do mestre Cavazzano. E depois do agente DD (precedido de introdução para os esquecidinhos ou para quem não tem a edição anterior), uma HQ leve dinamarquesa. Confira tudo a seguir. 

Panini vai reimprimir mais 4 títulos da DC

ATUALIZADO: as capas alternativas. A Panini vai reimprimir as edições #1 de SUPERMAN, LANTERNA VERDE, LIGA DA JUSTIÇA e FLASH. Assim como fez com a edição inaugural da fase Novos 52 de BATMAN, todas ganharão capas alternativas (que ainda não foram divulgadas, no entanto). As novas tiragens devem chegar às bancas na segunda quinzena de agosto. Novos 52 é como a DC se refere ao reboot de seu universo de quadrinhos. Também no Brasil, títulos tradicionais tiveram a numeração reiniciada e novas revistas foram criadas (confira o checklist DC deste mês aqui).

11 de ago de 2012

Casamento na Turma da Mônica Jovem

Quem passa pelo stand da Panini na Bienal de São Paulo ganha PELEZINHO NÚMERO ZERO ao comprar uma das revistas do personagem (AS TIRAS CLÁSSICAS DO PELEZINHOCOLEÇÃO HISTÓRICA, que reproduz os três primeiros gibis originais do personagem, lançados em 1977, com a íntegra das HQs e passatempos, mais (con)textos de Sidney Gusman) e logo se depara com o colorido folheto-teaser: "Muitos beijos, muito romance... e agora alguém da turma vai casar! Quem será? TURMA DA MÔNICA JOVEM edição 50, em setembro nas bancas!" Veja reprodução abaixo.

10 de ago de 2012

BHM HOMEM-ARANHA VOL. 4 e mais lançamentos Panini

Quem achou que a BIBLIOTECA HISTÓRICA MARVEL havia sido abandonada (sobretudo com o lançamento da mais simplesinha COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL), surpresa: a Panini anuncia o lançamento do volume 4 de HOMEM-ARANHA na Bienal de São Paulo (os 50 anos do aracnídeo, afinal, não passou em branco!). E não só: outros itens que não constavam de checklist também estarão lá: WOLVERINE NOIR, SANDMAN EDIÇÃO DEFINITIVA VOL. 3 e OS NOVO VINGADORES: GUERRA CIVIL, da coleção MARVEL DELUXE. Confira tudo a seguir.

Spawn de volta pela HQM

A HQM Editora lança nos próximos dias SPAWN — HERANÇA MALDITA. O encadernado reúne as edições originais de SPAWN de #179 a 184, inéditas no Brasil (continuando exatamente de onde a Pixel/Ediouro parou, em nov/08). A publicação tem 156 páginas em formato americano, por R$ 39,90. As HQs têm roteiro de Todd McFarlane (criador do personagem) e David Hine, com desenhos de Mike Mayhew e Brian Haberlin. Veja release a seguir.

LULU & BOLINHA ESPECIAL #4 apresenta casos do Aranha

O Aranha ataca novamente! Acaba de sair pela Pixel/Ediouro LULU & BOLINHA ESPECIAL #4 OS GRANDES CASOS DO ARANHA. São 52 páginas coloridas, formatinho, apresentando o detetive (digamos assim) Aranha —alter ego público de Bolinha que invariavelmente aponta o pai de Luluzinha como o culpado por sumiços de objetos e ocorrências estranhas. O gibi custa R$ 3,10. Veja a seguir a capa e as edições anteriores desta série.

9 de ago de 2012

Chico Moço estreia no especial de 50 anos do caipira

Chico Moço, a versão adolescente de Chico Bento que chegou a ter sua estreia anunciada para título solo ainda no início de 2012, fará mesmo seu debut nas páginas do especial comemorativo dos 50 anos do personagem. No padrão dos especiais anteriores, dedicados a Bidu e Cebolinha, CHICO BENTO 50 ANOS tem capa (dura) ilustrada com um remake da capa do primeiro gibi do personagem, publicado em 1982 pela Abril. Chico foi criado em 1961 e apareceu pela primeira vez nas tiras de jornais em 1963. Veja mais a seguir.
   

8 de ago de 2012

GASPARZINHO, RIQUINHO e POPEYE voltam às bancas

Como prometido, a Ediouro/Pixel acaba de expandir sua linha de quadrinhos clássicos infantojuvenis. Amanhã, na abertura da Bienal do Livro de São Paulo, a editora devolve às bancas, após longos anos, GASPARZINHO e RIQUINHO (da Harvey, hoje marca propriedade da Classic Media, também detentora dos direitos de Lulu e Bolinha), e POPEYE (da King Features, da qual a Ediouro já publica atualmente a bimestral RECRUTA ZERO). Os títulos são anunciados como de periodicidade mensal. Veja mais detalhes a seguir. 
   

