' '

30 de jan de 2012

VERTIGO, HOMEM-ARANHA, JUSTICEIRO... capas de fevereiro

Por E. Rodrigues

Enquanto os checklists Marvel e DC não ficam prontos... Confira a seguir as capas (e algumas sinopses) de HOMEM-ARANHA #122, JUSTICEIRO — BEM-VINDO AO BAYOU (especial capa dura da linha MAX), HOMEM-ARANHA NOIR Vol. 2 A FACE OCULTA e, da DC, VERTIGO #27. Para as crianças, a Panini deve lançar ainda nesta semana HOMEM-ARANHA KIDS #2. A revista é um mix de HQs e passatempos que repete título já lançado pela mesma editora há alguns anos (linha semelhante à de MARVEL SUPER HEROES, cujo #2 também está saindo).

Prof. Pardal, o maior vilão de Patópolis (?!)

Por E. Rodrigues

Esse ser assustador espreitando o Superpato é (acredite) o até então pacatíssimo Prof. Pardal. Nem só de belas capas vivem a safra dos gibis tradicionais Disney nos últimos meses: a HQ que abre a edição de março de TIO PATINHAS é uma das mais instigantes desde há muito. Na história (publicada originalmente em TOPOLINO #2897, 7/jun/11, por Bruno Enna & Corrado Mastantuono), Pardal está trabalhando nos apetrechos do Superpato quando é vítima de um acidente que o transforma num cientista do mal, cujo objetivo é destruir Patópolis.

27 de jan de 2012

DISNEY ESSENCIAL: detalhes e primeiras capas

Por E. Rodrigues

Começa em 9/mar DISNEY ESSENCIAL, a nova coleção semanal de quadrinhos pela Abril, no formato visto em PATETA FAZ HISTÓRIA. Serão vinte volumes, com 100 páginas cada, por R$ 10,00 (sendo que o #2 virá grátis com o volume 1). Anunciada ainda em 2010 (veja aqui), DISNEY ESSENCIAL segue proposta semelhante à de SELEÇÃO DISNEY e da última fase de EDIÇÃO EXTRA, do início dos anos 1990. Sua base é a compilação espanhola de HQs italianas SERIE ORO, de 2009, e tem um especial atrativo para o Brasil: cerca de 80% dessas histórias são inéditas por aqui. 

26 de jan de 2012

Capas e destaques dos gibis Disney de fevereiro

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 17/jan/12 ::

ATUALIZADO: capas dos quatro almanaques. A seguir, as capas de boa parte dos gibis Disney de fevereiro. PATO DONALD abre com HQ dinamarquesa (por Nordberg & Midthun — e sua arte usualmente excelente). ZÉ CARIOCA, como de praxe em fevereiro, vem com capa carnavalesca. O festejado artista italiano Casty prova que (ainda) é possível usar metalinguagem sem cair na mesmice: confira na surpreendente HQ que abre MICKEY, onde Pateta é um grande colecionador de quadrinhos e Patópolis passa a ser atacada por legendas...

25 de jan de 2012

Zé Carioca, Caçador de Andróides

Por E. Rodrigues

A paródia do filme Blade Runner, O Caçador de Andróides (1982, Ridley Scott) foi escrita por Raimundo Guimarães de Cerqueira, Jr. e desenhada por Átila de Carvalho (com arte-final de José Wilson Magalhães), publicada originalmente em out/96 em ZÉ CARIOCA #2060. Pois essa HQ estará de volta no gibi do papagaio de março, com belíssima capa inédita (vide abaixo), ilustrada por Carlos Mota e colorida por Donizeti Amorin.

Mônica e Safiri numa edição promocional emocionante

Por E. Rodrigues

A parceria Mauricio de Sousa/Osamu Tezuka finalmente rendeu. O crossover em quadrinhos entre os personagens do mais bem sucedido quadrinista brasileiro de todos os tempos com as emocionantes criações do pai do mangá ganharão as páginas das edições de fevereiro e março de TURMA DA MÔNICA JOVEM. Enquanto isso, uma apresentação de Safiri, Astro Boy, Kimba estão na revista promocional distribuída com a edição deste mês de TMJ. Uma edição de colecionador, como inscrito justo e sem cerimônia na capa.

22 de jan de 2012

4º Londrina Comic Con

Por E. Rodrigues

Artistas como Renato Guedes (Marvel), Rafael Coutinho (CACHALOTE) e Laudo Ferreira, Jr. (YESHUAH), o editor Paulo Maffia, dentre outros, estarão no 4º Londrina Comic Con, a se realizar na cidade paranaense entre os dias 30/jan e 5/fev, no Sesc e no Centro Cultural Eloyr Pacheco, organizado por Pacheco e pela Associação dos Quadrinistas de Londrina. A programação é gratuita e inclui workshops, exposições, feira, lançamentos e mostra de filmes e documentários. Antes bissexto, o evento pretende-se agora anual.

