' '

31 de jul de 2012

Checklist agosto 2012 — Marvel

Neste mês de agosto, o Homem-Aranha completa 50 anos. Foi em 1962 que o mais famoso mascarado do planeta estreou, na simples e eficiente HQ de Stan Lee e Steve Dikto publicada em AMAZING FANTASY #15. A Panini não deixaria efeméride de tal monta passar em branco. Por isso, programou para este mês a apresentação do... funeral de Peter Parker (?!). Isso, no Multiverso. Mas a morte também ronda o título regular do aracnídeo: a ex-mulher de JJJ é a vítima da vez. Veja todos os resumos e capas a seguir.

30 de jul de 2012

MICKEY em agosto e setembro: duas edições memoráveis

MICKEY de agosto traz nova homenagem a Federico Fellini (1920-1993). A HQ vem seguida de uma impossível entrevista com o icônico cineasta, conduzida por Mickey e Donald (veja também DISNEY BIG, que sai logo mais). Em setembro, veremos A Primeira HQ de Todos os Tempos, o episódio inaugural de A História da Arte —que terá mais duas partes no gibi do PATETA (clique para ver aqui, e leia e veja mais sobre essa série aqui). Como se não fosse o bastante, a edição fecha com uma superaventura desenhada pelo mestre Massimo De Vita. Deixe-se seduzir pelo preview dessas HQs, a seguir.

29 de jul de 2012

MINNIE #15 e 16 têm Vikings e aventuras no deserto

Você sabe o que é uma runa? A palavra aparece na HQ que abre a edição de agosto de MINNIE, passada na Escandinávia do ano 1000, onde a ratinha irá enfrentar um provável antepassado de João Bafo-de-Onça e sua trupe perversa de invasores. Pois os editores não subestimam a inteligência do leitor nem sua capacidade de puxar um dicionário ou, vá lá, acessar o Google: não há nota de rodapé nem para 'runa" nem para outras, que aguçam a curiosidade do leitor quanto aos seus significados. E não foi assim que muita gente aprendeu a ler e a conhecer palavras novas? Na edição de setembro, o destaque é uma corrida no deserto. Minnie e Mickey terão como adversários também Bafo —a aventura vai se complicar quando atingirem uma área desabitada e sem lei. Confira tudo a seguir.

28 de jul de 2012

Quadrinização de Valente, da Disney, sai pela Alto Astral

A editora Alto Astral, aos poucos, retoma as publicações Disney que antes chegavam às bancas via On Line (veja todos os lançamentos com quadrinhos Disney pela On Line aqui). Depois de reestrear TINKER BELL (cujo #2 acaba de sair), agora também as adaptações de filmes Disney começam a surgir. A primeira, como era de se esperar, quadriniza o recém-lançado longa da Disney-Pixar, VALENTE. A produção, como de praxe nesses casos, é da Disney Global. A edição é caprichada, em formato americano, capa cartonada e miolo em papel que ressalta o colorido da HQ. Confira as capas a seguir.

25 de jul de 2012

DISNEY BIG #16 tem homenagem a Fellini e raridades

Fazendo par com o gibi do MICKEY de agosto, DISNEY BIG #16 traz a homenagem que os quadrinhos italianos haviam feito anteriormente a Fellini, em A Estrada da Vida. A edição abre com uma HQ dos mestres Guido Martina e Giovan Battista Carpi, Telepateta Telecinético, que havia saído por aqui antes somente em ALMANAQUE DISNEY #107, em 1980. Seguem-lhe dezesseis produções, assinadas por medalhões como Tony Strobl, Cavazzano, Ivan Saidenberg (recuperando uma gema de 1974), Massimo De Vita e muitos outros. Confira lista completa a seguir.

Mundo #35 traz Batman, Primaggio, RGE e mais

Batman é a estrela de Mundo dos Super-Heróis #25, que sai na próxima sexta (coincidindo com a estreia do longa que fecha a trilogia tão festejada pelos decenautas). A revista também fala da nova animação do Homem-Aranha, comemora os 40 anos de Sacarrolha, faz um apanhado dos 60 anos da Editora Globo (ex-RGE), dedica a seção Mundo Bonelli à criminóloga Júlia Kendall...  Trata dos últimos lançamentos e, claro, da entrega do Troféu HQMix deste ano, que merecidamente agraciou essa revista com o prêmio de melhor Mídia de Quadrinhos. Muitas imagens e toda a lista de conteúdo a seguir.

