' '

30 de mar de 2012

A História de Patópolis vem no fim de abril: turbinada

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

WALT DISNEY APRESENTA estreia no final de abril com a esperada A História de Patópolis, saga brasileira que sairá na íntegra, incluindo seus capítulos extras. O título terá quantidade de páginas variável. Num total de 164 páginas, o #1 trará, além de uma contextualização da HQ, entrevistas com seus artistas, depoimentos sobre o roteirista Ivan Saidenberg (1940-2009) e ligações com a obra de Carl Barks — incluindo a publicação de algumas histórias do mestre, referenciadas na saga. Leia mais sobre o título aqui.

29 de mar de 2012

Editora Abril recebe prêmio da Disney

Por E. Rodrigues

A Walt Disney Company concedeu à Abril o prêmio de "Melhor Performance de Mercado" em revistas, referente ao período de 2010 e 2011. A cerimônia ocorreu em 20 de março, durante a Feira Internacional de Livro de Bolonha, na Itália, onde compareceram Sérgio Figueiredo, diretor de redação de publicações licenciadas, e Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infanto-Juvenil. O desempenho nas vendas e a qualidade editorial foram decisivos na escolha. Veja abaixo a imagem do (belo) troféu.

DISNEY BIG #14 — abr/12

Por E. Rodrigues

DISNEY BIG #14 chega no final de abril. A seguir, a lista completa de suas HQs. Destaque para Carl Barks (como a ultraclássica O Velo de Ouro) que são referidas na HQ inédita de DuckTales que está saindo este mês em TIO PATINHAS. Na seleção há resgates como o da aventura que abre o gibi, Os Monumentos Flutuantes, de Pezzin e Cavazzano, que só havia saído por aqui antes em 1978, e a hilariante A Vovó da Chapeuzinho, de Herrero, em que Morcego Vermelho recebe ajuda de Ronrom (!) para derrotar o Mancha.

Tex em cores: especial a caminho

Por Rivaldo Ribeiro

TEX EDIÇÃO EM CORES foi cancelada, mas a Mythos não desistiu de publicar as aventuras do ranger em versão além do preto e branco. Prova disso é TEX EDIÇÃO ESPECIAL COLORIDA #1, que a editora anuncia para breve, com o preço de R$ 18,90 (os gibis da série anterior, encerrada em novembro na 12ª edição, já estavam beirando os trinta reais). Supõem-se, aqui, que teremos uma edição de qualidade gráfica mais modesta (ou com menos páginas do que as 252 do título anterior). Confira a capa a seguir, e detalhes em breve.

28 de mar de 2012

ESSENCIAL DISNEY #5 — Mickey e Minnie

Por E. Rodrigues

Este volume reproduz justamente a edição que abriu a coleção espanhola SERIE ORO (2009), que ESSENCIAL DISNEY espelha. Aqui, no entanto, houve uma alteração: saiu O Beijo Espacial, roteirizada por Casty e já publicada em MICKEY #789 e entrou A Aventura da Minnie, uma HQ dinamarquesa de 2009, inédita no Brasil — e a terceira não italiana, até agora, nesse título. Completam o gibi mais três aventuras, também sendo publicadas pela primeira vez por aqui. Confira apresentação e resumos a seguir.

27 de mar de 2012

Capas históricas em TEX COLEÇÃO deste mês

Por Rivaldo Ribeiro

As capas de TEX COLEÇÃO #304 e 305, revistas lançadas este mês pela Mythos, são emblemáticas para os colecionadores brasileiros: suas ilustrações pintaram aqui antes exatamente na última capa de TEX publicada pela Vecchi (#164, de 1983) e na primeira a sair pela RGE (#165, claro, já que o título do ranger sempre teve sua numeração continuada aqui no Brasil, independentemente das trocas de editora). Confira a seguir essas capas dos anos 1980 e as atuais (correspondentes às edições originais italianas #251 e 252).

USAGI YOJIMBO: O LIMIAR DA VIDA E DA MORTE

Por E. Rodrigues

Passados mais de quatro anos do lançamento do segundo volume, a Devir anuncia USAGI YOJIMBO: O LIMIAR DA VIDA E DA MORTE. A seguir, prévia e press release: Uma maravilhosa adaptação da lenda samurai para a arte seqüencial! Exorcizar demônios e lutar contra ninjas fazem parte da vida de Miyamoto Usagi, um samurai desempregado que vaga pelo país combatendo a injustiça e aperfeiçoando suas habilidades espirituais e marciais. Enquanto viaja pelas montanhas, no interior dos vales...

