' '

28 de jun de 2012

ESSENCIAL DISNEY #18 — Donald e Seu Carro 313

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

O 313, charmoso automóvel do Pato Donald, apareceu pela primeira vez em jan/37, no curta Don Donald (aquele em que também estreou a Margarida, então chamada de Donna). Em 1º de julho do ano seguinte, debutou nos quadrinhos na tira diária de Donald (assinada por Bob Karp e Al Taliaferro). Mas foi só em 22/mar/40 que apareceu emblematicamente emplacado (noutra tira da dupla — veja abaixo, ambas inéditas nos gibis publicados pela Abril). No texto de Marcelo Alencar, mais curiosidades. Confira.

27 de jun de 2012

Pelezinho volta em 6 títulos periódicos

Por E. Rodrigues 

Demorou, mas Mauricio de Sousa e Pelé se acertaram: Pelezinho volta às bancas em breve, em seis títulos periódicos (aparentemente, sem HQs inéditas — confira íntegra do press release abaixo). Criado em 1976 para as tiras da Folha de S.Paulo, o personagem estreou um título vitorioso já no ano seguinte. O projeto atual envolve ainda animações e merchandising. Haverá um PELEZINHO #0, promocional, e a reedição de todas as HQs publicadas pela Abril na COLEÇÃO HISTÓRICA. Já as tiras serão reeditadas em ordem cronológica. Veja mais abaixo, com curiosidades selecionadas pelo PLANETA GIBI.

26 de jun de 2012

Editora Abril lança gibi promo de CHICO BENTO

Por Rivaldo Ribeiro

Para quem estava saudoso de um gibi da Turma da Mônica com o logo da Editora Abril na capa, taí um revival: Chico Bento e Mônica protagonizam a nova cartilha do movimento Educar para Crescer, com o objetivo de sensibilizar os pais a se envolverem com a educação de seus filhos. O Educar para Crescer é um movimento de longo prazo e sem fins lucrativos da Editora Abril apoiado pelo Ministério da Educação. Foi criado para transformar a educação na grande pauta nacional, estimulando as boas práticas e destacando a importância da educação para o crescimento do Brasil e de seus cidadãos. 

25 de jun de 2012

DIÁRIO DE UM BANANA #6 é lançado

Por E. Rodrigues

Anunciado há algumas semanas, o sexto volume de DIÁRIO DE UM BANANA, CASA DOS HORRORES, já está à venda nas livrarias. A V&R Editoras afirma que a série já vendeu mais de 75 milhões de exemplares no mundo, sendo 800 mil no Brasil. A tiragem inicial deste novo volume é de 200 mil exemplares (contra 150 mil do anterior). Números impressionantes, sem dúvida. O livro tem 218 páginas, capa dura e preço sugerido de R$ 34,90. A seguir, capa e mais informações da obra.

21 de jun de 2012

BATMAN #1 será reimpresso com capa alternativa

Por E. Rodrigues

A Panini Comics anunciou que a edição de relançamento de BATMAN esgotou e ganhará reimpressão. BATMAN #1 (do reboot Os Novos 52) deve chegar às bancas no dia 29 com a mesma estrutura e o conteúdo da versão anterior, à exceção da capa, que será alternativa. A editora afirma que o reboot da DC bateu recordes no Brasil, mas nenhum número foi apresentado. Leia sobre a nova configuração dos títulos DC no Brasil aqui e confira aqui o checklist atualizado deste mês. Abaixo, a mencionada capa alternativa.

20 de jun de 2012

Y: o fim se aproxima

Por E. Rodrigues 

Momentos de grande expectativa. Passada mais de meia década, Y O ÚLTIMO HOMEM parece que finalmente será concluída no Brasil. A Panini informa que o nono e penúltimo encadernado da série chega mês que vem. Y começou sua trôpega epopeia em 2006, em luxuoso volume capa dura da finada Opera Graphica (que antes de bater as botas ainda lançou um #2). Depois, a Pixel decidiu recomeçar do zero e introduziu o título no mix de sua VERTIGO. Finalmente, a Panini assumiu a publicação desse selo da DC e, de novo, reiniciou a saga, agora em encadernados modestos.