LÔCAS: MAGGIE, A MECÂNICA — Gal Editora

PRESS RELEASE: Na década de 1980, uma série em quadrinhos inovadora, inteligente e divertida surgiu na revista Love and Rockets e foi aclamada pela crítica e por leitores do mundo inteiro. Era LÔCAS, de Jaime Hernandez, que contava as aventuras de duas jovens amigas, Maggie e Hoppey, em um mundo maluco que quase poderia ser o nosso. Ao mesmo tempo em que têm problemas para conseguir dinheiro e pagar o aluguel, a dupla ainda convive com super-heróis desmiolados, romances confusos, dinossauros, irmãos chatos, bilionários mulherengos e foguetes quebrados.

24 de jul de 2012

PATETA traz Casty e A História da Arte

PATETA chega em ótimas edições nos dois próximos meses. Em agosto, uma HQ de mistério (e Mancha Negra!) com o roteiro sempre afiado de Casty: O Olho de Ratotec. Em setembro, dois episódios de A História da Arte estrelados por Pateta (veja mais sobre essa série de graphic novels, roteirizada por Roberto Gagnor, no post Todos Esses Mundos São Seus). Ambas as edições abrem com histórias mais leves, italiana e dinamarquesa, no embalo da natural veia cômica do astro. Tudo inédito. Confira preview a seguir.

Álbum do Brasileirão terá ilustrações da MSP

Na próxima sexta a Panini lança o álbum de figurinhas do Campeonato Brasileiro 2012. Haverá um cromo número zero com Pelezinho, da Mauricio de Sousa Produções, que também providenciou a ilustração de um craque de cada time da série A, como Vagner Love, Luiz Fabiano e Neymar (cuja ilustração é anunciada como prévia do personagem do gibi que é prometido para breve). Outra novidade é que os espaços no álbum mostram apenas o número da figurinha (os dados dos jogadores estarão no próprio cromo). Isso permitirá que o colecionador mantenha seu álbum em ordem mesmo com a habitual troca de clubes dos jogadores: a Panini lançará envelopes especiais para atualização. Veja mais a seguir.

PATO DONALD #2409 e 2410: encontro com Tintim e mais

PATO DONALD de agosto traz Bombom Sorriso, criação de Corrado Mastantuono, pela primeira vez em destaque por aqui. A HQ é emblemática porque mostra os patos contracenando com criações do belga Hergé (1907-1983), mais notadamente Tintim. A abertura, porém, ficou reservada para a arte de Marco Rota numa história que faz alusão a Donnie Brasco, filme de Mike Newell de 1997, com Johnny Depp e Al Pacino no elenco. Em setembro, o gibi mostra Peninha numa das HQs "mudas" do italiano Enrico Faccini, além de Daan Jippes, Arild Midthun e mais. Tudo inédito. Confira preview a seguir.

23 de jul de 2012

RECRUTA ZERO #3 destaca os cães Oto e Snert

Por E. Rodrigues

A Pixel/Ediouro põe nas bancas a terceira edição de RECRUTA ZERO E SEUS AMIGOS. A revista, que vem sendo lançada bimestralmente, dá destaque aos cachorros da turma, como Oto, do Sargento Tainha, Snert, do viking Hagar, e Daisy, de Belinda. Popeye, como prometido pela editora, ganha aqui mais espaço. Também tem Zezé & Cia., Arca dos Bichos, Zozó e Sam & Silo (estrelando o gato de estimação Jasper). Veja a seguir capa e preview do gibi —para quem ainda não conhece: diversão garantida.

21 de jul de 2012

VITÓRIA SOMBRIA em encadernado de luxo

Por E. Rodrigues

VITÓRIA SOMBRIA é considerada uma das melhores minisséries já produzidas com Batman. Com roteiro de Jeph Loeb e arte de Tim Sale, estreou nos EUA em 1999 e foi publicada no Brasil em sete edições, em 2003 (ainda no formato Panini). Hoje rara, no mercado de usados chega a ultrapassar os 100 reais. Pois agora, por menos que isso, (mas ainda salgados) 96 reais, o leitor e colecionador tem à disposição um encadernado lançado pela Panini em capa dura, 396 páginas em papel couché e formato 18,5 x 27,5 cm. Veja mais a seguir. 

VALENTE: REVISTA OFICIAL, com HQs Disney

Por E. Rodrigues

Estreou ontem no Brasil o 13º longa de animação da Disney-Pixar, Valente (Brave, de Mark Andrews e Brenda Chapman). E a Editora Abril aproveitou a oportunidade para lançar VALENTE: REVISTA OFICIAL. A publicação, produzida pela Disney Global, tem formato magazine, 44 páginas coloridas, com passatempos e quadrinhos baseados na animação. Custa R$ 8,00 e vem embalada com o álbum de figurinhas do filme e um envelope com cromos. A propósito da animação, Valente vem sendo apontada pela crítica como sinal do declínio criativo da Pixar, denotado a partir de Carros 2. O esmero da produção, contudo, ainda a coloca muitos degraus acima dos similares das outras companhias.