MARVEL DELUXE: Panini lança mais um volume, com Thor

Por E. Rodrigues

A Panini acaba de lançar mais um encadernado da série MARVEL DELUXE: THOR VOLUME 2 EM NOME DO PAI. Como costuma ocorrer com seus lançamentos em capa dura, tampouco este constava do checklist oficial de março divulgado pela Panini. Da mesma coleção já foram lançados OS NOVOS VINGADORES — MOTIM! (mês passado), THOR — O RENASCER DOS DEUSES, CAPITÃO AMÉRICA — O SOLDADO INVERNAL e A AMEAÇA VERMELHA (esses três em 2011) e GUERRA CIVIL (em 2010).

22 de mar de 2012

ESSENCIAL DISNEY #4 — Tio Patinhas e a Moeda Número Um

Por E. Rodrigues

Com quatro HQs inéditas e uma apresentada pela primeira vez na íntegra por aqui, ESSENCIAL DISNEY #4 (disponível aqui) traz um dos temas mais distinguíveis do universo Disney: Tio Patinhas e seu caso de amor com a moedinha Número Um. A edição traz surpresas, como a súbita decisão do milionário em presentear Maga Patalójika com o amuleto. Já A Microfeiticeira, excelente trama de 1973, é aqui publicada na íntegra, com 25 páginas (saíra aqui na década de 1980, com apenas 13, nomeada O Minimilionário).

20 de mar de 2012

Os 11 Trabalhos do Morcego Vermelho

Por E. Rodrigues

estão disponíveis as novas edições dos semestrais ALMANAQUE DOS SUPER-HERÓIS DISNEY (destacando a reedição, pela primeira vez no Brasil, de Os Doze Trabalhos do Morcego Vermelho, de 1976) e do ALMANAQUE DO PENINHA (com dez histórias; a maioria delas tampouco antes republicadas por aqui desde suas estreias, há mais de vinte anos — além de destacar Biquinho em duas produções). Veja mais a seguir, inclusive a arte completa da capa brasileira com o Morcego Vermelho.

16 de mar de 2012

Ocupação Angeli em fotos

Por E. Rodrigues & Rivaldo Ribeiro

Aberta hoje em São Paulo, a exposição Ocupação Angeli é um deleite visual. Instalação criativa, com aproveitamento máximo do espaço, iluminação inspiradora e conteúdo que impressiona. Pode-se até apreciar de uma janela a alucinante São Paulo de Rê Bordosa. Numa área reservada, paredes com protuberâncias remetem a falos apalpáveis — não mais que isso, espera-se dos menos comportados! Num cuidado especial, LPs de verdade que reproduzem as capas idealizadas por Angeli para algumas de suas tiras na Folha...    

15 de mar de 2012

Checklist março 2012 — Disney

Por E. Rodrigues  :: postado originalmente em 3/mar/12 ::

ATUALIZADO: capas espetaculares de abril, incluindo DISNEY BIG. Março é mês de Peninha, que chega ao #3 de seu almanaque semestral e estrela também o ALMANAQUE DOS SUPER-HERÓIS com Os Doze Trabalhos do Morcego Vermelho (por Saidenberg e Herrero), republicada aqui pela primeira vez desde seu lançamento, em 1976 . De cara, duas curiosidades sobre este gibi: a capa é um remake (melhorado, por sinal) daquela publicada nos Estados Unidos em 2010 (um feito, já que, se Peninha é praticamente um desconhecido por lá, que dirá seu alter ego brasileiro). A outra é um mistério: apesar do título, logo se nota que o atrapalhado herói pula um dos trabalhos (e o primeiro que postar aqui um comentário dizendo corretamente qual é o trabalho de Hércules que faltou nessa HQ ganha um kit com as seis mensais). E ainda temos o lançamento de ESSENCIAL DISNEY. Confira tudo a seguir (inclusive a capa original americana).