7 de ago de 2012

Checklist agosto 2012 — Disney

ATUALIZADO: capas de DISNEY EXTRA!DISNEY HORROR e almanaques. O conteúdo de alto nível dos gibis mensais Disney, praxe nos últimos tempos, repete-se este mês (confira mais detalhes sobre eles nos links, abaixo), enquanto que DISNEY BIG recupera raridades (veja a lista completa do conteúdo aqui). É mês dos quatro almanaques bimestrais, já chegando aos #9, do especial DISNEY HORROR (que sai até o início de setembro), com mais de 300 páginas inéditas e capa especial, e dos gibizinhos DISNEY EXTRA! (sim, já em agosto!). Lista completa a seguir; mais capas semana que vem.

6 de ago de 2012

Checklist agosto 2012 — Bonelli

A Mythos anuncia para este mês a sexta edição especial de JÚLIA KENDALL. De 2005 a 2009 o título foi publicado todo final de ano. De lá para cá, os fãs das HQs bem amarradas da criminóloga viveram o suspense de um possível cancelamento de sua própria revista mensal. Uma nova edição especial, assim, acaba trazendo um certo alívio. Também especial é ALMANAQUE TEX #44, que traz reúne as histórias curtas do ranger e, de quebra, mostra em onze páginas todas as capas já editadas dessa publicação. Veja mais a seguir.    

3 de ago de 2012

Checklist agosto 2012 — Variados & Mangás

Este checklist, desde o mês passado, passou a incluir informações oficiais da Panini sobre seus mangás. Em agosto, há as edições de estreia de 20TH CENTURY BOYS e de MAD LOVE CHASE, além do alerta da editora para a nova periodicidade de NARUTO, bimestral, dada a proximidade das edições com o Japão. Nas livrariais, a Nemo promete o relançamento de ESTÓRIAS GERAIS numa edição "definitiva" (aspas da própria editora), BOULE & BILL e uma adaptação nacional de 20.000 LÉGUAS SUBMARINAS. Veja mais a seguir.

Checklist agosto 2012 — Mauricio de Sousa

CHICO BENTO 50 ANOS, TURMA DA MÔNICA: UMA AVENTURA OLÍMPICA, OURO DA CASA, PELEZINHO COLEÇÃO HISTÓRICA AS TIRAS CLÁSSICAS DO PELEZINHO são os principais títulos que a MSP reservou para lançamento na Bienal do Livro de São Paulo, que começa no dia 9 de agosto, no Anhembi (ali também será distribuído PELEZINHO # zero, promocional). Todos os anos, aliás, Mauricio guarda suas principais novidades para as bienais do Rio e de São Paulo — isso, desde a estreia da Turma na Panini. Nas bancas, destaque para SAIBA MAIS #60, com Pelé, ALMANAQUE DA TINA #12 e ALMANAQUE DO LOUCO #4. Veja mais.

1 de ago de 2012

Checklist agosto 2012 — DC Comics

ATUALIZADO: Vertigo. A Panini anuncia para agosto doze títulos da linha regular dos Novos 52, incluindo aqueles vendidos somente em comic shops (ESQUADRÃO SUICIDA & AVES DE RAPINA, NOVOS TITÃS & SUPERBOY e UNIVERSO DC APRESENTA: DESAFIADOR). E também dois especiais, TROPA DOS LANTERNAS VERMELHOS e GRANDES ASTROS DO FAROESTE —onde Jonah Hex chega a uma Gotham City de outrora. Da linha Vertigo, novos encadernados de SANDMAN APRESENTA, HELLBLAZER e FÁBULASConfira todos os resumos e capas a seguir. 

OURO DA CASA trará HQ de Mauricio de Sousa, o próprio

ATUALIZADO: a capa. Sidney Gusman, editor do especial OURO DA CASA, terminou a divulgação dos previews da obra hoje, via Twitter (confira todos abaixo). E fechou com estilo: uma página da HQ especialmente produzida por Mauricio de Sousa em pessoa (algo não visto há anos, segundo o próprio Gusman). O livro será lançado na Bienal do Livro de São Paulo, em agosto. Antes disso, no dia 1º, a capa deve ser divulgada. OURO DA CASA segue o estilo iniciado com MSP50 (Panini, 2009), onde cinquenta artistas diversos faziam leituras próprias dos personagens de Mauricio. Tarefa agora assumida pelos próprios artistas da MSP.