19 de jan de 2012

DC Entertainment divulga oficialmente novo logo e variações

Por E. Rodrigues

O novo logo da DC Comics é como um modelo novo e moderninho de automóvel: primeiro você torce o nariz, depois acha estranho, depois acha interessante, depois bonitinho, depois não sabe como tinha vivido até então sem aquilo. A empresa divulgou hoje, em seu blog oficial, o logo colorido e suas diversas variações, com exemplos em revistas de linha, tablets e encadernados. De quebra, incluiu displays de Vertigo (com Sandman) e Mad (com Spy vs. Spy), mostrando que esses selos terão seus logos inalterados. Confira as imagens a seguir.

DISNEY NA COZINHA (glup!) inclui quadrinhos

Por E. Rodrigues

Quem acompanha este blog com frequência já deve ter percebido nossa falta de empolgação com a maioria das revistas híbridas que incluem quadrinhos Disney. E se uma coleção interminável (e dispendiosa) como LOUÇAS DISNEY (Planeta DeAgostini) se torna uma "obrigação" de colecionador por incluir em cada edição uma (única) página de quadrinhos, ao menos ali tem-se ilustrações e curiosidades do personagem destaque da semana (os mais obscuros por aqui quase que invariavelmente vêm com sérios inconvenientes de tradução, aliás). E...

Gibi nacional recém-lançado, GEMINI 8 vai pra televisão

Por E. Rodrigues
 
GEMINI 8, a criação da TV PinGuim recém-lançada em quadrinhos pela Editora Abril (leia mais aqui), deve chegar à televisão ainda este ano. A produtora, também responsável pelo sucesso Peixonauta, negocia com SBT e Cartoon Network a estreia da nova animação para o segundo semestre, segundo informou a Folha de S.Paulo. Gemini 8 é o nome do planeta onde o menino Marco vai parar após ser abduzido acidentalmente por Polo. A partir daí, começa a aventura para tentar devolvê-lo à Terra. Nos quadrinhos, a produção ganhou o reforço de Fernando Ventura e equipe.

18 de jan de 2012

Checklist janeiro 2012 — Marvel

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 4/jan/12 ::

ATUALIZADO: HOMEM-ARANHA NOIR #2. Mais de cinco anos se passaram para que o leitor tivesse em mãos toda a fase clássica de Thor, por Walt Simonson, compilada numa única coleção: OS MAIORES CLÁSSICOS DO PODEROSO THOR Vol. 5 finalmente é prometido pela Panini, para este mês. No mais, além das edições regulares, temos a estreia de mais uma minissérie de A TORRE NEGRA, A QUEDA DE GILEAD (cujo prelúdio, O FEITICEIRO, saiu no final do mês passado) e SURPREENDENTES X-MEN Vol. 3 INCONTROLÁVEL. Colecionadores: atenção para as capas variantes.

Checklist janeiro 2012 — Mauricio de Sousa

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 3/jan/12 ::

ATUALIZADO: resumos etc. Muitas revistas da turma estão programadas para este mês, incluindo ALMANAQUE TEMÁTICO #21, COLEÇÃO HISTÓRICA TURMA DA MÔNICA #27 e a semestral ALMANAQUE BIDU & MINGAU, que chega à sua oitava edição. Já RONALDINHO GAÚCHO #61 faz referência a Harry Potter em sua história principal, O Campeonato de Bruxobol. No total, são dezoito títulos — confira a seguir a lista, com capas e resumos.

14 de jan de 2012

Checklist janeiro 2012 — Disney

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 3/jan/12 ::

ATUALIZADO: capas de fevereiro, onde Indiana Pateta rules! E também DISNEY NA COZINHA (sorry, é isso mesmo), da Alto Astral, que inclui página de quadrinhos (atenção, colecionador voraz). O ano começa manso, com apenas dez lançamentos com quadrinhos Disney. Além dos títulos tradicionais (veja abaixo uma prévia do conteúdo de cada um deles), há as edições #3 de ALMANAQUE DO PROF. PARDAL e ALMANAQUE DO PLUTO. A Editora Alto Astral, que vinha lançando variações de um mesmo título, todos com quadrinhos-passatempos, agora nos traz DISNEY GAME FÉRIAS #1, no mesmo padrão das anteriores, com atividades e brinde, porém sem nenhuma HQ. Confira.

Checklist janeiro 2012 — DC Comics

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 6/jan/12 ::     

ATUALIZADO: incluída a versão capa cartonada da premiada DAYTRIPPER, com distribuição também em bancas e preço bem interessante, considerando que o miolo vem todo em couché. A Panini estreia neste mês PONTO DE IGNIÇÃO, a saga que desembocará na amplamente antecipada e bem sucedida (em termos de vendas nos EUA, ao menos) reformulação do Universo DC. A macrossérie O DIA MAIS CLARO aproxima-se, assim, do final e tem duas edições lançadas. De resto, além dos títulos regulares, NOVOS TITÃS ganham o segundo encadernado e, na linha Vertigo, JOÃO DAS FÁBULAS é concluído. Da Editora Abril, apesar do lançamento no final de dezembro, constata-se pelas lombadas que as edições DC/Cartoon são formalmente de janeiro (então as registramos novamente aqui).