ESSENCIAL DISNEY #17 — Tio Patinhas Versus Patacôncio

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Patacôncio estreou em 1961 na HQ Gasolina Superzum, de Carl Barks — publicada no Brasil pela primeira vez no ano seguinte, em O PATO DONALD #566. Barks, no entanto, não deu importância à sua criação e não mais a utilizou (como, de resto, Barks pouco explorou as rixas de Patinhas com antagonistas milionários famosos do universo Pato, como Porcolino Leitão e Pão Duro MacMônei — também criações suas). Patacôncio foi então adotado pelos quadrinistas italianos, que desde então produziram com ele centenas de histórias. Quatro delas são vistas neste ESSENCIAL DISNEY #17.                

18 de jun de 2012

Divulgados os premiados no HQMIX

Por E. Rodrigues

Divulgados os premiados no 24º Troféu HQMIX, cuja cerimônia ocorrerá no dia 30 de junho, em São Paulo. A revista Mundo dos Super-Heróis, após longo período, finalmente (e mais do que merecidamente) foi agraciada com o prêmio de Mídia Sobre Quadrinhos. Na área infantojuvenil, domínio da Mauricio de Sousa Produções, com MSP NOVOS 50 e TURMA DA MÔNICA JOVEM (vencedora na categoria em que concorriam, da Disney, as notáveis PATETA FAZ HISTÓRIA, EPIC MICKEY e DISNEY GIGANTE). Veja a seguir lista completa de vencedores (e demais indicados).


14 de jun de 2012

ESSENCIAL DISNEY #16 — Pateta e seus Antepassados

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Pateta ganha mais um volume de ESSENCIAL DISNEY. Desta vez, o versátil personagem aparece numa produção italiana seriada que pretende remontar a história da humanidade desde, nada menos, que o Big Bang! Quem acompanhou PATETA FAZ HISTÓRIA, cuja série completa foi publicada na coleção Disney anterior a essa, habituou-se a ver Pateta nas mais inusitadas situações e épocas. Aqui, de certa forma, temos uma variação italiana do tema. Confira a seguir tudo sobre esta edição.                

13 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — DC Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 11/jun/12 ::

ATUALIZADO: BATMAN de Grant Morrison na Coleção DC Deluxe (capa dura). Além dos onze títulos que estreiam (ou reestreiam) sob o selo "Novos 52", a Panini promete para este mês a conclusão de LENDAS DO UNIVERSO DC ONLINE, com o lançamento da edição #9. Da Vertigo, chegam a edição #31 do titulo mensal e o especial JOÃO DAS FÁBULAS — O MAU PRÍNCIPE. Além disso, FÁBULAS ganha reedição de seu primeiro volume (publicada antes pela Devir, em 2004). Finalmente, da WildStorm, sai EX MACHINA #8 TRUQUES SUJOS. Confira a seguir a lista de títulos, com seus resumos e capas.

12 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — Variados

Por E. Rodrigues

Nas bancas, as mensais nacionais via Editora Abril (GAROTO VIVO, GEMINI 8 e UFFO #5); LULUZINHA, BOLINHA e RECRUTA ZERO (Pixel); MAD (Panini)... Nas livrarias, A GARAGEM HERMÉTICA (da Coleção Moebius, Nemo); dois volumes com HELLBOY (Mythos); DIOMEDES, de Mutarelli, DEUS ESSA GOSTOSA, de Rafael Campos Rocha, e TODA RÊ BORDOSA, de Angeli (pela Quadrinhos na Cia.); mais um volume de OS MORTOS-VIVOS (HQM); O ZEN DE STEVE JOBS (Devir)... E mais. Confira a seguir.

Morre o Homem Abril Cláudio de Souza, aos 84

Por E. Rodrigues  

Morreu no último dia 7, aos 84 anos, Cláudio de Souza, um dos mais próximos assessores de Victor Civita —desde logo após a fundação da Editora Abril, em 1950, até 1975. A informação foi publicada hoje na Folha de S. Paulo (leia abaixo o texto integral). A importância de Cláudio nas publicações da editora, sobretudo na linha infantojuvenil, foi registrada pelo jornalista Gonçalo Júnior no livro O Homem Abril (Opera Graphica). Desde a ideia de um superalmanaque de republicações (o DISNEY ESPECIAL, que se tornaria o produto mais rentável da editora por tempos) até o batismo de Huguinho, Zezinho e Luisinho são creditados a ele.