14 de mar de 2012

ESSENCIAL DISNEY #3 — mar/12

Por E. Rodrigues

Com capa do mestre Cavazzano, ESSENCIAL DISNEY #3 traz cinco HQs com Pateta às voltas com seus problemas domésticos — bem conhecidos tanto de seus já habituais leitores como daqueles que o assistem nos cartoons exibidos pela TV. A propósito, o volume dá justo destaque ao curta Como Conectar seu Home Theater, que em 2007 trouxe Pateta de volta aos cinemas: o 47º desenho solo do amado personagem, lançado quase meio século depois do anterior, Aquamania.

13 de mar de 2012

Começa o 2º Prêmio Abril de Personagens

Por E. Rodrigues

Começaram as inscrições (que vão até 30 de abril) para o 2º Prêmio Abril de Personagens, que teve sua primeira edição iniciada em 2010 e premiou as HQs UFFO (de Lucas Lima) e GAROTO VIVO (de Fabrício Petti), ambas lançadas em gibis no início deste ano (e com os #2 a caminho; veja suas capas abaixo). Dimas Mietto, diretor do Núcleo Infantojuvenil da Abril Mídia, espera dobrar a quantidade de inscritos da primeira edição (foram mais de 600). Haverá um único vencedor, que terá contrato para publicação com a Abril e um prêmio de R$ 5 mil. Inscrições aqui.

Capas de abril do ESSENCIAL DISNEY

Por E. Rodrigues

ESSENCIAL DISNEY, a nova coleção semanal de quadrinhos pela Editora Abril, tem aqui mais cinco capas divulgadas. O título da publicação tem causado alguma polêmica na rede, já que a maioria absoluta das HQs é inédita no Brasil — enquanto que alguns esperavam uma seleção de histórias clássicas, de origens e afins. No entanto, a proposta aqui, já explicitada no release, é abordar temas essenciais dos quadrinhos Disney. Pelos exemplos abaixo, nota-se que a tarefa está sendo cumprida. (O Planeta Gibi teve acesso prévio ao material para elaboração de textos de apresentação e opina que a qualidade da seleção de HQs é muito boa, a propósito.)

Checklist março 2012 — Diversos

Por E. Rodrigues    :: postado originalmente em 4/mar/12 ::

ATUALIZADO: MOEBIUS (O HOMEM É BOM?), FRANKENSTEIN, OS MORTOS-VIVOS #8 e mais. Mais um título mensal nas bancas, RECRUTA ZERO é, segundo o editor Daniel Stycer, apenas um dos lançamentos da Pixel no gênero para este ano. Pela Editora Abril, vêm as segundas edições das três novas HQs brasileiras, UFFO, GAROTO VIVO e GEMINI 8. Nas livrarias, A TRILOGIA NIKOPOL (Nemo), FRACASSO DE PÚBLICO — ADEUS (Gal), JULIET CIRCUS (Conrad), ADEUS-TRISTEZA (Quadrinhos na Cia.), O GOSTO DO CLORO (Barba Negra), INCAL INTEGRAL (Devir)...

9 de mar de 2012

Checklist março 2012 — DC Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 4/mar/12 ::      

ATUALIZADO: capas das novas edições dos gibis DC / Cartoon pela Abril (no final do post). A Panini anuncia muitos encadernados e especiais para março. Do Universo DC, PONTO DE IGNIÇÃO ESPECIAL #1 e O DIA MAIS CLARO ESPECIAL: A BUSCA PELO MONSTRO DO PÂNTANO, além do 6º volume de JONAH HEX. Da linha Vertigo, o 8º encadernado de Y — O ÚLTIMO HOMEM. E da WildStorm, WORLD OF WARCRAFT Vol. 4 e ASSASSIN'S CREED: A QUEDA, baseado no game da Ubisoft. Confira todos os detalhes e capas a seguir.

ESSENCIAL DISNEY #1 e 2 — mar/12

Por E. Rodrigues

ESSENCIAL DISNEY é a nova coleção da Editora Abril, começando hoje. Serão vinte volumes semanais, cada um com tema bastante familiar aos leitores de quadrinhos Disney. A maioria absoluta das HQs (todas produzidas na Itália) é inédita no Brasil. O formato é semelhante ao das bem sucedidas CLÁSSICOS DA LITERATURA DISNEY e PATETA FAZ HISTÓRIA. Cada volume tem 100 páginas em papel de qualidade, capa cartonada e lombada quadrada, por R$ 10,00. Com o volume 1 vem grátis o #2. A seguir, apresentação de ambos, com uma palhinha das histórias do primeiro. ESSENCIAL DISNEY será distribuído primeiro na região Sudeste. Os volumes também estarão à venda em nossa loja virtual.