18 de jul de 2012

Gibis Disney: capas de agosto e setembro

Por E. Rodrigues

As capas dos gibis Disney de agosto e setembro revelam as boas atrações que vêm por aí. MICKEY, por exemplo, trará a graphic novel que homenageia Federico Fellini, O Retorno à Dolce Vita (de Ponti, Gagnor e Mottura).  E na edição seguinte, haverá a formidável abertura de A História da Arte (cujos episódios são independentes e de qualidade variável — nem todos devem sair por aqui). Mais detalhes aqui, em breve. Confira as capas a seguir.

17 de jul de 2012

MSP lança 4 gibis promo contra as drogas

Por E. Rodrigues

A MSP desenvolveu quatro gibis promo para o projeto "Diga Sim à Vida", da Secretaria Nacional de Política sobre Drogas. Dois deles são com Tina e sua turma (belo novo logotipo, a propósito) e os outros, com a Turma da Mônica Jovem. A iniciativa inclui as animações dessas historinhas. Não é a primeira vez que os personagens de Mauricio de Sousa abordam o tema. DROGAS: UMA HISTÓRIA QUE PRECISA TER FIM foi um dos mais significativos gibis institucionais da MSP, onde a turma clássica conduzia a trama de forma bastante explícita.

Checklist julho 2012 — Marvel Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 1/jul/12 ::

ATUALIZADO: coleção MARVEL DELUXE aumenta com INVASÃO SECRETA. Para quem se acostumou à enxurrada de especiais que a Panini programa a cada filme de super-heróis lançado, decepção: O Espetacular Homem-Aranha estreia nos cinemas na sexta, dia 6, e, a depender do checklist oficial (confira abaixo) não terá nenhuma companhia especial. De toda forma, o universo Ultimate tem momento crucial (e a edição deste mês de ULTIMATE MARVEL vem excepcionalmente com 124 páginas). Correndo por fora (não constam da lista oficial) temos HOMEM DE FERRO NOIR e o 4º volume da COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL.

13 de jul de 2012

Abril lança a mensal DISNEY CLUB PENGUIN — com quadrinhos

Por E. Rodrigues

Club Penguin, franquia da Disney que rende de games a livros, passando por minidesenhos animados e, claro, bonecos fofinhos de pelúcia, acaba de ganhar uma revista mensal pela Editora Abril. A edição de estreia, toda em papel couché, traz uma HQ de oito páginas produzida por equipe italiana para a Disney Global. Não é primeira vez que os quadrinhos dos pinguins são publicados por aqui: a Melhoramentos já lançara livros assim (veja aqui).  CLUB PENGUIN — A REVISTA #1 também inclui passatempos, curiosidades e um pôster (nas páginas centrais).

12 de jul de 2012

Checklist julho 2012 — Variados

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 3/jul/12 ::

ATUALIZADO: mangás da Panini e mais títulos. SACARROLHA, criação do mestre Primaggio Mantovi, completa 40 anos e ganha um álbum de luxo pela Kalaco (acompanhado de um fac simile do primeiro gibi do palhacinho, lançado originalmente em jan/72 pela RGE). TODA RÊ BORDOSA, compilando as tiras da Folha de S.Paulo, páginas de CHICLETE COM BANANA e rascunhos de Angeli, tem seu lançamento reprogramado pela Companhia das Letras para coincidir com o FLIP 2012 (que começa amanhã). Já a Nemo programa CORTO MALTESE: AS HELVÉTICAS (Pratt) e O INCRÍVEL CABEÇA DE PARAFUSO (Mignola). Veja mais a seguir.

11 de jul de 2012

ESSENCIAL DISNEY #20 — Donald e Seus Empregos

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Mais de 1500 páginas inéditas depois, ESSENCIAL DISNEY chega ao fim. A derradeira edição traz saboroso tema para leitores Disney, novatos ou não: as (in)aptidões típicas de Donald. Além disso, temos aqui ao menos duas pérolas: O Prêmio de Produtividade, dos mestres Rodolfo Cimino e Romano Scarpa, e O Guardião Resguardado, de Giampaolo Barosso e Giovan Battista Carpi, o Carl Barks italiano —ambas lançadas originalmente na década de 1960 e até então inéditas no Brasil. Veja mais a seguir. 