11 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — Marvel Comics

Por E. Rodrigues      :: postado originalmente em 1/jun/12 ::  

ATUALIZADO: resumos e mais. A Essência do Medo perpassa quase todos os títulos Marvel deste mês, com grande destaque nas capas. O segundo (de seis) encadernado compilando X-MEN: A ERA DO APOCALIPSE, com 258 páginas, é prometido já para a próxima semana. A versão Ultimate dos Vingadores tem seu primeiro arco republicado no Brasil (agora com extras) em mais um livro capa dura da série MARVEL DELUXE (378 páginas, R$ 84,00). A seguir, a lista dos lançamentos, mais resumos e capas.

7 de jun de 2012

ESSENCIAL DISNEY #15 — Os Infinitos Azares do Pato Donald

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Cinco histórias neste volume de ESSENCIAL DISNEY. Quatro delas inéditas, incluindo uma trama do final dos anos 1960 desenhada por Giorgio Cavazzano e roteirizada por Rodolfo Cimino, um dos mais consagrados e produtivos roteiristas de HQs Disney, falecido em março aos 84 anos. Também merece destaque a dinamarquesa O Tique-Tique Nervoso, desenhada pelo brasileiro Euclides Miyaura. No todo, a edição monta um divertido painel do dia a dia azarado de Donald. Confira textos e imagens a seguir.            

6 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues   

Dentre os lançamentos em quadrinhos de Mauricio programados pela Panini para este mês, destaque para CLÁSSICOS DO CINEMA #32, com mais uma sátira de produção disneyana (Tron, no caso) e para as semestrais ALMANAQUE TURMA DO ASTRONAUTA e GRANDE ALMANAQUE DE FÉRIAS —que terá uma versão em inglês estreando mês que vem, segundo o Universo HQ, ampliando a quantidade de títulos em língua estrangeira de Mauricio (este mês, por sinal, chegam às bancas os #4 das versões em inglês e espanhol da Turma Jovem). Veja mais.

5 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — Disney

Por E. Rodrigues  

Mais de vinte lançamentos Disney estão programados pela Abril para este mês. Dentre eles, há cinco edições de ESSENCIAL DISNEY, os almanaques bimestrais #8 (destacando Sir Lock Holmes em ALMANAQUE DO MICKEY) e DISNEY BIG #15. Na linha de especiais, teremos DISNEY JUMBO #2 (e suas mais de 500 páginas) e DISNEY OLÍMPICO, com 308 páginas de material inédito, republicações, textos de Marcelo Alencar e uma bela capa especial! E está de volta o ALMANACÃO DE FÉRIAS DISNEY, cujo #6 sucede a edição lançada em nov/10. Veja mais.

4 de jun de 2012

Checklist junho 2012 — Bonelli

Por Rivaldo Ribeiro

Este mês, ZAGOR EXTRA chega ao centésimo número e a Mythos lança uma edição comemorativa colorida, incluindo textos de Júlio Schneider. Também está programada a anual TEX ESPECIAL DE FÉRIAS #11, com a história O Xerife Tex completa, em 280 páginas. MÁGICO VENTO completa exatos dez anos de banca (mas chega em edição regular). Os demais títulos anunciados são os mensais TEX #512, JÚLIA KENDALL #91, ZAGOR #135 e a quinzenal TEX COLEÇÃO, edições #310 e 311. Confira capas e resumos a seguir.

3 de jun de 2012

PATO DONALD em (mais) duas edições memoráveis

Por E. Rodrigues

Impressiona como PATO DONALD consegue ser seguidamente relevante — e em econômicas 52 páginas. A edição de junho traz uma visita (involuntária) de Zé Carioca a Patópolis, numa produção holandesa inédita no Brasil —assim como são todas as HQs desse título. Seguem-lhe o encontro de Peninha com Silva, as dificuldades de Donald em seus trabalhos temporários e no relacionamento com Margarida. E fecha com Marco Rota. Que completa 70 anos logo mais e é homenageado na edição de julho, com uma de suas melhores HQs. Veja tudo a seguir.