8 de mar de 2012

Checklist março 2012 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues  :: postado originalmente em 4/mar/12 ::

ATUALIZADO: capas. Em março, a TURMA DA MÔNICA JOVEM #44 traz a conclusão da história com a participação dos personagens de Osamu Tezuka. Também pode-se esperar mais uma edição do ALMANAQUE DO PITECO & HORÁCIO (a sétima) e o box COLEÇÃO HISTÓRICA, com a reprodução das edições #28 dos gibis clássicos da turma editados originalmente pela Abril (mais a temporã MAGALI, da Globo). No aguardo ficam os especiais que comemorarão os 50 anos de Cascão e Chico Bento (completados ano passado) e...

7 de mar de 2012

Confira as atrações da MUNDO #31, agora mensal

Por E. Rodrigues

Agora mensal, a revista Mundo dos Super-Heróis chega à edição 31 destacando o seriado cult The Walking Dead (adaptado dos quadrinhos OS MORTOS-VIVOS, publicados no Brasil pela HQM Editora). São 25 páginas sobre os bastidores, a HQ, curiosidades, guia de episódios etc. Há ainda muitas páginas dedicadas à Ebal, à nova série animada dos Thundercats, ao Motoqueiro Fantasma (abordando quadrinhos e cinema) e a Tintim. Destaque também para a entrevista inédita com Al Rio, desenhista brasileiro morto em janeiro. Veja tudo a seguir.

3 de mar de 2012

Checklist março 2012 — Bonelli

Por Rivaldo Ribeiro

Uma dezena de revistas Bonelli é o que a Mythos divulga para este mês (mais o livro do Tex, que teve seu lançamento reprogramado). Destaques para ZAGOR ESPECIAL #36, com a inédita A Dança dos Espíritos (de Perniola e Mangiantini), e para TEX GIGANTE #26, com a também inédita As Hienas de Lamont (roteiro de Claudio Nizzi e arte do argentino Seijas). Já a bimestral TEX OURO reapresenta O Mistério do Pergaminho completa, em mais de 300 páginas (por Nizzi e Marcello). Confira tudo a seguir.

1 de mar de 2012

Checklist março 2012 — Marvel

Por Rivaldo Ribeiro

Os destaques da Marvel para março são o especial ULTIMATE MARVEL THOR (com um arco completo da versão alternativa do Deus do Trovão) e WOLVERINE ANUAL #6. O mês tem ainda a bimestral AVANTE, VINGADORES!, o segundo capítulo de A TORRE NEGRA: A QUEDA DE GILEAD e mais doze títulos regulares (a aguardada COLEÇÃO HISTÓRICA MARVEL não consta do checklist oficial). Para abril, a Panini já divulgou que lançará outro encadernado do universo Ultimate, com Capitão América, além de iniciar a minissérie A ESSÊNCIA DO MEDO. Em tempo: no final de fevereiro houve o lançamento do especial capa dura OS NOVOS VINGADORES — MOTIM (que não constava do checklist oficial anterior).

Recruta Zero volta às bancas pela Pixel: saiba mais

Por E. Rodrigues

Um dos maiores clássicos das tiras de jornais e dos gibis do Brasil, Recruta Zero não aparecia nas bancas desde 2007, quando a Mythos arriscou um retorno do personagem. Agora, a Pixel, selo da Ediouro que vem apostando na clássica (e excelente) Luluzinha, relança a criação de Mort Walker e promete mais para 2012 (leia release completo a seguir, incluindo resultado de pesquisa de mercado e números de vendas da Ediouro no segmento em 2011 e perspectiva para 2012). Aqui, Zero divide espaço com outros personagens da King Features Syndicate, como Hagar (de Dik Browne), Arca de Noé (aqui renomeada "Arca dos Bichos"), Zezé e Cia., dentre outros (está faltando o Fantasma...). E vem mais por aí, afirma o editor Daniel Stycer.