6 de jul de 2012

VELHO OESTE: o maior Disney de inéditas já lançado aqui

Por E. Rodrigues

Oito aventuras longas e inéditas recheiam o especial Disney deste mês, VELHO OESTE —a maioria assinada por grandes mestres italianos, como Marco Rota, Rodolfo Cimino, Guido Martina e Carpi. Nunca antes tivemos edição assim por aqui, com tantas páginas inéditas. O Tesouro de Serra Leone abre o volume e dá o tom: uma busca ao tesouro no Oeste, com Patinhas duelando com Patacôncio e Metralhas. Publicada primeiro na Itália, em 1999, a história foi produzida por Bruno Sarda (criador do Indiana Pateta) e Alessandro Gottardo. A seguir, a lista completa do conteúdo.

5 de jul de 2012

Checklist julho 2012 — DC Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 1/jul/12 ::

ATUALIZADO: capas da linha Vertigo. Os apreciadores da linha Vertigo terão um mês especial em julho: 100 BALAS vem em edição pela primeira vez totalmente inédita no Brasil, Y O ÚLTIMO HOMEM chega à penúltima parte da saga, PREACHER ganha republicação de seu primeiro volume e SANDMAN APRESENTA traz Lúcifer. De Os Novos 52!, começam DARK,  EDGE, SGT. ROCK & OS HOMENS DE GUERRA e SUPERCHOQUE. E, aproveitando a estreia do filme em 27/jul, BATMAN ESPECIAL: O CAVALEIRO DAS TREVAS.

4 de jul de 2012

Checklist julho 2012 — Disney

Por E. Rodrigues     :: postado originalmente em 3/jul/12 ::

ATUALIZADO: mais capas. DISNEY ESSENCIAL chega ao fim até o meio do mês de julho, com O Detetive Mickey e Donald e Seus Empregos que Não Duram. Nos almanaques semestrais, PROF. PARDAL e PLUTO chegam à quarta edição. Nos títulos tradicionais, PATO DONALD traz a belíssima Donald Pendular — e uma lacuna acaba de ser preenchida: essa obra-prima de Marco Rota, de 1977, era até agora inédita no Brasil. Na linha de especiais, entre o final deste mês e início de agosto, VELHO OESTE, com HQs bem inspiradas (e todas inéditas) de Carpi, Sarda, Martina, Cimino e Pujadas, dentre outros.

3 de jul de 2012

ESSENCIAL DISNEY #19 — O Detetive Mickey

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O primeiro artista que vem à cabeça de um leitor Disney assíduo quando se fala em Mickey Detetive é Paul Murry. Pois a penúltima edição de ESSENCIAL DISNEY traz logo duas HQs do mestre (ambas ótimas, clássicas e há muitos e muitos anos não mostradas por aqui). Antes disso, porém, iremos nos deleitar com duas produções italianas inéditas. A primeira delas, de 1975, desenvolve-se como um mistério de Agatha Christie, como bem assinala Marcelo Alencar na apresentação — como de costume, repleta de curiosidades (leia íntegra abaixo). 

Checklist julho 2012 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues   

Neste mês, dentre os muitos títulos de Mauricio, destaque para mais uma edição do trimestral ALMANAQUE TEMÁTICO, a bimestral COLEÇÃO HISTÓRICA (que mês que vem deve ganhar uma cria, dedicada à reedição de todas as HQs de Pelezinho), a semestral ALMANAQUE BIDU & MINGAU e a estreia de mais um título em outro idioma, o GRANDE ALMANAQUE TURMA DA MÔNICA EM INGLÊS. Nos títulos clássicos mensais, chamam atenção as capas diferentonas de CEBOLINHA e CHICO BENTO. Confira tudo a seguir.

Checklist julho 2012 — Bonelli

Por Rivaldo Ribeiro

Caramba y Carambita! O melhor amigo de Zagor, Chico, ganha mais um especial pela Mythos: AS AVENTURAS DE CHICO #3 traz o hilário personagem em uma história inédita (as edições anteriores saíram há muito tempo, a propósito, em jun/04 e mai/05). A figura de Chico, aliás, é praticamente um decalque do Sargento Garcia do Zorro disneyano. Outro destaque do mês é TEX OURO #61, que traz uma das melhores aventuras do ranger já produzidas, na opinião da editora. Veja mais a seguir.

2 de jul de 2012

DISNEY OLÍMPICO 2012 e os próximos especiais Disney

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

DISNEY OLÍMPICO, o terceiro especial Disney deste ano, chega com mais de 300 páginas (assim como, pelo menos, os próximos quatro — confira checklist no final deste post). Uma capa especial formidável, com hotstamp dourado e alto relevo, uma introdução com o padrão Marcelo Alencar de textos saborosos e um conteúdo para muitos gostos: há desde duas HQs inéditas desenhadas pelo mestre Giorgio Cavazzano (uma delas com Pateta Esportivo, que há muito não dava as caras por aqui) até a saga completa Os Anéis Olímpicos, editada antes em duas edições de AVENTURAS DISNEY. Confira conteúdo completo abaixo.