Checklist janeiro 2012 — Diversos

Por E. Rodrigues   :: postado originalmente em 3/jan/12 ::

ATUALIZADO: capas e mais. Para janeiro, a Mythos promete os encadernados HELLBOY: CAÇADA SELVAGEM e CONAN: O COLOSSO NEGRO (vide capas, resumos e previews a seguir). Nas bancas, além dos títulos regulares, a Pixel coloca mais uma edição de LULUZINHA TEEN ESPECIAL (a quinta), agora dedicada a moda. A Abril lança oficialmente neste mês os três títulos nacionais desenvolvidos em parceria com Lucas Lima, Triboulet e TV PinGuin, UFFO, GAROTO VIVO e GEMINI 8, respectivamente. Mais detalhes abaixo.

11 de jan de 2012

ALMANAQUE DA FAMÍLIA BRASILEIRA é relançado

Por E. Rodrigues
 
A produção de Ziraldo em parceria com a Unicef e a Editora Globo, ALMANAQUE DA FAMÍLIA BRASILEIRA — GARANTINDO OS DIREITOS DA PRIMEIRA INFÂNCIA, está ganhando nova edição (a anterior é de 2008 e há muito se encontra esgotada). Com 256 páginas em formato álbum, o livro mostra em forma de HQ a rotina de uma família fictícia desde a descoberta de uma gravidez até o sexto ano de vida da criança. São abordados os direitos, cuidados e aspectos familiares e sociais recomendados para uma infância saudável e feliz.

10 de jan de 2012

Glorinha ganha especial de Luluzinha Teen

Por E.Rodrigues

A Pixel está lançando nesta semana mais um especial de LULUZINHA TEEN. Com 36 páginas inéditas e coloridas, GLORINHA FASHION tem formato 15 x 25 cm e custa R$ 4,90. A edição é evidentemente direcionada para o público jovem feminino. Além dos quadrinhos, traz dicas de moda e bonecas e roupas para montar — as chamadas "paper dolls". Especiais anteriores: #1 Depois do Crepúsculo (dez/09), #2 amigos.com.você (abr/10), #3 A Vida É Mágica (nov/10) e #4 Amor ou Amizade? (jun/11). Veja mais.

7 de jan de 2012

Novidades Disney divulgadas por Maffia no allTV

Por E. Rodrigues     

DISNEY ESSENCIAL começa em março, WALT DISNEY APRESENTA em fevereiro, ZÉ CARIOCA ESPECIAL 70 ANOS, a volta da produção nacional, DISNEY OLÍMPICO em quatro edições mensais, especiais AS ORIGENS no segundo semestre, ALMANAQUE DO PATO DONALD homenageando Vicar... O editor Paulo Maffia, da Abril, falou há pouco no HQ & Cia., da allTV, sobre essas novidades. E mais. Confira um resumo a seguir..

Checklist janeiro fevereiro 2012 — TOPOLINO

Por E. Rodrigues

As últimas edições de 2011 já chegaram no Planeta Gibi Comic Shop. Uma nova série se inicia, A História da Arte, com Mickey e Pateta às voltas com quadrinhos em pinturas rupestres, Donald e sobrinhos no Antigo Egito, Tio Patinhas e Peninha em Creta e mais. Há também Superpato, Indiana Pateta, novas aventuras de DonaldDuplo, o agente Qua Qua 7, novo episódio de As Crônicas do Planeta T, além de HQs variadas com os personagens tradicionais.

4 de jan de 2012

Vicar † 77 Anos

Morreu ontem, aos 77 anos, o chileno Vicar. Um dos mais prestigiados artistas dos quadrinhos Disney, sobretudo na Europa, Victor José Arriagada Ríos mudou-se para a Espanha nos anos 1960, onde permaneceu até meados da década seguinte desenhando para editoras como a Egmont. De volta ao Chile, fundou seu próprio estúdio, donde seguiu produzindo HQs Disney, além de material de sua própria criação. 

3 de jan de 2012

Checklist janeiro 2012 — Bonelli Comics

Por E.Rodrigues

Para comemorar a edição #300 de TEX COLEÇÃO, a Mythos prepara o lançamento de uma edição com HQ clássica, completa e toda em cores, Forte Apache — de Gian Luigi Bonelli (criador do mais famoso personagem da casa) e desenhos do prestigiadíssimo Galep. A edição vem ainda com um pôster ilustrado por Fabio Civitelli e Claudio Villa (formato 42 x 56 cm). O mês tem ainda as edições regulares de TEX, JÚLIA KENDALL, MÁGICO VENTO, ZAGOR e ZAGOR EXTRA, além de TEX OURO. Capas e resumos a seguir.